AZ ALKMAAR
Os senhores que se seguem:
AZ ALKMAAR ( Holanda )
SPORTING-AZ ( 28 de Abril )
AZ-SPORTING ( 5 de Maio )
A cidade do AZ, Alkmaar, é conhecida como a capital dos queijos na Holanda. No verão, em todas as sextas-feiras, a cidade pára para festejar seu produto mais famoso. As ruas de Alkmaar são transformadas em verdadeiras lojas a céu aberto, com queijos e mais queijos expostos para comercialização. Holandeses e holandesas em trajes típicos dão um ar mais típico e turístico à festa.
O município é vizinho de Amsterdão e tem pouco mais de 100 mil habitantes - pouco, se comparado a Roterdão, com cerca de 1 milhão de habitantes, Amsterdão, com 740 mil moradores e Eindhoven, que tem 200 mil.
O retorno à divisão principal a partir de 1998 foi definitivo. De lá pra cá, o AZ não mais esteve entre os piores da Holanda. E o principal motivo para esse sucesso foi a presença cada vez mais frequente dos dólares do milionário Dirk Scheringa, que na década de 90 'adoptou' a equipa.
O resultado da política de Scheringa foi um AZ que, se não chegou a ser excelente, pelo menos foi combativo. Não passou perto do rebaixamento e ainda conseguiu vagas nas taças europeias.
Na actual temporada, o clube tem todas as condições de levantar a taça do campeonato holandês .
Mesmo que fique sem títulos, se conseguir uma vaga na próxima Liga dos Campeões já terá alcançado um feito extraordinário. O curioso é que, se figurar entre os maiores da Europa, o AZ terá que remodelar seu estádio ou jogar fora de Alkmaar, já que seu actual estádio, o Alkmaarderhout, comporta apenas 8 mil adeptos. São reflexos de um clube que pode estar mostrando resultados de grande, mas mantém ainda uma gostosa aura de clube pequeno.
Sangue LEONINO
0 comentários:
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home