"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, maio 21, 2008

O novo 'project finance'

Ontem almocei com Soares Franco e Rogério Alves. O objectivo era explicar como é que, dentro de cinco anos, o passivo do Sporting seria inferior a 140 milhões de euros. Confesso o meu cepticismo inicial. Francamente, um passivo de 234 milhões, mais 20 milhões de dívidas não bancárias? A gastarem horrores com jogadores que depois nem convocados são, ou com os Tellos da vida, que à primeira oportunidade espetam um canivete no pescoço... ia com vontade de fazer umas perguntas agressivas. Mas encontrei um Soares Franco assertivo. Bem-disposto. Com os trabalhos de casa bem feitos.

A renegociação foi feita, como devem saber, com o BES e o BCP. Principal vantagem: a taxa de juro desceu de 6,3% para 4,7%; a amortização vai ser mais lenta; as comissões pagas aos bancos serão cortadas de 300 para 100 mil euros/ano. Ou seja, haverá mais dinheiro em caixa para comprar jogadores.
A Academia passa para a SAD, em trespasse, uma forma de compensar os accionistas pela dívidas das empresas Sporting SGPS à Sporting SAD.
E por fim, a SCS (Sporting Comércio e Serviços), é vendida pelo Sporting SGPS à Sporting SAD por 60 milhões. O financiamento? A SAD emite 30 milhões de obrigações, que terão de ser convertidas em capital dentro de 5 anos (cada acção vale + ou - 2 euros, é fazer as contas...). Sim, isto significa que o Sporting pode perder a maioria do capital da SAD - o que não tem impacto na gestão, porque quem detém as acções de classe A, o Sporting, é que gere.

(Declaração de interesse: sou jornalista, por isso é que estive no almoço).

É isto que vai a votação no dia 28, às 20h00, na sala Tejo do Pavilhão Atlântico. O plano parece-me consistente, embora seja sempre bom não acreditar em remédios milagrosos. O que me dizem?

Gia
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home