"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, junho 29, 2008

Miguel Veloso

Todos os dias surge mais um clube “”interessado” em Veloso mas nenhum pôs em cima da mesa um cheque no valor de 30 milhões de €. Estou convencido que a maior parte das noticias vindas a lume mais não são do que fait-divers. Porque a cláusula de rescisão é de um valor quase proibitivo para a posição em que actua, onde não faltam no mercado jogadores mais baratos e nem por isso menos interessantes.

O negócio hoje era a troca com Tiago mais 15 milhões. Não me parece que seja um negócio muito viável. Tiago ganha uma verdadeira exorbitância para os nossos cofres, não tem a polivalência de Veloso e nem faz a mesma posição que ele. Pode a vontade dos juventinos em se verem livres de um flop ser uma janela de oportunidade para consumar o negócio, mas, vinco a minha opinião, ficaríamos a perder. Mesmo considerando que Tiago é um bom jogador. Acontece que uma das razões apontadas para o seu fracasso em Turim ser precisamente o facto de a “vecchia signora” jogar em 4*4*2, muito diferente do 4*3*3 em Tiago se notabilizou em Lion. É preciso dizer mais? E Veloso é um grande jogador que, além da qualidade, acumula o facto de ser um jogador bandeira da nossa formação: foi dispensado por um nosso rival, por não acreditarem nas suas qualidades nem nos seus genes.

E Veloso, o que pensará de tudo isto? Obviamente não é preciso esgotar muito os neurónios para imaginar que a situação lhe agradaria. O mesmo se fosse o Arsenal, ou o Milan, ou, ou… A pressa de sair, que é comum a Moutinho, - embora este tenha, de forma inteligente, delegado no pai a expressão dessa vontade – não nos deveria surpreender.

Eu, como sportinguista, gostaria que ambos se referissem ao clube de forma a expressar gratidão, desde que fosse seja genuína. Mas não me surpreende que se queiram pôr a milhas deste futebol pequenino, onde grassa o tráfico de influências, a corrupção e mesquinhez ao nível do dirigismo. Ou a falta de competitividade entre equipas e a falta de qualidade técnica de grande parte dos jogadores e treinadores, que lhes tolhe os horizontes. Ambos sentem o receio de que o prolongamento deste seu estágio luso lhes limite a progressão e acabe por significar a estagnação e o esquecimento. Podemos censurá-los?

Tenho notado um certo azedume nos comentários feitos na blogosfera sobre Veloso, motivados em grande parte pelas constantes noticias sobre a sua saída e, sobretudo, pela má gestão que o nosso 24 tem feito do seu discurso. Tudo agravado por uma época pouco conseguida, tendo em conta as promessas que o seu futebol havia deixado anteriormente. Espero que, caso ele fique, não o tornem num novo Farnerud. Seria um erro crasso.

Estou convencido que só se perceberá bem a dimensão do seu futebol e da sua importância no esquema de Paulo Bento quando ele faltar. E que a sua saída não será fácil de colmatar.

P.S.- Os nossos vizinhos acabaram de vencer o Euro. E, quando os via jogar, pensava com os meus botões: o “viejo” percebeu que a qualidade no futebol vem das coisas simples, mais simples que os passes de rotura, as transições defensivas ou ofensivas, as diagonais ou as basculações. “Bastou-lhe” pôr os jogadores nas suas posições e deixá-los fazer o que bem sabem: jogar futebol. Ah! E sendo mais pequeninos do que nós chegaram para os alemães. Podíamos ter feito tanto como eles, pois podíamos. Sim, claro que podíamos ter ganho.

verdão

    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home