"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, maio 20, 2009

A minha silly season....

Com o aproximar da data das eleições , o tom do debate têm subido. As discussões mais acaloradas têm se sucedido. Acusações , troca de ideias ou ideais. Mas com as atenções centradas nos candidatos , nos "Paulos Bentos forevers" ou não, urge lembrar que de dia 6 ao primeiro jogo oficial vai menos que um mês. Com o clube do lado a comprar de novo ao camião um novo dreamteam , temo que quando resolver-mos comprar já nao haja jogadores disponiveis para o Sporting. Resolvi fazer uma prospecção do mercado e ver até onde os nossos bolsos podiam alcançar.

Se o ano passado o orçamento era de 10M e como qualquer dos candidatos quer apostar um pouco mais , coloquei a fasquia nos 15 M de euros para fazer as minhas compras. Julgo que é sabido as posições em que temos mais dificuldades e onde devemos mesmo nos reforçar. Sendo assim achei que devia colocar um defesa esquerdo , um central , um medio ofensivo , um medio esquerdo e um avançado como prioridades para o nosso plantel. É claro que poderia tentar um GR ou um Def Dir. Mas fui o mais racional possivel visto que não nadamos em dinheiro e teremos que comprar cirugicamente. Mais a mais há saidas que se adivinham. Miguel Veloso e Yannick Djáló sairam sempre por boas ofertas. No caso de Veloso e como se fala muito do Manchester City como possivel comprador gostava muito que conseguissemos incluir no negocio o bulgaro Valeri Bojinov. Com 22 anos era um jogador em ascenção com creditos firmados em Italia. Passagens pelo Lecce , Fiorentina e Juve comprovam-no. Uma grave lesão impediu-o de se afirmar no Man City. Tambem pode jogar como medio/extremo direito. Seria um bom valor a ter em conta até pela idade poderia ser mais tarde potenciado no mercado e seria um regressar de um jogador de uma selecção que muito nos diz.

No caso de
Stoi poderia haver tambem um possivel negocio envolvendo um jogador. Até porque o getafe está em risco de descer e poderiamos utilizar isso para seduzir a venda e o proprio jogador. Juan Ángel Albin um dos que provou a furia de Pepe é um uruguaio de 21 anos que joga preferencialmente como medio/ext esquerdo mas podendo jogar tambem como avançado ou nas costas dos avançados. É rapido e extremamente habilidoso. Seria uma mais valia para o nosso plantel tão carenciado de jogadores ofensivos.

Uma breve pesquisa pelos clubes em perigo de descida dá nos uma lista de alguns jogadores que poderiam ser bem comprados e por um valor mais baixo. Destaco em Inglaterra a
possivel caida do Newcastle na Championship. Coloccini e José Henrique seriam boas compras. Se bem que Coloccini não é um jogador barato e teria um largo mercado atras dele. Mas seria uma adição de qualidade á nossa defesa. José Henrique é um bom lateral esquerdo e o facto de ser espanhol poderia acelarar a sua adaptação ao clube. Ainda em Inglaterra temos um Boro que praticamente já desceu com o excelente Tuncay como alvo mais apetitoso. Seria um numero 10 ideal porque alia a sua excelente tecnica uma combatividade que tanto agrada o guerrilheiro Paulo Bento.

Mudando-nos para
Italia de novo. Temos o Lecce já despromovido com um jogador que encaixaria muito bem no nosso meio campo defensivo visto ser um jogador com uma estampa fisica muito forte e batalhador incansavel. Não sendo um tecnicista seria um jogador de combate e de meter o pé , que tantas vezes faltou ao nosso miolo, Edinho de seu nome. Ainda em Italia teriamos na Reggina 1 jogador interessante . O paraguaio Edgar Barreto. Um jogador polivalente a nivel de meio campo. Apesar de baixo têm um bom poder de fogo. Outra pecha importante no nosso plantel para defesas fechadas.

Em França com a descida do Nantes
teriamos o Croata Ivan Klasnic . Um jogador experiente , 28 anos , Com passagens anteriores pelo Werder Bremen E St.Pauli . Não sendo um goleador é um jogador que marca regularmente. E a sua altura , 1.86m , seria um dado a ter em conta numa equipa tão deficitaria nesse aspecto.

Temos tambem aqueles jogadores que já foram badalados pela imprensa. Carlão e Mamadou aconselhados pelo "Manel". Se em relação a Carlão não duvido que fosse uma boa opção para o banco e ir-se mostrando , tenho as minhas duvidas em relação a Mamadou porque achei-o algo lento. Amauri Bishoff está em fim de contrato e seria uma compra "inteligente" devido ao facto de ser um internacional sub21 e vir a custo zero. (Boa noticia é o regresso de Rui Fonte)

Por fim e com a devida autorizaçao do Lovecats a quem eu pedi auxilio lá do outro lado do atlantico temos as suas sugestões naquilo que ele têm observado nos campeonatos brasileiros. A sua primeira sugestão fez me lembrar a contratação de Peter Schmeichel. Roberto Carlos! Porque está sem receber e ao que parece acaba contrato. Seria um jogador que poderia ajudar tambem na vertente economica com a venda de camisolas. É claro que não seria um jogador barato mas seria sem duvida um golpe mestre! Deixo aqui os comenterios do Lovecats a cada jogador sugerido.

Alessandro – excelente lateral direito do Corinthians . Está a fazer uma época soberba. Para mim um dos melhores laterais direitos no Brasil, actualmente. Nasceu em 1979.

André Santos – lateral esquerdo do Corinthians. Também não engana. Nasceu em 1983. Rápido, muito habilidoso, boa finta, chuta muito de longe e sempre bem.

Douglas – o numero 10 do Corinthians. É um sonho ter este jogador no Sporting. Nascido em 1982, andou pelo São Caetano e o ano passado na segunda divisão. Número 10 clássico. Põe a bola onde quer, remata bem. Enfim um craque!! Ahh e para ajudar a coisa, é um esquerdino nato .

Madson – número 10 do Santos. Jogador que estava ao serviço do Vasco da Gama o ano passado. Como o Vasco desceu de divisão, o Santos foi lá busca-lo. Nasceu em 1986, jogador baixo com 1,60m mas muito rápido. As vezes, lembra o Rui Barros, mas joga mais recuado. Remata bem, boa finta e extremamente rápido. Apenas em falta conseguem-no parar.


Haja engenho e imaginação e é possivel construir um plantel para atacar o titulo com confiança e sem sobressaltos.
Desafio agora os leitores que deixem tambem as suas sugestões levando em conta o tal orçamento e é claro o bom senso dos nomes dos jogadores... ;-) Eu tenho um sonho chamado Gignac , joga no Toulose e é actualmente o melhor marcador da liga francesa. Mas para alêm do preço é um jogador que têm um mercado enorme por essa europa a fora e seria impossivel convençer-lo a assinar pelo Sporting.

Por ultimo gostaria de colocar uma questão em relação a Paulo Bento . No argumento do bom trabalho com a "conquista" de 4 segundos lugares seguidos atras do Porto. Se fosse segundos lugares atras do Benfas seria encarado com tanta leviandade?

Miguel Damas
SL
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home