"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, agosto 21, 2009

O outro Sporting
























O Sporting não se resumo só ao futebol, mas lendo a maioria dos jornais e dos blogues é exactamente isso que transparece.
Não podemos fugir a esta prerrogativa que se instalou em Portugal e que funciona como uma verdade insofismável. Semana após semana o tema subordina-se ao futebol e a pouco mais.
Hoje quero falar desse pouco mais que para mim representa o Sporting Clube de Portugal. Para a maioria representa o outro Sporting pouco conhecido dos sportinguistas.
Claro que já todos ouviram falar do Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Fernando Mamede, António Livramento e muitos outros que se tornaram ídolos de juventude para alguns de nós.
Muitos sportinguistas nascidos em finais de 70 ou princípios de 80 não têm memória dos feitos alcançados por estes atletas e muitos outros que cimentaram o nome e prestígio do clube.
Já ouviram muitas histórias e tomaram nota destes feitos através de relatos dos seus pais ou de sportinguistas mais velhos.

Fico deveras desiludido quando falo com jovens sportinguistas que desconhecem por absoluto a história do Sporting Clube de Portugal e não fazem a mínima ideia de que a primeira medalha de ouro Olímpica foi conquistada por um atleta sportinguista.
Apesar desta “futebolite” aguda não podemos menosprezar o peso das outras modalidades no universo Sporting.
Não podemos esquecer que muitos dos que hoje torcem pelo verde e branco foram arrastados por essas grandes figuras.
Não podemos esquecer uma modalidade como o Atletismo que é somente a que ostenta mais títulos e tem um palmarés inigualável. O Atletismo do Sporting confunde-se com o de Portugal, com honrosas excepções ao longo do tempo.
Olhamos para as várias selecções nacionais de atletismo e verificamos que ao longo dos tempos foi sempre representada por uma maioria de atletas do Sporting.
Nos Campeonatos Mundiais a decorrer em Berlim não deixa de ser assim e mais logo teremos a nossa atleta Naide Gomes em competição.
Por volta das 17h lá estarei colado ao televisor a dar uma forcinha á nossa menina para conseguir passar as qualificações.
Ainda não me esqueci do que aconteceu em Pequim e por isso uma forcinha extra vai ajudá-la a voar mais longe.

Este tema não se esgota no Atletismo e até entronca num assunto muito caro a todos os sportinguistas que se prende com o Pavilhão. Por agora não vou desenvolver este tema porque hoje a Naide merece todo o destaque mas fica prometido que voltarei a abordar este assunto sobre outras perspectivas.


Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home