"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, janeiro 06, 2010

Alvalade deve ser sinónimo de bancadas verdes

Na verdade, nos termos do art.º 7º dos Estatutos, "os símbolos tradicionais do Clube são as cores verde e branca..." e, com todo o respeito pelo autor do projecto, não são estas as cores predominantes nas bancadas do nosso estádio, como é o encarnado no Benfica ou o azul no FC Porto. Em minha opinião, as cores das nossas bancadas não permitem «namings» remunerados como permitiriam as cores estatutárias. E, ainda com todo o respeito, não me pode convencer o argumento de o Estádio, assim parecer cheio. À mulher de César não basta ser séria, é preciso parecer; mas o Estádio do Sporting não precisa de parecer cheio, tem é de estar cheio! Parecer não proporciona receita, e, de outra forma, mesmo vazio, pode proporcioná-la!...

Não podia estar mais de acordo com este excerto da coluna semanal de José Dias Ferreira no jornal do nosso clube.

Vendo pelo aspecto romântico, o verde que a todos nós, sportinguistas, faz vibrar, deve ser a cor predominante na nossa casa, e não aquela mistura policromática descaracterizada.

Analisando pelo lado racional e pragmático, se queremos mais e melhores receitas, só mesmo com bancadas que permitam uma visibilidade rentável para os respectivos anunciantes.

Deixo aqui o exemplo da casa dos nossos irmãos escoceses - Celtic - onde o verde dá um tom fabuloso a um estádio temível para os adversários, já que as bancadas estão sempre repletas de adeptos, e que, quando vazio, destaca o patrocinador Nike.




Compreendo que há direitos de autor a respeitar em relação ao projecto de arquitectura do Estádio José de Alvalade,mas era o que faltava que os mesmos não pudessem ser revistos e que nos tivéssemos que submeter à vontade do arquitecto em causa (Tomás Taveira), que por acaso até é benfiquista.

Se levarmos isto mais a sério até poderemos considerar que Alvalade, enquanto símbolo do clube, viola os estatutos, já que o verde e branco nem predominam nas bancadas do mesmo.

Leonino
    Sangue LEONINO


37 comentários:

  • At 6/1/10 19:57, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    pode ser que com um futuro naming as coisas se resolvam

     
  • At 6/1/10 20:00, Anonymous Anónimo said…

    Confesso que nunca gostei daquela misturadela de cores, ainda por cima igual ao que Tomás Taveira fez em Leiria e Aveiro. Santa originalidade de arquitectura!

    Leonino

     
  • At 6/1/10 20:14, Blogger RFM said…

    Mas que raio de ideia estúpida aquela, tinha de ser de um lampião.
    É simples...trocar as cadeiras e ponto final.
    Até quando esta coisa horrorosa.

     
  • At 6/1/10 20:15, Blogger RFM said…

    Para quando o RELVADO?!...outra burrice.Vergonha.

     
  • At 6/1/10 20:30, Anonymous Anónimo said…

    Bancadas verdes e brancas era bem mais interessante, mas não me incomoda muito como está. JOGUE FUTEBOL BONITO E MARQUE GOLOS a equipa de futebol que até em pé o pessoal vê os jogos, como eu vi no antigo peão de Alvalade.
    E já agora um relvado verde.
    Ouviram os comentadores na SIC, no último jogo do Sporting, dizerem que antes do jogo começar estiveram funcionários a lançarem algo de cor verde para cima do relvado para disfarçar as partes do "relvado" que não estavam verdadeiramente verdes?
    OU SERÁ QUE SONHEI?

    Adepto do Sporting

     
  • At 6/1/10 20:33, Blogger J_Cris said…

    Concordo plenamente

    Saudações Leoninas.

    J_Cris

     
  • At 6/1/10 20:35, Anonymous Nelson Santos said…

    Completamente de acordo. Gostava muito mais de ver as bancadas verdes, ou verdes e brancas, do que aquela confusão multicolor. Já quanto ao relvado o problema é mais complicado mas parece que por essa Europa fora estádios com os mesmos problemas começam a acertar nas soluções, a última das quais uma iluminação artificial que "imita" a luz solar. Sai caro mas se calhar acaba por compensar ao fim de alguns relvados "não trocados"...

     
  • At 6/1/10 20:37, Anonymous always_SCP said…

    O relvado no Domingo já pareceu muito melhor..sinceramente acho que está recuperar. Percebendo eu pouco de relvados, acho que um que já tenha passado pelo pior está melhor preparado e mais sustentado do que um novo todos os anos. Essa dos gajos da SIC até me fez rir? Pintar o relvado com uns pós? Quê? Tipo mágicos?

    Relativamente às bancadas, vindo do Dr. Dias Ferreira, tenho esperança que se tenha a ideia de mudar as cadeiras para verde :)

     
  • At 6/1/10 20:40, Anonymous Leão Portimonense said…

    Seria um sonho ver aquelas bancadas pintadas todas de verde, só com as escadas de branco. A publicidade e o leão (como havia no antigo José Alvalade) também ficariam bem em branco:)

     
  • At 6/1/10 20:41, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    mas se formso a ver ultimamente todos os estadios estao a ter problemas com os relvados.

    nelson

    isso foi o que o barça andou a tentar fazer em nou camp nao foi?

     
  • At 6/1/10 20:41, Anonymous Anónimo said…

    É verdade, Nelson, em relação aos relvados o Barça adoptou há pouco tempo um sistema como esse que referes e que demorou quatro anos a ser desenvolvido.

    Leonino

     
  • At 6/1/10 20:44, Blogger RFM said…

    Deveriam ser VERDES. A imagem do Celtic é bonita também. Mas acima de tudo VERDE.
    Quanto ao comentário dos da SIC , eu ouvi. sim srs. essa do pó verde para colorar a terra. Usa-se muito nas bermas das pistas da Formula-UM e outros eventos desportivos.

     
  • At 6/1/10 20:46, Anonymous Nelson Santos said…

    O Barcelona, o Arena e alguns outros. O pior é que os últimos invernos europeus não têm ajudado à fixação dos relvados e é raro o estádio novo em que o relvado tenha ficado bom à primeira. Ainda no outro dia vi um jogo no novo estádio do Espanhol (ou seria o Bilbau???) e aquilo estava ainda pior que o nosso. Em Portugal talvez o melhor exemplo seja o do dragão, para o que muito contribui o facto de ser mais aberto à entrada de ar (bom para o relvado mau para todos os que apanham molhas monumentais quando a chuva é batida a vento...

     
  • At 6/1/10 20:48, Blogger RFM said…

    Encontrem soluções para o RELVADO. Isto é uma vergonha todos os anos sendo considerado um estádio de 5-estrelas pela UEFA.
    Porra que é demais.Tenho vergonha.

     
  • At 6/1/10 20:52, Blogger RFM said…

    Essa do Dragão ser ventoso tem solução possível na hora de cada jogo em fechar. Muito mais Fácil.
    Agora do relvado é bem mais complicado.

     
  • At 6/1/10 20:58, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    rfm aquilo nao fecha

     
  • At 6/1/10 20:59, Anonymous Nelson Santos said…

    Fácil??? Mas conhece o estádio? Faz ideia do que está a dizer? Eu também preferia levar com água do que ter aquele relvado manhoso mas daí até dizer que é "fácil"...

     
  • At 6/1/10 21:08, Blogger RFM said…

    Podem usar equipamentos movéis para fechar. É evidente que tem custos acrescidos mas duráveis.
    Na Alemanha dizer-se que um Relvado que entra e sai do estádio sobre forma de tapete era impossível mas é Real. Foi lá que o FCP ganhou uma final LC.
    Um guarda vento nada é impossível. Pense o PC nisso que vão ver se se faz ou não. É tudo uma questão de $$$ e ideias.
    Agora contra a força da natureza é bem mais dificil.

     
  • At 6/1/10 21:11, Blogger RFM said…

    Já agora, Eu até estive lá em Setembro aquando do FCP-SPORTING. Não me fixei bem com o embaraço da saída etc, das probabilidades em fechar, mas ao impossível vai uma grande distância.

     
  • At 6/1/10 21:14, Blogger RFM said…

    OK. Vamos ao nosso que é mais importante. Bancada...MUDEM as cadeiras para o VERDE e pronto.
    RELVADO..mudem. É uma vergonha todos os anos.

     
  • At 6/1/10 21:16, Anonymous Nelson Santos said…

    Para isso precisava de uma cobertura à Stade de France porque a chuva também entra por aí e molha quem está nas 1as largas filas do estádio... o estádio é mais "aberto" e não são paineis móveris que vão mudar isso agora. Não sei se faz ideia dos custos de que fala, era o equivalente a sugerir abrir buracos na estrutura do nosso para fazer entrar mais ar! E isso também é possível...mas não é uma questão de $$$ é uma questão de muito, muito $$$.

     
  • At 6/1/10 21:20, Anonymous Anónimo said…

    E já agora não era má ideia, que foi avançada pelo adversário do actual presidente do Sporting, nas eleições, aproveitar aquele fosso para mais umas cadeiras, sempre dava para mais umas centenas de espectadores e embelezava mais o Estádio...

    Adepto do Sporting

     
  • At 6/1/10 21:21, Anonymous Felizberto said…

    At 20:37, Anonymous always_SCP said…

    O relvado no Domingo já pareceu muito melhor..sinceramente acho que está recuperar

    -----------------

    Tenho sérias dúvidas que seja isso que está a acontecer. Aliás se o relvado parecia melhor no inicio, para o final dava sinais do mesmo de sempre.

    E teve algumas semanas de descanso, o que acontecerá agora com a chuva e três jogos seguidos?!

    Digo mais, se porventura temos o azar de realizar o próximo jogo debaixo de chuva forte, quase que aposto que o relvado morre de vez.

    Quanto às cadeiras, também eu sou defensor delas verdes (totalmente, como prioridade) ou verdes/brancas.

    E fazia também alguma coisa em relação aos corrimões e degraus, que apesar de ser uma cor que me diz alguma coisa, é demasiado berrante.

     
  • At 6/1/10 21:22, Anonymous Anónimo said…

    ... e pintar aqueles muros do fosso que estão a precisar... se permanecerem.

    Adepto do Sporting

     
  • At 6/1/10 21:25, Blogger jvl said…

    Eu também gostava de ter as cadeiras de verde e branco. Duas dúvidas em relação a isto:

    - o SCP pode alterar as cadeiras quando lhe apetecer?
    - se não, como é que é possível celebrar um contrato com um arquitecto que fica ele sim, detentor do direito de mudar algo tão simples (no sentido de mudança estrutural) como as cadeiras?

     
  • At 6/1/10 21:27, Blogger jvl said…

    Nota: preferia, como vejo agora no comentário do Felizberto, que fossem totalmente verdes. Caso não fossem todas verdes, verdes e brancas então.

     
  • At 6/1/10 21:29, Anonymous Nelson Santos said…

    Não sei se isso não implicaria ter que rebaixar o relvado o que iria ajudar ainda mais à falta de luz solar...caro ex-fanático. Mas por mim enquanto não houvesse outra solução pelo menos tapava-se aquilo.

     
  • At 6/1/10 21:32, Anonymous Nelson Santos said…

    jvl, os acordos com arquitectos são quase sempre uma "porcaria", falo por experiência própria que já aturei com cada mula velha nesse campo. E quanto mais "nome" tiver o dito arquitecto pior... mas não sei até que ponto ficaram essas alterações determinadas ou não no acordo estabelecido na altura. Ainda o homem morre e depois nunca mais podíamos mudar nada!

     
  • At 6/1/10 21:33, Anonymous Felizberto said…

    At 21:22, Anonymous Anónimo said…

    ... e pintar aqueles muros do fosso que estão a precisar... se permanecerem.

    Adepto do Sporting

    ------------------

    Creio que foram pintados há umas semanas, de branco.

     
  • At 6/1/10 22:29, Anonymous Anónimo said…

    Felizberto

    Obrigado. Falta de atenção minha...

    Adepto do Sporting

     
  • At 6/1/10 22:57, Blogger jvl said…

    Nelson,

    É uma pena que o SCP, como cliente seja do que for, fique "refém" de alguém. Parece-me que se deveria ter acautelado isso antes da celebração do contrato.
    Nesta associação, quem lucra mais? O Clube ou o arquitecto?

     
  • At 6/1/10 23:17, Anonymous Anónimo said…

    O estádio tem tantas zonas, nomedamente no piso superior, em que não se vê o campo todo que o Sporting devia era ser indemenizado pelo péssimo projecto.

    Por isso temos todo o direito de fazer as alterações que entendermos

    Edu Mart

     
  • At 6/1/10 23:20, Anonymous Nelson Santos said…

    Em termos legais o arquitecto tem instrumentos para proteger a sua "obra" mas isto costuma aplicar-se a outro tipo de edifícios. Duvido que certo tipo de alterações como a cor ou "marca" das cadeiras, o rebaixar o relvado ou mesmo tapar o fosso existente precisem de aprovação do exmo arquitecto. Mas como digo isso depende do acordo efectuado e de certas especificidades da lei que não domino. Mas se por acaso houver alguma impossibilidade de alterar o que quer que seja devido a precisar-se de um ok do arquitecto é claramente prejudicado o clube. Mas repito, não sei se é esse o caso!

     
  • At 6/1/10 23:35, Anonymous JONHY GREEN said…

    Quero é que o arquitecto Tomás Taveira vá apanhar na bilha porqe bilhas é mesmo com ele! Alvalade deve voltar ao verde e corrigir a merda toda que esse lampião do C#$"#$" fez por lá!

    SPORTING VERDE SEMPRE

     
  • At 7/1/10 16:56, Blogger ana said…

    Cadeiras verdes e brancas, claro! Visto de um avião, o estádio deve parecer uma taça de smarties, ou M&Ms, vá...

     
  • At 8/1/10 02:17, Blogger Luis Magalhães Pereira said…

    Por uma vez de acordo com o Invertebrado DF! Mas enquanto ele votou a favor deste estádio ( que não o é) eu votei contra por não gostar do projecto e por considerar a operação uma megalomania ( ainda estamos e estaremos a pagá-lo)!

    Mas se as bancadas voltarem a ser verde e brancas como eram no Estádio José de Alvalade, fico mais feliz!

     
  • At 8/1/10 15:19, Anonymous pedro said…

    há anos que me bato por este tema, e das saudades que tenho do anterior estádio, por não me sentir em "casa" neste estádio ...
    a troca das cadeiras para VERDE E BRANCO, as cores do nosso clube, são para ontem! e já nem falo no fosso, que foi a pior invenção da história. não me lembro de piorzinho que aquilo

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home