"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, março 20, 2010

Rescaldos de uma semana Europeia




Vamos por partes. Não tendo ficado orgulhoso nem contente , tive a satisfação da equipa se ter batido de igual para igual com uma equipa de um campeonato bem melhor que o nosso e com um orçamento que nos é completamente proibitivo. Não quero com isto dar qualquer tipo de desculpas. A nossa obrigação será vencer sempre! Mas olhando para trás e para aquilo pelo qual já passamos e olhando até para o passado recente em que tinhamos deixado de nos bater com equipas de algum cartel a nível europeu , não deixa de ser satisfatório a prestação da nossa equipa.

Para este jogo houve demasiadas condicionantes. Os jogadores por vezes esquecem-se que na europa há dois jogos e que as acções tomadas num jogo podem reflectir-se no outro. Independentemente das arbitragens terem sido ligeiramente inclinadas nos dois jogos , os jogadores do Sporting têm que se mentalizar que é com o seu futebol que têm que ganhar. É correr mais , chegar primeiro e ser corajoso mas sobretudo manter a cabeça fria e ser inteligente. Não quero com isto arranjar culpados , até porque não houve. Deram tudo até ao ultimo segundo e se bem que nos possamos queixar aqui ou ali de uma certa falta de sorte é preciso ver que esta época já jogamos tão mal e tão desligados que ter empatado em Madrid jogando tanto tempo com 10 e mostrando aquela qualidade e ter nos batido galhardamente em casa mesmo faltando tanto jogador foi sem duvida motivo de satisfação. Mas apenas e só.

Julgo que teremos que ser exigentes. E esta época terá que ser o ponto de partida e o exemplo que não deveremos voltar a repetir. Não importa aqui andarmos a degladiar quem votou em quem e fazer futurologia. É notorio que este primeiro ano de reinado de Jeb foi um autentico fiasco e falhanço. Mas como tenho sempre fé que as pessoas aprendem com os erros , espero que arrepie caminho e consiga fazer um trabalho meritório nos três anos que lhe restam de presidencia.

Há muito para trabalhar mas olhando para aquilo que foi feito nos ultimos tempos no meio do caos em que vivemos , julgo que há uma base boa para trabalhar. A equipa não é assim tão má como querem pintar. Faltam opções? Isso é claro como a agua. Olhando para o plantel dos rivais ou até do Braga é essa a diferença para o nosso plantel. As nossas segundas linhas não são suficientemente boas. Nem são competitivas , isto é , não elevam o rendimento daqueles que jogam normalmente de inicio. Tirando a ala direita que com a entrada de João Pereira "obrigou" Abel a melhorar o seu rendimento , o resto das posições praticamente sabe-se quem joga quando está tudo a 100%.

Teremos então que lamber as feridas e projectar a proxima época de maneira a não haver os habituais tiros nos pés e as preocupações com os planteis ou compras dos adversarios....

E ao falar-se em tiros no pé , a ausencia de Izmailov foi talvez o maior que podiamos ter tido para o jogo de retorno com o Atl.Madrid. Não me vou alongar muito até porque entre aquilo que se sabe e aquilo que diz que se disse para o que realmente aconteceu vai um longo caminho.
Quem jogou futebol federado e partilhou um balneario com mais vinte e tal colegas sabe que as vezes é preciso um exemplo para segurar e abanar o grupo. E olhando para o grupo leonino é notorio que pouco ou nenhum respeito têm pela instituição (salvo raras excepções) e que preocupam-se mais a passear vaidade do que sofrer pela camisola. Não irei nem criticar nem louvar a atitude de Costinha perante o grupo mas tendo-o como uma pessoa inteligente e com carisma não acredito com já aqui li que seja um peão de Jorge Mendes e que tudo isto seja apenas e só por Izmailov ser representado por Paulo Barbosa.

Por falar em empresarios julgo que é tempo do Sporting trabalhar só....e quando digo trabalhar só reporto-me a que seja o Sporting a fazer o seu scouting e seja o Sporting a interessar-se pelos jogadores depois de devidamente observados e não serem apresentados por este ou aquele empresario.

Por falar nisso gostaria de fazer uma pergunta a quem dirige o futebol Leonino. Diego Angelo da Naval não seria jogador para o Sporting? É destes exemplos que estamos fartos de viver e falhar...
Se serve para o competitivo campeonato Italiano não serve os nossos interesses?

Resta-nos trabalhar com afinco e usar o resto do campeonato como pré-pré época e tubo de ensaio. Julgo que não poderemos cometer erros na preparação da época 2010-11. E para isso é preciso começar a trabalhar...ontem! Espero que o preço dos bilhetes para os restantes jogos em casa seja devidamente tratado para que o convivio Leonino se mantenha como nos ultimos jogos. Julgo que só assim voltaremos paulatinamente a subir as assistencias.

Por ultimo uma palavra para Paulo Bento que voltou a abrir a boca para dizer barbaridades. Começa enfim a mostrar aquilo que realmente é. Uma pessoa cínica e com muitos anti-corpos a tudo e a nada. E nem me vou alongar muito mais em relação a esta personagem que diz que o Sporting não ganhava nada há muito tempo e ganhou migalhas. Recordo-lhe apenas que 4 anos depois e 4 segundos lugares , o senhor Paulo Bento e apesar dessas migalhas conseguiu baixar as assistencias com o seu futebol afunilado e de pontapé para a frente e delapidar um plantel. Não o valorizando e ainda conseguindo dar passes na mão a jogadores por ele escolhidos e por ele dispensados sem o SCP a ser ressarcido....

SL

Miguel Damas