"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, outubro 05, 2010

E porque não um piso de relva artificial ?

Em Novembro do ano passado publiquei o texto abaixo num blogue de grande prestígio. Volto ao assunto aqui no "Sangue Leonino" porque julgo que o tema ainda tem actualidade. Ora leiam, por favor.

Cíclica e frequentemente o relvado do Estádio José Alvalade fica em estado lastimoso. Ora é por causa do fungo “A” ou do fungo “B”, ora porque o clima é assim ou assado, ora porque houve um concerto, etc.. Uma coisa é certa apenas o nosso relvado necessita de tantos cuidados e preocupações. Os outros relvados, dos outros clubes, duram, duram, duram….
O nosso relvado nunca fica estragado por incompetência humana; isso não, nunca ninguém assumiu qualquer culpa.
Mais, parece que estamos condenados a ser alvo de chacota porque o nosso relvado resvala demasiadas vezes para níveis inaceitáveis; chegam a falar dum “batatal”!
Qual a solução? Colocar pessoas competentes a tomar conta do assunto? Ou?

E se o Sporting instalasse um relvado sintético?
Um relvado sintético acabaria com aqueles problemas e ainda tornava mais barata a sua manutenção.
Mas para mim a maior vantagem era desportiva! E porquê?
O Sporting passaria a ter uma grande vantagem desportiva sempre que jogasse em casa. Os adversários enfrentariam uma grande desabituação a este tipo de piso, mesmo que treinassem em relvado sintético durante a semana anterior à visita ao Estádio José Alvalade. O Sporting para lá da vantagem de jogar em casa, teria ainda um tipo de piso onde estaria muito acostumado que, é óbvio, seria outra enorme vantagem.
E quando o Sporting fosse jogar fora de casa? Neste caso os nossos jogadores jogariam na relva natural; e, claro, teriam uma pequena desvantagem. No entanto esta desvantagem seria muitíssimo menor que a vantagem de jogar em casa num piso sintético. Como teríamos de jogar 15 jogos fora, logo acabaríamos por estar preparados para a relva natural. Ao invés os nossos adversários que apenas fariam um jogo por ano em piso artificial nunca conseguiriam se habituar a este tipo de relva artificial.
A probabilidade de ganhar vantagem nos 15 jogos em casa seria muito superior que a probabilidade de partir em desvantagem nos 15 jogos fora. Nos 15 desafios apenas considero os jogos da Liga.
Tudo isto só seria possível enquanto os outros clubes continuassem com os pisos de relva natural.

Gabriel Almeida
    Sangue LEONINO


19 comentários:

  • At 5/10/10 23:19, Blogger Francisco Fernandes said…

    Muito mais importante do que a relva artificial será discutir a entevista dada, à Academia de Talentos por um ex colaborador do Departamento juvenil,sobre a destruição simples e pura do nosso futebol de formação!!!Para mim isto ainda é mais grave do que o que se passa no futebol senior.Chega de compadrio e destruição do nosso grande amor:o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.

     
  • At 5/10/10 23:20, Blogger Francisco Fernandes said…

    Obvio que queria dizer entrevista e não entevista.

     
  • At 5/10/10 23:27, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Relvado artificial em Alvalade? Será que ouvi bem?

    O que especialistas disseram sobre a matéria:

    O problema do Relvado será sempre um Problema da construção do estádio, só com obras de remodelação na estrutura que suporta o relvado seria possível resolver o problema de uma vez por todas.

    A Humidade e calor que se acumulada ao nível no relvado cria todos os problemas que sabemos!

    Agora não me falem é de relvados artificiais, que absurdo!

    SL

     
  • At 5/10/10 23:28, Anonymous Rui said…

    Já vai tarde !
    Hoje em dia os sintéticos já têm uma qualidade semelhante aos relvados naturais. Está mais que visto que Alvalade não tem as condições para um relvado natural. Estou farto de maus espectáculos de futebol e tenho a certeza que a relva do estádio tem a sua quota parte de responsabilidade.

    Relvado sintético já!

    Vejam estes links:
    http://issuu.com/grupo-aca/docs/testemunhos-bessa?mode=embed&layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fdark%2Flayout.xml&showFlipBtn=true&autoFlip=true&autoFlipTime=6000

    e mais um:

    http://pt.uefa.com/memberassociations/news/newsid=257093.html

     
  • At 5/10/10 23:28, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    O importante é correr com estes criminosos que dirigem o nosso clube, o resto é totalmente secundário e neste momento irrelevante!

    SL

     
  • At 5/10/10 23:33, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Um país com um clima dos mais benéficos para a criação e tratamento de relva, íamos agora colocar um sintético que só para o colocar seria um orçamento totalmente descabido!

    SL

     
  • At 5/10/10 23:36, Blogger João said…

    Alvalade já teve bons relvados.. Nomeadamente o que foi colocado em 2003, composto por um misto de fibras sintéticas e relva natural, igual ao que na altura Real Madrid e Liverpool tinham nos seus estádios.
    Este durou cerca de 2 anos em excelentes condições, até ao final da época 2004/2005, em que se lembraram de fazer um concerto que deu cabo dele.
    Não sei porque não voltaram a adoptar a mesma solução pois resultou perfeitamente, mas o nosso clube são só visionários...

     
  • At 5/10/10 23:39, Anonymous voaralho said…

    Ora aí está, a culpa é da "erva"! Não fora ela e nesta altura íamos isolados no primeiro lugar. Estamos aqui estamos a dizer que é macumba. Balhamedeus...

     
  • At 5/10/10 23:53, Blogger CONSELHEIRO said…

    Para alguns que lá andam nem um pelado merecem!

    VOLTAREMOS A SER CANDIDATOS?

    http://conselholeonino.blogspot.com

     
  • At 6/10/10 00:06, Blogger Speekcs said…

    Também já li a dita entrevista, e fiquei escandalizado com o que lá é divulgado pêlo nosso ex-colaborador.
    É hora de soar o alerta em Alvalade, pois isto está pior do que se possa imaginar.
    Sinceramente, andarem a dar guarita ao inimigo na nossa própria casa, a onde é que isto vai parar.
    Depois do que presenciei ontem em Aveiro, e do que se vem assistindo nos ultimos tempos, penso que é hora de interrogar estes senhores e sacar delá com eles.

    BASTA DE DESTRUIÇÃO E HUMILHAÇÃO.

     
  • At 6/10/10 00:15, Blogger bola-9 said…

    com todo o respeito pelo post,mas acabaste de dar mais uma ideia para mais uma desculpa,para mais um dezaire ja´com o rio ave em casa.e mais nao digo estou sob escuta.

    mas a´uma coisa que eu ainda nao meti na mona,estou a 5 mil metros de altitude,e nao vejo a hora de por os pes no chao,quano leio e vejo comentarios,a dizer esta proeza ontem fizemos um bom jogo.

    EU QUERO VOLTAR PRA´ILHA.

     
  • At 6/10/10 00:46, Blogger bola-9 said…

    A ENTREVISTA DE BENTO VALENTE NAO E´GRAVE!E´UMA TAGEDIA COMO E´POSIVEL.

     
  • At 6/10/10 00:54, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Trio de Ataque: Rui Moreira levanta-se e sai!

    http://www.youtube.com/watch?v=w8oYFXTujr8&feature=player_embedded

    SL

     
  • At 6/10/10 09:20, Anonymous Anónimo said…

    BRANCOS

     
  • At 6/10/10 16:59, Anonymous Francisco Sanchez said…

    Se não estou enganado, já o sr jesus se queixou do mesmo referindo-se ao seu galinacio clube. Depois é verem o que vem a acontecer com os relvados do Real Madrid, do Barcelona e outros mais. Por isso antes de fazerem alguns comentários deveriam certificarem-se em vez de atacar logo seja quem for.
    SAUDAÇÕES LEONINAS

     
  • At 7/10/10 19:00, Anonymous Anónimo said…

    Não sou sporting mas acompanho todos os blogues. Julgo que apesar das vantagens enunciadas penso que está provado que os relvados sintéticos aumentam a probabilidade de lesões, nomeadamente lesões ao nível dos ligamentos.

     
  • At 11/10/10 10:47, Blogger Unknown said…

    Sintético... só depois de esgotadas todas as hipóteses naturais! mas se estas não dão resultados, vamos optar de vez pela melhor solução. De tudo o que vi, e como outro colega já aqui o fez, acho interessante este link sobre o relvado do Bessa:

    http://issuu.com/grupo-aca/docs/testemunhos-bessa?mode=embed&layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fdark%2Flayout.xml&showFlipBtn=true&autoFlip=true&autoFlipTime=6000

     
  • At 24/10/10 00:09, Anonymous Anónimo said…

    gostaria de saber se é autorisado que pela liga de futebol profisional os relvados sinteticos .

     
  • At 15/11/10 23:40, Anonymous Anónimo said…

    em relação aos sintecticos so gostaria de saber se aquela porcaria organica que colocaram no bessa é assim tao bom como dizem.
    No fundo a fibra de coco é aquio que temos nos nossos tapetes de entrada, que absorve agua, encharca e apodrece.....Nao merecerá o SCP melhor????

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home