"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, novembro 01, 2010

Será esta a solução mais viável?

"Não treinamos em casa, não há rotinas nem referências, e depois de um estudo profundo a conclusão é de que há hoje em dia relvados artificiais de última geração com todas as condições para o Sporting ter um tapete no qual consiga exprimir todo o seu futebol. Só aceleramos em campo em desespero... Os jogadores e o treinador não tocam muito no assunto, mas têm todas as razões de queixa. As pessoas no estádio, lá de cima, não se apercebem, mas não há o mínimo de condições. Temos que assumir o jogo e o terreno dificulta. O Sporting não pode continuar a ser prejudicado por um campo que não o favorece. Há 95% de possibilidades de para o ano termos um relvado não natural, mas fantástico à semelhança de muitos que há aí. Vamos começar a preparar isso", explicou Bettencourt, apoiado por Pedro Mendes: "É sempre uma boa notícia quando vão ser melhoradas as condições e o actual relvado dificulta a nossa tarefa, facilita quem vem defender. Todo o plantel ficará contente, há grandes evoluções nessa área." (By JEB)


"- A decisão de substituir o relvado natural de Alvalade por um tapete de relva artificial foi assumida ontem por José Eduardo Bettencourt, com uma certeza de 95%. Falta agora decidir qual o tipo de relvado sintético a instalar (há os de granulado de borracha como os recentemente instalados na Academia para a formação, ou os mais recentes de enchimento orgânico Geofill - já instalado no Bessa - que simulam melhor um tapete natural e a relação da bola com o mesmo) e avançar em definitivo, o que terá de acontecer até Fevereiro por imposições regulamentares." (By Rafael Toucedo - O Jogo)

Pequeno vídeo explicativo sobre o tema (Empresa que Instalou o Relvado Sintético do Estádio do Bessa Sec. XXI):



A Solução que eu apoio (Alguns Estádios no Mundial de África do Sul 2010):



A minha opinião já vocês a sabem mas não deixarei de a frisar neste Post como comentário, agora deixem aqui todas as vossas, visto que este assunto anda na ordem do dia e não se irá embora facilmente!

(:ZenMan:) - Vitor Araújo
    Sangue LEONINO


201 comentários:

  • At 1/11/10 14:54, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    a opçao melhor seria um do tipo que está no estadio do bessa, que é dos de ultima geraçao e considerado em termos de sintecticos o melhor que há. ainda recentemente fizeram lá 1 jogo de rugby nas universiadas e nem se notou o esforço.

    o tal relvado que ja tivemos que durou muito tinha 15 ou 20% de sintectico.

     
  • At 1/11/10 15:00, Anonymous Nelson Santos said…

    Belo post, ZenMan, ainda para mais com o vídeo a ilustrar. Deixo a parte do comentário do post anterior em que me referia ao relvado.

    "Ao que tenho lido já os existem em condições que a) não são propensas a mais lesões do que um relvado natural - e nem falo do nosso que com aqueles buracos que por vezes se cavam por baixo dos pés dos jogadores é um assassino de carreiras em potência; b) não tornam o relvado numa mesa em que a bola salte mais do que o normal como acontece por exemplo em certos sintéticos como o do Spartak Moscovo.
    Desde que bem escolhido e que receba a aprovação de quem importa, os jogadores... por mim venha ele!

     
  • At 1/11/10 15:01, Blogger Pró-Sporting said…

    Yá!

    Sou mais defensor de um relvado "mixed", pois em 2007 ficou provado ser o melhor relvado para o Alvalade XXI.

     
  • At 1/11/10 15:02, Blogger Leão de Alvalade said…

    Sem dúvida que a melhor solução para o Sporting seria a de um relvado natural. Mas se o Sporting não sabe, não pode ou não quer ter um relvado natural que tenha o que há de melhor sintético. A maior parte das equipas que jogam em Alvalade são-nos inferiores tecnicamente pelo que a questão do relvado até pode ser considerado um aliado.

    Creio que neste como noutros assuntos se fala muito sem conhecimento de causa. No sentido de lançar uma boa discussão e esclarecer a opinião dos Sportinguistas conto apresentar no "AnortedeAlvalade", se possível ainda esta semana, um artigo sobre este assunto.

    A última coisa que precisamos é de mais um relvado para nos dividir.
    SL

     
  • At 1/11/10 15:05, Anonymous Nelson Santos said…

    Li o post com um vídeo e agora já lá está outro. Melhor ainda, fiquei com os 2 vídeos como exemplos

     
  • At 1/11/10 15:07, Anonymous Juve Boy said…

    Se já todos pudemos constatar que o relvado natural não é viavel, a solução só pode passar por um sintético. Obvio que se for sintético, que seja um de qualidade!
    Estamos fartos de fungos, terras não ferteis e zonas do campo que não apanham sol. Venha de lá esse sintético!

     
  • At 1/11/10 15:19, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Novo vídeo (é o 3º desculpem, mas é para ter um que explique bem aquilo que agora discutimos) sobre relvados do Mundial 2010 de África do Sul!

    SL

     
  • At 1/11/10 15:26, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Vejo de agrado a solução apresentada em vídeo, que é a da mistura de Relva Natural e Sintética utilizada em Africa do Sul, como bem podemos reparar, não ouve problemas nem queixas de maior por parte de qualquer jogador ou dirigente depois de jogarem nesta solução!

    As zonas que mais dificuldades apresentam no nosso relvado, poderiam ser reparadas desta forma, não tendo todo o relvado sintetico, porque diga-se o que se quiser, na minha opinião ainda estamos longe do sintetico perfeito, que seria um que permitisse aos jogadores não notarem a diferença!

    SL

    PS: Em muitos países esta guerra ainda perdura!

     
  • At 1/11/10 15:27, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    zen


    esses do mundial nao eram grande coisa, tiveram muitos problemas

     
  • At 1/11/10 15:31, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Riga,

    Também é verdade o que dizes, mas não estamos a falar do clima que se tem em África e sim Portugal, um dos melhores para a criação e manutenção de relva!

    SL

     
  • At 1/11/10 15:37, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    O Estádio do Bessa tem Relva Artificial porque a Manutenção de um Relvado Natural não entrava nas contas deles!

    SL

     
  • At 1/11/10 15:53, Anonymous Nelson Santos said…

    Mais um vídeo :) Muito interessante esta solução, que desconhecia de todo. Realmente a tecnologia actual já dá muitas hipóteses de escolha a serem bem estudadas e, a provar-se adequadas, poder avançar-se para a sua colocação.
    De qualquer forma toda a informação que seja disponibilizada é extremamente positiva para não falarmos todos armados em mestres agrónomos.
    Opiniões à parte, isto é puro serviço ZenMan, da minha parte agradeço-o!

     
  • At 1/11/10 15:58, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    zen,

    por ser a manutençao mais barata( que é algo a ter em conta) o estadio do bessa ficou com dos melhores relvados a nivel mundial e se nao me engano licenciado pela uefa e fifa

     
  • At 1/11/10 16:04, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Obrigado Nelson, mas eu apenas acho que este assunto é RELEVANTE e de bastante interesse e dialogo, não podemos é pensar que discuti-lo é criar "guerras" novamente, sendo apenas para obter o máximo de pontos de vista e informação de cada um!

    Não é todos os dias que se pensa colocar um relvado sintético em Alvalade!

    SL

     
  • At 1/11/10 16:14, Anonymous Anónimo said…

    http://issuu.com/grupo-aca/docs/testemunhos-bessa?mode=embed&layout=http://skin.issuu.com/v/dark/layout.xml&showFlipBtn=true&autoFlip=true&autoFlipTime=6000

     
  • At 1/11/10 16:14, Anonymous Anónimo said…

    Melhor:

    http://www.globalstadium.pt/pt/go/testemunhos-gs

     
  • At 1/11/10 16:56, Anonymous Anónimo said…

    A direçao do nosso clube ira com toda a certeza tomar a melhor decisao e preciso e resolver o problema de uma vez por todas.
    E nem entro em especulaçoes do que sera melhor ou pior pois nao percebo da materia por isso deixem se isso para a direçao resolver e nao provoquem instabilidade no clube.

     
  • At 1/11/10 17:11, Blogger Unknown said…

    Não vejo aqui ninguém a tentar provocar instabilidade no clube.Vejo pessoas preocupadas com o problema e empenhadas em que a solução encontrada seja a melhor de todas.
    Eu tenho alguma dificuldade em perceber os problemas com o relvado.Não vejo o estádio tão fechado assim que não permita ventilação da relva.Comparado com o dragão é realmente muito mais fechado mas comparado com os demais (luz, coimbra, leiria) já não me parece diferença tão acentuada. Não estará o problema maior na base que sustenta o relvado ? Isto é a altura e o material por baixo da relva?
    Seja o que for é evidente que temos de resolver o problema de uma vez por todas. Se como parece os sinteticos tem comportamento igual no que diz respeito ás lesões e ao saltitar da bola não vejo qualquer problema. Será uma questão de hábito e daqui a 6 meses ninguém dará pela diferença.

    Saudações Leoninas

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 17:48, Blogger Unknown said…

    Estive agora a ver no maisfutebol as respostas a um inquérito sobre a questão relvado/sintéctico e fiquei mais baralhado ainda.
    Foi solicitada a participação a quem já jogou em sintécticos e não há unanimidade na resposta.Não esqueço que até nisto as respostas são influenciadas pelo clubismo ( se for o nosso clube está bem se for outro nem pensar) mas honestamente não consigo ter uma opinião fundamentada.
    A palavra a quem tem prática destes relvados já que me preocupa principalmente a questão das lesões.

    Saudações Leoninas

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 17:55, Blogger RFM said…

    Não opino em coisas dificeis de perceber bem.Vou no entanto aprofundar mais opiniões e conhecimentos. Sei que gosto da relva natural, mas se acharem que é BOM e a FIFA -UEFA nao colocar obstáculos, tudo bem.
    Para quê o Fosso em volta do estádio?..terá terra suficiente para fazer germinar a relva?

    Mas uma coisa: Será que o Sr. Arquitecto (Taveira?) não tem responsabilidades nenhumas, foi só receber a massa?

     
  • At 1/11/10 18:03, Blogger RFM said…

    Ao SPORTING tudo acontece de negativo.Ainda gostava de saber-perceber porque não se muda as cadeiras coloridas do estádio...!

    Ou o arquitecto tem voto na matéria de impedir e não tem responsabildades no estudo e projecto que fez?

     
  • At 1/11/10 18:05, Anonymous Anónimo said…

    Prefiro o relvado natural, aliás um BOM relvado natural, se não for possível, que venha o artificial, de Óptima qualidade, claro está. Será uma questão de hábito. Será o futuro?

    fanático

     
  • At 1/11/10 18:13, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Antes de mais fantastico post Zé Men!!! Andas inspiradissimo.
    Dá panos para mangas e para um debate sério e empenhado.
    Já tinha deixado a minha opinião no post anterior.

    "Critico aquilo que tenho que criticar mas neste assunto apoio qualquer tipo de decisão. E mais que a visão ou opinião do adepto acho que são os artistas que devem opinar. Aquilo que Pedro Mendes diz é verdadeiro e vêm de um jogador que tenho como ponderado. Há que acabar com esse estigma contra a mudança. Muitos de vós querem outras pessoas no leme do SCP mas depois são avessos a outros tipos de mudança? Pensem nisso. Não há que ter medo de dar um passo em frente desde que seja para melhorar o que me parece ser claramente o caso. Deviam ter jogados em pelados como eu nos distantes anos 80 principios de 90. Vão lá perguntar aos miudos que por esse Portugal jogam em sintecticos se sentem muita diferença em relação ao relvado natural....E até digo que os sistemas de escoamento podem até serem melhores e mais fiaveis nessa situação."

    De qualquer forma gosto da hipotese fifty-fifty.

    Fernando Pacheco.

    Já joguei em variadissimos sintecticos e eu que tenho um problema de joelho nunca senti qualquer tipo de dificuldade por exemplo em relação a relva natural ou pavilhão.

    Há 3 anos pelo Carcavelos apanhei todo o tipo de sintecticos. Alguns como o do Fófó eram autenticas alcatifas em que apenas podia-se jogar de ténis. Um queda nesse campo valeu me um golo e 3 semanas de sono complicado com uma nadega completamente queimada....lol

    De todos o melhor que joguei foi de longe o do Cascais. Ultima geração com esponja por baixo que simula a suavidade da terra utilizada nos relvados naturais. De qualquer forma será sempre uma opinião um pouco enquinada por quem jogou há 20 anos em pelados Lixa 4.....lolol

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 1/11/10 18:35, Blogger Cantinho do Morais said…

    Grande post, pelo trabalho exposto e pela importancia do mesmo. Obrigado.

    É um tema que não pode ir para a frente sem uma forte fundamentação, pois isto é quase irreversivel. Seria importante o Sporting reunir o maior número de opiniões e especialistas. Deveria instalar algumas zonas na Academia com áreas com diferentes tipos de sintético e levar lá os actuais jogadores, jogadores da formação e trazer antigas glórias (Figo, C. Xavier, Oceano, Dani entre outros ainda com "pedalada") e jogadores de topo ligados ao clube (Ronaldo, Nani, Danny), para irem lá testar (sprints, remates, controlo de bola, fintas, mudanças de velocidade, etc) para opinarem.

    É importante ouvir quem realmente vai usar este tipo de piso.

    Eu estou farto destes relvados. Se esta é a solução. Apoio o que deve ser BEM feito. Não uma solução qualquer (para desviar atenções ou adiar o problema).

     
  • At 1/11/10 18:40, Blogger Helder V. said…

    SINTETICO????????????? Somos na verdade um clube diferente, pena e' ser para pior,,,que lastima chegou este clube, os adeptos andam maribundos, ja' tive mais dificuldades em ver o porto ganhar jogos.

    Helder

     
  • At 1/11/10 18:44, Blogger Unknown said…

    O RFM levantou 2 questões importantes cuja solução poderia ser equacionada e resolvida junto com o relvado , a do fosso e das cadeiras.
    O fosso julgo saber que foi construido para permitir o acesso junto ao relvados dos veículos que transportam o equipamento para concertos e outros eventos.Será que o relvado sintectico admite concertos ? Se não admite vamos lá acabar com o fosso e por o pessoal mais perto ainda do rectangulo de jogo. Não esqueci o problema das ambulancias mas creio que isso é de fácil solução.
    Quanto ás cadeiras é uma questão puramente estética mas que me incomoda muito.Aquela policromia toda é muito feia quer em Alvalade quer nos outros estádios.Percebo que a altura não é para festas , a crise está ai para durar e a nossa ainda é maior mas porque não pedir a colaboração dos associados e adeptos por exemplo? Eu dentro dos meus fracos recursos encarava a possibilidade de pagar uma cadeira e haverá concertesa muito mais associados a isso dispostos.E pode-se encarar outras soluções, como uma verba suplementar em cada bilhete de jogo que permitisse no final da época ter o dinheiro que viabilizasse a troca. E as cadeiras retiradas devem ter algum valor de mercado e poderão ser vendidas. Não quero acreditar que o Taveira tenha forma legal de impedir alterações no estadio.
    Miguel Obrigado pelo teu testemunho.Também já li que o Dramático tem um optimo piso mas parece que o do Bessa é ainda mais moderno.
    Atenção a um pormenor ,é preciso não esquecer que a escolha do Boavista foi puramente económica e o sintectico foi-lhe doado pela empresa para servir de " cartão de visita" para eventuias clientes. Em Alcochete eu não sabia também já temos 4 campos com piso sintéctico portanto já temos no clube pessoas com opinião fundamentada sobre o assunto ou deveriamos ter.

    Saudações Leoninas

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 18:47, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    O Cantinho do Morais frisa algo importantíssimo e com o qual me revejo na integra:

    "É um tema que não pode ir para a frente sem uma forte fundamentação".

    Não pode ser levado em frente sem todo um trabalho de pesquisa e opinião, das pessoas que constroem este tipo de Sintético de última Geração, assim como os especialistas (Leia-se Jogadores) que nele poderão jogar ou por outro lado, apenas opinar sobre o assunto depois de longas carreiras a jogar em Relvados Naturais!

    SL

     
  • At 1/11/10 19:01, Blogger Unknown said…

    Diz o Público:

    O sérvio Branislav Pokrajac, campeão pelo FC Porto em 2002 e 2003, é o novo treinador de andebol do Sporting, substituindo Paulo Faria no cargo, anunciou o clube.

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 19:01, Anonymous Anónimo said…

    No USA muitos dos campos de futebol americano usam relva sintética.

    E sem duvida que este tipo de relvado vai ser o futuro, até por questões ambientais, poupa-se muita agua, e poupa-se combustível no corta-relvas.

    http://www.youtube.com/watch?v=zi6dsHxICuU

    O relvado do Boavista parece-me realmente muito bom, com enchimento orgânico.
    Eu acho que jogadores do Sporting podiam fazer lá um treino, já nem digo um jogo-treino com o Boavista.

    http://www.youtube.com/watch?v=qpzK5F3Z8_c&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=2JI0lXiSzQU&feature=related

     
  • At 1/11/10 19:07, Anonymous Anónimo said…

    Chivas X Internacional em sintéctico. 6 minutos de video.
    Sinceramente nao desgosto

    http://www.youtube.com/watch?v=16_OB4STbBs

     
  • At 1/11/10 19:13, Anonymous Anónimo said…

    Este parece que também é dos bons:

    http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=13219

    fanático

     
  • At 1/11/10 19:28, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Pacheco,

    Estou à espera da opinião do Juvenal para saber o que ele acha do novo Treinador o sérvio Branislav Pokrajac.

    Eu cá acho que experiência não lhe deve faltar!

    SL

     
  • At 1/11/10 19:37, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Anónimo e Fanático,

    O Futebol Sul Americano não é o melhor exemplo a ser dado, visto que o futebol por lá é demasiado corrido e de pontapé para a frente.Agora o Europeu é outra coisa, muito mais tecnicista e de bola no chão (salvo algumas excepções), e ai a duvida mantêm-se!

    Outra questão que já aqui foi coloca por alguns de vocês é a seguinte:

    Com tanto aspecto positivo porque não foi já implementado este sistema em Países com climas bem mais adversos que o nosso na Europa, como por exemplo Inglaterra? Lá os relvados estão sempre OK..

    SL

     
  • At 1/11/10 19:54, Blogger Unknown said…

    Vitor Araújo

    Eu não tenho como certo que o clima na Inglaterra seja ( para a relva claro) mais adverso que o nosso.Sei que chove muito mas a humidade constante não será muito melhor para a relva? Onde andam os agrónomos?? lol
    Estive a ver com atenção os 6m do Chivas...não será que dada a regularidade do terreno (mais direitinho pareceu-me) estes pisos não favorecem a qualidade técnica dos mais dotados ? Pareceu-me ser mais fácil o drible por exemplo .
    Questões muitas questões.

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 19:59, Blogger Sporting até morrer said…

    Boas,

    Já que se fala de andebol, a defesa do título na Challenge Cup começa contra ucranianos a 20 e 21/11.

    HC "Polytechnik" de seu nome e sem grande história nas competições europeias de andebol.

    Apurou-se para esta fase depois de te ficado em 2º lugar fase de grupos da 2ª eliminatóra:

    1. Buzet 3j 3v 0e 0d 99gm : 54gs (+45) 6pts
    2. HC Polytechnik 3j 2v 0e 1d 91gm : 59gs (+32) 4pts
    3. Dublin International HC 3j 1v 0e 2d 78gm : 90gs (-12) 2pts
    4. Olympia Handball 3j 0v 0e 3d 47gm : 112gs (-65) 0pts

    Jogos:
    HC Polytechnik vs Dublin International HC (IRLANDA) 33:24
    Olympia Handball (INGLATERRA) vs HC Polytechnik 10:39
    HC Polytechnik vs Buzet (CROÁCIA) 19:25

    SL
    José

     
  • At 1/11/10 20:02, Blogger Sporting até morrer said…

    De acordo com o site da EHF, os 2 jogos serão disputados na Ucrânia.
    Estranhas esta regras e sorteios no andebol europeu...

     
  • At 1/11/10 20:03, Anonymous Anónimo said…

    "Sporting aplicou-se em Leiria e venceu com dois excelentes golos do chileno Jaime Valdés. A equipa leonina regressou às vitórias fora de casa e deu um pulo na classificação, ocupando agora o terceiro lugar."

    é este o tamanho da crónica do jogo de um ilustre blog leonino, daqueles com imenso tempo de antena e citações em jornais. Entretanto já arranjou forma de arranjar umas declarações de um ex-presidente do recreativo de Carnide (aliás de onde vem quase toda a sua audiência a ver pelos comentários) para ir baixando o post do jogo.

    e ainda acha que o Maniche devia ter sido expulso à meia hora de jogo.

    Para bom entendedor...

    Ass: fã do leão da es-treta

     
  • At 1/11/10 20:04, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Pacheco,

    Também viste a bola a saltitar? É que em Relva ela não faz ping pong lol

    A Humidade excessiva de Inglaterra torna o terreno muito mais pesado, mas isso não acontece por lá, a drenagem deve estar como é exigido!

    Em Alcochete ou Benavente (não tenho a certeza) existe uma empresa que vende Relva para todo o tipo de aplicação com um vasto terreno aplicado com a mesma, estranho eu nunca ter visto por lá peladas nem zonas ressequidas (e ela nem tratamento é, apenas regada, isto dito a mim por um dos proprietários à uns anos atrás), em que a sua única função é produção, chegando a te-la por lá longos períodos de tempo sem um único corte, não apodrecendo sequer por baixo (o que é normal acontecer noutras situações por falta de sol na raiz, e isto tudo deve-se ao excelente terreno que lá têm para o efeito).
    Será que em Alvalade tem tudo a ver com a ventilação da Relva, ou o terreno foi mal dimensionado nas camadas que deveria ter de terra vegetal, areia e afins?

    SL

     
  • At 1/11/10 20:09, Anonymous Nelson Santos said…

    O relvado do Chivas não é aquele de que os jogadores fogem como o diabo da cruz?
    E penso que nem sequer é um sintético de última geração, sendo muito criticado pelos jogadores da selecção quando lá jogam.

     
  • At 1/11/10 20:10, Blogger Unknown said…

    Vitor Araújo

    "Será que em Alvalade tem tudo a ver com a ventilação da Relva, ou o terreno foi mal dimensionado nas camadas que deveria ter de terra vegetal, areia e afins?"

    Eu tenho a mesma dúvida que tu e escrevi mais ou menos o mesmo num post anterior.

    "Não estará o problema maior na base que sustenta o relvado ? Isto é a altura e o material por baixo da relva?"

    Quanto ao saltitar tens razão mas a condução da bola pareceu-me perfeita.

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 20:13, Anonymous Nelson Santos said…

    Para servir de exemplo, parece-me que no Bessa com o tal novo relvado a bola salta menos que no caso do estádio do Chivas...
    E também se joga bem pior, o que não é de estranhar!

    http://www.youtube.com/watch?v=scm6mkHyk1s

     
  • At 1/11/10 20:14, Anonymous Rui said…

    Está mais que provado que o estádio não tem capacidade de ter um relvado natural.

    Estou cansado de ver mau futebol e não tenho dúvida que uma quota parte da responsabilidade é do relvado. Só quem não percebe nada de futebol pode indissociar a qualidade do campo à da qualidade de jogo.

    Para quem ainda acha que os novos relvados sintéticos são maus:
    http://issuu.com/grupo-aca/docs/testemunhos-bessa?mode=embed&layout=http%3A%2F%2Fskin.issuu.com%2Fv%2Fdark%2Flayout.xml&showFlipBtn=true&autoFlip=true&autoFlipTime=6000

    Não tenho dúvidas que após termos o nossos relvado sintético, vários clubes irão seguir o nosso exemplo.

     
  • At 1/11/10 20:18, Blogger RFM said…

    Voltando atraz..Cadeiras coloridas..Não.!!!!

    Retirá-las e colocar em venda aos associados como recordação é uma forma de rentabilizar as mesmas. Também ter um patrocionador oficial ajudaria a sua substituição.
    Coisas simples mas teimam ou alguns teimosos continuam a ignorar.

    TUDO VERDE

     
  • At 1/11/10 20:26, Anonymous Felizberto said…

    O relvado da Grassmaster que tivemos durante alguns (poucos) anos, e que também deu problemas, tinha na verdade uma incorporação de apenas 3% de sintético, e não os 15/20 que já li.

    E já agora, sabendo (porque contra factos não há argumentos) que não existe disponibilidade financeira para, através da engenharia, alterar a estrutura que "mata" os relvados, assumo-me defensor da mudança para sintético, não por gostar mais, mas por me parecer, pelo que já li (e não foi tão pouco como isso), ser a melhor solução para existirem condições totais para a prática correcta de futebol de qualidade... depois "basta" juntar os jogadores que o saibam praticar!

     
  • At 1/11/10 20:26, Anonymous Nelson Santos said…

    Força, Marco Soares!
    Os jogadores do Sporting lamentam profundamente a lesão de que foi vítima o seu colega de profissão Marco Soares, da União de Leiria, que fracturou a perna esquerda, no jogo que ambas as equipas disputaram no domingo.

    O plantel do Sporting gostaria de expressar a sua solidariedade para com Marco Soares nesta fase difícil. Apesar do longo período de paragem que se prevê, os jogadores do Sporting desejam que tudo corra pelo melhor e que Marco Soares possa regressar em pleno aos relvados! Força, Marco!

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futmarcosoaressolidarios_011110_67657.asp

    Bonito o gesto!

     
  • At 1/11/10 20:34, Blogger Pró-Sporting said…

    É só iluminados...

    Já repararam que se o Sporting, ganhar rotinas no relvado sintético, estará sempre inferiorizado quando visitar todos os restantes adeversários?


    Sim, porque a bola NUNCA salta da mesma maneira num natural e num sintético.
    Além, disso, os jogadores "perdem" as rotinas de intensidade de passe e percepção das trajectórias....

    Passo a explicar; se qualquer um de vós jogar sempre num sintético, fica habituado a trajectórias perfeitinhas e passes perfeitinhos...
    Perde a experiência de ter de dar mais intensidade no passe para ultrapassar possíveis desnivelamentos, relva mais densa, etc,

    Ficamos com uma equipa de bonecas cibernéticas, que só jogam bem no seu ambiente.... fora disso não fazem mais nada.

    Mas será que ninguém pensou nisto???

    se todos os estádios tivessem o mesmo tipo de relva, então nesse caso a conversa já era outra, mas porra....

    quantos estádios de grandes clubes têm relvado 100% natural?


    Sei que existe neste espaço autênticos gurus das estatísticas, por isso pedia-vos encaradecidamente que me indicassem qual o tipo de relva nos estádios que vou passar a indicar:

    Santiago Bernabéu (Real Madrid) - Que tipo de relva?
    Camp nou(Barcelona) - Que tipo de relva?
    Old trafford(Man United) - ?
    San Siro/Giuseppe Meazza(AC/Inter Milan) - Que tipo de relva?
    Amsterdam Arena(Ajax) - Que tipo de relva?
    Allianz Arena(Bayern/TSV Munchen) - Que tipo de relva?
    Dell Alpi (Juventus) - Que tipo de relva?
    De Kuip (Feyneord) - Que tipo de relva?
    Stamford Bridge (Chelsea) - Que tipo de relva?
    Emirates Stadium (Arsenal) - Que tipo de relva?

    De acordo com a minha opinião, esta lista corresponde a estádios de grandes clubes (actuais ou de sempre), no entanto tenho sérias dúvidas que algum destes tenha relvado 100% artificial.

    A minha pergunta é:

    Porque é que os grandes clubes, não têm 100% sintético???

    Os que têm são sempre clubes de 2ªs divisões...
    Não me venham com a treta de que é para experimentar e ganhar consolidação dentro do mercado futebolístico, porque isso pra mim não pega.

    se realmente fossem só vantagens, qualque um destes clubes já teria mudado para 100% sintético há muito tempo...

    SL

    Mestalla (Valência) - Que tipo de relva?
    Calderón(Atlético Madrid) - Que tipo de relva?
    White Hart Lane (Tottenham) - Que tipo de relva?


    Barcelona

     
  • At 1/11/10 20:34, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Nelson,

    Bonito o gesto sim senhor, para com Marco Soares!

    Pacheco,

    Não critiquei a tua opinião, apenas falei do tipo de Futebol só isso, e não desgosto, apenas é diferente do Europeu.

    Isto do Relvado tem muito que se lhe diga, mas a minha atitude será sempre a de ir ao Estádio, independentemente do Relvado que lá apresentemos.

    SL

     
  • At 1/11/10 20:39, Anonymous Nelson Santos said…

    Quando alguém chama os outros de iluminados e depois diz, à boca cheia, que "a bola NUNCA salta da mesma maneira num natural e num sintético", só posso concluir que estamos a falar de alguém com uma vasta experiência em jogar em todo o tipo de relvados sintéticos e naturais. Não fosse isso era capaz pensar que se trata só de mais um iluminado! É que até agora penso ter sido o primeiro interveniente nesta conversa a ter a certeza absoluta do que fala.

     
  • At 1/11/10 20:49, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    alguem ouviu o bola branca das 18.15?

    falou lá po responsavel da empresa(portuguesa por sinal) que montou o sintectico do estadio do bessa( que na tem as raspas de borracha é um manterial diferente( que nao me recordo o nome)e o boavista foi pioneiro a nivel mundial a utilizar esse tipo de relvado)

    ele falou que o novara, que actualmente lidera a serie b italiana, também já tem este tipo de relvado e não existem diferenças nem dificuldades de jogar neste relvado e nos relvados naturais, porque praticamente nao se notam diferenças, alias ele disse que o sporting nem precisaria se quisesse de mexer nos relvados de alcochete, por nao se notar essa diferença.

    e para quem diz que apenas equipas da treta usam sintecticos, sim essas equipas usam os sintecticos mais basicos os das "raspas" de borracha, este do bessa é o topo de gama e é homolgado para todas as cometiçoes, para alem de ser muito mais economico na manutençao( pelo que ouvi dizer um ano deste relvado é igual a 1 mes de manuteçao de um relvado natural)

     
  • At 1/11/10 20:50, Blogger Ed said…

    O Taveira tem que indeminizar o Sporting.

    Está na altura de falar tb nas centenas de lugares da bancada B que não vêm o relvado a 100% (as duas primeiras filas e todos os lugares atrás dos varões amarelos dos vomitórios).

     
  • At 1/11/10 20:52, Anonymous Juvenal Carvalho said…

    Zen,

    Estes post trazem um grande nível a este blog. Parabéns!
    A mim como um leigo nesta matéria, só te digo que vou ter muitas saudades da relva natural. Mas como o futebol para mim, que percebo quase nada, é só para festejar os golos do nosso Sporting, olha... que se f... a relva!

     
  • At 1/11/10 20:54, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Riga,

    Responsáveis de empresas só querem vender o que é deles!

    Quanto aos comentários e relatórios aqui deixados em Links sobre o que foi feito no Bessa, também não vejo o porquê deles irem criticar o que têm, seria dar um tiro bem grande no pé!

    O que precisamos é de especialistas na matéria como consultores e não como publicitários.

    SL

     
  • At 1/11/10 20:55, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Juvenal,

    Obrigado pela parte que me toca, mas o que interessa é saber a tua opinião sobre o novo Treinador do Andebol :)

    SL

     
  • At 1/11/10 20:59, Blogger Pró-Sporting said…

    Mas quem é o boavista?
    quem é o novara? 2ª divisão B de itália? mas o que é isto?

    equipas de merda, que servem de exemplo para o Sporting?

    Temos de alimentar mais uma empresa de sintéticos? é? não basta já as sanguessugas do reinado do Soares Frnaco senão ainda vão buscar mais uma para a relva?

    Abram os olhos!

    Obras sim, mas no estádio de modo a permitir relva 100% natural!

     
  • At 1/11/10 21:00, Blogger Unknown said…

    O argumento de que nenhuma grande equipa europeia tem sintetico parece-me válido mas a razão do Pró fica por aqui porque se isto for verdade-

    "Já repararam que se o Sporting, ganhar rotinas no relvado sintético, estará sempre inferiorizado quando visitar todos os restantes adeversários?"

    Também será verdade que cada 15 dias os adversários jogarão inferiozados perante nós.

    Também ninguém afirmou que seriam só vantagens.Aliás parece mais ou menos pacifica a ideia de que será um mal menor.

    Vitor Araújo

    Na boa não me senti criticado ....mas estás á vontade podes criticar quando quiseres porque o fazes sempre educadamente.

    Saudações Leoninas

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 21:00, Blogger Pró-Sporting said…

    Comigo é tudo ao natural!

    100% anti-sintético!


    100% anti-bettencourt!

     
  • At 1/11/10 21:00, Anonymous Juvenal Carvalho said…

    Zen,

    Posso dizer-te apenas isto: Grande contratação, um Senhor do Andebol!!!

    Que tenha muito sucesso e que nos devolva a alegria. Tem muitas qualidades e acredito numa evidente melhoria.

     
  • At 1/11/10 21:02, Anonymous Nelson Santos said…

    Um exemplo da tal inferiorização nos jogos fora. Na liga Suíça há um único clube com relvado sintético, o Young Boys. Com 13 jogos, o clube tem 4 vitórias, 5 empates e 4 derrotas. Ora, a avaliar pela teoria do Pro a carreira da equipa seria um descalabro nos jogos fora, certo?
    Em casa: 7 jogos, 2 vitórias, 4 Empates e 1 Derrota = 1,42 pontos/jogo
    Fora: 6 jogos, 2 vitórias, 1 Empate e 3 Derrotas. = 1,17 pontos/jogo.
    Uma descida de 0,25 pontos por jogo
    Compare-se com o Basileia, líder do campeonato:
    Em casa: 2 pontos/jogo; Fora: 1,57 pontos/jogo (- 0,43 pontos por jogo)
    Com o 2º do campeonato, o FC Luzern:
    Em casa: 2,17 pontos/jogo; Fora: 1,57 pontos/jogo (-60 pontos por jogo).
    Portanto, a tal equipa do relvado sintético perde menos com a saída do seu relvado sintético do que os 2 líderes do campeonato.

     
  • At 1/11/10 21:02, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Juvenal,

    Era só isso que queria ouvir da tua parte lol

    Um Abraço

     
  • At 1/11/10 21:04, Blogger RFM said…

    Uma coisa é certa..acho que os jogadores podem ter um contributo muito sério na ajuda das decisões deste género de coisas quanto ao novo futuro de sintéticos.
    Mas atenção: Nada de ajuizar tendo em conta as opinões dos nossos jogadores, são à partida suspeitos de emitirem opiniões uma vez que podem-no fazer para fazer frete a quem lhes paga. Devem ser no geral.TODOS.
    Espero ter sido entendido.
    Uma vez que o Estádio de ALVALADE XXI foi considerado pela UEFA como 5-Estrelas, com o sintético depois como será..?
    Será aprovado para todas as competições internacionais?

    Outra coisa é a nossa Academia poderia ser um verdadeiro teste.

     
  • At 1/11/10 21:04, Anonymous Nelson Santos said…

    "Temos de alimentar mais uma empresa de sintéticos? é? não basta já as sanguessugas do reinado do Soares Frnaco senão ainda vão buscar mais uma para a relva?

    Abram os olhos!

    Obras sim, mas no estádio de modo a permitir relva 100% natural!"

    Portanto para não alimentarmos uma empresa de sintéticos - penso que ninguém ligado ao Sporting tenha nenhuma - vamos, suponho, alimentar uma empresa de relvados naturais por ano e várias de construção - e aí há várias pessoas ligadas ao Sporting no ramo - para as obras, que suponho não seriam pequenas, para permitir a relva 100% natural!"

    Valha a coerência!

     
  • At 1/11/10 21:09, Blogger Pró-Sporting said…

    Caro Nelson Santos,

    em estatística, não se trabalha apenas com um parâmetro/variável , trabalha-se com vários.

    essa do young boys... é infeliz!

    Além disso, estamos a falar de um desporto com bola, em que tudo pode acontecer.

    A minha teoria é válida, quando aplicada a um universo de muitas equipas com sintético.

    O Nelson, utiliza apenas 1 equipa (Young boys), equipa merdosa, já agora... como exemplo para contarariar o que eu disse!

     
  • At 1/11/10 21:12, Blogger Pró-Sporting said…

    ó nelson santos,

    Mas será que se tem de abrir a cabela com uma motosserra para pôr lá dentro?

    O problema de Alvaladae, tem a ver com a concepção de projecto!

    é necessário "abrir" mais o estádio de maneira a que a relva "respire" melhor, apanhe o sol adequado e a ver se desta forma, pedimos uma indemenização ao lampião do taveira...

    Ai, ai ai sr. arquitecto...

    Dói tanto...

     
  • At 1/11/10 21:12, Blogger Unknown said…

    Importante a informação do Nelson sobre o Young Boys e pertinente a questão do RFM sobre a questão da classificação do estádio se o sintetico for por diante.
    Quanto á Academia é verdade ou não que temos lá 4 sinteticos? Eu não sei , já lá fUI mas fiquei á porta.

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 21:13, Anonymous Nelson Santos said…

    Utilizei aquela que estaria na mesma posição que nós - a única numa divisão a jogar com sintético, caro Pro!
    Parece-me mais lógico do que usar por exemplo o campeonato russo onde há mais do que um clube a fazê-lo, ou não?
    Agora diga-me, em termos estatísticos, que provas têm de que o Sporting ia ter dificuldades fora de casa, por causa do relvado? É que, diga o que disser, posso sempre argumentar com um "estamos a falar de um desporto com bola, em que tudo pode acontecer"...
    Mas fico à espera de um exemplo seu para dar substância ao seu comentário inicial.

     
  • At 1/11/10 21:14, Blogger Pró-Sporting said…

    Russia não conta!

    tem de ser Europeu!

     
  • At 1/11/10 21:15, Blogger Unknown said…

    "é necessário "abrir" mais o estádio de maneira a que a relva "respire" melhor, apanhe o sol adequado e a ver se desta forma, pedimos uma indemenização ao lampião do taveira..."

    Já agora explica como se "abre" o estádio, quanto custa, as implicações e como vamos sacar dinheiro ao Taveira 7 anos depois de aceitarmos a obra.

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 21:15, Blogger Pró-Sporting said…

    Esse país não se pode considerar Europa! por muito que possa doer a algumas pessoas.

     
  • At 1/11/10 21:17, Anonymous Nelson Santos said…

    Você faz ideia do que está a pedir em termos de engenharia quando pede para "abrir o estádio"? O que é, para si, "abrir o estádio"?
    E concordo que a concepção do projecto falhou em termos de condições de ventilação natural e uniformidade de temperaturas para a relva. Mas daí até querer "abrir o estádio"...
    Quanto à indemnização, fosse eu advogado do engenheiro dos filmes XXX e responderia apenas "Já lá esteve um relvado que funcionou bem, não foi? Então amanhem-se".

     
  • At 1/11/10 21:18, Blogger Pró-Sporting said…

    Abrir o estádio é fácil!

    Arrebenta-se com parte do topo Norte e de igual forma no topo sul.
    Ajusta-se a pál nesses topos e já está!

    Há!

    Aumenta-se a altura da pála è estrutura, vão ver que a circulação de ar aumenta bastante!

    Fácil, não?

     
  • At 1/11/10 21:18, Anonymous Nelson Santos said…

    Então dê-nos você um exemplo, Pro, com dados concretos para vermos o quanto perderia o Sporting nos jogos fora. Se contesta os dados sobre o campeonato Suíço, fico à espera de dados em sentido contrário. Ou é apenas intuição?

     
  • At 1/11/10 21:19, Blogger Pró-Sporting said…

    Aliás, no toipo sul podem abrir muito mais para ver se leva os esbirros do bettencourt...

    Ah!

    disse um sacrilégio...

    será que estou para aqui a dizer que a Juve Leo é corrompida???

     
  • At 1/11/10 21:19, Blogger Pró-Sporting said…

    Ó Nelson!

    è um DOGMA!

     
  • At 1/11/10 21:21, Anonymous Algoncalves said…

    Se me dissesem que é possivel ter um bom natural em vez de um optimo sintetico, diria que prefiria o natural, mas o que aqui se coloca é ou temos um bom sintetico ou um pessimo natural.

    Se os responsaveis ja defendem um sintetico é porque ja esgotaram todas as hipoteses de resolver atraves dos naturais.

    Não gosto destes dirigentes, mas acho que estaria a ser intelectuamente desonesto se acha-se que eles não fizeram o que era possivel para recuperar o revaldo. Lembro que até os concertos foram cancelados para poupar o revaldo.

    Se 'e para resolver de vez então que se resolva e que se passe a outro problema.

    Alias até acho que partimos em vantagem nesse caso. Para nós o efeito casa vai ser sempre maior que para os outros.

     
  • At 1/11/10 21:21, Blogger Pró-Sporting said…

    Nelson!

    vá para um túbel de vento, crie um estádio à escala e faça os ensaios com as alterações que estou a propôr!


    Vai ver que a circulação de ar aumenta no minímo em 45%

     
  • At 1/11/10 21:22, Blogger Pró-Sporting said…

    vá para um túnel de vento, crie um estádio

     
  • At 1/11/10 21:23, Anonymous Nelson Santos said…

    É...arrebenta-se, ajusta-se e já está! Fácil como tudo. Para quem já trabalhou em projectos de alterações de engenharia bem menos complicados do que aquilo que está a pedir, sou capaz de imaginar os custos dessas medidas. E eu que pensei que já tinha lido de tudo sobre o assunto relva de Alvalade.

     
  • At 1/11/10 21:23, Blogger Pró-Sporting said…

    O problema é que deram o projecto a um arquitecto esperto/estúpido que nunca tinha feito um estádio e deu no que deu!

     
  • At 1/11/10 21:23, Blogger Pró-Sporting said…

    São os compadrios que dão nisto.

    Roquettes/ Dias da Cunha/ Taveiras...

     
  • At 1/11/10 21:24, Anonymous Nelson Santos said…

    Pro, não é um dogma, é uma utopia! Bonita por sinal, mas como com quase todas as utopias, cara como tudo!

     
  • At 1/11/10 21:27, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Pro,

    Não são os arquitectos que fazem estádios, eles apenas os projectam, depois tem que haver profissionais de todos os sectores a resolver os problemas que a cada um diz respeito!

    SL

     
  • At 1/11/10 21:29, Blogger Sporting até morrer said…

    Há coisas que não entendo...
    Lá por não se gostar do JEB, temos de negar tudo o que sejam ideias vindas da Direcção?

    Eu também não gosto dele, mas esta discussão tem importância vital para o futuro do futebol do Sporting.

    Estou farto dever a equipa jogar num batatal ano sim, ano sim.
    Estou farto de ver mau futebol por causa do relvado.

    De uma vez por todas temos de resolver este problema, ou será melhor continuar a gastar dinheiro em relvados naturais à ordem de um por ano?

    Este problema não é exclusivo do Alvalade XXI, pois já no velho José Alvalade os relvados tinham a mesma tendência de se degradarem, sobretudo com a nefasta influência dos concertos.

    Consulte-se quem já jogou em relvado e passou a jogar neste relvados de última geração.

    Exigam-se garantias.

    Dê-se a palavra aos jogadores e equipa técnica.

    Ao contrário do que já li aqui, dêem a palavra aos nossos jogadores pois é a carreira deles que se joga no nosso campo, seja ele um batatal ou um sintético

    SL
    José

     
  • At 1/11/10 21:30, Blogger Pró-Sporting said…

    ò Nelson...

    aquel merda é tipo Lego, pá!

    Arrebentar com o 1 topo (área: 250 m2) = 50.000€, cada x 2 = 100.000€

    Adesmontar as palas nos topos = 10.000€ cada, x 2 = 20.000€

    Aumentar toda a pala em 2 metros de altura = 25.000€

    Arreforçar toda a pála = 85.000€

    Apôr o relvado natural novo = 65.000€

    épá! Tudo junto dá um mês de ordenado do bettencourt...

    Tiramos 1 mês de ordenado ao cottonete (vá lá... tiramos 2 meses de ordenado, por causa dos imprevistos) e já está!!!!

     
  • At 1/11/10 21:30, Anonymous Nelson Santos said…

    Pro, já tive projectos de arquitectos com mil vez mais nome e fama (fora a cinematográfica) do que o Taveira, como o Ricardo Boffill, e deram merda na mesma. Mas repito, o facto do projecto ter falhas não invalida que considere a solução que propõe um disparate de execução complicada e muito cara. E é de soluções que falamos, penso.

    Ainda estou à espera é de saber em que dados se baseia para dizer 2 coisas:
    a) que a bola NUNCA salta num relvado sintético como num relvado natural
    b) que o Sporting iria ter estar SEMPRE inferiorizado quando visitar todos os restantes adversários?

    Com dados. Afinal é o que se espera de quem utiliza tantas certezas, do tipo NUNCA e SEMPRE, nas suas intervenções.

     
  • At 1/11/10 21:31, Blogger Pró-Sporting said…

    Fácil, não acham?

     
  • At 1/11/10 21:31, Anonymous Anónimo said…

    Jogos fora treinam em relvado natural na Academia

    Jogos em casa treinam em relvado sintetico na Academia e mesmo em Alvalade.

    Não vejo aí problemas de habituação e só teríamos vantagens.

     
  • At 1/11/10 21:35, Anonymous Anónimo said…

    E que tal um pelado?

    :)))

    fanático

     
  • At 1/11/10 21:35, Blogger Pró-Sporting said…

    Caro Nelson,

    Já andamos aqui a discutir há alguns aninhos...

    E o que é que esses aninhos nos demonstraram????

    Que sempre tive a razão do meu lado.

    quando era Anti-Paulo bento, lembar-se?
    E mais recentemente com a eleição do bettencourt...

    O que estes aninhos demonstraram é que tudo o que eu criticava, aconteceu e acontece ainda.

    Lembro que o caro Nelson, já com todo este Blogue (quase todo) virado contra si por ainda defender o cottonete, chegou a reconhecer há umas postadelas atrás, que se calhar, Bettencourt não foi a melhor escolha por parte do universo Sportinguista.

    Assim, recordo-lhe que as suas teimosias, vão sempre estampar-se na parede do "não faz sentido ser a favor de um relvado 100% sintético"

     
  • At 1/11/10 21:36, Blogger Pró-Sporting said…

    Então e que tal uma pista de gelo?

    Seríamos imbatíveis em casa!

     
  • At 1/11/10 21:37, Anonymous Nelson Santos said…

    Bem, com esses valores chego à conclusão de que nunca viu um orçamento "obral" na vida..

    Peço desculpa, mas se é para brincar às obras, que se brinque com valores no mínimo realistas.

     
  • At 1/11/10 21:38, Blogger Pró-Sporting said…

    Não coloquei o IVA, nem as comissões de amiguinhos!

     
  • At 1/11/10 21:38, Blogger Unknown said…

    Esta discussão sobre as opções para o relvado estava óptima , estava....

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 21:39, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    zen

    ok querem vender

    mas porque será que depois do bessa, apareceram logo 50 ou 60 equipas a encomendar aquele tipo de relvados?

    estes sintecticos nao tem nada a ver com os sinteticos tipo alcatifa, alias quem olha para o estadio do bessa nem diria que aquilo era sintectico.

    e as opinioes la do tal site sobre o estadio do bessa sendo ou nao "parciais" sao feitas por jogadores e ex jogadores e preparadores fisicos, ou seja gente habilitada a falar no assunto.

    a ir buscar um sintetico que se vá buscar o melhor


    pro

    se fosse assim tao facil e economico, partir as bancadas, e dar uns jeitinhos provavelmente já tinham feito isso, em vez de andar a mudar relvados todos os anos. se chegaram á conlcusao que o sintetico é o melhor e mais economico, provavelmente é porque têm pesquisado e chegarao a conclusao que é a unica soluçao

     
  • At 1/11/10 21:40, Blogger Pró-Sporting said…

    Caro Nélson,

    vai-me dizer que 2 meses de ordenado do Bettencourt não eram suficientes para uma obra deste tipo?

    As pálas são modulares! é como os meus netos brincarem com Lego!

     
  • At 1/11/10 21:40, Anonymous Nelson Santos said…

    Pro, sinceramente, agradeço-lhe que não invente dados, conversas ou sequer posts.
    Diga lá onde é que eu reconheci isso que afirma.
    Mais uma vez com dados, porque até agora TUDO (sim, TUDO) o que li da sua parte são suposições e, no caso desta espécie de orçamento, falsidades.

    Sempre teve a razão do seu lado? Olhe fique lá com a razão, que eu não tenho muita vontade de medir pilinhas, prefiro que me explicasse com dados as duas afirmações que fez e a cuja explicação foge deste o início.

    Ou sou obrigado a considerar que você não passa, afinal, de um iluminado igual aos outros?

     
  • At 1/11/10 21:41, Anonymous Nelson Santos said…

    "vai-me dizer que 2 meses de ordenado do Bettencourt não eram suficientes para uma obra deste tipo?"

    Digo mesmo. NÃO! Não chega! Nem de perto nem de longe!

     
  • At 1/11/10 21:42, Blogger Pró-Sporting said…

    O Sporting tem dinheiro para uma reestruturação do estádio!


    Vão ao ordenado do bettencourt e verão que ainda sobra dinheiro para tapar o fosso à volta do relvado!

     
  • At 1/11/10 21:42, Blogger Pró-Sporting said…

    O Sporting tem dinheiro para uma reestruturação do estádio!


    Vão ao ordenado do bettencourt e verão que ainda sobra dinheiro para tapar o fosso à volta do relvado!

     
  • At 1/11/10 21:42, Blogger Pró-Sporting said…

    O Sporting tem dinheiro para uma reestruturação do estádio!


    Vão ao ordenado do bettencourt e verão que ainda sobra dinheiro para tapar o fosso à volta do relvado!

     
  • At 1/11/10 21:42, Blogger Unknown said…

    Vou saír de campo...seja sintetico ou relvado.
    Boa noite a todos.

    Fernando Pacheco

     
  • At 1/11/10 21:42, Blogger Pró-Sporting said…

    ò Nelson,

    Sabe quanto ganha o bettencourt por mês?

     
  • At 1/11/10 21:43, Blogger Pró-Sporting said…

    é que depois da utlima assembleia, ficou deliberado que o cottonete já ganha mais do que o Abel!

     
  • At 1/11/10 21:45, Blogger Pró-Sporting said…

    Então faríamos assim.

    4 meses de ordenado do bettencourt.

    e para limar as novas pálas, utlizava-se os cabelos brancos do JEB, pois aquilo deve dar um brilho impecável às estruturas.

     
  • At 1/11/10 21:46, Anonymous Nelson Santos said…

    Eu sei, era preferível que fizesse como todos os outros presidentes de clubes de topo, que ganham por fora. Parvo dele, diga-se, que sairia muito melhor e levava o mesmo ou mais para casa. Lembra-se da declaração de impostos do Damásio? Pois! Também não recebia nenhum.

    Agora o que é típico é a sua fuga às perguntas. Por mim vou é fazer como o outro chato e "vou mas é trabalhar"... que já vi que da sua parte não sai daí.

     
  • At 1/11/10 21:47, Anonymous Nelson Santos said…

    Peço é desculpa, pela minha parte, ao ZenMan que colocou aqui um post muito interessante e que deu, até há alguns comentários atrás, para uma bela discussão. Já devia ter aprendido a não responder a comentários sem sentido, mas enfim...

     
  • At 1/11/10 21:48, Blogger Sporting até morrer said…

    Caro Vitor,

    O post era bom e bem intencionado mas infelizmente...

     
  • At 1/11/10 21:50, Blogger RFM said…

    Bom para animar a malta porque a discusão vai boa e que mantenham o nivel.PORRA. São apenas ideias e opiniões.
    Ora lá vai esta do OE acerca do IVA;

    SEXO – Imposto

    Se está a fazer amor e o seu par pede para fazer o 84.87... não fique assustado (a), é o mesmo que o 69, mas com o IVA incluído.

    Att: Serviço de Administração Tributária



    AGORA, ATÉ PARA O SEXO VAMOS PAGAR CONTRIBUIÇÃO!

     
  • At 1/11/10 21:51, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Pro,

    Existe alguma razão para desatares a disparar tanta merda sobre um assunto que como nós não és assim tão entendido?

    Tens outra maneira de dialogar?

    Não me leves a mal mas, tiveste a dar-lhe na pinga (CRF, FCR..ou sei lá como lhe chamavas)?

    SL

     
  • At 1/11/10 21:54, Blogger RFM said…

    Oh Vitor Araújo

    esta do Iva é para animar a malta..lolll

     
  • At 1/11/10 21:55, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    RFM,

    Só não comentei com LOOOL porque já tinha recebido essa por mail :)

    SL

     
  • At 1/11/10 21:55, Anonymous Anónimo said…

    Vejam o que poderiamos fazer em relvado sintetico

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Ijd87x4v87g

     
  • At 1/11/10 21:55, Blogger RFM said…

    Isto é duro de aceitar relvados sintéticos. Ninguém está preparado para os aceitar a 100%,
    Mas se o Real Madrid, Barcelona, Manchester U. por exemplo tivessem a opinião era outra logo.

     
  • At 1/11/10 21:59, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    RFM,

    Tens razão no que dizes "Mas se o Real Madrid, Barcelona, Manchester U. por exemplo tivessem a opinião era outra logo." pelo simples facto que haveriam muitos e bons exemplos enquadrados com a nossa realidade futebolística, e que nos facilitariam a aceitação do Sintético!

    SL

     
  • At 1/11/10 22:04, Anonymous Anónimo said…

    Quanto custa um sintético e a manutenção do mesmo? Quanto custa colocar um novo tapete de relva natural todos os anos? Já se decidiu realmente investir numa boa relva e numa boa empresa de jardinagem? Já se esgotou todas as opções de manutenção da relva? Não será que o Sporting ficará prejudicado por andar todas as semanas a trocar de superficie? Será que andar a jogar em sintético, depois natural e por aí fora não irá potencializar lesões?

    Mário Conceição

     
  • At 1/11/10 22:05, Blogger RFM said…

    OH Vitor
    eu meti a do Iva por falarem nos IVAs. Loll
    É para animar a malta. Porra.
    Tudo acontece ao SPORTING. Porra. Aquele estádio anda enfeitiçado.

    Mas deixa-me dizer que o que se passou nos espéctaculos é pura Nabice.
    Nos Américas fazem-se grandes espectáculos nas pistas de Gelo e horas depois estão a jogar Hokey no Gelo.
    Cobrem-tapam tudo com estrados de madeira e toca andar..depois é so retirar. Tudo fica impecável.
    Façam o mesmo..trabalhem.

     
  • At 1/11/10 22:12, Anonymous Anónimo said…

    lacaios é o que é. aposto como o JEBardo ou outro da sua laia deve ser sócio de alguma destas empresas de relva artificial tipica de clubes pequenos.
    estou com o Pro, isto vai ser mais uma negociata. espero que o meu presidente PPC esteja atento e que fale destes negocios onde quem perde somos sempre nós.
    agora é esta da relva artificial, para o ano é a mudança do nome do estádio, a venda dos terrenos da academia e tudo até só sobrar o osso.

    prolixo cus faxos

     
  • At 1/11/10 22:14, Blogger RFM said…

    Oh Vitor

    loll meti a do IVA 84:87
    foram (todos) aproveitar para fazer as compras .lolll
    Valeu a publicidade para acalmar. Porra tava a ficar bravo

     
  • At 1/11/10 22:17, Blogger Pró-Sporting said…

    Isto é musica que o JEBARDO nos está a dar!

    E os seus fiéis amiguinhos, vêm logo com teorias do género...

    Ah, o Young boys da Suiça, utiliza um sintético 100%.

    Vamos ma´zé à luta contra estas negociatas JEBARDAS que vão beneficiar alguém.

    De certeza que existem amiguinhos do JEBARDO na empresa que vai ser seleccionada.

    ainda falam do estado... olhem para o sporting, é só corrupção!

    REPITO, NO SPORTING, É SÓ CORRUPTOS!

    No porto, ao menos a corrupção dá-lhes títulos!
    A nós tira-nos anos de vida e dignidade!

     
  • At 1/11/10 22:21, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    RFM,

    Valeu-nos isso lol

    Bem até mais logo ou amanhã.

    SL a todos

     
  • At 1/11/10 22:43, Anonymous Felizberto said…

    O estádio Luzhniki é, tal como o nosso, um 5* da UEFA, mesmo tendo piso artificial.

     
  • At 1/11/10 23:54, Anonymous Nelson Santos said…

    Quando ao anterior...sem mais comentários.

    Deixo-vos mais uma pérola do jornalismo nacional que me chegou por mail.

    No Ricord
    "O Vitória Guimarães garantiu esta 2.ª feira uma importante vitória que permite um salto de seis posições na tabela, ficando agora no 3.º posto, com 16 pontos."
    E depois na classificação o Vitória tem 15 pontos, em igualdade pontual connosco.

    http://www.record.xl.pt/emdireto/?id_game=24949&id_post=161754

    Jornalismo de qualidade, sempre!

     
  • At 2/11/10 00:09, Anonymous Juvenal Carvalho said…

    Nelson,
    Tens razão. Mas se os jornalistas desse pasquim por aqui passarem e por exemplo virem como um post de grande interesse e passível de uma discussão saudável serviu essencialmente para dizer mal de tudo e de todos - quer dizer sempre do mesmo - quem somos nós para os criticar.
    Não tenho vergonha de ser do Sporting. Sinto-me é triste com tanta merda que ouço e leio. Bem, se calhar a culpa é minha. Como diz a minha filha. Pai, já estás cota!

     
  • At 2/11/10 00:15, Anonymous Nelson Santos said…

    Juvenal, eu já pedi desculpa por ter contribuído de alguma forma para a interrupção da tal discussão saudável. Culpa minha que já devia saber o que a casa gasta, e acabei por ajudar a estragar a bela e produtiva conversa que pessoas com ideias diferentes mas interessantes estavam a ter, aliás no seguinte do óptimo post. Mas às vezes salta-me a tampa quando leio certo tipo de "argumentos" e não gosto de deixar passar certas coisas. Feitiozinho!
    A minha filha diz-me o mesmo (papá, tás velhote!) Os miúdos é que a sabem toda!

     
  • At 2/11/10 00:31, Anonymous Anónimo said…

    Posição educada e compreensível a do Nelson Santos. Já outros...

    Quanto ao relvado, parece evidente que a resolução do problema está na instalação do sintético.
    Passamos a vida a queixarmo-nos do batatal e agora resistimos à mudança?
    Por mim, não me assusta esta solução, até porque o Sporting está habituado a ser pioneiro.

    SL

     
  • At 2/11/10 02:16, Anonymous Anónimo said…

    Falando por experiencia propria...

    http://www.sutherlandsharksfc.com.au/?page_id=15

    Jogar num sintetico e competamente diferente de jogar em relva natural.
    Este tipo de debate ja eu presenciei quando este sintetico foi colocado. Anteriormente o Sutherland tinha relva natural e de muito boa qualidade, foi variadissimas vezes utilizado pela selecao australiana em preparacao (treinos) para jogos do mundial. A decisao foi tomada por razoes economicas, e que este artificial permite uma sobrecarga de uso que um natural jamais permitira, abrindo portas aos mais variados usos e sem encargos de manutencao!!!
    O que interessa...
    A bola nao rola e nao salta de uma forma natural.
    Qualquer individuo que caia e deslize neste sintetico arranha-se todo, tem o mesmo efeito de uma carpete...queima!!!!

    Em Portugal tambem joguei em varios pelados, Trafaria, corroios, costa da caparica etc... se me perguntarem se eu prefiro o sintetico ao pelado???? De longe, o sintetico apesar de tudo e mais macio que que qualquer pelado, a bola nao salta tanto etc..

    Um clube com a nossa grandeza tem que ter um relvado natural!!!!
    Ja tivemos dois relvados em condicoes perfeitas...
    o primeiro que tinha um misto de fibras sinteticas, utilizado no euro 2004, durou 2 anos e foi destruido com um concerto...
    O segundo, totalmente natural, estava em optimas condicoes apasar de ser novo, fez uma epoca inteira, nao resistiu ao ultimo concerto realizado em Alvalade...
    Recordo-me que na altura SF disse que estava tudo programada porque a receita do concerto dava para substituir o relvado...como aconteceu!!!
    Digo isto porque ha solucoes, talvez nao sejam tao economicas como um sintetico.
    Sera que o verdadeiro problema nao esta realmente nos custos de manutencao de um relvado natural????

    Saudacoes Leoninas
    PauloLionheart

     
  • At 2/11/10 08:34, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Paulo

    De que tipo de sintectico estamos a falar? Será ultimia geração? Vamos por partes. Tambem eu preferia que o nosso relvado fosse natural. Digo que por mim aquela situação do 2 video não me desgosta em nada. Apenas urge que o SCP arranje rapidamente uma solução para isto!!! É facil de perceber que tal como os relvados naturais , há os bons e maus sintecticos. Nesse do Bessa ou do tipo nunca joguei.
    Todas as terças jogo nos sintecticos do Estoril. Claro que para quem jogou anos e anos em pelados que a bola tanto saltava regularmente como dava uma carambola e nos fugia, é um avanço fantastico.

    É pena que não tivesse havido um estudo ou uma preocupação de raiz aquando a construção do estádio para esta possibilidade. Mas talvez seja desculpavel pois era o primeiro estádio a ser construido nestas novas arquitecturas e fechado. O certo é que logo desde o inicio o relvado apresentou-se numa forma miseravel. Agora 7 anos depois é necessario acabar de vez com este problema.

    Sintectico ou relvado natural? É uma boa pergunta. Quanto a bola saltar muito...se a tratarem bem tal como o Barcelona....ela andará redondinha no chão. De todo o modo e como o nosso relvado não pode ser trazido cá fora como alguns na Holanda ou Alemanha, é necessario chegar a uma solução quanto ao facto da temperatura aumentar nos topos....Ventoinhas? Já não sei o que sugerir...

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 2/11/10 08:37, Blogger Mike BlitzGreen said…

    O jogo trás uma reportagem sobre sintecticos e SCP

    http://www.ojogo.pt/index.asp

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 2/11/10 09:00, Anonymous Anónimo said…

    e venha o rugby

     
  • At 2/11/10 09:34, Anonymous Anónimo said…

    O JOGO:

    Sem condições - e já sem paciência - para manter em bom estado o relvado natural do Estádio José Alvalade, que já vai no seu sexto tapete, o Sporting assumiu ("com 95% de possibilidades", afirmou o presidente Bettencourt) que em 2011/12 mudará para um relvado sintético "de última geração e fantástico". Os sintéticos não costumam ser do agrado dos profissionais do futebol, mas o mercado evoluiu e O JOGO foi à procura da melhor solução, que já existe em Portugal, no Estádio do Bessa, e que muito provavelmente será adoptada pelo Sporting, que procura o topo de gama: o sistema Geofill de enchimento orgânico, a grande novidade em relação aos habituais de granulado de borracha.

    Quando se joga em sintéticos, é normal ver precisamente as bolinhas pretas de borracha a saltarem, a ficarem pegadas ao corpo ou a dificultarem a estabilidade dos apoios no piso, ou até a sobreaquecerem os pés quando está calor, isto para além de a bola saltar mais e de o piso ser mais duro para as articulações e abrasivo nos carrinhos... por muito evoluídos que sejam. Mas a marca italiana Italgreen (representada em Portugal pela Global Stadium) patenteou o denominado Geofill, um novo sistema que substitui o enchimento de granulado de borracha por um orgânico, ecológico e que melhor simula a relva natural e a sua relação com a bola e os atletas. Em Portugal, já existe no Estádio do Bessa e até o Barreirense o vai instalar, tendo em vista o retorno de futuros rendimentos derivados da formação de jogadores. O Sporting sonda o mercado há muito tempo - instalou recentemente dois de granulado de borracha na Academia, para a formação - e terá de optar em breve. Mas o futuro passa com certeza pelo melhor do momento.


    PRINCIPAIS INOVAÇÕES DO SINTÉTICO GEOFILL
    • Fibras vegetais e minerais

    • Enchimento orgânico, que não levanta como as "bolinhas" pretas de borracha

    • Estabilidade no apoio do pé e em corrida

    • Não é abrasivo nem com calor nem com frio

    • Fresco, mesmo com temperaturas elevadas

    • Eco-friendly

    • Ressaltos, deslizamentos e resistência à rotação da bola mais parecidos ao relvado natural

    • Também apto e aprovado pela International Rugby Board


    EM COMUM COM OS SINTÉTICOS DE GRANULADO DE BORRACHA
    • Certificação FIFA

    • Custo de instalação superior a um relvado natural e de manutenção mais barato

    • Maior durabilidade com utilização frequente

    • Imune a fungos, bactérias, vírus

    • Possibilita a realização de outros eventos para gerar receitas

    • Aspecto sempre bonito, mesmo com condições climatéricas adversas

     
  • At 2/11/10 09:35, Anonymous Anónimo said…

    O JOGO:

    O Novara, que actualmente milita na Serie B de Itália, foi o primeiro emblema profissional daquele país a instalar o sintético com Geofill e a receber a respectiva certificação FIFA. O modesto clube está no primeiro lugar da Serie B, pelo que as possibilidades de, para o ano, haver Geofill na Serie A são... grandes.

     
  • At 2/11/10 09:35, Anonymous Anónimo said…

    O JOGO:

    Por enquanto, apenas o Estádio do Bessa, em Portugal, está equipado com o relvado sintético de enchimento orgânico Geofill. Curiosamente, é lá que o Benfica costuma treinar quando se desloca ao Norte do País. Os encarnados experimentaram, repetiram, e quando há necessidade de treinar, o Bessa é o palco eleito.

     
  • At 2/11/10 09:36, Anonymous Anónimo said…

    O JOGO:

    Vítor Golas é, no universo leonino, uma das pessoas mais capacitadas para falar sobre a implantação de um relvado sintético em Alvalade. Depois de ter começado a época no plantel sénior dos verdes e brancos, o jovem guardião seguiu, por empréstimo, para o Boavista, clube que adoptou esse piso para o Bessa. Conhecendo, por isso, os problemas do relvado de Alvalade e o que é jogar num sintético de última geração, Golas aprova a troca pensada pelos verdes e brancos. "Se o que vão colocar for igual ao do Bessa, é muito bom. Lógico que não é igual a relva natural, mas é um relvado de muita qualidade", garante a O JOGO. "Se não há nenhuma solução quanto aos problemas do relvado de Alvalade, então sem dúvida que um sintético como o do Bessa é uma óptima opção", reitera o guarda-redes que o Sporting cedeu ao Boavista.

    Como vantagens, Golas destaca sobretudo a resistência, tanto ao uso como ao estado do tempo, sobretudo quando chove. "A principal vantagem é ter o campo bom durante o ano inteiro, sempre disponível para treinar e para jogar. Não há aquela preocupação do desgaste ou da preservação desta ou daquela zona. E a com a chuva também não altera tanto como acontece com um relvado natural", explica o guarda-redes brasileiro de 19 anos, reconhecendo, no entanto, que também existirão contras neste tipo de piso. "É um pouco mais duro. Nas quedas pode queimar um pouco. E os jogadores com problemas nos joelhos também terão de ter algum cuidado, porque podem sentir a diferença de um piso para o outro", admite. "Mas no geral a qualidade é muito boa, não tenho dúvidas disso", aconselha, decidido, o leão dos axadrezados.

     
  • At 2/11/10 09:56, Blogger Luís said…

    Mais um grande post sim Sr.

    Antes que me ataquem deixem só dizer-lhes que sim onde trabalho tem um departamento de Agronomia e foi com estes que falei, perguntei, não servirá de grande coisa pois não estarão por certo preparados para algo de dimensões como relvados de futebol e todas as condicionantes que um estádio como o nosso apresentam.
    Porém disseram-me algumas coisas que achei interessantes.

    1º que tudo o que me disseram foi que cultivar seja o que for num vaso é muito mais dificil do que parece (não estamos a falar de flores)e tem muitas condicionantes, o nosso relvado esta literalmente posto sobre um vaso!
    Depois surgem todas as questões climatéricas.
    Existem sempre soluções ( genéticas, misturas de gramas mais ou menos resistentes à falta de sol, ventilação e tudo mais)mas os custos podem ser muito altos mas volto a referir a manutenção que fazem de inumeros relvados não estão nem nunca vão estar sujeitos às pressões que m relvado de futebol esta nem terão grandes preocupações com escoamentos de águas o que influência e muito o tipo de solo escolhido e o solo talvez seja o mais importante para fazer vingar todo o tipo de cultura, relva incluido!
    Porém seria sempre caro e esta é a única certeza que me disseram.

    Eu pessoalmente não vejo grande mal num sintético desde que não se falhe mais uma vez na escolha.
    Gostei da opção "mistura de sintético com relva natural" algo que até já funcionou.
    A certeza que tenho é que algo tem de ser feito e volto a dizer neste assunto a Direcção não pode ser culpada de ter cão e de não o ter.

    Se o sintético não dificultar a vida aos jogadores e não representar uma mudança radical (e parece que não hoje em dia) para um relvado natural então não vejo qual o mal de se mudar.

    Logico que perfeito seria sempre o natural mas se não é possivel manter um bom defendo que se avance para outra solução, ficar parado é que não.

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 2/11/10 13:07, Anonymous Anónimo said…

    Miguel.
    o Sintetico nao e de ultima geracao, em 2007 era o mais avancado que havia no mercado, composto com as pequenas particulas de borracha.
    Isto e como os telemoveis, todos os anos sai um novo...
    Provavelmente em 2013 aparece outro sintetico melhor, ainda mais parecido com um natural.
    Admito perfeitamente que este tipo de relvado futuramente possa ser a solucao, a durabilidade e os custos de manutencao sao de facto melhores que um relvado natural...mas nao agora!!!
    Isto do Pioneirismo tem destas coisas, somos os primeiros mas depois aparece sempre alguem que acaba por aperfeicoar as nossas ideias... com melhores resultados.
    Foi assim com o estadio, com a academia, com a SAD etc...

    Vitor Golas descreve o sintetico do bessa como sendo mais duro que um natural. Qualquer tipo que tenha jogado a bola sabe que um piso duro e terrivel para joelhos e pes.
    Tambem diz que queima. Queima porque nao desliza como a relva natural...prende!!!
    Vao-me dizer que as probabilidades de aparecerem lesoes nao e muito maior que num relvado natural???

    Alguem me sabe responder porque e que de repente nao ha outra solucao senao um sintetico???
    Desculpem a pergunta, eu tambem tenho lido sobre temperaturas elevadas, pouca circulacao de ar etc..
    Mas ninguem me explica porque e que em 2004 o relvado estava excelente e agora ja nao e possivel ter igual?
    porque e que o relvado anterior a este, o tal que foi destruido com o concerto, que era totalmente natural, enraizou e estava em optimo estado... e agora nao podemos ter igual????
    Ate me responderem a isto, provarem-me que e impossivel haver relva natural sem alterar a estrutura do estadio porque isso era um absurdo em custo, eu nao concordo com o sintetico!!!
    Nao por teimosia, mas porque quero o melhor para o meu clube!!!!

    PauloLionheart

     
  • At 2/11/10 13:24, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    paulo lionheart

    o do bessa nao tem essas particulas de borracha, é um material organico e mineral, com um nome estranho.

    o do bessa tem feito tanto sucesso que o shaktar encomendou para eles, para todos os campos de treino, as equipas russas estao a encomendar tambem, e é algo muito superior ao que o sporting jogou na russia no estadio que recebeu um final da champions. alias o do bessa foi colocado este ano ou no ano passado

     
  • At 2/11/10 13:54, Anonymous Anónimo said…

    Eu sei Riga/V

    Eu acabei de ler Na Bolha as vantagens do sintetico segundo Pedro Afra...
    Tudo se resume a EUROS!!!!!!
    PauloLionheart

     
  • At 2/11/10 14:23, Blogger RFM said…

    O Riscord diz que em Janeiro o Hugo Almeida pode vir pro Sporting...
    Mais um tosco do refugo do PC-fcp
    Já nos encavou um ..Obrigado,

     
  • At 2/11/10 14:30, Blogger RFM said…

    A questão do sintético ou do verdadeiro Relvado Natural é motivo de muitas questões e paixões.
    Mas no dia que as Liga(s) apoiarem e ajudarem nestas novas inovações as coisas começam a mudar mentalidades. Acho que é tudo mentalidades.
    Quanto a opiniões dos jogadores..Olhem , sabem como diz o outro: quando não sabem F**** até os tomates lhe estorvam.

    e

    Não há Burro que não coma palha é preciso e saber-lhe dar..!!!

    RESOLVAM isso que já são horas.

     
  • At 2/11/10 15:13, Anonymous Anónimo said…

    Muito se tem falado sobre o relvado.

    Não tenho qualquer tipo de dúvida que os relvados sintéticos vão estar em todos os estádios num futuro muito próximo. Pelos diversos motivos, econômicos, durabilidade, qualidade e beleza. Este tipo de relvado é sem dúvida muito mais bonito com qualquer tipo de condições climatéricas. Vejamos o caso do futebol americano, alguém já viu um jogo destes num campo com relva em mau estado? Claro que não, porque o que usam sintéticos e a imagem que passa na tv é muito bonita. E hoje em dia as tv tem muito poder.

    Agora só falta juntar a beleza do relvado sintético com as condições de praticar um bom futebol.

    Fala-se também da dureza dos relvados, então e os jogadores de futsal? Querem um piso mais duro que este? Os jogadores de relva estão muito mal habituados.

    Outra, quantas vezes treinamos em alvalade antes dos jogos? Que eu saiba nenhumas. Ou seja os jogadores só treinam na academia, por isso o factos casa perde-se um pouco aqui. Com o sintético, pode-se treinar lá todos os dias, aqui temos uma grande vantagem no factos casa.

    Mais outra, os sintéticos abundam nas camadas jovens, ou seja os futuros craques estão aprender a jogar neste tipo de relvados. Como vai ser o futuro deles em pisos naturais? Muitos deles vão ter dificuldades em adaptar a relva natural.

    Porque que os grandes clubes não tem este tipo de relva? Simples, porque a dimensão de um clube com o real, barca ou man utd não permite ainda correr esse risco. Os clubes de menor dimensão são os ratos de laboratório.

    Posto isto, acho que sim. O sporting devia ser pioneiro, pois penso que hoje em dia já existe pisos sintéticos bastante evoluídos.
    Este tipo piso, é bom para os jogadores com técnica, criativos e rápidos. Quem tem este tipo de jogadores? O sporting nas suas camadas jovens, penso que iríamos ganhar muito com isso pois os nossos jovens poderiam aplicar todas as suas capacidades nestes sintéticos com maior facilidade. E para mais, teríamos um campo sempre em condições mesmo com chuva.

     
  • At 2/11/10 15:17, Blogger ana said…

    beeeem, isto é que vai para aqui uma discussão... Quando vi o número de comentários, pensei que houvesse "peixeirada" à conta do que o JEB tinha dito e que a conversa já estaria a ser sobre tudo menos o relvado... enganei-me, e ainda bem. Gostei!
    Confesso que não li tudo, mas como sou um bocado (muito) conservadora, gostava que se arranjasse uma solução para manter o relvado natural. Na impossibilidade de isso acontecer, que venha de lá o sintético, então. Mas não concordo que represente uma vantagem apenas nós termos sintético. Os nossos adversários só terão um jogo em campo sintético uma vez por época, em Alvalade. Nós teremos 15 deslocações a relvados naturais. Como será a coisa? Em semana de jogo fora treina-se em relvado natural e em semana de jogo em casa, no sintético? Isso em termos físicos não terá consequências?
    Li algures lá para trás que o campo de Alvalade é um "vaso". Ora, há vasos com plantas que se dão bem dentro de casa, sem ventilação nenhuma. Teremos nós bons tratadores de relva?

     
  • At 2/11/10 15:25, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    pelo que li se o sporting for mesmo para o sintectico, será algo ainda mais evoluido do que o que está no estádio do bessa

     
  • At 2/11/10 15:31, Anonymous Anónimo said…

    O novara que usa um relvado igual ao do bessa, se subir a série A, na próxima época vai ser um passo enorme.

    Novara:
    Casa. 6 jogos 6 vitórias. 16 golos marcados, 2 golos sofridos.
    Fora 6 jogos 3 vitórias, 1 empate, 2 derrotas. 10 golos marcados 6 golos sofridos.
    O novara com 12 jogos tem 6 pontos de vantagem som o 2, e 7 pontos de vantagem sobre o 3.

     
  • At 2/11/10 15:32, Anonymous Anónimo said…

    olha so para dar uma achega a discussao,o estadio de wembley que e considerado o melhor do mundo ja teve o mesmo problema que o de alvalade e mudaram para uma relvado com mistura de fibra e relva e este ano parece outro. http://www.evergreensuk.com/Blog/index.php/2010/07/30/wembley-boosts-world-cup-prospects-witha?blog=2

    e vai la acontecer a final da liga dos campeoes em 2011.

     
  • At 2/11/10 15:35, Anonymous Anónimo said…

    http://www.guardian.co.uk/football/2010/aug/06/manchester-united-chelsea-wembley-pitch

     
  • At 2/11/10 16:02, Anonymous Pedro Leonino said…

    Impressionante como não se consegue ter um assunto discutido sem que as pessoas se insultem ou simplesmente achem que as suas opiniões são mais importantes do que as demais. Um pouco de humildade não ficaria mal a alguns. E, sim, têm nomes: os senhores Pro e Nelson Santos ficaram muito mal na fotografia. Especialmente o primeiro, que, ao contrário do segundo, nem sequer conseguiu argumentar com... argumentos.

    Shame on you, my friends.


    Quanto ao post, já dei a minha opinião uns posts abaixo: sou contra. Totalmente contra. Acho que desportivamente seria terrível para o clube. Embora esta vertente esteja cada vez mais esquecida por parte de quem dirige o Sporting.

     
  • At 2/11/10 16:09, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    http://pt.uefa.com/memberassociations/news/newsid=257093.html

    vejam este artigo

     
  • At 2/11/10 16:26, Blogger Unknown said…

    Excelente post do Vitor Araújo que tem merecido salvo algumas poucas excepções uma discussão séria e ponderada.
    Inicialmente torci o nariz , mas depois de ver e ler muita coisa cheguei a uma conclusão e para isso muito contribui-o as decisões da UEFA/FIFA : optemos ou não por ele , o sintético será o piso do futuro.Os principais problemas que se levantavam tinham a ver com a dureza do piso que originava mais lesões e o saltar da bola diferente(espero não estar a dizer nenhuma asneira).Parece que os novos sintéticos superaram esses problemas como tal não se vislumbram grandes obstáculos. Resta a tradição mas essa já não é o que era lol. E depois de ver vários bonecos até estéticamente me parecem muito melhores.
    Bom bom mesmo era aproveitar a onda e tratar do fosso e das cadeiras junto com o novo relvado mas isso era pedir o céu.

    Saudações Leoninas

    Fernando Pacheco

     
  • At 2/11/10 16:28, Blogger Unknown said…

    E se optarmos pelo sintético vamos mais uma vez ser pioneiros em Portugal e irá acontecer o habitual, toda a gente dirá cobras e lagartos e daqui a uns tempos estarão a fazer o mesmo que nós.
    Vale uma aposta?

    Fernando Pacheco

     
  • At 2/11/10 16:58, Anonymous Nelson Santos said…

    Pedro Leonino, já pedi desculpa por ter contribuído para o desviar da conversa, mas além de não ter ofendido ninguém, só pedi dados ao Pro para avaliar duas certezas, dado que ele dizia que por aqui "É só iluminados...". Fora isso chamei-lhe mentiroso relativamente à história do orçamento para a demolição de parte dos topos e demais alterações na estrutura do estádio porque realmente os valores que ele referiu estão completamente fora da realidade.

    De qualquer forma, acho que esta discussão passou por cima disso e continuo a ver aqui muita informação interessante, como este artigo sobre Wembley e o link do site da UEFA. Espero igualmente que o post de amanhã? do "A Norte de Alvalade" seja mais um ponto para podermos avaliar as alternativas. Quanto a mim posso dizer que, e avançado-se mesmo para uma opção diferente, estaria mais inclinado a aceitar com facilidade uma solução mista, semelhante à do novo relvado de Wembley. Para os ingleses, sempre tão tradicionais, optarem por isso, é porque deve ser uma solução que lhes tá total garantia de qualidade. Ainda para mais não fazia ideia que há imensos clubes na ilha a usarem esse sistema, tinha a ideia que por lá todos os relvados da Premier eram 100% de relva. Afinal Arsenal [desde 2006], Liverpool [2001], Tottenham [2002], Manchester City [2003], Aston Villa [1997] já utilizam o tal sistema misto de relva e fibra.

    Mas lá está, mais informação nunca é informação a mais.

     
  • At 2/11/10 17:25, Blogger Pró-Sporting said…

    Caros illuminati:

    Solução mista!
    Já resultou em Alvalade.

    Está fora de questão, um relvado 100% artificial!

     
  • At 2/11/10 17:32, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    nelson

    pelo que ouvi dizer a soluçao sintetica seria a geraçao mais recente que a utilizada no bessa

     
  • At 2/11/10 17:33, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    pro

    e está porque queres certo?lol

     
  • At 2/11/10 17:59, Anonymous Felizberto said…

    Mas a solução mista (que volto a referir era de 97/3) também falhou, e não foi por causa de um concerto, foi porque a certa altura aquilo estava tudo podre lá por baixo (e ainda por cima os custos iniciais e de remoção são bastante mais elevados).

    A questão é simples, dentro do que se poderá considerar simplicidade... ou existem estudos profundos "no local" efectuados por reputados técnicos para se saber EFECTIVAMENTE quais (e se) as condições em que um relvado natural poderá sobreviver em EXCELENTES condições e todo o ano, ou então é avançar a toda a força para a melhor solução actual do mercado dos sintéticos, sabendo de antemão que isso das trajectórias, durezas e "prisões" da bola são balelas... coloque-se um sintético ao lado do que tem sido o habitual e responda-se à questão:

    - Sobre qual se veria melhor futebol?

     
  • At 2/11/10 18:20, Blogger Mike BlitzGreen said…

    A questão é simples, dentro do que se poderá considerar simplicidade... ou existem estudos profundos "no local" efectuados por reputados técnicos para se saber EFECTIVAMENTE quais (e se) as condições em que um relvado natural poderá sobreviver em EXCELENTES condições e todo o ano, ou então é avançar a toda a força para a melhor solução actual do mercado dos sintéticos, sabendo de antemão que isso das trajectórias, durezas e "prisões" da bola são balelas... coloque-se um sintético ao lado do que tem sido o habitual e responda-se à questão:

    - Sobre qual se veria melhor futebol?

    Felizberto

    Julgo que é isso que deve ser levado em conta!

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 2/11/10 19:26, Anonymous Anónimo said…

    Sem duvida que se pode praticar bom futebol. Vejam os vídeos do Novara líder da Serie B italiana. Usa uma relva igual ao do Bessa.

    http://www.youtube.com/watch?v=YUMrLB2baSk

    http://www.youtube.com/watch?v=9-EbN2qp5ME&feature=related

    Penso que temos muito ganhar, os nossos jovens vão jogar melhor ainda nesta relva.

     
  • At 2/11/10 19:41, Blogger Jaimestre said…

    Eu sou de opinião que o relvado deve ser natural. Procurar alguma engenharia de agronomia que juntamente com alguma mistura de foibra sintética permitisse remos relva natural e por fim acabar com os concertos de música que só massacram a relva.
    E já agora direi que a diferença e o prazer entre jogar futebol na relva natural e jogar no sintético será a mesma que quando fazemos amor com preservativo e sem ele, é mais natural
    Jaimestre

     
  • At 2/11/10 20:12, Blogger Jaimestre said…

    CORRECÇÃO (do meu anterior comentário)
    Eu sou de opinião que o relvado deve ser natural. Procurar uma engenharia que de uma mistura de relva natural com determinada percentagem fibra sintética permitisse termos um bom relvado como tivemos há uns anos, que acabou por ser danficado com os concertos de música, nãp seria mau de todo.
    E já agora direi que a diferença e o prazer entre jogar futebol na relva natural e jogar no sintético será a mesma que quando fazemos amor com preservativo e sem ele, Certamente que não há melhor do que o NATURAL...
    Jaimestre
    Jaimestre

     
  • At 2/11/10 20:45, Blogger Unknown said…

    Jaimestre

    Dando de barato que tem razão..subsiste um problemazinho. É que neste caso o prazer tem que ser nosso , os sócios, adeptos e demais espectadores.Os jogadores estão a trabalhar, a ganhar dinheiro ,o prazer deles não conta , o nosso é que importa.Somos assim tipo uns voyeurs lol.

    Saudações Leoninas

    Fernando Pacheco

     
  • At 2/11/10 21:51, Blogger Helder V. said…

    A' gente aqui a apoiar o sintetico que a' 6 meses atras ainda pensavam que o purovic podia ser util ao Sporting!!!!!!!!!! O mesmo que ja' tinha ditio que achava o Tonel superior ao David luiz, pois ainda tenho que ler que nao e' so o tonel pois o Carrico o NAC e ate' o torsiglieri estao num patamar igual a do defesa titular da selecao do Brasil,,,sera' de adeptos destes que os banqueiros gostam mesmo,,ele e' cada Einstein do futebol.

    Helder

     
  • At 2/11/10 21:58, Anonymous Anónimo said…

    os benfiquistas disfarçam-se tão mal quando tentam passar pelo que não são.

    Atento

     
  • At 2/11/10 22:05, Anonymous Anónimo said…

    And as time continued to move forward, artificial pitches became even more used as the two-star system (which grades artificial pitch performance) has been awarded to 130 different pitches throughout the world.

    And in North America's Major League Soccer, artificial pitches have been used since its advent in 1996, but are now considerably less popular than 14 years ago.

    Currently, only the New England Revolution and the Seattle Sounders are the only clubs that use an artificial surface.

    But outside of artificial pitches, there is now another popular mean in which artificial fibers can be used to help fix a natural grass pitch.

    That method is called the Desso GrassMaster, which attaches growing grass with artificial fibers to create a solid, even structure with good drainage.

    Currently, some of the most notable football stadiums in the world use this method, as Anfield, the Emirates Stadium, Wembley Stadium, White Hart Lane, and the Bernabeu all have the Desso GrassMaster in use at their stadiums.

    Along with that, the Mbombela and Peter Mokaba Stadium's in South Africa became the first ever World Cup stadiums to use artificial fibers for a football pitch at the 2010 World Cup.

    Despite the help that an artificial pitches can have to teams, it also is a major breeding ground for injuries that were less probable to receive on a grass field.

    And a fantastic example of this was to Aberdeen's rising star Fraser Fyvie, a 17-year-old midfielder who severed ligaments in his left knee and will now miss the rest of this season due to the injury he suffered on Alloa Athletic's synthetic surface.

    In Scotland, these plastic pitches have now been considered a solution for the terrible Scottish pitches due to the grueling winters, but manager Mark McGhee has already stated that he does not want Aberdeen to play on these plastic pitches anymore.

    Along with that, Tottenham manager Harry Redknapp also stated that UEFA should ban the turf from the Champions League after Spurs lost to Young Boys 3-2 in Switzerland, saying, "I don't agree with Astroturf and I don't think Astroturf should be used in a competition like the Champions League."

    But that obviously did not stop Spurs, as they were able to win 4-0 at White Hart Lane to advance onto the group stage of the Champions League for the first time in club history.

    So now that you know about the status of artificial pitches throughout the world of football, what do you think?

    Should artificial means of grass have a future in football or should grass remain as the primary means to play a football match?

     
  • At 2/11/10 22:25, Blogger RFM said…

    At 22:05, Anónimo said

    Sabes ler e traduzir o que escreves-te oh tolinho de merda?

    És daqueles patriotas de merda, né?

    Isto há cada um...OH Vitor Araujo vem cá abaixo ver isto e apaga isto. loll

     
  • At 2/11/10 22:26, Blogger RFM said…

    Os indios depois de estarem a ganhar por 4-0 mamaram 3

    Que vai ser a 1º-página da bolha amanhã?!..lolooll

     
  • At 2/11/10 23:17, Anonymous Anónimo said…

    E o roberto deu mais um pato!

     
  • At 2/11/10 23:28, Anonymous YaZalde said…

    Se houver algum beneficio com esta medida, ela apenas poderá ser tida em linha de conta em 50% dos jogos… Pois os outros 50% o SCP irá jogar nos relvados, ditos normais dos adversários…

    Não percebo esta do relvado sintético… Por acaso gostaria de saber quantos anos duraram os relvados do antigo estádio José de Alvalade… Ou será que existe um microclima na saida do Metro do Campo Grande?!?

    Será que isto significa que os concertos irão regressar ao Alvalade XXI?!?

    O SCP é um paraíso para negociatas…

     
  • At 3/11/10 00:05, Blogger leão irredutível said…

    Não temos tido bons relvados. Uma hipótese explicativa é que tal dificilmente será possível, caso contrário o problema provavelmente já teria sido resolvido.
    O facto é que a regra tem sido o batatal/areal.
    Assim, na impossibilidade de ter um relvado natural bom, parece-me bem o relvado artificial puro ou misto (os técnicos lá saberão).
    É claro que estamos só a conversar porque obviamente a decisão não passa por nós, e por isso me atrevo a dar a minha opinião de leigo.
    Hoje ouvi um especialista dizer que a nível de lesões praticamente já não há diferenças ou elas serão mínimas (sintéticos de última geração).

    E agora o meu espanto com um escrito do Manha e cito "... ao fim de muitos anos a perder por causa das arbitragens do sistema vigente e da ingenuidade de sucessivos dirigentes que nunca terão conseguido armar-se contra adversários impiedosos..."
    Haja alguém mais por dentro destas matérias manhosas que tenha a bondade de me explicar!

     
  • At 3/11/10 01:46, Anonymous Anónimo said…

    Lista de 19 convocados:

    Guarda-redes: Rui Patrício, Hildebrand e Tiago.

    Defesas: Torsiglieiri, Daniel Carriço, Evaldo, Cédric, Nuno André Coelho, João Pereira e Abel.

    Médios: Maniche, Valdês, Zapater, André Santos, Diogo Salomão e Vukcevic

    Avançados: Carlos Saleiro, Yannick Djaló e Hélder Postiga.

     
  • At 3/11/10 02:08, Anonymous Anónimo said…

    José Postiga, iniciado do Sporting, integra a comitiva que amanhã (quarta-feira) segue para Gent, a fim de disputar a 4.ª jornada da fase de grupos da Liga Europa.

    O jovem jogador «leonino», que na época passada marcou 23 golos em 23 jogos do Campeonato Distrital de Iniciados (I Divisão de Honra), foi o vencedor do Quadro de Honra da Academia, mérito que lhe proporciona esta viagem de sonho.

    José Postiga, aos 14 anos, juntou as boas prestações desportivas ao seu bom comportamento escolar e social, razão pela qual foi ele o jogador seleccionado.
    “Alcancei este prémio por tudo o que fiz na escola e na Academia. É o resultado do meu esforço e do meu empenho. É uma alegria muito grande poder partilhar esta experiência com a equipa sénior. Vou ver como é o ambiente e desfrutar desta oportunidade. E prometo trabalhar ainda mais para poder ganhar outra vez para o ano!”, disse ao site do Sporting.

    Irmão de Hélder Postiga, José transferiu-se do Varzim para o Sporting na época passada.

     
  • At 3/11/10 08:52, Anonymous Anónimo said…

    At 22:25, RFM said…

    Cambridge School, British Council you can learn there "Musgueira boy"! You don´t have manners, you are not polite and refined! Go back to school idiot!

     
  • At 3/11/10 12:09, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Calm Down!!!

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 3/11/10 14:14, Blogger RFM said…

    Oh Miguel Damas

    Acordei relativamente bem disposto hj.

     
  • At 3/11/10 14:41, Blogger Luís said…

    Esta esta boa:

    http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futadeptoscerclebrugge_021110_67681.asp

    Mas esta esta melhor:

    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_planopormenorpavaprovado_031110_67715.asp

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 3/11/10 15:01, Anonymous Anónimo said…

    At 22:05, Anónimo said…

    O INTELIGENTE DAS 22,05 QUE QUER MOSTRAR QUE FALA E ESCRVE BEM INGLÊS PARA ESCREVER ISTO.



    E porque o tempo continuado a mover passos para diante, artificiais se tornou usado ainda mais porque o sistema da dois-estrela (que classifica o desempenho artificial do passo) foi concedido a 130 passos diferentes durante todo o mundo.
    E no Soccer principal da liga de America do Norte, os passos artificiais foram usados desde seu advent em 1996, mas são agora consideravelmente mais menos populares do que 14 anos há.
    Atualmente, somente a volta de Nova Inglaterra e os Sounders de Seattle são os únicos clubes que usam uma superfície artificial.
    Mas fora dos passos artificiais, há agora um outro meio popular em que as fibras artificiais podem ser usadas ajudar reparar um passo natural da grama.
    Esse método é chamado o Desso GrassMaster, que une a grama crescente com fibras artificiais para criar um contínuo, mesmo estrutura com drenagem boa.
    Atualmente, alguns dos stadiums os mais notáveis do football no uso do mundo este método, como Anfield, Stadium dos Emirates, Stadium de Wembley, a pista branca do cervo, e todos o Bernabeu têm o Desso GrassMaster no uso em seus stadiums.
    Junto com o esse, o Stadium de Mbombela e de Peter Mokaba em África do Sul transformou-se os primeiros - sempre stadiums do copo do mundo para usar fibras artificiais para um passo de football no copo 2010 do mundo.
    Apesar da ajuda que os passos artificiais podem têm que equipes, é também uma terra produzindo principal para os ferimentos que eram mais menos prováveis para receber em um campo da grama.
    E um exemplo fantástico deste era à estrela levantando-se Fraser Fyvie de Aberdeen, um midfielder de 17 year-old que severed ligaments em seu joelho esquerdo e faltasse agora o descanso desta estação devido ao ferimento que sofreu na superfície sintética atlética de Alloa.
    Em Scotland, estes passos plásticos têm sido considerados agora uma solução para os passos Scottish terríveis devido aos invernos grueling, mas a marca McGhee do gerente tem indicado já que não quer Aberdeen jogar anymore nestes passos plásticos.
    Junto com o esse, o gerente Harry Redknapp de Tottenham indicou também que UEFA deve proibir o turf da liga dos campeões depois que dentes retos perdeu aos meninos novos 3-2 em Switzerland, provérbio, “eu não concordo com o Astroturf e eu não penso que Astroturf deve ser usado em uma competição como a liga dos campeões. ”
    Mas isso obviamente não parou dentes retos, porque podiam ganhar 4-0 na pista branca do cervo para avançar no estágio do grupo dos campeões que a liga para a primeira vez club dentro a história.
    Assim agora que você sabe sobre o status de passos artificiais durante todo o mundo do football, que você pensa?
    Devem os meios artificiais da grama ter um futuro no football ou devem grass remanescem como os meios preliminares jogar um fósforo de football?

    Sorting allez

     
  • At 3/11/10 15:18, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    os tradutores automaticos do google sao lixados.lol

     
  • At 3/11/10 15:27, Blogger Unknown said…

    Eh pá grande tradução parece o outro a falar inglês.Gosto particularmente dos invernos grueling lol mas esta parte é a melhor -" depois que dentes retos perdeu aos meninos novos " lol
    Os tradutores automáticos do google são uma maravilha.
    Mas valeu a intenção.

    Saudações leoninas


    Fernando Pacheco

     
  • At 3/11/10 17:04, Blogger Mike BlitzGreen said…

    teijam calmos!!

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 3/11/10 17:12, Blogger Unknown said…

    Cuando tiber plantado bou lá todes dias ber o sintretico cresxer a Albalade.lol

    Fernando Pacheco

     
  • At 3/11/10 17:12, Anonymous Hélder M. said…

    já houve merda no conselho leonino. há conselheiros a pedir a saida imediata do presidente. fodasse que não se pode tar sossegado neste clube

     
  • At 3/11/10 17:30, Anonymous Pedro Leonino said…

    Que ocorreu, Hélder M.?

     
  • At 3/11/10 17:31, Blogger Unknown said…

    JEb não está em Gent a chefiar a comitiva? Houve reunião do CL?


    Fernando Pacheco

     
  • At 3/11/10 17:48, Anonymous Anónimo said…

    é desta que o porco cai. vão ler o Leão da Estrela.

    prolixo cus faxos

     
  • At 3/11/10 17:54, Blogger RFM said…

    O dia das bruxas não foi (31) anteontem?!..porra

    Bom mais esta dica acerca dos relvados sintéticos.

    http://www.globalstadium.pt/pt/go/apresentacao-gs

     
  • At 3/11/10 17:56, Blogger Unknown said…

    Fui ao Leão da Estrela e vi ZERO.

    Isto chama-se INVENTAR notícias.

    Medíocre , com esta oposição JEB fica lá por 500 anos.


    Fernando Pacheco

     
  • At 3/11/10 18:03, Blogger Unknown said…

    Leiam a grande noticia do leão da estrela-

    "Qual é o motivo da grande preocupação do momento que está a agitar os membros do Conselho Leonino do Sporting Clube de Portugal, que está a provocar troca de correspondência electrónica entre eles e a gerar pedidos de expulsão do clube de, pelo menos, um dos membros desse órgão social da colectividade leonina? O pomo da discórdia é José Eduardo Bettencourt. E mais não digo."

    E mais não diz.......hihihiihihih.

    Patético !


    Fernando Pacheco

     
  • At 3/11/10 18:03, Anonymous Anónimo said…

    ó homo, se não sabes o que se passa cala-te. daqui a uns meses o JEB vende o clube ao gajo do Manchester City e depois vais apoiar os jogadores da equipa B dos ingleses, todo feliz e contente. é isso que queres por 500 anos?

    prolixo cus homos

     
  • At 3/11/10 18:09, Blogger Unknown said…

    ó Cus

    Realmente não sei mas estou á espera que me expliques .
    Ou não temos todos o direito de saber?

    Fernando Pacheco

     
  • At 3/11/10 18:24, Blogger RFM said…

    O post do Leão da Estrela nem aquenta nem arrefenta.
    É melhor estar calado (Não escrever..) do que dizer NADA
    Vale ZERO.

     
  • At 3/11/10 19:13, Blogger ana said…

    E então? Só há post novo quando chegarmos aos 200 comentários neste?

    O Leão da Estrela não é para ser levado a sério. Quando vemos posts que são "verdadeiros testamentos" relativamente a uma coisa que o JEB diga ou a uma derrota do clube e depois vê-se meia dúzia de linhas a falar de uma vitória, acho que demonstra bem o que o move. Deixei de lá passar. Por lá e por mais dois onde ia com frequência. Não gosto de parar em certos cafés aqui na zona, de manhã, para não ouvir a constante quadrilhice de certas "donas". É o que me fazem lembrar alguns blogues actualmente: "certos cafés aqui da zona, de manhã"... :P

     
  • At 3/11/10 19:15, Anonymous Juvenal Carvalho said…

    O Leão da Estrela que conheço e idolatro é aquele grande filme português com o incomparável António Silva a exacerbar o seu Sportinguismo.
    Nem sabia que existiam cópias piratas na blogosfera do Sporting.

     
  • At 3/11/10 19:29, Anonymous Anónimo said…

    muito contentes andam vocês. nem percebem o que está prestes a acontecer. leiam os 2 ultimos artigos do Francisco Sousa Franco no Ideal Sporting e aprendam. depois nao digam que nao foram avisados.

    prolixo com o JEB e os ingleses

     
  • At 3/11/10 19:50, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 3/11/10 19:53, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Anonimo,

    Se te identificasses (Correctamente) ficava melhor para todos, não só em te respeitarem como em te darem "ouvidos"!
    Li o que FSF escreveu no ideal Sporting, e não vejo nada de criticável, apenas coloca questões e a meu ver algumas bem pertinentes.
    Mas no fundo o que acontece é que ele sabe tanto como nós sobre os assuntos que lá dentro (Alvalade/Administração) se desenrolam e em que circunstancias o negocio X ou Y foi feito, acabando assim por ser, nada mais que um desabafo, assim como tantos de nós fizemos/fazemos sempre que alguma noticia envolvendo o nosso clube aparece!

    Mais uma vez volto a frisar, eu que não pactuo com esta direcção e linhagem que perdura à anos lá dentro, não posso concordar com o massacre diário sobre tudo que é feito no SPORTING, e para fazer-lo faço-o nos dias devidos em que essas noticias vêem a lume!
    Será que alguma vez vamos obter respostas quando desabafamos sobre tudo que achamos que por lá anda mal? - Era bom era, e por esse mesmo motivo fiz o que todos devíamos fazer, fiz-me SÓCIO novamente e depois nas assembleias poderei apoiar, criticar e VOTAR nos assuntos e/ou elementos que me apresentem factos e argumentos mais validos e que coadunem com a minha maneira de estar e ser para com o meu clube de Coração!

    SL

     
  • At 3/11/10 19:56, Blogger ana said…

    ninguém anda contente. acho eu. mas agora é preciso andar sempre a falar mal e arranjar motivos para "cascar" para se mostrar que se está descontente. Pergunta aos teus amigos todos, "jebistas" e "não-jebistas" se estão contentes. Pode ser que tenhas uma surpresa.

     
  • At 3/11/10 20:29, Anonymous Algoncalves said…

    E o que tem os post´s do Ideal Sporting de extraordinário que já não se tenha falado por estas bandas?

    E o que tem de util a pseudo-noticia do Leão da Estrela? Para mim é mais terrorismo bloguistico que outra coisa.

    Também a mim era fácil chegar aqui e dizer que sei muitos podres do Sporting, mas não os concretizar.

    Já parece o outro que aqui vem de quando em vez dizer que sabe imensas coisas da "oposição" mas não as concretiza por que diz "que defende a estabilidade do clube".

    Isto parece a história do individuo que rouba e sai a gritar "Pega ladrão, pega ladrão!!!". Para ameaçar e não concretizar mais vale ficar calado.

    Se querem esse tipo de conversa também posso fazer o mesmo:

    - Sabem a ultima? eu sei mas não vos digo...

    tenham paciência...

    SL

    André Gonçalves

     
  • At 3/11/10 20:43, Anonymous Anónimo said…

    At 15:01, Anónimo said…

    Good job, poor translation! Thanks for helping RFM!

    Sporting Always

     
  • At 3/11/10 21:51, Blogger RFM said…

    Nao te falta nada para estúdio...isto é para ser simpatico contigo.

     
  • At 3/11/10 21:52, Blogger RFM said…

    ainda vais ser agarrado..eu apanho-te melhor do que tu pensas.

     
  • At 3/11/10 22:15, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Deixem-se disso, lol, já à novo Post!

    SL

     
  • At 3/11/10 22:17, Blogger ana said…

    199...

     
  • At 3/11/10 22:17, Blogger ana said…

    ...200!! :-)

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home