"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, abril 13, 2011

Núcleos: O "Coração" do Sporting Clube de Portugal

Numa altura pós eleitoral e em que durante a campanha os Núcleos foram muito falados pelas candidaturas que se apresentaram ao acto eleitoral, urge dar um novo elan aos Núcleos, que sendo um tema de que gosto particularmente por ser fundador e agora Presidente daquele que é o da localidade onde resido, são igualmente vitais para que o associativismo e o fervor leonino sejam levados ao rubro.


Por ser verdade, quero aqui reiterar o bom trabalho e os passos que foram dados pelo anterior Conselho Directivo com a criação de uma Comissão Coordenadora dos Núcleos, uma maior aposta comercial junto dos mesmos, com pessoas muito interessadas e que se empenharam numa evidente melhoria.


Sendo assim e após estes passos cabe-nos a nós, seja qual for a localidade onde vivamos, levar amigos aos mesmos, organizar tertúlias e eventos onde se respire Sporting. Os Núcleos são na realidade o "Coração" do Sporting. Os locais onde nos poderemos orgulhar da vivência da diáspora leonina de norte a sul do País, nas ilhas e no estrangeiro. O Sporting é incomensuravelmente grande. Cabe-nos a nós torná-lo maior e para isso apelo também aqui ao Conselho Directivo agora eleito para colaborar mais nos "pormaiores" que lhe seja possível.


Nessa ajuda incluo a ida de jogadores das diversas modalidades aos eventos, a informatização dos mesmos, etc... processos que já estão em curso mas que urge resolver. São os Núcleos muito do orgulho leonino. Não podemos nem devemos perder este capital de importância.


Ao ler hoje a disponibilidade de Godinho Lopes, na sequência de uma promessa eleitoral que se dispõe a cumprir, de dinamizar o Solar do Norte, um edifício lindo propriedade do nosso Clube na cidade do Porto, dinamizando-o de forma a que os Leões da cidade invicta se sintam ainda mais perto da casa mãe em termos de apoio, mais motivos tenho para fazer um apelo a todos neste sentido. Ajudem o Sporting colaborando com os Núcleos. Mais fortes seremos imparáveis!


Juvenal Carvalho
    Sangue LEONINO


31 comentários:

  • At 13/4/11 13:39, Blogger Unknown said…

    Núcleos a Alma-Mater deste clube!
    A dinamização dos núcleos teve um expente máximo na Presidência de Sousa Cintra. Tenho ideia que foi durante os seus mandatos que se inauguraram muitos núcleos.
    A revitalização do clube passa muito pelo papel muito mais activo que os nucleos devem ter junto do clube e junto dos sportinguistas de norte a sul de portugal e no próprio estrangeiro.
    Em muitas localidades distantes de Lisboa, funcionam como um polo aglutinador da paixão leonina, vivida á distância.
    É fundamental dotar os nucleos de algumas valencias para melhor poder difundir a palavra dos dirigentes e para aproximar os sócios e adeptos do clube.
    Os nucleos devem ter um papel de charneira ma reaproximação dos sportinguistas ao clube. É nos nucleos que se começa a criar a mistica sportinguista e é ai que se começam a angariar os adeptos e futuros sócios do clube.
    Durante a campanha falei de uma nova categoria de sócio e já venho falando nisto há anos: Sócio de Nucleo. Acho da mais elementar justiça que haja um Sócio de Nucleo.
    Que além de ser sócio do Nucleo da sua residência, é também sócio do clube com uma quota mais baixa que o Sócio Efectivo, mas que poderia usufrir de certas regalias tanto ao nível do clube, como do próprio Nucleo.
    Os nucleos foram muito descurados e somente na era JEB começara a ser olhados e acarinhados. Espero que a actula direcção continue esse projecto e que o dinamixe e melhores, se possível.

     
  • At 13/4/11 14:17, Blogger Guardador de Porcos said…

    Juvenal,

    1º tens de correr com o Ramalho.

     
  • At 13/4/11 14:20, Blogger Fanas said…

    Não sei se são ou não o coração do Sporting , mas sei que são fundamentais para um clube que se quer nacional e não apenas focado em Lisboa. Sem núcleos seriamos um clube de dimensão local.
    Foram completamente abandonados de acordo com a lógica do clube empresa tão querida a alguns gestores , mas até do ponto de vista puramente comercial isso revelou-se um autentico desastre.Mas todos nós conhecemos a fina flor dos gestores portugueses. São todos da mesma escola , filhos da mesma mãe , quase nos levaram o Clube e agora também o País.
    Louve-se então a disponibilidade de GL para levar por diante a promessa eleitoral e ajudemo-lo no que for necessário.
    Não conheço a sede do Solar dos Leões, mas o meu Pai foi um dos fundadores do Núcleo Sportinguista de Moscavide que não sei se ainda existe , na década de 60. Tinha uma curiosidade este núcleo de Moscavide, a bandeira era hasteada num pau de vassoura , que orgulhosamente transportavam para o estádio em dias de jogo.Era muito criança , nunca percebi o significado da vassoura.
    Força Núcleos , Força Sporting.

    SL

     
  • At 13/4/11 14:45, Blogger Guardador de Porcos said…

    E também acho que não deviam ser os vice-presidentes a fazer a faxina dos núcleos.

     
  • At 13/4/11 16:29, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Guardador....lol....não lixes mais o homem. Já bastou o Gulag....LOL

    Juvenal

    Como és presidente de um nucleo acho que este texto é muito tendencioso....LOL

    Mais a serio e em conversa com a minha prima que foi mandataria do Baltazar , ela disse me que fora de LX há muito fervor leonino e que esses nucleos são os pequenos Alvalades XXI. Onde se encontram e muitas vezes para ver os jogos do NOSSO Sporting!!!

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 13/4/11 18:15, Blogger jvl said…

    Vivi dois anos no prédio do Núcleo Sportinguista de Faro e posso dizer-vos que ver um jogo lá era uma experiência única. Foi lá que assisti à quebra do jejum e não cabia nem mais 1 pessoa lá dentro. Até em cima das mesas de snooker havia pessoal.

     
  • At 13/4/11 18:17, Blogger bola-9 said…

    miguel esse povo dos nucleos tem de ser mais respeitado,aquilo que nao tem sido,nem falo na zona de lisboa,mas por esse pais e estrangeiro,quando vai um representante do sporting ou um jogador e´feriado la´na terra,falta um titulo rapidamente,e depois e´velos a sair parecem cogomelos,nao podemos e´num nucleo fazer uma homenagem a um presidente de uma casa do nosso maior rival.
    a´muita boa nata sportinguista por esse mundo.

    abraço,sl

     
  • At 13/4/11 18:28, Blogger bola-9 said…

    o problema e´que nos ultimos anos o helo entre os nucleos e a casa mae derrapou muito,agora todos diferentes mas todos com SANGUE LEONINO,ja´estive,no de,valença,mafra,torres v,aveiro,leiria,portimao,o que me marcou foi leiria,e um grande abraço para o VIVER PARAMBOS.

     
  • At 13/4/11 22:10, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Juvenal,

    1º tens de correr com o Ramalho.


    Guardador,

    Se te referes ao Eanes já lá não está há muitos anos ;) Quanto aos vices fazerem faxinas não sei ao que te referes. Será que o Miguel Damas sabe? lol

     
  • At 14/4/11 00:54, Blogger King Lion said…

    Mais uma derrota no andebol com o Madeira SAD (29-22)...por este caminho vão ser 18 anos de jejum.Também com a vontade que eles tem de ser campeões não admira...!Gostava de ter a noção do orçamento do Andebol e do Futsal.Alguém me pode dar umas luzes ?.


    A primeira visita de Godinho Lopes como presidente do Sporting foi ao núcleo da minha localidade e estava bem composta a casa mas pelos vistos no meu distrito só 2 núcleos estão em actividade,o da minha localidade e outro que está a retomar a actividade.Isso é manifestamente pouco.

    Já se sabe quando os clubes não vencem os adeptos e os sócios viram as costas por isso a melhor forma de aproximar os adeptos é com vitórias no futebol sénior mas nunca descurando as modalidades amadoras.

    De resto é como diz uma amigo meu quando o Sporting é campeão até parece que os mortos do cemitério saiem das campas para festejarem o título.

     
  • At 14/4/11 02:10, Blogger RFM said…

    Juvenal

    Parabens pelo teu Post.
    Os Núcleos e Filiais são uma espécie de Berço Mãe da nossa massa adepta e geradora de muitas tertúlias.Nunca foram tratadas com o devido respeito (Salvo o Presidente Sousa Cintra que foi exemplar..!).
    Conheço vários, mas o que mais me impressionou foi a Filial de Toronto-Canada. As grandes figuras do SPORTING conhecem-na bem e como se recebem as visitas naquelas terras.
    Que o diga O Velho-Roquete entre outros, em que foi recebido com um jantar de 1500-Convivas.Onde também estive presente assim como este final de ano 2010/2011) conforme te anunciei na altura.
    Aí vive-se e respira-se SPORTING até dizer chega.
    SL

     
  • At 14/4/11 12:25, Blogger Unknown said…

    pessoal eu fico admirado com algumas pessoas que acham que o sporting so tem adeptos em lisboa!!!
    como uma vez disse aqui
    ja foram alguma vez ao bairro dos pescadores em espinho?
    vale a pena ver os barcos a chegar alguns com bandeiras do sporting astiadas ao vento!!
    ver um jogo no núcleo de torre de moncorvo???
    maluqueira!!!
    ja alguem foi a África a pouco tempo?
    eu estive la...
    ver uma camisola do sporting nos miúdos e graúdos e uma maravilha.
    vi la uma jogo do sporting pela tv e a cidade para!!!

     
  • At 14/4/11 12:30, Blogger Unknown said…

    agora termos um jogador de futsal que e chefe da claque do porto!!!
    que e istooooo!!!
    andebol empata e saem todos contentes???
    porra assim não.
    mas domingo la vou eu fazer outra vez figurinha as antas
    ja tenho o bilhete
    pelo menos um esta la na bancada!
    abraço

     
  • At 14/4/11 12:32, Blogger PI said…

    A dinamização dos Núcleos seria importante, e a implantação de espaços de sportinguismo pelo País será, a emu ver, fulcral para a revitalização do clube.

    Posso dar o exemplo que mais me toca - em braga existe (pretensamente) um nucleo (Leões do Minho). Moro na cidade há mais de 20 anos, e nunca ouvi/li nada relacionado com o núcleo.

    Procurando informações na internet apenas há referência a 2 jogadores de bilhar (pool) que representavam o núcleo.

    É pena que assim seja, numa cidade onde a 14 de Maio de 2000 se viu (E BEM) a força do nosso clube.

    OFF-TOPIC
    no seguimento do post do Miguel, abaixo, parece-me que o dedo é posto na ferida. Percebe-se pouco porque não joga Rui Silva ou Bosko, mas menos se percebe a indfiferença que a equipa mostra às situações de pressão.
    O resultado cá em Braga foi um 'erro de percurso' e dificilmente conquistaremos mais qualquer ponto fora de casa até final. Lutaremos com o ABC pelo 4º lugar, isto se eles continuarem na mó de baixo...
    Perder com um rival por 7 golos é desmotivador e mostra bem como a equipa é incapaz de dar tudfo por tudo durante 60min.
    A título de exemplo, alguém acredita que o Sporting vencesse o Águas Santas por 43-22, cilindrando o opositor de rpincipio a fim?!?! Eu estive a ver o jogo ao vivo frente ao 7 fontes em fafe, e quando venciamos por 7 ou 8 estivemos 10 minutos displicentes sem marcar, acabando o jogo a vencer por 4...

    É preciso mudar a mentalidade.

     
  • At 14/4/11 14:07, Blogger jonnybalboa said…

    Lembro-me da primeira, entre muitas, em que visitei o museu de Leiria, na altura ainda na garagem do Bernardo "Leão" Dinis, e sair de lá maravilhado com toda aquela grandeza, dedicação e paixão.

    Foram muitas histórias partilhadas por ele e que me incutiram ainda mais o que é SER SPORTING!!

    Hoje sinto que muita dessa paixão está adormecida...até quando?

    PS: No último fim de semana observei largos minutos do jogo de andebol e futsal e é gritante a falta de espirito de conquista no nosso clube. E confirmei algo que suspeitava, em termos de futsal, trocámos uma pessoa competente por um charlatão (my opinion!!).

     
  • At 14/4/11 18:42, Blogger bola-9 said…

    ora ai esta um post para debate,mas passados quase 2 dias temos 15 comentarios,se o sporting deixar de ganhar au porto temos logo bué de comentarios,temos pena.

    juvenal aqui fica a futura diretora da liga.

    http://www.youtube.com/watch?v=q21rM03_R18

     
  • At 14/4/11 19:31, Blogger ana said…

    Acho que cabe aos núcleos chamarem a si as pessoas e darem-se a conhecer. Por exemplo, há bem pouco tempo descobri que existe um núcleo do Sporting aqui na Damaia. Não fazia a mínima ideia! Tenho que lá ir dar uma espreitadela para ver se dou uns "recados" ao responsável... :P

    É certo que a Damaia é bem perto de Alvalade, mas há por aqui muito sportinguista que não pode ir ao estádio, não tem SportTV e decerto gostaria de ter um sítio onde ver os jogos do Sporting entre "consócios"...

     
  • At 14/4/11 20:10, Blogger Fanas said…

    Quer dizer que o nucleo da Damaia já ganhou mais um participante.
    E hoje a Academia ganhou um Leão. Boa iniciativa.
    Gostaria de ver um á porta de Alvalade.Um bem grande, onde imigrantes, turistas e todos os outros pudessem tirar umas fotos sempre que cá vem. É um pormenor mas seria um bom contributo para o renascer da Condição Leonina.
    É realmente uma tristeza o que todos constatamos : só quando perdemos é que o blog se enche de comentários.
    Vá se lá perceber estes Leões.

    SL

     
  • At 14/4/11 21:00, Blogger Pró-Sporting said…

    AVB parece que vai para o Liverpool... pelo que Domingos deverá ir para o Dragão...

    O Record anda há semanas a dizer que o futuro treinador do Sporting (Domingos) pretende manter o Yannick... será que o Record anda novamente a gozar conoscco? se assim for, os jornaleiros do Record têm de ser corridos a pontapé do nosso estádio!

    Espero que o godinho com a colaboração do PPC não se deixe enrolar desta vez... senão vai ser mais uma humilhação perpetrada pelo pinto da costa...

    alguem confirma este "boato" ? ? ?

     
  • At 14/4/11 21:37, Blogger fanático said…

    Moro na Moita, distrito de Setúbal, e sei desde há pouco tempo que existe um núcleo numa freguesia do concelho da Moita - O Núcleo Sportinguista Banheirense, o nº54 do Sporting Clube de Portugal.

    Núcleo Sportinguista Banheirense
    Rua S. Francisco de Assis, 10 C
    2835 Baixa da Banheira
    Data de fundação: 29/05/1992.

    Brevemente irei conhecê-lo pessoalmente...

    Vivó Sporting

     
  • At 14/4/11 21:42, Blogger fanático said…

    Em dia de jogo do Sporting os núcleos deviam fazer promoções nas cervejas, nos sumos, nas sandes...
    E como diz a ana: "Acho que cabe aos núcleos chamarem a si as pessoas e darem-se a conhecer". E pergunto: COMO? Mas sem dúvida que os núcleos são muito, muito importantes.

     
  • At 14/4/11 22:11, Blogger fanático said…

    Só falta o Sporting na liga europa...

     
  • At 14/4/11 22:11, Blogger fanático said…

    zzzzzzzzzzzzzzz

     
  • At 14/4/11 22:16, Blogger King Lion said…

    Fanático o Sporting está Europa mas é o de Braga que hoje só tinha disponiveis 13 jogadores para um jogo desta importância.Parabéns Braga e agora arruma com os merdinhas !.

     
  • At 14/4/11 22:22, Blogger Unknown said…

    Engraçado, 3 equipas portuguesas nas meias-finais da liga Europa e por acaso nenhuma delas é o Sporting!!! Mas entende-se, tem um orçamento manifestamente inferior ao do Braga e como tal já nem foi mau ter sido eliminado pelo colosso Glasgow Rangers!!!

    Estou farto de ver os outros ganhar e nós a ver o padeiro...embora para muitos seja perfeitamente normal!!!

    Agora com Godinho Lopes é que isto vai!!! Este tem carta de ligeiros motociclos, pesados...vai ser uma limpeza!!!

    SL

    Nuno Paulista

     
  • At 14/4/11 22:26, Blogger King Lion said…

    Fanático

    Os núcleos devem fazer promoções ?,lol.Coitados dos núcleos que vivem na maior parte da vontade e do dinheiro dos seus dirigentes.

     
  • At 14/4/11 23:49, Blogger RFM said…

    Domingos Paciência..
    Palpito que já tem patrão e não é o SPORTING Clube de Portugal.
    PdC nunca dá ponto sem nó.
    Vamos aguardar...

    Imaginem que presente e futuro tinha o AVB se tem vindo pró-Sporting?!..livra.

     
  • At 15/4/11 00:08, Blogger RFM said…

    F.C. Porto, Benfica e S.C. Braga nas meias-finais da Liga Europa.
    Feito inédito.Parabens.
    Muito Bom para o Futebol Português e também ele representado por 3-Treinadores Portugueses.

    O meu Sporting C.P. nem cheirou..livra.

     
  • At 15/4/11 01:37, Blogger King Lion said…

    Pelos vistos acabou a época para o Sálvio pois as fracturas dos metatarsos são por vezes complicadas...!nem tudo corre mal !.

     
  • At 15/4/11 10:00, Blogger Luís said…

    Se calhar a falta de comentários deve-se a questão psicológica.

    S.C.P. SEMPRE
    Gnitrops

     
  • At 15/4/11 10:44, Blogger Fanas said…

    Como há quem tenha medo de ser grande e ser feliz , eu vou afirmar alto e bom som :

    SE CONTRATÀMOS O DOMINGOS TEMOS UM EXTRAORDINÁRIO TREINADOR.

    Que de seguida cheira-me que mesmo antes de nos servir nos vai dar uma grande alegria despachando os lampiões.


    SL

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home