"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, julho 31, 2011

Humildade nunca fez mal a ninguém



Um banho de humildade nunca fez mal a ninguém. Bem pelo contrário. E regressar à Terra tem sempre efeitos benéficos, sobretudo quando andamos demasiadas vezes nas nuvens.

É certo que a nação leonina vive há muito traumatizada com o travo excessivo de amarguras e desilusões, sendo por isso enorme a ânsia de vitórias e momentos gloriosos. E também por isso a adesão a esta recente onda de entusiasmo e optimismo, alimentada por contratações em catadupa, é por si só um fenómeno natural e perfeitamente legítimo por parte de quem tanto gosta e vibra com o Sporting. Ao contrário de alguns puristas não vejo mal nenhum nisso. Mas...

Mas ontem veio o balde de água fria. Aliás, gélida.

E veio em boa hora, porque se há momentos de uma época onde se pode falhar e corrigir é precisamente agora. Na pré-época.

O plantel foi profundamente remodelado, alguns elementos que transitam estão a ser 'recauchutados', a equipa técnica é nova, há novos métodos de trabalho, nova filosofia, novos processos e outros mecanismos que carecem de ser assimilados. E como sabemos, nada disso acontece de um dia para o outro, nem por milagre. Como diria Octávio Machado: 'é preciso trabalho, muito trabalho'.

É perfeitamente aceitável que quase 50.000 espectadores e uma onda de entusiasmo e alegria que varreu as bancadas de Alvalade esperassem e merecessem um resultado positivo no jogo de ontem com o Valencia. Mas também é verdade que o adversário da noite passada não era um qualquer. Estávamos na presença 'apenas' da terceira potência futebolística da última década da muito competitiva liga espanhola, um emblema que tenta ombrear com os colossais Barcelona e Real.

A verdade é que se queremos resultados garantidamente positivos em jogos de apresentação, goleadas antes de tempo, então talvez devamos optar por convidar o Merelinense ou o Casa Pia, pese embora o respeito que esses clubes me merecem.

O jogo de ontem terminou 0-3, e se calhar ainda bem. Porque não somos tão bons como a vitória categórica frente à Juventus poderia fazer supôr, mas porque também não somos tão medíocres e pernas de pau como agora alguns pensam, sobretudo aqueles que já ameaçam devolver a gamebox e nunca mais voltar a Alvalade. Há ainda muito a fazer e o alarme de ontem significa isso mesmo.

É também muito pedagógico que chegue nesta altura um banho de humildade e um certo travão a excessos, até para que alguns responsáveis possam repensar certas afirmações, traduzidas em despropositada gabarolice. É aconselhável que pessoas com responsabilidade - como Carlos Barbosa - entendam quão perigoso e contraproducente pode ser afirmar que estamos, ou em breve estaremos, no mesmo patamar de Real Madrid ou Barcelona.

Num clube onde o bipolarismo grassa em significativas franjas da massa adepta e onde 'paciência' apenas existe no apelido do treinador, há que reiterar que é preciso dar tempo e que ainda há muito trabalho por realizar.

Temos que ser pacientes, deixando que as jovens apostas amadureçam (Rubio, Carrillo, Arias, Turan, Wolfswinkel...) e que valores mais experientes e seguros mostrem o seu real valor (Rinaudo, Schaars, Onyewu...), para que então possamos ter um conjunto forte, capaz de inequivocamente ombrear com os nossos directos rivais.

Precisamos que o plantel, fruto de muito trabalho, seja competente para que nos possa oferecer as alegrias que todos merecemos e que há muito tempo nos fogem.

And last but not the least: é fundamental que o saudável entusiasmo dos adeptos agora não esmoreça - com uma simples, embora pesada derrota - porque como alguém dizia não há campeões sem apoio vindo das bancadas.

Façamos a nossa avaliação e respectivos juízos de valor no final da época. Não no início.

Nuno M Almeida

(não se presta um bom serviço ao clube nem ao próprio Bruno Carvalho, invocando o nome deste e pedindo o seu regresso a cada desaire da nossa equipa. Será uma atitude abjecta, desprezível, nojenta mesmo, por parte de abutres alarves que constantemente pairam sobre Alvalade e que de sportinguistas nada mostram ter.)

    Sangue LEONINO


20 comentários:

  • At 31/7/11 15:40, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Nuno,

    Enquanto for permitido "anónimos" virem opinar, isto não vai acabar!

    Se sabes como o impedir, FORÇA, acho que terás o apoio de todos.

    Todos sabem quem apoiei mas longe de mim ir por esse caminho, e se tiver algo a dizer, o meu NOME aqui estará, como sempre.

    E os "abutres" estão dos 2 lados da barricada, remember that, quando o objectivo é que deixasse de existir lados, mas sim 1 lado apenas, o do SPORTING!

    SL

     
  • At 31/7/11 15:42, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Absolutamente de acordo, caro Hugo.

     
  • At 31/7/11 15:49, Blogger Leão dA Linha said…

    SUBSCREVO tudo o que escreveste Nuno M. Almeida. Bom post.

    Saudações leoninas

     
  • At 31/7/11 15:50, Blogger Relva said…

    Bom resultado para preparação, era para isso o jogo certo?
    Para mim continua a luta pelo 3.º lugar como atingivel, não temos rotinas, defesa, meio campo ou ataque para no curto prazo aspirar a mais, agoa não sei é se alguns vão dar tempo, a ver vamos. Comparar-mos o nosso plantel com o do porto, o de 95 milhões só por brincadeira e mesmo o do benfica.
    Quem elogiava o evaldo do braga, e aprovou a sua contratação, não o pode agora criticar com a mesma leviandade, se fosse bom tinha ficado no porto, mas insistimos a ir buscar os restos do porto, vide o postiga. Se o djaló tivesse um pingo da categoria do nani não estava ainda cá.
    Confio no domingos, força sporting. saudações.

     
  • At 31/7/11 16:05, Blogger El_meclas said…

    Eu não diria melhor

     
  • At 31/7/11 16:22, Blogger fanático said…

    Pois eu digo que a defesa está igualzinha ou piorzinha que as últimas épocas. O evaldo, o polga, o americano e o j pereira... Minha Nossa Sra.
    Em vez de andarem a tentar comprar avançados e médios, COMPREM DEFESAS COMO DEVEM SER. É difícil?

     
  • At 31/7/11 16:28, Blogger fanático said…

    Quanto ao post, pois é, Leonino, paciência, paciência. Ainda hoje alguém que me é muito querido me perguntou: e o Sporting? eu respondi: já estou habituado, por isso a dor não é tanta...
    Também acho que é preferível acontecerem os desaires antes dos jogos "a sério".
    Andamos todos (os Sportinguistas) com fome e sede de vitórias. É natural que hajam reações menos próprias, digo eu...
    Vamos ter... Paciência, nós, os Sportinguistas, somos pacientes, e de que maneira.

    VIVÓ SPORTING

     
  • At 31/7/11 17:02, Blogger LEÃO PENSADOR said…

    Manter a esperança e Paciência...

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/07/verdade-crua-e-dura-do-sporting.html

     
  • At 31/7/11 18:10, Blogger bola-9 said…

    o meu velho ditado e´,enquanto em alvalade nao se fizer aquilo que outros fizeram au RUI LOURA no seu estadio,isto nao vai parar,quanto a´equipa volto a dizer aquilo que esta´num comentario meu na epoca passada,NAO QUEIRAM FAZER DO CARRIÇO AQUILO QUE ELE NUNCA VAI SER,ademiro o seu sportinguismo mas patrao da equipa,meu rico tonel,quanto au resto temos muita massa para fazer bom pao,quanto aus comentarios despropositados,os caes ladram e a caravana passa,e força sporting.

     
  • At 31/7/11 18:39, Blogger David said…

    «Um banho de humildade nunca fez mal a ninguém. Bem pelo contrário. E regressar à Terra tem sempre efeitos benéficos, sobretudo quando andamos demasiadas vezes nas nuvens.»
    Um banho de humildade faz bem para quem não a tem e só regressa a terra quem realmente tem a cabeça nas nuvens.
    Este resultado não me espantou muito menos a exibição. Desde o primeiro minutos que o SCP foi encostado as cordas. Foi um grande teste a esta equipa ao contrario dos 4 jogos anteriores. E a equipa falhou. Demonstrou os seus erros e fragilidades, algo que é importante ter consciência que existe para se corrigir e trabalhar de forma a minimizar. Salva-se alguma prestações individuais.
    Acredito neste plantel e na competência da equipa técnica que começou a trabalhar há menos de um mês com mais de 50% do plantel renovado e com bastantes ausências. Vamos dar tempo ao tempo.

    Saudações Leoninas.

     
  • At 31/7/11 19:45, Blogger Fanas said…

    Um dos melhores posts dos últimos tempos.
    Subscrevo em absoluto.
    Parabéns.

    SPORTING SEMPRE !

     
  • At 31/7/11 22:27, Blogger jaime crespo, said…

    em relação ao que dizes sobre a direção e a invocação aqui do nome de um dos candidatos derrotados, ação da qual estou convencido que esse ex-candidato seria o 1º a demarcar-se, estou totalmente de acordo, eleições acabadas deixam de haver candidatos e há uma direção que é a do Sporting Clube de Portugal e a qual deverá representar todos e receber o apoio de todos, independentemente do candidato que cada qual apoiou.
    Quanto à equipa de futebol já não podemos deixar a avaliação, positiva ou negativa, para o fim da época, nessa altura já tudo estará ganho, como espero, ou perdido. as competições ganham-se jogo a jogo e a nossa exigência para com a equipa deve ser a mesma em todos os jogos e tem que ser uma exigência alta. se os jogadores não aguentam a pressão, então estão no clube errado. também sei que devemos ter alguma tolerância, sempre são 14 novos jogadores e alguns muito jovens e pouca experiência profissional, desde que a atitude seja a de dar tudo pelo Sporting, em campo, mesmo que os resultados não sejam os esperados, todos os sportinguistas compreenderão as limitações que Domingos sentirá esta época na construção da equipa. mas haja atitude, vontade, garra.
    Saudações Leoninas

     
  • At 31/7/11 22:55, Blogger Pai da Leoa said…

    Desculpem sair do tema, mas para não se esqueça, queria deixar aqui uma citação do roscoff:

    João Almeida (13,49) derrotou Rasul Dabo num emocionante despique nos 110 metros barreiras, prejudicado pelo vento (+3,3 m/s) que impede a homologação das marcas.

    in http://www.record.xl.pt/Modalidades/Atletismo/interior.aspx?content_id=710142

    Isto aconteceu hoje, nos Campeonatos de Portugal de Atletismo; ou seja, os títulos de campeão, em cada um das especialidades.

    Resumindo onde pretendo chegar: sem mãozinhas marotas, o lamp "Abdul Diabo", não ganha ao n/ Ferreira...
    ...p.f., ajudem-me na matemática e tirem o 1º lugar no recente Nacional de Clubes ao lamp e baixem para 2º ... e faça-se o mesmo, mas em sentido inverso, ao Ferreira ... com isto, revejam a classificação final do Campeonato.

    Obrigado e desculpem a intromissão.

     
  • At 31/7/11 22:55, Blogger Pai da Leoa said…

    (mas para que não se esqueça)

     
  • At 1/8/11 00:47, Blogger Diogo_1906 said…

    Hoje os andrades também mamaram do Lyon... Da mesma maneira que agora se vê que não são os melhores do mundo, com certeza também não são os piores.

    O mesmo se passa pros nossos lados, pelo que só temos que trabalhar duro, com humildade e garra pois acredito que assim os resultados vão aparecer!! Temos equipa e estrutura técnica para tal, e mais importante ainda temos a melhor massa adepta do mundo, e quiçá de Portugal!!!! lol


    SL

     
  • At 1/8/11 00:55, Blogger leão irredutível said…

    Uma equipa sem moral e sem confiança, sem crença, não vai a lado nenhum.
    Agora é hora de aplaudir para ajudar a criar esse espírito.Estamos numa fase de inicio de construção.
    A equipa não mereceu, mas devia ter sido despedida com aplausos.
    Infelizmente há horas de criticar, mas não é esta - sob pena de ajudarmos a destruir as hipóteses de construir uma equipa minimamente válida (eu também critíco - fui dos primeiros aqui no blog a "virar-me" contra o paulo bento, apesar de reconhecer algumas enormes qualidades que ele tinha, quando vi que com ele não íamos a lado nenhum - depois ainda caímos mais baixo, por culpa de quem devia erguer o clube, mas isso são outros contos).
    Quanto aos que aparecem a berrar por bruno de carvalho (que foi o meu candidato, tipo mal menor),sem terem a desculpa da idade que os torna inimputáveis, embora prejudiquem o SCP, nem merecem um comentário.
    Estou com a direcção e acho que tem feito um bom trabalho- e se conseguir arrancar o clube da apagada e vil tristeza em que se encontrava, merecerá todos os elogios e terá feito um trabalho colossal, como agora se diz.

     
  • At 1/8/11 11:40, Blogger rff said…

    Ainda há mais um aspecto importante para a análise do jogo. O Valência vinha de uma derrota copiosa com uma equipa menor e não podia facilitar, senão começava a perder crédito junto dos adeptos. Por esse motivo, preparou bem o jogo e estudou o adversário. Por seu turno, o Sporting valorizou mais na preparação para o jogo o desejo de apresentar um crescente entrosamento entre jogadores novos (alguns recém-chegados como o americano) na perspectiva de conseguir entusiasmar os adeptos com alguns lampejos de bom futebol. Não acredito que o Sporting tenha feito qualquer estudo do adversário. Acontece, que isso revelou-se fatal. Não jogamos nada e eles, com base no estudo que fizeram da nossa equipa, entraram a matar e decidiram logo a coisa…
    SL

     
  • At 1/8/11 17:14, Blogger jaime crespo, said…

    rff:
    completamente de acordo com a tua análise. já ontem havia dito isso a um amigo, o treinador do Valência estudou bem o jogo que o Sporting fez com a Juventus e conseguiu que a equipa fizesse duas coisas fundamentais para o decorrer do jogo: marcar e controlar Rinaudo e Schars, anulando as duas peças que pensam e elaboram o jogo do Sporting e treinou os avançados para aproveitarem o adiantamento da nossa defesa, não se deixando cair na armadilha do fora-de-jogo como conseguimos fazer à Juventus, jogando bem no contra-ataque tirando partido da velocidade dos seus avançados e da lentidão e moleza dos nossos defesas e apatia de toda a equipa. o exemplo mais significativo foi o 2º golo que começa num lançamento lateral a meio do meio campo do Valência e acaba em golo, com todos os nossos jogadores a verem, avançados, médios e depois o Carriço sendo batido pelo vigor e velocidade do adversário, acaba por acarretar as culpas que são coletivas.
    quando ao Evaldo, não passando de um jogador mediano, confio que ele fará uma boa época, Domingos conhece-o, lembrem-se que se ele sobe pelo corredor, alguém tem que compensar essa saída e nunca se viu o Djaló a fazer isso. o resto são rotinas de jogo que faltam e que se adquirem treinando e jogando, até agora a preparação tem incidindo no aspeto físico, o que também poderá justificar a apatia dos nossos jogadores, a partir de agora incidirá mais nas situações de jogo e no afinar dos "automatismos" e conhecimento mútuo dos jogadores.
    Saudações Leoninas

     
  • At 1/8/11 17:35, Blogger xirico said…

    Ahahahahahahahhaahahhaahah.

     
  • At 1/8/11 20:17, Blogger ana said…

    Gosto de imaginar que o ahahahahah deste último seja um lamp a tentar imitar a água vitória a atirar-se do alto do cesto do pão da segunda circular.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home