"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, agosto 01, 2011

Nem tanto ao mar nem tanto a terra....

O jogo de sábado teve o condão e fazer voltar os Sportinguistas a um estado de alma tristonho, levando-os até num jogo de apresentação a assobiar a equipa....

Tenho para mim que uma equipa não se constrói de um dia para o outro. Conforme registei com agrado a vitória sobre a Juventus mas sem entrar em euforias, a derrota de sábado também não me tirou o sono nem me atirou para um estado de despero.

É certo que tudo aquilo que tinhamos visto de bom até então foi completamente desmoronado por um Valencia muito rapido , quase supersonico para a nossa defesa, que cometeu erros em catadupa.

Julgo que se o jogo fosse hoje e sem a festa que o antecedeu a nossa equipa não teria entrado tão desconcentrada.

É bom que estas situações aconteçam agora em jogos a feijões do que depois quando for a doer.

Tenho me votado ao silencio e apenas aqui ou ali opinado. Depois das eleições e de todo aquele turbilhão e desavenças resolvi afastar-me um pouco. Por um lado para "descansar" por outro para ver aquilo que iria ser ou não feito pela novel direcção.

É com agrado que tenho observado estes quase 4 meses de reinado Godinho Lopes. Tirando algumas situações pontuais o presidente tem demonstrado uma apetencia agregadora e um discurso de união e de orgulho Leonino. Ao contrario dos debates eleitorais , Godinho Lopes dentro do fato de presidente tem se mostrado um homem frontal e corajoso mas sobretudo com um discurso limpido e honesto.

O futebol, liderado por Duque e Freitas sofreu uma revolução total. Se bem que para ser sincero não goste de Freitas e considere Duque um despesista, na minha opinião tem sido feito um trabalho válido e sobretudo têm sido dado ao treinador matéria prima para se trabalhar. Talvez na construção do plantel falte de caras mais um central. Tenho para mim que quando o melhor central continua a ser Polga, algo estranho se passa.....

O plantel tem mais e melhores soluções mas continua a ter casos enigmaticos, Evaldo é o maior deles, continua a não mostrar aquilo fez no Braga, Carriço é outro caso que não consigo entender ainda por cima capitão de equipa, lento , sem altura e sem poder de choque......espero que seja eu que esteja enganado. Por fim e passando por João Pereira que claramente tambem não faz mais que numero para mim temos Postiga. Muitos defendem o jogador, que é um jogador com grande tecnica mas tenho para mim que é um obice a equipa pois tem decisões que matam jogadas de ataque amiude....pode ir disfarçando com os golos na pré época mas quando chegar a doer quero ver....(há dois jogos que não marca e curiosamente com os adversarios de maior valia)

Mas não falando apenas das coisas más vamos falar das coisas boas.

Na baliza Rui Patricio tem agora a competição de Marcelo , daquilo que conheço do jogador é um Guarda Redes seguro e que dá garantias caso Patricio não possa jogar, embora tenha cometido 2 erros tremendos nos ultimos 2 jogos. Contra a Juve não devia ter-se adiantado pois Llori estava em cima de Del Piero e contra o Valencia teve uma saida em falso que por pouco não deu golo , num cruzamento largo desde a esquerda.

A defesa é para mim o sector que tem que ser melhor gerido e que a meu ver devia ser reforçada com mais um central. Nas alas Evaldo e João Pereira não convencem, defendem mal , o português perde-se em discussões que o desconcentram a ele e a equipa. No sabado esqueceu-se de marcar o seu oponente porque estava a discutir.....A esse facto acresce-se uma incapacidade gritante de conseguir cruzar uma bola a preceito. A essa caracteristica podemos juntar Pereirinha que é incapaz de cruzar tambem em condições...Espero que Arias e Turan venham acrescentar aquilo que estes três até agora não conseguiram. No centro da defesa 2 centrais novos é para mim manifestamente pouco. No sabado o Americano desiludiu-me imenso, foi incapaz de atacar a bola a preceito e foi até "comido" em bolas aéreas tal e qual como Carriço foi no primeiro golo.... Polga e Rodriguez acrescentaram alguma segurança e estancaram os sobressaltos naquela defesa. Vamos ver na sexta feira quem jogará e como será o entendimento.

No miolo julgo que Schaars e Rinaudo serão de certeza os pilares defensivos da equipa e anseio pelo regresso de Matias para ser adicionado aquele meio campo. Seria o balanço ideal para o Chileno poder explanar o seu melhor futebol. Sobram André Santos, André Martins e Luis Aguiar. Este ultimo supreendeu-me no sabado pois não o conhecia bem e pode ser um valor a ter em conta quando estiver em melhor forma. A estes leque de jogadores julgo que se pode acrescentar Izmailov que para mim é mais jogador de miolo que propriamente das alas.

Nas alas é para mim onde estaremos melhor. Carrillo, Capel, Yannick, Izmailov, Pereirinha e agora Jeffren. É muita materia prima e não queria estar no papel de Domingos para escolher embora ache que Pereirinha será sempre a ultima escolha e que Yannick apesar dos golos irá perder a luta com os espanhois e o Peruano. O russo terá que arrepiar caminho pois encontra-se ainda muito longe do seu melhor mas como já comentei anteriormente para mim seria puxado para o meio....

No ataque gostei muito de Rubio e considero que Wolfsfinkel bem servido desde as alas vai fazer bastantes golos. Postiga continua igual a si mesmo, capaz do melhor e do pior mas pior que isso é que não é um matador e tem decisões que não se percebe. No sabado com Rubio a fazer uma diagonal e ficando sozinho preferiu rematar com o seu pior pé.....e faz isso varias vezes durante o jogo....ou quando prende a bola em demasia e opta invariavelmente mal. Espero sinceramente que o jogador me engane e prove que sou eu que embirro com ele mas sinceramente não acredito....

Bojinov de quem muito se espera ainda não vi nada. De todos os avançados é aquele de quem mais espero algo pois era um jogador muito promissor e tem aqui uma grande oportunidade de voltar a mostrar todo o seu futebol.

Em suma estes 4 meses de Godinho Lopes fizeram nos recuperar um pouco a auto-estima, um bom trabalho dará sempre frutos e não podemos desanimar ao primeiro contra-tempo. Os assobios de sábado num jogo de festa em que o resultado apesar de importante era o que menos importava foram tudo aquilo que não devemos ser. Não vamos dar cartas aos nossos adversários pois não? Haverá jogos em que as coisas não vão correr tão bem e um apoio desde a bancada pode fazer toda a diferença!!!

Se remarmos todos para o mesmo lado o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL será cada vez mais forte e vai com certeza encurtar o fosso que temos em relação aos nossos rivais. Temos que ter isso em conta!!! Não são 4 meses e 14 jogadores e um treinador novo que vão nos por no mesmo patamar imediatamente!!! Será trabalho de fundo!! Dedicação!! Esforço e devoção!!! Quero um Sporting forte para um ciclo e não para vitórias esporádicas. E até alcançarmos a GLORIA ainda vamos tropeçar algumas vezes.

Importante será não regatear o apoio e presença. Todos seremos poucos para elevarmos de novo o Sporting.

Uma palavra para o treinador Domingos, um longo e moroso trabalho espera-o mas tem sido lúcido e perspicaz na construção da equipa. Mas acredito na sua capacidade. O trabalho em Braga não foi obra do acaso. Não tendo sido uma escolha do meu agrado para o cargo tem todo o meu apoio e respeito e tenho apreciado muito positivamente o seu trabalho.


SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


16 comentários:

  • At 2/8/11 00:12, Blogger El_meclas said…

    Finalmente alguém que acredita do Wolfswinkel como eu!

     
  • At 2/8/11 03:44, Blogger jaime crespo, said…

    Bojinov até setembro vai fazer programa de preparação individual para debelar lesão e até lá está fora de competição. espero que depois justifique a aposta nele. isto de contratar jogadores lesionados deixa-me de nariz torcido.
    quanto ao resto, atendendo aos jogadores contratos, jovens prometedores mas já com alguns créditos, julgo que a ideia é construir uma equipa forte ao longo desta época, para no final com alguns ajustes, então atacar todas as frentes em 2012/13.
    Saudações Leoninas

     
  • At 2/8/11 11:20, Blogger Tribuno said…

    Só lamento que a estrutura que gere o futebol do Sporting não tenha sido um pouco mais humilde relativamente ao jogo de apresentação, evento com natureza festiva por definição. A este propósito e atendendo à necessidade de construção de uma nova equipa, teria sido mais prudente a escolha de uma equipa mais modesta que o Valência - apenas o 3º classificado da última liga espanhola. Se o convite efectuado ao Manchester United em 2003 se entende, em função da inauguração do nosso estádio, não deixa de ser menos verdade que na altura tínhamos uma "equipa" e, mais do que isso, tínhamos Cristiano Ronaldo.
    Hoje a realidade é diametralmente oposta e, nesta medida, espanta-me como pessoas com o know-how de Carlos Freitas e Luís Duque não tenham acautelado o sucesso da festa da família sportinguista, sedenta de vitórias e títulos.
    Espero e desejo que no futuro o dia de festa da família sportinguista seja interpretado com maior equilíbrio relativamente a quem convidamos, por forma a proporcionar um convívio unificador, que conta sempre com a presença de muitos sócios e adeptos emigrantes, com parcas possibilidades de assistir ao vivo a jogos do seu Sporting num contexto único, nomeadamente rodeados por aqueles que com eles partilham o mesmo gosto clubístico.
    Saudações leoninas.

     
  • At 2/8/11 12:06, Blogger renato said…

    O importante é começar a ganhar na liga e vamos ter os próximos 6 jogos de relativa facilidade..Acredito que o domingos já viu onde se errou e vai dar a volta ..

     
  • At 2/8/11 15:28, Blogger bola-9 said…

    bom post,miguel,so´uma nota de tres,o evaldo e´outro paito,o joao so´ralha,vai levar cartoes a torto e a direito,quanto au carriço nao duvido do sportinguismo dele,nao queiram fazer dele aquilo que ele nao vai ser,patrao da aquipa,e um grande central,patrao e grandes eram,naybet,marco aurelio,e andre´cruz.

     
  • At 2/8/11 18:00, Blogger fanático said…

    Pois.Não me quero iludir com o Sporting. São muitas, muitas asneiras, incompetências, muitos traumatismos, nos últimos anos...
    Apesar de achar que o Sporting está melhor. Mas ainda falta muiiiiiiittoooooo trabalho. Estamos no bom caminho. Ainda há algum "lixo".
    Acho piada, com o devido respeito, a um comentário acima que não se devia escolher o valência para a apresentação... O Sporting tem que jogar com todas as equipas do mundo em qualquer situação... Afinal o Sporting É um Grande Clube Mundial ou não???!!!

    VIVÓ SPORTING

     
  • At 2/8/11 22:16, Blogger bola-9 said…

    la´se vai os milhoes.

    http://economico.sapo.pt/noticias/cmvm-pede-explicacoes-ao-benfica-por-roberto_123924.html

     
  • At 2/8/11 22:20, Blogger bola-9 said…

    olha o valencia fez mais uma vitima,hamburgo 1-2 valencia

     
  • At 2/8/11 23:30, Blogger Tribuno said…

    Caro fanático,

    Tendo em conta a nossa paixão clubística, o facto de acreditarmos no Sporting como o maior clube do mundo não transforma esse desejo em realidade, infelizmente.
    Saudações leoninas.

     
  • At 3/8/11 00:45, Blogger bola-9 said…

    tudo as claras.

    O preço real pago pelo Zaragoza é um pouco mais de 3 milhões, pois o 8,6 é incluído o salário de 5 anos e mais de 2 milhões ainda debian transferência de Aimar, a cessão feita pelo Real Zaragoza tem que ser aprovado pelos receptores que tomam conta dos credores, para que você não vai perder tanto que irá rever alguns administradores no momento ... (em Portugal o salário invluye na Espanha invasão em e não)


    Regreso rocambolesco

     
  • At 3/8/11 14:11, Blogger TIMBUKTU said…

    Mas ainda não perceberam que o problema é na defesa? Pelo menos o Carriço apesar de não prestar tem que jogar sempre não vá o seu passe desvalorizar e quem o detém (penso que não é o SPorting) ficar a arder... Continuam a haver muitos interesses escondidos no Clube...

     
  • At 3/8/11 17:05, Blogger fanático said…

    SerÁ?

    http://www.sportingapoio.com/turcos-dao-ricardo-quaresma-certo-no-sporting/

     
  • At 3/8/11 19:21, Blogger fanático said…

    Boa...

    http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Atletismo/notatl_atlcampeonatodeportugal_310711_78665.asp

     
  • At 3/8/11 21:18, Blogger fanático said…

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=279441

     
  • At 3/8/11 23:41, Blogger bola-9 said…

    ja´ta´

    ttp://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR35062.pdf

     
  • At 4/8/11 09:39, Blogger LEÃO PENSADOR said…

    Enquanto Jéffren actuava nos maiores estádios do mundo: Nolito passeava classe e perfume em recintos parecidos ao António Coimbra da Mota, com carros estacionados atrás da baliza (ver youtube), sem esquecer o famoso estendal com as truces húmidas dos jogadores estendidas.

    http://conselholeonino.blogspot.com/2011/08/jeffren-vs-nolito.html

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home