Problema nuclear
A conversa dos sportinguistas tem andado animada durante estas últimas semanas. Em boa parte, tal deve-se ao facto de ao fim de alguns anos a penar haver futebol para discutir. Nem sempre bom, muito menos consistente, mas existe futebol nos jogos do Sporting sem ser jogado, apenas, pelos nossos adversários de ocasião.
Custa-me um pouco, admito, ver centrada a discussão no mau arranque de época de Patrício (um dos melhores da época transacta, e num contexto bem mais complicado) ou de João Pereira (de quem não sou fã, nem como jogador), quando me parece que o problema maior do Sporting nesta altura, a juntar a um departamento médico demasiado concorrido, é um problema táctico. E que nem me parece de muito difícil resolução (no papel, claro!). Assim, e armando-me em treinador de bancada e arriscando levar uma sova dos experts da matéria, deixo a minha opinião
Nos últimos jogos, o Sporting tem jogado, e mesmo alternando alguns nomes, na táctica representada à esquerda. Um quinteto defensivo com os 4 defesas e Rinaudo. Uma linha de 4 médios com os 2 alas e os 2 médios interiores e o avançado lá na frente. Ora, se em termos ofensivos isto tem criado algumas situações de jogo interessantes, das quais destaco os triângulos criados nas zonas laterais, com o lateral, o extremo e o médio interior desse lado a criarem imensas situações de cruzamento por jogo. A fazer lembrar os tempos de Peseiro e o primeiro ano de Paulo Bento. Ou seja, em termos ofensivos, e talvez tirando o jogo de Paços de Ferreira (em que curiosamente ganhámos) criámos situações de golo suficiente por jogo para ganhar confortavelmente os desafios. Mas em termos defensivos este sistema tem-se revelado facilmente ultrapassável. Basta ao adversário ultrapassar a 1ª linha (ontem Capel, Schaar, Elias e Carrillo) e Rinaudo e os defesas ficam muitas vezes em igualdade numérica com os médios e avançados do opositor. Cria-se um verdadeiro problema no centro do terreno, em frente a Rinaudo, como se viu ontem, onde imensas vezes o argentino via-se pela frente com 2 ou 3 opositores embalados, sendo obrigado a recuar enquanto o resto da equipa (5 jogadores) ficava demasiado afastado para poder ajudar a conter as jogadas de ataque do Rio Ave. E como ultrapassar isso, sem mexer demasiado no esquema actual usado por Domingos? Na minha opinião, que tento representar no desenho da direita, tal pode ser feito adoptando algumas alterações ao posicionamento na perda de bola, ajudando a uma melhor transição defensiva, mesmo que podendo perder alguma acutilância ofensiva. Assim sugiro que os médios interiores joguem ligeiramente mais recuados que até agora, aproximando-se um deles de Rinaudo (como moutinho faz no fcp ou witsel no slb) e que os extremos, em movimento defensivo, fechem mais para o interior, e não fiquem colados à linha (Capel principalmente fica muitas vezes assim). Estas duas pequenas alterações ajudariam a corrigir o tal fosso central à frente de Rinaudo, embora depois se crie um outro problema, que é o do ponta de lança ficar talvez muito longe dos médios interiores, nomeadamente nas transições rápidas. Creio no entanto que, principalmente quando em vantagem no marcador, esta é uma opção que tornaria a equipa mais consistente e menos sujeita a períodos de jogo como ontem, onde se perdeu o controlo do mesmo quando se tinha tudo para partir para uma vitória positiva. Esta é para mim uma das soluções possíveis para sermos ainda melhores (a outra passaria por trocar Schaars ou Elias por Matias e recuar o que sobra para jogar mais perto de Rinaudo com o triângulo invertido e Matias disponível para apoiar de perto Wolfswinkel, e sem grandes obrigações defensivas. De qualquer forma, não passa de uma opinião de um leigo na matéria. E que, jogando bem ou mal, possamos continuar a somar vitórias, de modo a ajudar a criar uma onda positiva em Alvalade (principalmente) e por esse país fora.
Saudações leoninas.
Nelson Santos
Nos últimos jogos, o Sporting tem jogado, e mesmo alternando alguns nomes, na táctica representada à esquerda. Um quinteto defensivo com os 4 defesas e Rinaudo. Uma linha de 4 médios com os 2 alas e os 2 médios interiores e o avançado lá na frente. Ora, se em termos ofensivos isto tem criado algumas situações de jogo interessantes, das quais destaco os triângulos criados nas zonas laterais, com o lateral, o extremo e o médio interior desse lado a criarem imensas situações de cruzamento por jogo. A fazer lembrar os tempos de Peseiro e o primeiro ano de Paulo Bento. Ou seja, em termos ofensivos, e talvez tirando o jogo de Paços de Ferreira (em que curiosamente ganhámos) criámos situações de golo suficiente por jogo para ganhar confortavelmente os desafios. Mas em termos defensivos este sistema tem-se revelado facilmente ultrapassável. Basta ao adversário ultrapassar a 1ª linha (ontem Capel, Schaar, Elias e Carrillo) e Rinaudo e os defesas ficam muitas vezes em igualdade numérica com os médios e avançados do opositor. Cria-se um verdadeiro problema no centro do terreno, em frente a Rinaudo, como se viu ontem, onde imensas vezes o argentino via-se pela frente com 2 ou 3 opositores embalados, sendo obrigado a recuar enquanto o resto da equipa (5 jogadores) ficava demasiado afastado para poder ajudar a conter as jogadas de ataque do Rio Ave. E como ultrapassar isso, sem mexer demasiado no esquema actual usado por Domingos? Na minha opinião, que tento representar no desenho da direita, tal pode ser feito adoptando algumas alterações ao posicionamento na perda de bola, ajudando a uma melhor transição defensiva, mesmo que podendo perder alguma acutilância ofensiva. Assim sugiro que os médios interiores joguem ligeiramente mais recuados que até agora, aproximando-se um deles de Rinaudo (como moutinho faz no fcp ou witsel no slb) e que os extremos, em movimento defensivo, fechem mais para o interior, e não fiquem colados à linha (Capel principalmente fica muitas vezes assim). Estas duas pequenas alterações ajudariam a corrigir o tal fosso central à frente de Rinaudo, embora depois se crie um outro problema, que é o do ponta de lança ficar talvez muito longe dos médios interiores, nomeadamente nas transições rápidas. Creio no entanto que, principalmente quando em vantagem no marcador, esta é uma opção que tornaria a equipa mais consistente e menos sujeita a períodos de jogo como ontem, onde se perdeu o controlo do mesmo quando se tinha tudo para partir para uma vitória positiva. Esta é para mim uma das soluções possíveis para sermos ainda melhores (a outra passaria por trocar Schaars ou Elias por Matias e recuar o que sobra para jogar mais perto de Rinaudo com o triângulo invertido e Matias disponível para apoiar de perto Wolfswinkel, e sem grandes obrigações defensivas. De qualquer forma, não passa de uma opinião de um leigo na matéria. E que, jogando bem ou mal, possamos continuar a somar vitórias, de modo a ajudar a criar uma onda positiva em Alvalade (principalmente) e por esse país fora.
Saudações leoninas.
Nelson Santos
Sangue LEONINO
34 comentários:
At 20/9/11 15:20, Anónimo said…
Para mim, a solução passava por um posicionamento do médio que não leva a bola (Schaars ou elias) mais recuado. Ou seja, o médio que não está (muito) envolvido na transição defesa-ataque deveria ficar mais recuado para ajudar o médio defensivo (Rinaudo), seja ele o Schaars ou o Elias. Deste modo o desequilibro causado por uma perda de bola e/ou pela ultrapassagem pelo jogador adversário não seria tão grande, já que o MD teria mais uma ajuda e não seria confrontado muitas vezes em inferioridade numérica. (Dixit JVP, em ABola).
SL
Sócio 7149
At 20/9/11 16:53, King Lion said…
Acho que ontem o Sporting começou a perder o dominio do jogo quando o meio campo deixou de funcionar.Uma coisa é certa cada jogador tem uma posição definida no campo mas uma equipa tem sempre de funcionar sempre como um bloco.
Com a diminuição de rendimento de Elias e Schaars,o Rinaudo começou a ficar desprotegido,e o Sporting começou a perder o dominio de jogo.
Depois a equipa deixou de funcionar como um conjunto,saía mal para o ataque, perdas de bola no meio campo,um afrouxamento dos jogadores conjuntamente com as asneiradas constantes do Patrício deu origem à recuperação do Rio Ave.
Se o Rinaudo precisa de mais apoio então o Elias pode jogar mais perto dele pois é de origem um volante.Mas parece-me que o mal é que esta equipa precisa de tempo para consolidar os seus processos.
E esse caminho começa no guarda-redes que tem sido nos últimos jogos um factor de instabilidade que custa a compreender.
At 20/9/11 17:07, Felizberto Desgraçado said…
Em qualquer equipa e esquema táctico, os problemas estão sempre ao centro (GR, Centrais, Miolo e Avançado).
No Campeonato Nacional assumo que para mim a área mais importante e onde se começam a vencer os jogos (salvo se tivermos um Jardel a 40 e muitos golos e um patrão da defesa) é no meio campo.
O Sporting, desde PB, que não domina essa área do jogo, ou por falta de capacidade dos intervenientes (Custódio é um bom exemplo) ou por falta de peças a ocuparem espaço (a falta de capacidade física para impor um futebol de pressing constante nessa zona também tem sido pecha nossa).
Defendo um meio com 3 jogadores, em principio 2 deles com características defensivas, não necessariamente trincos, que se imponham e controlem os tempos de jogo para o Sporting, quer defensivamente, quer na transição ofensiva e mesmo na organização de ataque.
Teoricamente o meio campo de ontem será o mais forte que poderemos apresentar, mas falhou redondamente, fruto, creio eu, falta das rotinas entre os elementos e também, e isso deixou-me preocupado (e folixado, porque não admitir), da pouca vontade ou amolecimento, que o 0-2 pareceu representar.
Ao cuidado de Domingos.
At 20/9/11 17:19, Anónimo said…
Concordo em absoluto com o post, no que diz respeito a posições. Não esquecer que em termos qualitativos, ainda não podemos contar nestes últimos jogos com o nosso "puro" 10 Matias Fernandéz (jogou uns minutos contra o Rio Ave), com o médio trabalhador Luís Aguiar, e com o talentoso ala espanhol Jeffrén Suarez que considero a par de Capel dos melhores ala/extremo do campeonato; não contando com Izmailov pois o seu joelho não dá mais que 45 minutos de jogo. Juntando estes factores, uma equipa ainda a ser consolidada e com processos de jogo ainda precoces.
Ruben Luís
Saudações Leoninas
At 20/9/11 17:59, Anónimo said…
Julgo que com a entrada de Matias Fernandez e/ou Luis Aguiar alguns desses problemas ficarão resolvidos, pois as tarefas ofensivas ficam mais da responsabilidade deles, libertando pelo menos um dos médios mais recuados. O corredor direito também irá melhorar com a entrada de Jeffrén.
Ass. O Lagartão.
At 20/9/11 18:27, Mike BlitzGreen said…
Nelson
Já tinhamos falado e realmente tens razão neste teu post. O problema no meio campo pode e deve ser colmatado com as unidades mais proximas. Eu por exemplo acho que por vezes depois temos pouca gente na area quando cruzamos. Mas por exemplo se for desde a esquerda, pelo menos ontem, Carrillo faz a diagonal para ajudar Wolf.
Como tudo é preciso acerto e quem pisa que terrenos e aprender a fazer as compensações jogando tipo harmonio. Julgo que talvez Domingos tenha medo de recuar demasiado e ter menos peso na frente?
É claro que tudo isto é bem mais importante que as discussões subjectivas sobre a titularidade de Patricio ou gostarmos ou não do João Pereira. Julgo que certo certo é neste momento a ala esquerda e o ponta de lança... ;-) O resto não reune consenso e esse só se consegue com vitorias. (menos sofridas por favor!!)
SL
Miguel DAmas
At 20/9/11 18:29, Mike BlitzGreen said…
Ruben Luis e Lagartão
E quem sai para entrar um desses? Rinaudo parece me intocavel, Elias idem e Schaars começa a conquistar o seu espaço....não resta muito mais para mudar no miolo neste momento se não como o Nelson preconiza que haja um recuo do holandês para o lado de Rinaudo.
SL
Miguel Damas
At 20/9/11 18:42, Anónimo said…
Desculpem lá mas o problema nuclear é apenas um: ter um guarda-redes de jeito. Patrício não presta, nem nunca prestou. A obra deste "predestinado" neste ano é a seguinte:
1.ª jornada, casa Olhanense: um frango. O remate de Wilson Eduardo é perfeitamente defensável e passa quase no meio da baliza. É que com Xistra e tudo poderiamos ter ganho. Dois pontos perdidos.
3.ª jornada, casa Marítimo: dois frangos. Um escandaloso e outro devido a uma característica bem sua: a lentidão e falta de reflexos. Três pontos perdidos.
4.ª jornada, fora Paços: um frango. O segundo golo do Paços é um frango em qualquer parte do mundo. Ele bem se "esforçou" por fazer com que a equipa perdesse, mas a remontada final não estava nos seus planos.
5.ª jornada, fora Rio Ave: um frango e meio. O segundo golo revela que ele não tem reflexos para ser um guarda-redes de jeito, uma vez que a bola quase que é rematada à figura e ele quase que foge dela.
Portanto vamos a contas: cinco jornadas, oito golos sofridos, seis deles frangos. Em todos os jogos a mesma insegurança, a mesma desculpabilização de culpas próprias nas costas dos defesas, enfim o mesmo que temos visto ao longo das últimas épocas. Isto não tem melhoras, porque não se pode melhorar o que não tem qualidade. Pena que muitos sócios do Sporting sejam burros, e andem com palas e não tenham lucidez para ver isto.
Ainda por cima o que mete nojo é ver que o Patrício beneficia dos favores de uma imprensa sabuja, que o que realmente deseja é ver um Sporting fraco, e nessa medida nenhum erro dele é dele! A culpa é sempre: a) da nossa defesa, pois claro; e b) da falta de qualidade da equipa do Sporting; Quando nenhum destes estratagemas funcionam diz-se sempre que os seus frangos compensam as vezes que salva a equipa... Quer-se dizer eu compreendo que a Bola ou o Jogo gostem de ver o Patrício na nossa baliza. Eu também adorava ver o Roberto na baliza do carnide. Porque será?
Temos que acabar com as vacas sagradas no Sporting. Patrício já anda há cinco anos a demonstrar, semana após semana, que não pode ser o nosso guarda-redes. Até quando?
At 20/9/11 19:51, Nelson Santos said…
"Desculpem lá mas o problema nuclear é apenas um: ter um guarda-redes de jeito."
Sim, realmente, compre-se um guarda-redes de topo mundial e os problemas do futebol do Sporting resolvem-se logo todos de uma vez só!
At 20/9/11 20:04, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Tira o Patrício do esquema táctico, ganhas logo uma defesa mais confiante.
"Sim, realmente, compre-se um guarda-redes de topo mundial e os problemas do futebol do Sporting resolvem-se logo todos de uma vez só!"
Guarda Redes de topo Mundial? Para ser superior ao Patrício?
É uma barbárie aquilo que dizes, desculpa mas Patrício é um GR de Médio/Baixo Nível, nada mais que isso!!
De resto, achei um óptimo Post Nuno ;)
SL a todos/as
At 20/9/11 20:05, Juvenal Carvalho said…
Muito trabalho nos espera para que consigamos chegar aos primeiros lugares. Parece-me contudo, que embora longe dos rivais neste momento, possamos a médio prazo assistir à evolução da equipa com a integração dos muitos jogadores novos
At 20/9/11 20:06, Mike BlitzGreen said…
Nelson ! Cepo! Nelson ! Loooool
SL
Miguel Damas
At 20/9/11 20:21, Anónimo said…
Caro Nelson Santos,
Eu já não peço um GR de nível mundial, bastava-me um de nível... nacional! Arrisco-me a dizer que mais de metade dos keepers das equipas da primeira liga são melhores que o nosso. Já nem vou fazer a comparação com os nossos rivais, porque seria penoso, porque um qualquer Nilson ou Peçanha de trazer por casa são melhores que o Patrício, que é exatamente igual ao do ano passado, ao do anterior, enfim é o Patrício e isso define-o! Enfim nunca vou perceber a idolatria a um frangueiro...
At 20/9/11 20:27, Nelson Santos said…
ZenMan, os problemas que aponto ao meio-campo e mesmo ao posicionamento dos extremos após a perda de bola não são de confiança, e não têm mesmo nada a ver com o guarda-redes. Ainda se falasses das bolas paradas, por exemplo, em que ter um guarda-redes que saia mal influencia obviamente a confiança de quem defende essas bolas. E se Patrício não é, na minha opinião, um guarda-redes de top mundial, também não é de nível médio-baixo. Mas isso são opiniões. Agora, desses de topo mundial, penso não haver um único português actualmente (o último a aproximar-se foi baía) e só vi passar por Portugal 2 vindos do estrangeiro (Preud'homme e o Grand Danois). Fora isso sobram os médios-bons, onde se encaixam os 3 actuais titulares dos 3 maiores clubes nacionais e os razoáveis (a grande maioria). Caramba, a quantidade de vezes que já tivemos campeões nacionais com guarda-redes normalíssimos... até nós em 2001/2002.
At 20/9/11 20:29, Nelson Santos said…
Caro anónimo, quando diz que "qualquer Nilson ou Peçanha de trazer por casa são melhores que o Patrício", só posso dizer que contra "factos" desses não há mesmo argumentos.
Não era o objectivo do post, mas enfim. É bem mais divertido discutir os jogadores isoladamente.
At 20/9/11 20:43, Anónimo said…
Caros, o Patricio evoluiu bastante nas últimas 2 épocas, mas quanto a mim ainda não é aquele GR que dá segurança a uma defesa, e o exemplo disso são as quebras cerebrais que teve nestes 2 últimos atrasos que nos custaram 1 golo e uma bola na barra que só não entrou por milagre.
Não concordo contudo com o post do anónimo das 18:42 que diz que ele já deu 6 frangos, quanto a mim o 2º de ontem não é frango e um dos do Maritimo também não é. O do Wilson Eduardo parece um pouco mal batido, mas até considerar frango ainda vai um bocado.
Como resumo: Tem feito do melhor e do pior neste principio de época, parece-me algo nervoso.
Ass. O Lagartão.
At 20/9/11 21:49, King Lion said…
Pois este Patrício vai mesmo tornar-se mais um caso no Sporting...!Agora que eu o acho um bocado burro acho e quando naquele lance com o Paços de Ferreira o culpei parece que já estava a adivinhar o que vinha a seguir...!e mais não digo.
Um guarda-redes tem de dar segurança à equipa e neste momento isso não está a acontecer.Lamento que um jogador da casa esteja a falhar quando deveria ser um exemplo para quem está a chegar.Será que me entendem ?.
At 20/9/11 21:50, Anónimo said…
Meu caro lagartão,
Tem feito melhor??? Então só( SSSSÓÓÓ!!!!) deu quatro frangos, na sua opinião, e tem feito melhor????
Meu caro Nelson Santos,
Está certo: o guarda-redes é uma merda, mas temos que levar com ele porque não temos massa, porque o formámos, porque estamos à espera que ele fique bom por milagre... Enfim para isso é que não há argumentos que cheguem...
At 20/9/11 22:06, Nelson Santos said…
"tá certo: o guarda-redes é uma merda, mas temos que levar com ele porque não temos massa, porque o formámos, porque estamos à espera que ele fique bom por milagre..."
Eu disse isso?
At 20/9/11 22:10, Nelson Santos said…
E, repito, esta discussão tem muito pouco a ver com o objectivo deste post. Por isso se quiser continuar a discutir jogador a jogador, força. Eu, sinceramente, não estou para aí virado e nem me parece que isso seja relevante ou particularmente produtivo.
At 20/9/11 22:21, Anónimo said…
Meu caro Nelson Santos,
Ok, vamos às citações:
"Ainda se falasses das bolas paradas, por exemplo, em que ter um guarda-redes que saia mal influencia obviamente a confiança de quem defende essas bolas."
Daqui deduzi três coisas:
1- Que temos um GR é uma merda, na justa medida em que sai mal( vá lá, reconhecer que sai mal é um começo...);
2- Que um GR que é uma merda mete os defesas nervosos;
3- Que um GR que é uma merda defende mal bolas paradas;
O que acho divertido é como é que, no parágrafo seguinte, se vem dizer que o homem é bom, e que não é uma merda! Primeiro demonstra-se que ele é uma merda, e meio segundo depois diz-se que ele é bom??? Nada a dizer, poucos argumentos há para isto...
At 20/9/11 22:30, Emanuel said…
Ontem estive em vila do conde e notou-se bem a falta de confiança da nossa defesa no Rui Patricio... só não viu quem não quis!! O problema do Patricio na falta de soluções para a baliza,alguem que lhe faça frente. Mas ontem ouve um que me encheu-me as vistas na primeira parte: Schaars!!! O homem é um monstro dentro de campo, está em todo lado, é um lider( pró ano será um dos capitães...), sabe o que está a fazer, muito bom mesmo.
At 20/9/11 23:54, Anónimo said…
OH Rui Patricio..Olha..!
Se vieres aqui ler isto a tua moral sobe e cá para mim fazias bem era pirares-te para outras bandas...
Depois sim.. vais ter o teu real valor.
Um abraço de Leão
At 20/9/11 23:59, Anónimo said…
Saíu Postiga e Yannick D. agora é malhar no Rui Patricio..ehehehheheh
Qual vai ser o freguês que se segue.?!
Haja paciência.
O Rui Patricio ou testa dura ou tem uma alma enorme para defender a baliza do Sporting com tanto coxo naquela defesa
At 21/9/11 01:50, Fanas said…
Reconheço muita qualidade no posto do Nelson mas não tenho conhecimentos que me permitam opinar sobre a matéria.
Quanto ao Patricio , matem-no e esfolem-no à vontade , prestam um grande serviço ao Sporting.
Miguel Damas
Palavras para quê... Sempre que discordo de ti inventas qualquer coisa em lugar de discutires a matéria em questão.Da outra vez achavas que te estava a experimentar, etc etc, agora achas que embirro contigo.E que tal aprenderes que nem sempre tens razão e que os outros não tem de concordar contigo ?
SPORTING SEMPRE !
At 21/9/11 06:07, Mike BlitzGreen said…
Fanas
Estou me a borrifar que concordes ou não comigo. Não retiro uma virgula aquilo que disse e acrescento que por vezes és estupido como uma porta. Acabou a conversa!! Estou farto destas merdas de dialogo de malucos.
SL
Miguel Damas
At 21/9/11 06:15, Mike BlitzGreen said…
A massa associativa é presente mas tambem exigente. Mas vão lá perguntar a quem esteve em Vila do Conde (bem longe de Alvalade) se gostou de mais uma mediocre exibição do Patricio.
É me indiferente se o rapaz é bom miudo, se é acanhado e está sofrer o peso da responsabilidade. Quando foi lançado não seria mais pesado?!?!!! Então volvidos 4 anos é que se fala disso??!!!!
A mim apenas há 3 coisas que me fazem confusão em relação a Patricio e que para grande preocupação do SCP não vejo ser corrigido. A sua falta de dialogo\liderança e confiança com o resto da defesa. Sendo ele espectador priveligiado do jogo devia ser mais participativo e dialogante para dar segurança ao quarteto defensivo e a equipa em geral....não o é...
Uma confrangedora incapacidade nos remates de longe, muitas vezes mal posicionado e sobretudo uma péssima leitura e participação no jogo aereo. Já aponto essas lacunas desde que subiu a primeira equipa no entanto ano após ano temos estes erros a sucederem-se.
É certo que PAtricio é excelente nos reflexos e nos remates a queima. Muito forte nos penaltys e sobretudo tambem destemido. Mas será que chega para um grande? Andamos a proteger-lo por ser da casa. É realmente o caminho a seguir nesse aspecto, mas olhando friamente teremos que analisar se realmente Patricio tem a capacidade de dar o salto e deixar de ser um GR promissor para ser uma certeza mas acima de tudo uma mais valia para o Sporting!!!
É facil depois desculpar-nos com a defesa, com isto e com aquilo. Um GR de um grande tem que dar pontos. E Patricio está a ser um obice em vez de uma mais valia!!!
SL
Miguel Damas
At 21/9/11 07:49, Fanas said…
Miguel
Atenção que o prestigio do sobrenome que ostentas não te dá imunidade de espécie alguma nem te atribui qualidades especiais.E se eu sou estúpido ás vezes , tu és estúpido a tempo inteiro como se pode depreender das tuas tiradas de arrogância e má educação.
E acabou a conversa realmente porque sou eu que não te vou dar mais tempo de antena ,porque pareces padecer de alguma bipolaridade que eu não estou disposto a patrocinar.
Fica bem com o teu ódio de estimação ao Rui Patrício , mas daqui a algum tempo e de acordo com a bipolaridade já referida não te venhas queixar por ele ter voado para outras paragens , onde então sim tu irás reconhecer toda a sua qualidade e competência.
SPORTING SEMPRE !
At 21/9/11 08:37, Anónimo said…
E realmente uma triteza apreciar certos comentarios.Os adeptos de outros clubes desfazem-se em elogios a guarda-redes medianos vide Helton e Artur,os sportinguistas?tudo fazem para denegrir a imagem do titular da baliza da selecao nacional e sem duvida nenhuma o melhor guarda-redes portugues.Grandes sportinguistas.
At 21/9/11 08:37, Anónimo said…
Excelente post Nelson!
Concordo com a tua analise.
Essencialmente acho que a forma como as pedras estao dustribuidas nao eh o problema, a tactica parece-me a mais indicada para os jogadores que temos, agora a forma como estaa ser interpretada eh que me deixa algumas duvidas...
Parece-me pacifico que Rinaudo esta um pouco desamparado nas tarefas defensivas quando a pressao alta eh ultrapassada...
Para se fazer a pressao alta tem que haver uma aproximacao de linhas e em bloco.
Neste momento ha muito espaco entre os tres da frente e o meio campo, depois esse espaco torna-se maior entre o meio e a defesa porque os dois volantes estao a funcionar como uma segunda linha a fazer pressao...
Para este sistema funcionar tem que se aproximar sectores, principalmente a defesa para junto do meio campo!
Nos temos o problema de os centrais serem relativamente lentos, talvez por isso Domingos nao faca subir mais a defesa, eh a tal historia de puxar o cobertor e ficar com os pes de fora!!!
Acho que brevemente Matias assumira o papel de medio solto por tras de wolfswinkel e Rinaudo tera a companhia de Elias para compensar a falta de aptidao defensiva do chileno.
Com os dois alas a defender de dentro para fora fica mais dificil ao adversario encontrar espaco nas costas da nossa equipa...
Sobre Patricio...
Nao tenho duvida que este miudo eh um bom guarda redes, pode ter arestas por limar, mas nao deixa de ser o melhor Portugues da actualidade!!!
Nao esteve bem no primeiro golo com o Rio Ave, naquela altura quem estava?
Os que transitaram da epoca anterior vao ser crucificados, sao alvos faceis... injustamente!!!
Se ganhamos ao pacos foi porque Patricio fez duas grandes defesas que evitaram o terceiro golo...
Podem culpar o homem no segundo golo mas sejamos honestos... o que estava o Rodriguez a fazer??? Porque nao pode haver dois pesos e duas medidas!!!!
Patricio precisa de serenar, parece-me muito nervoso em todos os jogos... talento ele tem!!!
Nao digo que nao tenho saudades de um Peter schmeichel, Vitor Damas, Ferenc Meszaros, etc... mas olhem que todos eles tambem tiveram maus momentos e deram os seus frangos!!!
Saudacoes Leoninas
PauloLionheart
At 21/9/11 09:13, Mike BlitzGreen said…
Fanas
A sua embirração para com a minha pessoa extravasa completamente a embirração e ganha contornos de qualquer coisa patológica. Cure- se e procure ajuda pois daqui nao leva nada. Chega ao ponto de me atribuir ódios de estimação....faça me apenas um favor nao volte a referir de a mim e eu farei o mesmo ok?
Rui Patrício nunca reuniu consenso e provavelmente nunca ira reunir. Mas uma coisa é certa, continua com as mesmas deficiências de jogo que tinha quando apareceu na 1 equipa há 4 anos. No resto nao comento mais. Mas perguntem a quem esteve em vila do conde o que levou Carlos Brito e Lucio a 2 parte toda a gritar.......
SL
Miguel Damas
At 21/9/11 09:55, rff said…
O assunto Patrício já começa a descambar um pouco, na minha opinião, sendo que se trata obviamente de uma questão sensível porque, recorde-se, estamos a falar do titular da prestigiada selecção nacional.
Mas vamos a factos: Patrício, depois de épocas periclitantes, foi dos melhores a época passada. A presença do alemão no banco permitiu-lhe crescer. Sempre foi essa a minha teoria. Este ano começou novamente bem, mas em termos oficias as coisas não lhe têm corrido bem, sendo que por exemplo em Aveiro e mesmo em Paços safou ainda assim a equipa duas ou três vezes, se bem me lembro.
Ou seja, estamos perante um gajo estranho. Disso, não há dúvidas, e que atravessa uma fase de menos confiança. Agora, tem qualidade, comparando com os outros que por aí andam, e continua a ter potencial de crescimento, sendo que ao nível psíquico tem muito que melhorar. O que deve fazer Domingos: Dar-lhe confiança e continuar a apostar nele. Se continuar a falhar e por causa disso a equipa perder pontos, deve dar lugar a outro...
Saudações Leoninas
At 21/9/11 11:17, Anónimo said…
Caro amónimo das 21:50h,
Quando disse que RP neste principio de época tem feito do melhor e do pior, não estou a dizer que tem estado perfeito em todos os jogos com exibições de gala. Refiro-me que após ter deixado entrar um golo em que podia fazer mais, logo a seguir faz uma grande defesa. Isso aconteceu em Paços Ferreira quando negou o 3º golo.
Para que não restem dúvidas, RP não é o GR que gostaria de ver na baliza do meu SCP, evoluiu bastante nas 2 últimas épocas mas isso foi porque tivemos defesas fracas e ele foi forçado a brilhar, como outro qualquer GR com o minimo de qualidade também o faria. Nesta altura e passados 4 anos, temos de ser imparciais, racionais e coerentes e assumir que RP não é um GR de topo. E dizerem-me que é o GR da seleção nacional para mim isso pouco ou nada diz, para mim Ricardo, Eduardo já foram os nossos GR e não são GR de topo.
Para finalizar este assunto, podemos todos ter opiniões diferentes em relação a RP, mas todos temos de concordar que RP deve ter uns grandes padrinhos em Alvalade, é que nada nem ninguém o consegue tirar da baliza. Pode vir o Casillas, o Cech, o De Gea, o Neuer, que eu tenho a certeza que o RP os abate a todos!
Ass. O Lagartão.
At 21/9/11 16:26, bola-9 said…
para o nº1 de portugal,e do sporting.
www.youtube.com/watch?v=G9Uf0tI1p5o
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home