"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, novembro 08, 2011

Tape-se aquele maldito fosso!



O JOGO:

O fosso que separa as bancadas de Alvalade do terreno de jogo sempre foi fonte de polémica, mas a queda dos dois jovens no final da partida com o Leiria vai acelerar um processo que já fazia parte do conjunto de ideias lançadas pela candidatura de Godinho Lopes durante a campanha eleitoral que levou à sua eleição como presidente do Sporting.
(...)
Luís Godinho Lopes, sendo mais comedido, não deixou de confirmar que esta obra era agora um aspecto prioritário da sua gestão. "Essa era uma decisão tomada anteriormente. Pintámos o estádio, dando-lhe uma cor mais verde, e o fosso é uma matéria que queríamos enfrentar este ano. É um investimento de monta, a situação financeira não é fácil, mas estamos à procura das soluções. É uma promessa que gostaríamos de ver cumprida".

(...)
Certo é que apesar da complexidade do problema, tendo em conta que implica alterações na estrutura do estádio, e da componente financeira - são necessários 1,2 milhões de euros, pelo que a falta de liquidez e a crise generalizada constituem obstáculos de monta -, os responsáveis leoninos encaram com renovada determinação uma medida que há muito é desejada pela generalidade dos adeptos, que reclamam maior proximidade com a acção, tal como sucede noutros recintos.

Recorde-se que a razão apontada para a existência do fosso na altura da construção do estádio era sobretudo a possibilidade de acesso para transporte e instalação de equipamentos, tendo a realização de concertos como principal objectivo, mas o ângulo das curvas nos topos do recinto não permite a circulação de veículos pesados de grande porte. Agora espera-se para breve a revelação da solução a adoptar para colmatar uma falha com implicações na segurança.




É evidente que aquele absurdo fosso - ainda por cima fruto de um inaceitável erro técnico de concepção - tem forçosamente que ter os dias contados.

Nunca entendi a sua lógica, nem os seus reais benefícios, mais a mais, atendendo a que nenhum dos grandes estádios europeus tem semelhante 'nódoa' (Bernabéu, Camp Nou, Wembley, Old Trafford, Emirates, Munique, Arena de Amsterdão, Celtic Park...).

Tendo sido por imprudência ou desmesurado ímpeto dos adeptos, a verdade é que a queda de dois sportinguistas no passado fim-de-semana deixou evidente o enorme e grave risco de segurança que aquele fosso constitui. Como escrevi no facebook, já vi há umas épocas um jogador leonino - não me recordo qual - ser travado por apanha-bolas, caso contrário teria caído no fosso, na consequência de uma arrancada mais impetuosa.

Por outro lado, é uma estrutura abjecta e anacrónica que deixa os adeptos mais afastados do relvado, do apoio aos nossos jogadores, e sobretudo afastados das equipas de arbitragem, sabendo nós como por vezes pode ser 'eficaz' uma certa pressão de 'proximidade' sobre os mesmos. Já vi 'bandeirinhas' virarem-se para as nossas bancadas com cara de gozo, após lance polémico com decisão contrária à nossa equipa. Nada como um fosso para os defender...

É óbvio que os custos de alteração na estrutura serão elevados e que os novos lugares que nascerão por cima do actual fosso serão, quanto a mim, pouco atractivos em termos da visão de jogo, só que há certas obras ou decisões que não se podem adiar - mesmo sob pena de fraca rentabilização imediata - e esta é seguramente uma delas!

A seguir, venham as cadeiras verdes: o coração de Alvalade tem que palpitar... mas apenas de verde e branco!

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


22 comentários:

  • At 8/11/11 14:23, Anonymous Anónimo said…

    DÊEM UM SALTO AO OUTRO LADO DA SEGUNDA CIRCULAR E VEJAM COMO SE FAZ UM GRANDE ESTÁDIO E NÃO UM WC!!!!!!!!!!!
    HIHIHIHIHIHIHIH!
    SLBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBB

     
  • At 8/11/11 14:53, Anonymous Anónimo said…

    SPORTING SEMPRE..SLB= MERDA

     
  • At 8/11/11 14:55, Anonymous Anónimo said…

    Não se esqueçam de levar mascaras no dia 26 de novembro e no final do jogo obrigatório tomar banho..Aquela etar cheira a porcos..e se um porco cheira muito mal , o que será 55.000 porquinhos??

     
  • At 8/11/11 15:01, Anonymous Anónimo said…

    è um grandde estádio pois é...igual UMA GRANDE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTOS....VULTO ETAR....

     
  • At 8/11/11 15:42, Anonymous Anónimo said…

    O Sporting foi o primeiro dos 3 grandes a querer construir um novo Estádio.
    Apesar de ter pensado e projetado o Estádio muito mais cedo que os outros 3 clubes, o nosso Estádio acabou por ser claramente o pior dos 3 grandes.
    É incompreensível!!!!!
    Aquele fosso horroroso, além de inacreditavelmente feio, ainda por cima retira a possibilidade do estádio poder comportar muitos mais lugares.
    Por outro lado, coloca os adeptos muito loge do relvado, e é sabido como é importante a presença dos adeptos tão perto quanto possível dos jogadores, a fim de os incentivar.
    A construção dum estádio de futebol não é o mesmo que a construção dum centro comercial. A Direção do Sporting do tempo da construção do Estádio, bem podia ter-se oposto à contrução deste aborto.
    Não é fácil fazer um estudo custo-benefício da eliminação do fosso, mas, com o aumento do número de lugares e, sobretudo, com o impacto no ânimo dos jogadores, pelo facto dos adeptos ficarem mesmo em cima do relvado, o que poderia incentivar a mais alguns pontos ganhos, leva-me a concluir que acabaríamos a lucrar.
    Já agora, seria também de estudar a recolocação dos ecrãs.
    DUARTE

     
  • At 8/11/11 15:49, Blogger leão irredutível said…

    Costroem um fosso - nojento!- para a circulação de veículos e depois os veículos não passam?
    Ele há cada imbecil!
    Pensei que fosse por razões de "segurança", tal como também somos uns "originais" com a colocação de videos nos tunéis (parece que só nós é que temos). Percebia, embora não aceitasse e discordasse completamente.
    Até alinhava numa subscrição pelos sócios para ajudar a pagar (uma vez que não há dinheiro) a arrasar aquele aborto.

     
  • At 8/11/11 17:19, Anonymous Anónimo said…

    O pior estádio dos 3 grandes?!

    Apesar do erro que foi o fosso, tenho orgulho em ter um estádio com uma arquitectura moderna, ao contrário do estádio "do lado", que me faz lembrar o coliseu romano " Terminado à muito, mas com imagem de que a obra vai a meio". E não vamos falar do outro estádio a que lhe faltava uma "parede"!

    O fosso e as cadeiras é para mudar o mais depressa possivel, posso compreender que quiseram inovar com este dois "flops", mas por favor, nada supera Alvalade pintado de verde com os adeptos a respirar sobre o relvado!

    Juve Boy

    P.s: Essa do W.C já não pega, porque nesse caso, todos os que já urinaram numa casa de banho de um festival sabem como é a actual arquitetura do Estádio de Carnide.

     
  • At 8/11/11 17:59, Blogger ana said…

    Uma pista de tartan de três faixas para os nossos atletas treinarem e para os deficientes motores "estacionarem" a ver os jogos é que era! Como no velhinho Alvalade!

     
  • At 8/11/11 18:25, Blogger fanático said…

    Sou a favor do fecho do "fosso" e colocarem mais bancos para a lotação aumentar e estarmos mais próximos do relvado, e como o Leonino diz, mais próximos dos fiscais de linha...
    Ana, desculpa mas não concordo contigo. Mas é bonita a tua ideia. ;)
    Os deficientes motores terão concerteza os seus lugares.

    Quanto ao animal At 8/11/11 14:23, Anónimo said… quero lembrar que a merda do antigo estádio do teu clubeco também tinha um fosso, mas esse cheirava mal.

     
  • At 8/11/11 19:02, Anonymous Anónimo said…

    o cromito do primeiro comentário acha que aquele curral de porcos mal acabado é bonito.. cada vez me convenço mais que estes benfiquistas além de burros e ignorantes são todos sem noção, e o país não anda prá frente por causa dessa escumalha.. ainda por cima andam ai aos montes, são quase tantos como as cagadelas de pombos na estatueta do eusebio.. aquele que o javi garcia chamou de preto de m****

     
  • At 8/11/11 21:04, Anonymous Lagartão said…

    FDX mas aquilo em frente ao colombo pode ser apelidado de estádio? Mais parece um prédio da zona J com o cimento à mostra pois já não havia dinheiro para a tinta.

    Quanto ao fosso, concordo que seja tapado, quer por uma questão de segurança, quer por uma questão de proximidade do público ao rectângulo de jogo. Quanto às cadeiras, já não sou tão dramático, por mim até podiam ser cor-de-rosa, desde que o estádio estivesse sempre cheio para as tapar. Não acho que seja uma obra prioritária, com esse dinheiro prefiro contratar mais um bom jogador em Janeiro para sermos campeões.

     
  • At 8/11/11 21:11, Anonymous Anónimo said…

    Capel é um grande ser humano,para além do seu valor como jogador!A direcção e Sad, nomeadamente P.Cristóvão e L.Duque, estiveram muito bem. Li (não comprei!)no dia a seguir ao acontecimento que os jovens eram apenas espectadores-num jornal-noutro jornal, eram da JV Leo e noutro estavam no sector da DU XXi. Nenhum referia a verdade eles eram da e estavam no sector da Torcida! Isto, não é importante,mas prova a atenção com que estão em Alvalade e a forma como dão as notícias! Por fim para mostrar a grandeza do Sporting, basta dizer que no jogo Braga-Benfica estiveram cerca de 18.000 e como noticiam os factos. em Alvalade contra a U.Leiria estiveram quase o dobro1 Mais de 34.000 adeptos! S. Leoninas.

     
  • At 8/11/11 21:21, Blogger RFM said…

    At 8/11/11 17:59, ana said…

    Subscrevo a tua ideia. Brilhante.

    Há cada engenhoca e arquitetos em Portugal..?!..livra.

    Tristes. este que fez o projecto deveria era ele de pagar...


    Mas quando se gasta TANTOS Milhões por jogadores que valem ZERO..façam o favor de avançar coma ideia e eliminar já o fosso.

     
  • At 8/11/11 21:50, Blogger King Lion said…

    Um fosso para quê ?,alguém tem uma explicação racional para a sua criação ?,uma obra sem pés nem cabeça tal como os autores desta preciosidade.

    Um clube por onde passa tanta gente de reconhecidos méritos e não apareceu uma mente iluminada a impedir que isto acontecesse.Enfim estes "croquettes" quase que acabavam com o clube.

    Acabar com o fosso,colocar cadeiras verdes e brancas e o verde como cor a predominar em todo o estádio.

     
  • At 8/11/11 21:58, Blogger JPDB said…

    O problema de cobrir o fosso com cadeiras, é que para manter uma inclinação mínima necessária nas filas de cadeiras a acrescentar (de maneira a não se ficar sem visibilidade por causa das filas à frente), é preciso baixar o relvado. Baixando o nível a que está o relvado, passarão a haver zonas da Bancada B sem visibilidade para todo o terreno de jogo.
    Nem acrescento que as filas de lugares acrescentados seriam lugares muito fraquinhos para se ver os jogos. Sempre à chuva, visibilidade péssima, etc...

    Penso que a maneira mais fácil/económica de contornar o fosso, era eliminado-o como barreira. Uma solução barata e funcional, era cobri-lo a toda a volta do campo com algo semelhante às placas metálicas que agora existem em certos lugares. Estas placas poderiam ser cobertas com relva artificial, ou publicidade (porque não aproveitar para capitalizar alguma coisa?).
    Esta solução para além da "economia" ainda tem a seu favor a funcionalidade, já que se alguém quiser invadir o campo, pode passar a fazê-lo (lol) e mantém-se o fosso, que já que foi construído, pode ser útil nalgumas ocasiões (por exemplo quando se muda a relva). Além do mais evitam-se obras de monta como novos acessos para jogadores ou veículos ao relvado.

    Acrescento ainda que, actualmente, as distâncias reais entre a 1ªfila da Bancada A e as linhas que limitam o terreno do jogo, são inferiores às do Estádio da Luz (nos topos), e superiores em menos de 3 metros às existentes na bancada central no mesmo estádio (isto considerando o ponto mais afastado na bancada central do Estádio de Alvalade (em que como sabemos, as bancadas fazem uma pequena curva).

    Concluindo, com esta solução eliminava-se a barreira visual, que é efectivamente o maior problema, mantendo-se uma óptima visibilidade para todos os lugares, e sem grandes custos, ainda potencialmente capitalizáveis...

     
  • At 8/11/11 23:15, Blogger jotasub said…

    O Diego Capel é um senhor!!
    Excelente carácter!!
    É um verdadeiro gentleman!!
    Mantenham este activo no clube por muitos anos que é com este tipo de jogadores que o SPORTING se mantém no topo do futebol português!!

     
  • At 8/11/11 23:52, Blogger Sporting até morrer said…

    Godinho Lopes, que fez parte da Direcção que construiu este estádio, pode e deve encontrar maneira de fazer desaparecer o fosso no final desta época.

    Faça-se uma campanha junto dos sócios com o pagamento de uma quota extra se necessário e já há dinheiro suficiente para se iniciar a obra.

    Quanto ao lampião, antes um fosso que uma fossa de merda como em Carnide...

    SL
    José

     
  • At 9/11/11 00:43, Blogger RFM said…

    Penso que mesmo não sendo ou podendo ser aproveitada como bancada...(o Fosso) levava uma placa e ficava tudo e todos protegidos.
    Mesmo e depois de tapado poderia ter sempre aproveitamento.
    Fácil e barato.Digo eu....

    Cadeiras... Tudo Verde...isso Sim.

     
  • At 9/11/11 00:45, Blogger JPDB said…

    Até porque não me parece tão importante para o futuro (curto e longo prazo) do Sporting tapar o fosso, como é importante construir um pavilhão.

    Quanto mais "low-cost" for a obra do fosso melhor...

     
  • At 9/11/11 14:16, Blogger Luís S.C.P. said…

    O fosso mais tarde ou mais cedo irá desaparecer e assim como este que vemos na imagem outro também vai desaparecer.
    Alias, este segundo fosso já tem a obra em curso e tem vindo a ser tapado aos poucos e aos pontos.
    E mesmo que falhem os pontos existe sempre o amor Sportinguista sempre pronto, ponto.

    Primeiro fez-se pontes com as equipas,a seguir foi drenado com esforço e dedicação, depois foi-se tapando o fosso com pontos o pouco que falta será tapado com o amor do Sportinguista anónimo ou não.
    Este fosso esta condenado assim como o do estádio.
    O ponto final será dado por todos juntos e já falta pouco para isso acontecer se assim o quisermos claro.

    Refiro-me ao fosso que existiu entre os Sportinguistas e o Sporting, esse era enorme e para alegria de rivais já estava dado como intransponivel, tiveram azar e agora desesperam.

    Nada esta ganho, muito longe disso mas será mesmo assim se este segundo fosso desaparecer de vez?

    A minha resposta, porque acredito mesmo nisto, é:
    Tudo pode ser ganho talvez não hoje mas amanhã!

     
  • At 10/11/11 04:29, Blogger Diogo Bernardo said…

    vejam a merda do sentido de humor da catarina HOMEM marques, que nos apelidou de MITRAS.

    http://cuatidiano.wordpress.com/2011/11/10/o-sentido-de-humor-da-catarina-homem-marques/

     
  • At 16/11/11 01:14, Blogger Vasco said…

    Gostava de salientar que a cimento já esteve o nosso estádio, como está o vosso não é? hihihihi!!! Pré-fabricado! O nosso estádio é uma ideia original (sim, devem saber que o vosso projecto é o projecto do estádio do arsenal de londres! hihihihi!!). Relativamente a casa de banho, trinquem a língua, porque as casas de banho só têm azulejos se houver dinheiro para isso, caso contrário, fica em cimento, como o vosso galinheiro! hihihihi!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home