A nossa Estrada!
O nosso presente tem sido claramente melhor que o nosso passado recente, no que diz respeito ao futebol. E se tivessemos saído da Luz com o resultados que merecíamos, neste momento podíamos estar embalados para algo que a mim no princípio da época me parecia impossivel...
Isso quer dizer que estamos no paraíso? Não! Mas quer certamente dizer que subimos alguns degraus em relação a um passado recente… E a um passo bastante acelerado. O que é bom… Desde logo, porque já não se via jogar á bola em Alvalade desde 2006/07 e agora vemos futebol. Pode não ser em todos os jogos, mas é certamente na maioria deles. E isso é tão importante como os resultados alcançados! É verdade que o nosso patamar de exigência tinha atingido níveis baixíssimos, o que ajudou á melhoria, mas a herança foi esta, não foi outra…
Confesso que sou dos que desde o princípio apoiaram a contratação deste treinador. Mas também sou (e continuo a ser) dos que são bastante cépticos em relação á dupla Freitas/ Duque. Porquê? Porque sou muito céptico da solução “camião de jogadores estrangeiros”. Além de achar a dita dupla muito gastadora (em tempos de crise) e demasiado próxima de alguns empresários.
Contudo, tenho de reconhecer que a solução que foi encontrada para esta época terá sido a melhor possível, até porque havia poucas alternativas ao que se fez, pelo que classifico o trabalho feito até agora como positivo. O edifício estava em ruínas e havia que por qualquer coisa em pé que chamasse as pessoas. Agora que já está em pé (e acho que está, apesar dos problemas) temos de pensar o futuro com outro equilíbrio e com outra estratégia. Até porque a classificação global positiva não esconde alguns erros cometidos. Por exemplo, Nuno Reis, Renato Neto e eventualmente Wilson Eduardo deviam estar no plantel. Em relação aos centrais, atendendo de facto ao histórico dos jogadores que temos em termos de lesões, mais obrigatório era que Nuno Reis estivesse. Também não percebo os negócios Dyer (Everton) e Pedro Mendes (Real Madrid). Será que se estão a pagar favores a alguns empresários? Em que é que estes negócios beneficiaram o Sporting? Pedro Mendes jogou recentemente na Champions pelo Real Madrid (é verdade que numa equipa de segundas linhas, mas jogou) e não tem lugar no Sporting do futuro?
Outra questão que se coloca é a contratação de muitos jogadores com um histórico de lesões bem conhecido. As consequências estão agora a vir á tona. Se bem que reconheço que bom e barato não existe. Estes jogadores foram contratados porque apesar de tudo, eram acessíveis. Claro que a questão das lesões os tornou mais acessíveis. Havia que construir uma equipa que garantisse o futuro imediato e chamasse gente. Porque não podíamos manter o afastamento das pessoas…
Outro ponto onde sou muito céptico é a propriedade do passe dos jogadores do actual plantel. Que compromete futuras mais valias e a realização de receita extraordinária, o único caminho que vejo para a saída deste garrote financeiro que nos asfixia. De qualquer modo, em relação a este aspecto, resta saber se se podia ter feito algo de muito diferente, tendo em conta o dinheiro que havia para investir (praticamente nada; aqui temos que retroceder até ás eleições e relembrar os cem milhões para investir; enganar as pessoas é feio, no futebol, como na política, mas parece que as pessoas gostam de ser enganadas…). Em relação a este aspecto, mesmo concedendo que dificilmente se poderia ter construído a equipa de outro modo, resta saber que favores forem feitos a empresários e outros agentes extra Sporting e que mais valias vamos receber de futuras vendas e da rentabilização que estamos a fazer de alguns jogadores…
Chegados aqui e aceitando que apesar de todas as reticencias colocadas, os resultados têm sido bons (e na minha opinião, o balanço destes meses é de facto positivo) resta saber se deve ser este o caminho para o futuro. Na minha opinião, não! Este foi um caminho de recurso numa conjuntura especial, mas não deve ser a estratégia a seguir daqui para a frente. O caminho para a frente tem de ser outro: a aposta nos jogadores portugueses, nos miúdos, mesclada com estrangeiros de qualidade escolhidos cirurgicamente (atenção á vertente humana) para se construir um plantel equilibrado e mais barato (e com menos jogadores).
Se existir vontade, podemos ter futuro. Estes jogadores, que formam um plantel de alguma qualidade são um núcleo que se deve manter mais ou menos intacto num futuro próximo (com algumas mexidas obviamente, mas com manutenção do núcleo) e que pode potenciar outros a entrar no plantel a curto e médio prazo. Que por enquanto são nossos e que são das nossas escolas. Não podemos deixar que alienem os passes desses. Aí sim, estaremos a hipotecar o nosso futuro. E temos claramente que baixar a massa salarial. Também aí a entrada de miúdos da formação pode ajudar. O futuro tem de ser esse. Mesclado com 2/3 jogadores de nível contratados por época, com nível. Comprados por nós ou tendo parte do passe (não é dramática essa opção se tivermos 100% dos passes dos nossos, que podemos rentabilizar para abater na dívida…).
O nosso futuro passa pela pressão que os sócios do Sporting fizerem em cima de quem manda e que obrigue a que sejam tomadas as opções que melhor defendem o Clube (friso a palavra Clube). E a que não sejam tomadas as opções que defendam terceiros que nada têm a ver conosco. Os ditos terceiros poderão e deverão ser nossos parceiros, mas sempre numa parceria que defenda de modo intransigente os nossos interesses!
Euforia não deve significar ser amorfo. Devemos continuar a ser construtivamente críticos!
E devemos manter a união que temos conseguido construir ao longo destes meses que correram desde a eleição desta Direcção! Não votei neles, mas reconheço que têm estado muito bem em relação a esse aspecto. Alias, acho que as atitudes tomadas em relação ao Benfica no episódio da “jaula” foram exactamente as que tinham de ser tomadas.
União, esperança, apoio, vigilancia e crítica construtiva são as obrigações dos sócios do Sporting para chegarmos onde queremos!
JG
Isso quer dizer que estamos no paraíso? Não! Mas quer certamente dizer que subimos alguns degraus em relação a um passado recente… E a um passo bastante acelerado. O que é bom… Desde logo, porque já não se via jogar á bola em Alvalade desde 2006/07 e agora vemos futebol. Pode não ser em todos os jogos, mas é certamente na maioria deles. E isso é tão importante como os resultados alcançados! É verdade que o nosso patamar de exigência tinha atingido níveis baixíssimos, o que ajudou á melhoria, mas a herança foi esta, não foi outra…
Confesso que sou dos que desde o princípio apoiaram a contratação deste treinador. Mas também sou (e continuo a ser) dos que são bastante cépticos em relação á dupla Freitas/ Duque. Porquê? Porque sou muito céptico da solução “camião de jogadores estrangeiros”. Além de achar a dita dupla muito gastadora (em tempos de crise) e demasiado próxima de alguns empresários.
Contudo, tenho de reconhecer que a solução que foi encontrada para esta época terá sido a melhor possível, até porque havia poucas alternativas ao que se fez, pelo que classifico o trabalho feito até agora como positivo. O edifício estava em ruínas e havia que por qualquer coisa em pé que chamasse as pessoas. Agora que já está em pé (e acho que está, apesar dos problemas) temos de pensar o futuro com outro equilíbrio e com outra estratégia. Até porque a classificação global positiva não esconde alguns erros cometidos. Por exemplo, Nuno Reis, Renato Neto e eventualmente Wilson Eduardo deviam estar no plantel. Em relação aos centrais, atendendo de facto ao histórico dos jogadores que temos em termos de lesões, mais obrigatório era que Nuno Reis estivesse. Também não percebo os negócios Dyer (Everton) e Pedro Mendes (Real Madrid). Será que se estão a pagar favores a alguns empresários? Em que é que estes negócios beneficiaram o Sporting? Pedro Mendes jogou recentemente na Champions pelo Real Madrid (é verdade que numa equipa de segundas linhas, mas jogou) e não tem lugar no Sporting do futuro?
Outra questão que se coloca é a contratação de muitos jogadores com um histórico de lesões bem conhecido. As consequências estão agora a vir á tona. Se bem que reconheço que bom e barato não existe. Estes jogadores foram contratados porque apesar de tudo, eram acessíveis. Claro que a questão das lesões os tornou mais acessíveis. Havia que construir uma equipa que garantisse o futuro imediato e chamasse gente. Porque não podíamos manter o afastamento das pessoas…
Outro ponto onde sou muito céptico é a propriedade do passe dos jogadores do actual plantel. Que compromete futuras mais valias e a realização de receita extraordinária, o único caminho que vejo para a saída deste garrote financeiro que nos asfixia. De qualquer modo, em relação a este aspecto, resta saber se se podia ter feito algo de muito diferente, tendo em conta o dinheiro que havia para investir (praticamente nada; aqui temos que retroceder até ás eleições e relembrar os cem milhões para investir; enganar as pessoas é feio, no futebol, como na política, mas parece que as pessoas gostam de ser enganadas…). Em relação a este aspecto, mesmo concedendo que dificilmente se poderia ter construído a equipa de outro modo, resta saber que favores forem feitos a empresários e outros agentes extra Sporting e que mais valias vamos receber de futuras vendas e da rentabilização que estamos a fazer de alguns jogadores…
Chegados aqui e aceitando que apesar de todas as reticencias colocadas, os resultados têm sido bons (e na minha opinião, o balanço destes meses é de facto positivo) resta saber se deve ser este o caminho para o futuro. Na minha opinião, não! Este foi um caminho de recurso numa conjuntura especial, mas não deve ser a estratégia a seguir daqui para a frente. O caminho para a frente tem de ser outro: a aposta nos jogadores portugueses, nos miúdos, mesclada com estrangeiros de qualidade escolhidos cirurgicamente (atenção á vertente humana) para se construir um plantel equilibrado e mais barato (e com menos jogadores).
Se existir vontade, podemos ter futuro. Estes jogadores, que formam um plantel de alguma qualidade são um núcleo que se deve manter mais ou menos intacto num futuro próximo (com algumas mexidas obviamente, mas com manutenção do núcleo) e que pode potenciar outros a entrar no plantel a curto e médio prazo. Que por enquanto são nossos e que são das nossas escolas. Não podemos deixar que alienem os passes desses. Aí sim, estaremos a hipotecar o nosso futuro. E temos claramente que baixar a massa salarial. Também aí a entrada de miúdos da formação pode ajudar. O futuro tem de ser esse. Mesclado com 2/3 jogadores de nível contratados por época, com nível. Comprados por nós ou tendo parte do passe (não é dramática essa opção se tivermos 100% dos passes dos nossos, que podemos rentabilizar para abater na dívida…).
O nosso futuro passa pela pressão que os sócios do Sporting fizerem em cima de quem manda e que obrigue a que sejam tomadas as opções que melhor defendem o Clube (friso a palavra Clube). E a que não sejam tomadas as opções que defendam terceiros que nada têm a ver conosco. Os ditos terceiros poderão e deverão ser nossos parceiros, mas sempre numa parceria que defenda de modo intransigente os nossos interesses!
Euforia não deve significar ser amorfo. Devemos continuar a ser construtivamente críticos!
E devemos manter a união que temos conseguido construir ao longo destes meses que correram desde a eleição desta Direcção! Não votei neles, mas reconheço que têm estado muito bem em relação a esse aspecto. Alias, acho que as atitudes tomadas em relação ao Benfica no episódio da “jaula” foram exactamente as que tinham de ser tomadas.
União, esperança, apoio, vigilancia e crítica construtiva são as obrigações dos sócios do Sporting para chegarmos onde queremos!
JG
Sangue LEONINO
17 comentários:
At 8/12/11 17:31, JPS said…
Meu caro JG:
Na minha opinião, estás a esquecer-te de algumas coisas. Mas estou seguro que não o fazes por mal. São elas:
a) a aproximação clara dos sócios e adeptos ao Clube, traduzido num inequívoco aumento de receitas desportivas. Algo bem evidente nas contas da SAD mas que escapou à maioria dos analistas, focados que estão nas menos boas notícias;
b) a mudança paradigmática no relacionamento com os outros agentes, começando pela alteração significativa da política de comunicação, como tão bem se viu neste episódio do derby. Hoje, damo-nos ao respeito e somos respeitados. Alguns órgãos de comunicação social já sentiram na pele o que custa tratar mal o Sporting;
c) o facto de não ouvires falar em SAD, accionistas, Conselhos de Administração, maiorias de capital ou interesses minoritários há cerca de 9 meses. Tantos quantos os de mandato destes órgãos, com uma clara cultura de Clube (e não de SAD);
d) a reestruturação da Academia, com a injecção de elementos capazes de transmitir a cultura Sportinguista que tanto faltava e as alterações orgânicas que tanto se reclamavam, invertendo a trajectória de desinvestimento verificada no último mandato;
e) a reorganização empresarial, com a extinção de vários esqueletos fiscais imobiliários e a consequente limpeza do balanço do Clube. Hoje, o grupo resume-se praticamente a Clube, SPM e SAD. Bem sei que são aspectos que não são do domínio público e difíceis de perceber pelo sócio de bancada;
f) a tremenda reestruturação orgânica interna, com efeito na eficiência dos processos de relacionamento com o exterior, pese embora porventura continue a haver espaço para melhorar;
g) a política de reaproximação aos núcleos, com o seu envolvimento permanente em iniciativas próprias com a presença do Clube e outras iniciativas do Clube com presença dos núcleos.
Concedo que há áreas onde as coisas não correram como esperado, mas se calhar também outras ficaram por referir.
Quanto ao mais, de acordo contigo.
Um abraço,
At 8/12/11 17:32, JPS said…
Roma e pavia não se fizeram num dia. Levará alguns anos a corrigir outros tantos de desvario.
At 8/12/11 17:33, Diogo_1906 said…
Bom texto embora não concorde muito com a visão do autor.
"O caminho para a frente tem de ser outro: a aposta nos jogadores portugueses, nos miúdos, mesclada com estrangeiros de qualidade escolhidos cirurgicamente"
Esta é uma visão muito romântica da coisa, a meu ver. Num passado recente congratulava-mo-nos com o facto de apresentarmos equipas com quase 11 jogadores portugueses, quase todos vindos da cantera.
A verdade é que nessas alturas as nossas únicas vitórias eram só mesmo essas, as morais.
Um plantel que apresenta nas suas fileiras 7 ou 8 putos da academia (como é o caso neste momento) demonstra um excelente aproveitamento! Não é preciso serem 20 em 27 para mostrar que a nossa academia é boa.
Em relação aos lesionados é importante frisar que matias e izma nao foram contratados pela dupla que o autor 'critica'. Ou seja, dos 4 jogadores lesionados apenas metade são reforços (lembrar tb que temos mais de metade de um plantel renovado pelo que o argumento das lesoes não tem grande cabimento). Ah, e o Rinaudo nao tem historial de lesões, quando era novo teve uma lesao grave apenas, sem qualquer recaída mesmo jogando epocas inteiras no Gimnasia.
Por fim, em relação aos emprestados, concordo plenamente com autor. Penso que o Nuno Reis tem perfeitas condições para integrar o plantel bem como o Pedro Mendes e ambos têm clausulas que permitem ao Sporting resgatá-los em Janeiro salvo erro. E se pelos vistos o rapaz Mendes tb pode jogar à direita, então que volte já e se recambie o Pereirinha pra qualquer lado. Quanto ao Eric Dyer, é bom jogador mas tem apenas 17 anos. Nesta altura estaria nos juniores. Assim vai já rodando numa boa equipa para ganhar experiência (excelente empréstimo na minha opinião).
SL
At 8/12/11 18:37, Anónimo said…
COITADOS
METEIS DÓ. ATÉ AQUI ERAM UNS TRISTES , AGORA VÃO GANHAR TUDO.
BASTA UM INCÊNDIO E TUDO SE RESOLVE. CÓPIAS AUTÊNTICAS DAÍ SE DAREM TÃO BEM. ESTÁ PROMETIDO O 2º. LUGAR? COMO ESTA ÉPOCA DÁ ACESSO DIRETO À LIGA DOS CAMPEÕES ELES AÍ ESTÃO.
SATÉLITES DOS PORCOS. CLARO...SÃO IGUAIZINHOS ATÉ NO VANDALISMO QUE O SR. PRESIDENTE COMEÇOU. QUEM ERA O CLUBE QUE DAVA 10000 BILHETES AO ADVERSÁRIO SABENDO QUE TINHA ADEPTOS PARA O ENCHER? COMO GANHOU AS ELEIÇÕES DAQUELA FORMA, AGORA QUER MOSTRAR SERVIÇO, E SÓ MAIS ESTA. ONDE ESTÁ AFINAL O CONTEÚDO DA CASSSET?
SÓ PARA TÓTÓS MESMO.
At 8/12/11 18:57, Anónimo said…
isto devia ser proibido aos sub-13 ou a gente mentalmente afectada
AC
At 8/12/11 19:00, Anónimo said…
de resto post muito pertinente seguido de excelentes comentários.
obrigado
AC
At 8/12/11 20:19, Sporting até morrer said…
JG,
Concordo com a frase de que voltámos ver futebol em Alvalade.
Era algo que os sportinguistas pediam há muito tempo e era uma das minhas poucas exigências para esta época enquanto sócio.
Depois dos desastres que foram as Direcções de FSF e JEB e das suas experiências/taras com treinadores, temos que voltar a dar um passo de cada vez, seguros e sem por a fasquia demasiado elevada.
Apesar de não ter sido apoiante de Godinho Lopes, sempre apoiei a escolha de Domingos como treinador, agradando-me a presença de Duque na estrutura (sobre Freitas mantenho reservas depois de anos a esbanjar euros em jogadores de fraca qualidade).
O regresso de algumas velhas glórias é também um factor de realçar nesta nova estrutura (Sá Pinto, Beto, Manuel Fernandes, etc), ajudando a credibilizar o projecto da nova Direcção.
Regressado o bom futebol, interessa agora cumprir o segundo objectivo/exigência que julgo ser comum a todos os sportinguistas, fazer com que esta equipa lute pelo título até final e se possível conquiste algum troféu no final da temporada.
O caminho não é fácil e as lesões inoportunas de jogadores chave para as nossas ambições complicam as contas.
A equipa tem-se portado muito bem mas as provas de fogo que se avizinham (Nacional, Lazio, Académica, Maritimo (TP), Porto, Braga, Olhanense, Maritimo), vão com certeza revelar-se demasiado exigentes para um plantel tão debilitado.
E é aqui que a Direcção e equipa técnica vão ter de encontrar soluções já em Janeiro que permitam manter as esperanças elevadas entre os sportinguistas.
Espero sinceramente que haja novidades em Janeiro e que elas me surpreendam tanto como algumas das aquisições feitas este ano.
Não me acredito que essas soluções passem pelo regresso de jovens jogadores emprestados a outros clubes. Não dão garantias suficientes de vir a ter sucesso nesta fase.
Confio que surjam boas e importantes novidades em Janeiro que nos tragam jogadores que garantam a qualidade suficiente para lutarmos em todas as frentes, onde, recorde-se, outros já falharam.
SL
José
At 8/12/11 20:37, JG said…
Caríssimo JPS,
Não esqueço os pontos de que falas.
O a) e o b) são focados de outro modo no penultimo parágrafpo do texto e acho que tem havido um trabalho muito bom nesse campo. Assim como acho que unir os sportinguistas é meio caminho andado para sermos tratados de outro modo pela CS. Porque impomos outro respeito...
Quanto aos restantes pontos que focas, como deves compreender seria impossivel abordar tudo num unico post.
E também eu acho que Roma e Pavia não se fizeram num dia. Assim como concordo que a herança recebida foi muito pesada...
At 8/12/11 20:49, JG said…
Caro Diogo,
Não me parece que seja romantico pensar em ter no nosso plantel um numero grande de jogadores da academia. Alias, parece-me ser o unico caminho para saírmos da situação em que estamos.
Não ganhámos no passado com (bons) jogadores da academia, é um facto. Mas isso não aconteceu pelo facto de esses jogadores não terem valor/calo, mas sim porque não os soubemos enquadrar com outros de valor e experiencia comprovada no mesmo plantel (que terão sempre de existir para se ter sucesso). Alem disso, não havia a estabilidade que hoje existe para os miudos crescerem e até por vezes falharem sem serem crucificados...
Se queremos saír do aperto financeiro em que estamos só podemos ir por aí. Diminuir custos nos ordenados e fazer mais valias grandes com miudos que chegaram a custo zero e que podem valer muitpo na hora da saída.
Obviamente que não defendo contudo um plantel só com miudos da academia. Pelo contrário. A complementa-los, têm de existir os "tubarões". Para se ter exito desportivo, que todos queremos acima de qualquer outra coisa e para valorizar os jogadores jovens que valem mais se ganharem, se estiverem na montra e se evoluirem.
At 8/12/11 20:54, JG said…
Caro José,
Na minha opinião, as maiores carencias do plantel estão no meio campo (carencia quantitativa de alternativas e muitos jogadores com um quadro clinico complicado). Renato Neto não pode ser alternativa? Comprar jogadores em Janeiro normalmente significa barrete e nós não temos dinheiro para esbanjar!
Também no centro da defesa há carencias, já que o quadro de alternativas crediveis se resume a Polga e Oniew. Também aqui acho que Nuno Reis era a melhor das contratações que podíamos fazer em Janeiro!
At 8/12/11 21:03, Anónimo said…
Amigo, antes de mais quero saudar o regresso aos posts do Sangue Leonino. É sempre bom ler quem muito prezo numa casa de verdadeiros Leões.
No que diz respeito ao post, partilho da opinião que os sócios devem manter-se atentos e participativos na construção de um Sporting forte e unido em torno dos seus ideais. Isto faz-se indo aos jogos, participando nos eventos, adquirindo produtos oficiais mas também contribuindo para a criação de massa crítica que ajude no rumo com que a Direcção governa o clube.
O passado recente exigia e ainda exige mudanças que levam o seu tempo a executar. Como o João disse já muito foi feito e nem tudo é visível e muito menos publicitado. Podemos até medir a extensão do bom trabalho com a ausência de notícias pejorativas na CS.
Mas nem tudo são rosas, longe disso. Alertaste para a questão da propriedade dos passes que também me preocupa mas infelizmente no actual cenário de falta de liquidez e ausência de capacidade de endividamento, dificilmente seria possível financiar a construção da equipa de outra forma.
Como dizes, é a nossa estrada. Por enquanto vamos à boleia, partilhamos as despesas da gasosa e das portagens. O carro e os seus direitos são limitados a uma ou talvez, duas viagens na esperança de lucrativas. Na melhor das hipóteses recebemos o nosso quinhão e partimos para outra aventura à procura de resultados superiores. Para já é assim que tem de ser.
Preocupa-me muito mais o posicionamento do clube nas estruturas de decisão do futebol português. Por exemplo, por estes dias decidem-se os orgãos eleitos para a FPF, cargos apetecíveis depois da passagem da arbitragem e disciplina para o seio da Federação. A sensação que fico é que se assiste a uma guerra FCP x SLB. Pior fico quando analiso as opções para as Selecções e o que vejo são nomes como Humberto Coelho e o Toni. Com o Hermínio, fico com a clara noção que o Sporting corre por fora.
Existe um trabalho estratégico hercúleo a realizar no panorama futebolístico nacional, um trabalho que só trará resultados a médio prazo mas que urge começar. O Sporting tem que ser o elo de ligação entre varios clubes nacionais e tem um tremendo potencial para o fazer. Possuimos filiais e núcleos distribuidos estrategicamente como nenhum outro e neles podemos criar as bases de crescimento do que seria um lobby sportinguista no panorama nacional que visem a criação de valor para os seus filiados. Parcerias que gerarão conteúdos estratégicos divulgados por um canal que funcionará como âncora dos clubes associados, a nossa Sporting TV. Tudo isto está por fazer mas temos que ter esperança nos actuais responsáveis, até porque conhecemos o seu valor ;)
Abraço de Leão,
Verdão.
At 8/12/11 23:28, Juvenal Carvalho said…
Um texto em que me revejo substancialmente.
Em minha opinião desde a tomada de posse destes órgãos sociais, e digo-o não só porque as bolas estão a bater menos na trave, temos assistido a uma dinâmica completamente diferente, em que existe uma congregação de esforços e um evidente esforço no sentido de se aproximarem dos sócios e dos Núcleos.
Estou à vontade neste aspecto, até porque como bem sabem não "dei" os meus 10 votos à lista que hoje lidera - e bem - o nosso Clube.
Existem seguramente pontos em que terão e deverão melhorar, mas a célebre frase "Roma e Pavia não se fizeram num dia" aplica-se na plenitude.
O balanço é positivo e tenho a convicção de que com uma maior unidade ainda seremos muito mais fortes no futuro . Estamos realmente de volta!!!
At 8/12/11 23:33, bola-9 said…
estes italianos,estao armados em tótós,nao e´sporting de lisbona,E´SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
At 9/12/11 12:07, Anónimo said…
Peço licença para trazer a colação um assunto pouco debatido nos blogues Sporting: a coca-cola deixou de patrocinar a formação do Sporting Clube de Portugal, por sinal a melhor do mundo, a única que formou dois FIFA World Player (Figo e Cristiano Ronaldo) e continuou a patrocinar a formação do benfica e porto. Ṕarece-me totalmente desrespeitoso para com Sporting e como tal deixámos (eu e família) de consumir coca-cola, assim como produtos associados Fanta,Nestea etc. Assim como fiz com a sagres e agua do luso quando decidiram só apoiar o benfica. Quem não se sente não é filho de boa gente! Só tomando posições fortes seremos respeitados. O negócio do futebol não é para moles nem fracos!Quem se faz respeitar sobrevive doutra forma morre. E o Sporting é o nosso grande amor...Saudações Leoninas.
At 9/12/11 19:39, Pai da Leoa said…
Anónimo, das12h07m: até fui ao Site do Grupo refrige, afim de anotar todas as bebidas que deixaria de consumir, perdão, gastar dinheiro... se alguém me pagar, bebo!!
At 9/12/11 23:19, bola-9 said…
para quem tem duvidas,COCA COLA,COLA LIGHT,COLA ZERO,FANTA,SPRIT,NESTEA,AQUARIUS,MINUTE MAID,POWERADE,BUM,NORDIC MIST,MENOS Õ MAIS,AQUABONA.
ISTO E´REFRIGE.
At 10/12/11 11:00, Mário Costa said…
Bom post! Eu confio nesta direcção e restante estrutura. Acho que estão a fazer um trabalho fantástico, na recuperação do nosso SPORTING!
SL
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home