"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Investidor ou Dono ?

Perante esta notícia da eventual entrada de um investidor no capital do Sporting e perante o repto de vir aqui dar a minha opinião, volto com prazer a este blog, do qual me tenho mantido mais afastado devido à minha vida pessoal.

A questão que coloquei como título deste post faz para mim toda a diferença. E depois em cada opção há várias possibilidades.

A possibilidade de termos um investidor no Sporting parece-me algo que é relativamente pacífico. Algum magnata russo, árabe ou de onde for chegar ao Sporting e comprar todas as acções da SAD em posse do Sporting e o clube mantiver os 51% da SAD, creio que dificilmente pode levar a desacordos de maior. É para isso que servem as acções. Para as vender e com isso financiar a operação da empresa que as cria. É isso que as empresas passam a vida a fazer, como o Facebook, por exemplo. E aqui não estou a dizer que um clube de futebol tem de ser gerido como uma empresa normal, mas creio que no ponto do financiamento do negócio isso é uma vantagem.

Este valor da venda das acções deveria, neste momento ser utilizado não na aquisição massiva de jogadores, mas exclusivamente na amortização antecipada de passivo bancário, com um reflexo directo no passivo do clube ( e SAD ) e acima de tudo com a diminuição dos custos de financeiros anuais, com a vantagem adicional de libertar cash.flow anual, reduzindo bastante ou mesmo eliminando os recorrentes problemas de tesouraria.

No caso de este investimento ter uma perspectiva mais focada na aquisição de jogadores e sendo essa a participação desejada, através da colocação de jogadores promissores no Sporting para valorização, admito ser favorável a esta solução com algumas condições. A saber :

- O Sporting seria apenas responsável por um valor limite de salário mensal ( sendo que o investidor seria o responsável por toda a outra remuneração dos jogadores ), que reverteria anualmente em % passe do jogador. Isto é ... para um jogador que custasse 6 milhões, e onde o Sporting participasse com, 50 000eur por mês, os 600 000eur anuais pagos pelo clube significariam que o Sporting teria direito a 10% do passe. Este valor seria incrementado todos os anos mesmo que não proporcionalmente, por exemplo, 10% no primeiro ano, 17,5% ao fim do segundo, 22,5% ao fim do terceiro e 25% a partir do 4º ano.

- Haveria um limite de jogadores nestas condições e uma % minima de jogadores da formação do clube.

- A independência da escolha dos jogadores e da decisão de os colocar a jogar deveria ser sempre garantida

Defendi esta mesma solução junto da candidatura do Bruno Carvalho acerca dos seus investidores russos. Nunca obtive por exemplo uma resposta à pergunta : " Ok, temos 100 milhões para comprar jogadores, mas quem é que paga os ordenados desses jogadores? " . Se já é dificil pagar os salários dos nossos 35M€ de compras deste ano, imaginemos o que seria se fossem 100M€.



Depois existe a questão de o Sporting vender uma quantidade tal de acções que fique com uma % inferior a 50,1% . Aqui é que a discussão se abre sério e compreendo todas as justificações.

Pessoalmente não me choca o Sporting ter apenas 40% da SAD. Como o Porto, por exemplo. Mas de forma a que o Sporting possa garantir a sua maioria relativa e assim manter o controlo da SAD. As acções do Sporting estão muito espalhadas e tendo o Sporting 40% das mesmas, dificilmente alguém a solo conseguiria adquirir 50,1% das que estão no mercado para tomar a direcção da SAD. Mas claro que apesar de muito complicada de garantir, não é 100% garantido que não possa acontecer. Seja como for, qualquer dinheiro recebido pela venda de acções da SAD, devem ser imediatamente canalizadas para redução de passivo.

Finalmente surge a possibilidade de termos um "Dono". Isto é, um investidor que toma claramente a posição de decisor a solo na SAD.  Muito claramente, sou contra !

Por muitos sonhos que isso nos possa trazer, por muitas promessas de grandes jogadores, por muito dinheiro que possa entrar, continuo a ser contra. Porque este seria um caso tipo Man City ou Chelsea. São clubes que mesmo conseguindo receitas extraordinárias, têm já uma estrutura de custos que no caso de saída dos seus donos, ameaçarão sempre o futuro do clube.


Em resumo, uma venda de acções até aos 50,1% será sempre bem vinda e potencialmente a mais interessante posição para os associados do Sporting, pois oferece soluções a curto prazo para a maior fonte de problemas.


A questão que se coloca é se um eventual parceiro financeiro (ok ... eu sei que é eufemistico) estaria disposto a colocar uma elevada soma de dinheiro, sem que possa ter qualquer controlo sobre esse investimento.


Mário Rui Oliveira
    Sangue LEONINO


25 comentários:

  • At 23/2/12 02:41, Anonymous Anónimo said…

    Acerca da minha opinião acerca do trabalho desta direcção, falo num próximo post.

    Em resumo, tenho 2 mágoas principais. Domingos e Carlos Barbosa.

    Quanto ao mais, temos indiscutivelmente melhores jogadores, um reforço claro da ligação afectiva e um retorno dos adeptos, a auditoria tão prometida ( uma auditoria de gestão, como agora alguns pretendem é uma coisa que não existe ! As decisões têm de ser tomadas na altura em que se põem. Vir a seguir culpar alguém por ter decidido mal é uma canalhice. Outra coisa é gestão danosa para beneficio pessoal e nesse ponto, contariam comigo para apresentarmos juntos uma queixa crime contra o Diogo Gaspar Ferreira. ).

    Espero agora o lançamento da campanha de sócios.

     
  • At 23/2/12 07:17, Anonymous Anónimo said…

    Um investidor nesses termos era um optimo negocio...

    Agora muito honestamente, compravas 49% do Sporting sem teres poder de decidir o que quer que fosse?
    Para alguem investir no Sporting certamente que exigira o controlo da SAD e a gerencia do futebol.
    Penso eu.

    Nos ja temos pouco como patrimonio, mas o estadio e academia deviam ficar com o SCP e fora de alcance de qualquer investidor.
    Uma coisa e aceitarmos ceder a nossa licensa de clube de primeira divisao por um preco, outra e vender estadio e academia no mesmo pacote!!!!

    SL

     
  • At 23/2/12 09:54, Blogger Mike BlitzGreen said…

    MRO

    Concordas então que asnos como o Bettencourt que fomentaram guerra com adeptos e teve não gastando dinheiro nenhum com a equipa 30 e tal milhões de prejuizo em menos de um ano que mantenha as regalias e beneficios de socio?

    Antes dele Franco, antes o xéxé da Cunha , Roquette dos olhos esbugalhados e até Santana Flopes que tanto gozou com o Sporting no tempo de Sousa Cintra fechando uma bancada....

    É sintomatico que não precisamos de clubes rivais....há anti-Sportinguistas dentro do proprio clube. Anti-Sportinguistas que vivem a custa do nosso amor e que pululam de galho em galho com a garantia que não perdem pouso. Não votei BC mas vi e tenho informações do panico de muita boa gente que viu naquela noite o fim da mama....

    Ele é as centurias , ele é os conselheiros , ele é os amigos de sempre da bancada vip e dos comes e bebes de pulseira no pulso mamando a conta. Gente de merda que apenas olha para o seu proprio umbigo e não para o todo.
    maior...o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

    São 16 anos de pura gestão danosa. Conseguiram construir a custa do Sporting e vender seu bel prazer sobre a desculpa do aperto financeiro.

    Uma vergonha que vcs perpetuam e mais não digo....

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 23/2/12 10:23, Blogger RFM said…

    Miguel Damas

    subcrevo tudo o que disses-te.

    Talvez até haja em Portugal uns bons investidores pró-SPORTING..
    ex: Roquette, A.Mexia e R.Salgado.

     
  • At 23/2/12 10:55, Blogger Unknown said…

    Quem assina o post?

     
  • At 23/2/12 11:40, Blogger King Lion said…

    Na minha opinião o descalabro financeiro do projecto Roquette vai levar mais dia menos dia à procura de soluções externas,isto é,o Sporting poderá ter de recorrer a investidores estrangeiros.

    Por agora tudo não passam de especulações e mesmo mentiras como por exemplo a noticia do Diário de Noticias que hoje é desmentida pelo tal investidor russo.

    Eu não defendo uma caça às bruxas mas acho que se houver fundamento todos aqueles que se aproveitaram do clube sejam alvo de queixas-crime.Depois os lunáticos também precisam de uma lição e neste caso estou a falar do Bettencourt.Esse deveria de explicar muito bem como é que numa época conseguiu dar um prejuízo ao clube de 35 milhões de euros.Com este nem dinheiro, nem equipa de futebol.

    Espero mas é que logo o Sporting passe esta eliminatória porque é sempre mais uma fonte de receita para o clube.Mas digo-vos francamente estou bastante pessimista porque a este Sporting tudo lhe acontece.

     
  • At 23/2/12 13:48, Blogger Luis Magalhães Pereira said…

    MRO

    Não me dirigia a Vexa faz algum tempo...! É sempre divertido ler os seus posts e opiniões que continuam a deixarem-nos perplexos pela sua criatividade, contorcionismo, enorme coerência e total lógica!

    Essa do Gaspar Ferreira gostava que me explicasse! Então no caso do ex-Director-Geral do Sporting você tem a certeza que existe uma situação clara de Gestão Danosa e no caso dos ex-Presidentes da Corja e + 350.000 administradores, directores, funcionários, dept juridico, conselho fiscal, mesa da a.g. etc não existem situações de Gesstão Danosa????

    Temos um passivo total de 400 e muitos milhões de euros ( os 375 M E é um numero falso!)e a Auditoria de Gestão é "uma coisa que não existe"??? É uma canalhice????

    É com sócios como você que o Sporting Clube de Portugal se encontra em vias de extinção!

     
  • At 23/2/12 14:23, Blogger rff said…

    Nem entrem por aí que não vale a pena. Afinal é tudo especulação...E VIVA O SPORTING!

     
  • At 23/2/12 14:55, Anonymous Anónimo said…

    O post é meu ... desculpem , esqueci-me de assinar.

    Miguel, gestão danosa é diferente de má gestão ou erros na tomada de decisão. Quando falo no Diogo Gaspar Ferreira, parece-me claro que houve um aproveitamento claro em termos pessoais com claro prejuízo para o clube. Se outros casos claros deste tipo surgirem, pois que tenham o mesmo tratamento.

    Quanto a expulsão de sócio, é fácil É levar isso à consideração de uma AG.

    Luis, quero é que V.Exa se divirta. Sim, é uma canalhice ! Porque é fácil criticar e culpar alguém que toma uma decisão errada, quando já se sabe os resultados obtidos. Porque se formos por esse caminho ninguém no futuro quererá ter de tomar qualquer tipo de decisão. No mais, tenha uma boa vida ...

     
  • At 23/2/12 15:33, Blogger Sporting até morrer said…

    Caro MRO,

    Não acha que é interessante ver como passados apenas alguns meses sobre as eleições, a procura de um investidor para o clube tornou-se algo de essencial para a nossa sobrevivência?

    A ver se me recordo bem, GL não dizia que tinha 100M para investir no clube?
    Onde andam?

    Não acha irónico que os mesmos que disseram que BdC ia vender o clube aos russos e que o investimento de 50M era apenas lavagem de dinheiro, sejam agora os primeiros a querer a entrada de...outro russo?
    Já agora, entre este russo e os outros russos, qual é a diferença?



    Sobre a auditoria as suas palavras soaram-me a uma extensão das palavras de GL e são uma típica imagem do país de merda que temos hoje em dia.
    O gestor decide, apresenta um resultado de merda mas não pode ser condenado porque decidiu sobre pressão...
    No seu emprego se cometer erros não é penalizado por isso?

     
  • At 23/2/12 15:35, Blogger Francisco Sousa said…

    LOGO VAI SER PRECISO MUITA SORTE PARA PODEREM PASSAR

    O COLOSSO Legia Warsaw.UM SALGUEIROS OU PIOR AINDA.

    Boa Sorte lol



    Saudações Portistas

     
  • At 23/2/12 15:53, Blogger King Lion said…

    Ó Francisco andas um bocado empenado de ontem não andas ?,nota-se.Deixa lá rapaz levar 4 do City não é para qualquer equipa...!lol

     
  • At 23/2/12 16:43, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Ó Chico Sousa??!! Tenho uma musica para ti
    Ai CITY pego!!! Ai CITY pego......LOLOLOLOLOL

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 23/2/12 17:10, Anonymous Anónimo said…

    Um investidor é importante para qualquer empresa. Um investidor ! O que nos serve ter 30% da SAD acima dos 50% ? Vender estas acções seriam sempre importantes.

    Distingui claramente no meu post a situação entre um investidor e um novo dono do Sporting.

    E quando comparado com os investidores russos do Bruno Carvalho, a mesma questão que na altura coloquei. Esses fundos de investimento comparticipam ordenados dos jogadores ?

    Eu creio que apresentei no meu post uma solução teoricamente interessante, em que o Sporting não gastava dinheiro em compras e transformava a comparticipação em salários em % do passe do jogador. Não sei se algum fundo/investidor estaria interessado numa alternativa destas, mas para nós essa seria muito importante.

     
  • At 23/2/12 18:28, Blogger Fanas said…

    E vamos lá tratar da saúde aos polacos antes que eles acabem todos presos.
    Quero uma vitória clara com melhor ou pior exibição.
    Parece que ninguém sabe ou se lembra mas hoje há jogo em Alvalade.

    SPORTING SEMPRE !

     
  • At 23/2/12 19:10, Blogger Unknown said…

    MRO,

    Deixa lá de ser intelectualmente desonesto.

    Desde quando os fundos que tem percentagens dos actuais jogadores também pagam os salarios?

    Achaste bem comprar o Elias por um valor e vender uma percentagem do jogador por um valor menor que a compra?

    Tens defendido mentirosos e gostas de colocar defeitos em todas as outras alternativas. Colocas todo o tipo de defeito no fundo do BdC, mas nada falas das percentagens vendidas ao disparate dos nossos atletas.

    O Sporting gastou 40 milhões em jogadores e já vendeu quase metade para fundos de investimento, na pratica para pagar salarios, o fundo do BdC não teria de gastar um tostão em compras de jogadores, o valor que não se gastaria em aquisições o Sporting poderia desviar para salários. É assim tão complicado perceber? ou não interessa perceber?

    O que se pode colocar em causa é se existiriam mesmo os investidores, aqui é que pode ou não haver duvidas. Mas que o modelo dele é bem mais interessante do que o do GL não tenho dúvida.

    O modelo atual é o bom e velho "empurrar com a barriga" e esperar o que ai vem.

     
  • At 23/2/12 19:15, Blogger bola-9 said…

    para que e´ja´o investidor,se daqui a alguns meses vamos ter eleiçoes,de caras.

    vamos mas e´ganhar au legia,para depois eliminar o city,o resto e´cantiga.

     
  • At 23/2/12 20:55, Blogger fanático said…

    Investidor ou dono, quero o Sporting Campeão Europeu de futebol.

    Quanto ao jogo... O polga ainda nos vai f...., ainda bem que o árbitro não viu o penálti que aquele c...... fez ao esticar o braço. Mas DIGAM-ME o que vêm neste gajo que tem prejudicado mais o Sporting que ajudado a conquistas...PORRA.

     
  • At 23/2/12 21:08, Blogger Unknown said…

    quem é este gajo? Diogo Gaspar Ferreira... o que fez ao nosso Sporting? qual tribunal qual carapuça, porrada nele...

     
  • At 23/2/12 21:37, Blogger King Lion said…

    Isto nem numa equipa amadora de 3ª categoria.

     
  • At 23/2/12 21:43, Blogger fanático said…

    É só aleijados, ganda vergonha

     
  • At 23/2/12 21:45, Blogger King Lion said…

    Golooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

     
  • At 23/2/12 22:08, Blogger fanático said…

    Lá passámos.

     
  • At 23/2/12 23:30, Blogger Luis Magalhães Pereira said…

    Subscrevo tudo o que disse o Marcelo e sublinho o termo desonesto intelectual!

    De resto nem vale a pena perder tempo face a argumentos que valem ZERO...

    Reafirmo: É por causa de sócios como o MRO que o Sporting Clube de Portugal se encontra em vias de extinção!

    Mike Blitz: Ai CITY pego!!! Ai CITY pego. Muito bom esse samba...! Deus queira que me engane e que eliminemos esses mercenários dos petrodólares mas cheira-me que vem mais uma humilhação para juntar às do tempo do Paulo Bento! Polga e Xandão contra Aguero, Dzeko e Balotelli...! Minha nossa Senhora de Fátima me vallha...

     
  • At 24/2/12 00:17, Blogger JuvenalCarvalho said…

    MRO,
    Sem desonestidades intelectuais e outras acusações, esquivo-me de entrar por aí porque neste espaço de opinião cada um dá a sua por mais estapafúrdia que seja, a verdade é que não me agradou muito o que li agora.
    Aguardo então o tal post sobre o Carlos Barbosa, porque quem contratou Domingos está bem refastelado no seu "banco de sonho"!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home