"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, fevereiro 03, 2012

O fim de uma era?



Hoje leio no Diário de Notícias que capital do oriente pode dominar SAD do Sporting e que Godinho Lopes já se encontra a negociar com investidores asiáticos.

Ora, vendo tais notícias cirurgicamente serem lançadas na mesma semana em que se tornaram públicos os resultados emanados da tão reivindicada auditoria financeira, concluo que as situações estão 'ligadas'. Mais a mais, recordando-me que Godinho Lopes havia aberto a porta de forma reiterada à possibilidade de novos investidores na maratona de entrevistas por si dadas em final de 2011.

Já agora: porque motivo a auditoria abrangeu o período de 1998 a 2011, e não outro qualquer?

Fico com sérias dúvidas se estes agora propagandeados milhões de passivo não serão apenas o perfeito alibi para justificar perante os sócios a inevitabilidade da entrada de um forte investidor estrangeiro, sabendo-se quanta polémica e inquietação esse cenário gera.

Estranho, de facto, que as conclusões do relatório tenham acabado de ser tornadas públicas, e em paralelo já se fale na entrada de investidor(es) asiático(s). Não fará mais sentido proceder a uma reflexão profunda destes resultados, e de seguida procurar definir o rumo mais acertado? Sinceramente creio que o relatório visa apenas sustentar uma decisão há muito tomada.

E sobre a tal entrada de capital asiático, abrir-se-á um precedente, uma verdadeira caixa de Pandora. Estaremos a iniciar uma revolução no futebol nacional? Depois do Beira Mar, o Sporting. E a seguir? Estaremos em risco de irremediável e irreversível perda de soberania por parte dos sócios? Esses mesmos sócios irão plebiscitar a alienação de mais de 49% do capital?

É um facto que tal cenário implicará uma alteração profunda na estrutura accionista da SAD, mas que tipo de investidor virá? Qual a sua credibilidade e sustentabilidade? Qual o seu objectivo? Qual a sua estratégia? Será um investimento com cáracter de médio e longo prazo?

Confesso que há muito perdi o romantismo e a esperança em relação ao futebol de outras eras mas ao mesmo tempo pergunto-me que terá de atractivo para um investidor com enorme capacidade de injecção de capital um mercado tão curto como é a Liga Sagres? Será assim tão interessante sob o ponto de vista do retorno da 'massa aplicada'? Uma liga que vale pouquíssimos milhões de euros no mercado europeu, sobretudo quando comparada com outras ligas do mesmo continente? É que quando a esmola é muita o pobre desconfia...

Por outro lado, enquanto Manchesters United's, City's, Arsenais, Chelsea's e outros que tais desta vida vão vivendo do capital de investidores das mais variadas proveniências, a verdade é que os dois emblemas mais sólidos e futebolisticamente competitivos deste planeta continuam a ser pertença exclusiva dos seus sócios: Real Madrid e Barcelona. E de uma liga - a BBVA - que segundo estudos internacionais recentes ainda vai valendo menos que a inglesa. Paradoxos...

Constato ainda que a panaceia para todos os nossos males seja em comum prescrita por Godinho Lopes, Bruno Carvalho ou Braz da Silva. Pelos vistos o que varia é apenas a nacionalidade ou origem da mesma: asiática, russa ou angolana...

Confesso que enquanto sócio, adepto e pequeníssimo investidor da SAD não fecho a porta a nenhum cenário, mas também recomendo uma séria ponderação antes de se tomarem decisões com carácter de irreversibilidade. É que diz o povo e com razão: o seguro morreu de velho!

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


50 comentários:

  • At 3/2/12 12:43, Anonymous Anónimo said…

    Concordo. Ponderação. Debate, muito debate, de preferência com muita informação.

    E no fim, pedir a palavra aos sócios.

    Sinceramente é o que espero que aconteça.

     
  • At 3/2/12 14:11, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    em principio os socios em ag é que irão decidir.

    quanto ao cenario da auditoria o que entendi é que foi o tipo de auditoria e o tempo abrnagene que os socioso decidiram em ag.

     
  • At 3/2/12 14:38, Anonymous Anónimo said…

    Por acaso é verdade. Esta foi a auditoria que os sócios decidiram em AG.

    Não deixa de ser piada que muitos dos que reclamam a soberania dos sócios não se comportem como tal: não vão às AG's, não votam e, mais importante que tudo, não respeitam as decisões maioritárias daqueles que o fazem.

    O Sporting é ingovernável.

     
  • At 3/2/12 15:31, Anonymous Anónimo said…

    O SPORTIN NO FUNDO É UM CLUBE COM MUITA PIADA «SPORTING É INGOVERNÁVEL».

    SE CALHAR SÃO TANTAS CABEÇAS PENSANTES QUE GOSTAM DE DAR BITAITES COMO TALVEZ TU QUE METERAM O CLUBE NESTA MERDA!

    CHEGAR À DIRECÇÃO DO SPORTING OU FREQUENTAR OS CORREDORES DE ALVALADE PARA MUITOS É UM SONHO JÁ QUE OS SEUS EGOS ASSIM O EXIGEM. E É TÃO BOM PARA ELES OSTENTAREM ESSE ESTATUTO JUNTO DOS AMIGOS, MESMO QUE A SUA CAPACIDADDE PARA AS FUNÇÕES NO CLUBE QUE LHES SÃO ENTREGUES SEJA ZERO!!!!

    TANTO PAVÃO NESTE MEU CLUBE DE VISCONDES!!!

    ATÉ METEM NOJO!!!

     
  • At 3/2/12 15:37, Anonymous Anónimo said…

    votaram neles , mamem com eles!

     
  • At 3/2/12 15:39, Blogger Alcides Pinto said…

    "CHEGAR À DIRECÇÃO DO SPORTING OU FREQUENTAR OS CORREDORES DE ALVALADE PARA MUITOS É UM SONHO JÁ QUE OS SEUS EGOS ASSIM O EXIGEM. E É TÃO BOM PARA ELES OSTENTAREM ESSE ESTATUTO JUNTO DOS AMIGOS, MESMO QUE A SUA CAPACIDADDE PARA AS FUNÇÕES NO CLUBE QUE LHES SÃO ENTREGUES SEJA ZERO!!!!"

    E muito provavelmente não hesitam em comprometer o interesse do clube para satisfazerem caprichos infantis.

     
  • At 3/2/12 16:55, Anonymous Anónimo said…

    RIP - Sporting clube da China

     
  • At 3/2/12 17:06, Anonymous Anónimo said…

    Apesar de um passado muito ligado ao Sporting, que incluiu uma despedida emocionada em Alvalade, o avançado Liedson não fecha as portas a uma transferência para um clube rival. Neste caso Benfica ou F.C. Porto. O jogador diz que a prioridade é ficar no Brasil, mas tudo pode acontecer.

    A garantia foi dada esta sexta-feira de manhã, na visita à loja do Corinthians num centro comercial. «Fui muito feliz no Sporting, mas sou um profissional», começou por referir. «Como costumo dizer, se for algo bom eu não posso fechar as portas. Mas, volto a dizer, minha vontade é ficar no Corinhians.»

    Ora esta conversa veio a propósito de rumores que correram sobre um possível regresso de Liedson a Portugal. O próprio jogador admitiu que «houve falatório». Isto quando faltam seis meses de acabar o contrato. «Houve algumas conversas com o Corinthians para renovar, mas não está nada decidido.»

    «O meu empresário está em Portugal a resolver algumas coisas particulares e houve esse falatório de que eu poderia voltar para lá. A minha prioridade e vontade é de permanecer no Brasil, mas eu não fecho as portas para lugar nenhum. Tenho quase 34 anos e quero jogar mais uns dois anos.»

     
  • At 3/2/12 17:13, Blogger Fanas said…

    Segundo conversa de um amigo meu Sportinguista o capital asiático tem um rosto Stanley Ho e a chave para o desbloquear terá sido Bonjardino presidente da fundação oriente e nosso consórcio.
    Verdade?!!!!?? Não faço ideia , muita gente tem imaginação pródiga.

    SPORTING SEMPRE !

     
  • At 3/2/12 17:46, Anonymous Anónimo said…

    "Segundo conversa de um amigo meu Sportinguista o capital asiático tem um rosto Stanley Ho e a chave para o desbloquear terá sido Bonjardino presidente da fundação oriente e nosso consórcio.
    Verdade?!!!!?? Não faço ideia , muita gente tem imaginação pródiga."


    É bem possivel.Eu acredito nisso.

     
  • At 3/2/12 18:16, Blogger Filipe said…

    Deixem-se de tretas, ninguém investe num clube com capitais próprios de -185 milhões de euros e com receitas de apenas 50 milhões. Alguém que queira um brinquedo à la Abramovich, isto é que não se importe de perder dinheiro, para massajar o ego, irá comprar o brinquedo num campeonato com mais visibilidade que o nosso.

    Temos que adoptar o orçamento que podemos pagar, que depois de descontar os encargos da dívida, deve andar ao nível do do Braga. Com a crise que há no país é mais provável que as receitas encolham do que aumentem. O Godinho Lopes devia deixar-se de delírios absurdos de 200 mil sócios e mais 20 milhões de receitas. Devemos preparar-nos para ainda menos dinheiro a entrar.

     
  • At 3/2/12 18:23, Anonymous Anónimo said…

    http://rugidoleonino.blogspot.com/2012/02/quem-diria.html

     
  • At 3/2/12 18:38, Blogger Fanas said…

    Monjardino e não Bonjardino é o nome do presidente da fundação oriente.Carlos Monjardino mais exactamente. Peço desculpa.

    SPORTING SEMPRE !

     
  • At 3/2/12 19:15, Anonymous Anónimo said…

    O Stanley Ho é um lampião dos sete costados, nem nisto temos sorte! foda-se.

     
  • At 3/2/12 20:11, Anonymous Anónimo said…

    Stanley Ho é lampião? Ah, sim... a bandeira chinesa é vermelha...

    Qualquer dia dizem que o Putin é lampião...

     
  • At 3/2/12 20:44, Anonymous Anónimo said…

    "que terá de atractivo para um investidor com enorme capacidade de injecção de capital um mercado tão curto como é a Liga Sagres?"

    Penso que a questão terá de ser colocada desta forma: "E que terá de atractivo para os investidores um clube como o SPORTING?". Grande referência desportiva nacional (em todas as modalidades), participa frequentemente em competições europeias e, principalmente, tem a MELHOR ESCOLA DE FORMAÇÃO DO MUNDO.

     
  • At 3/2/12 20:52, Anonymous Anónimo said…

    O Putin deve ser adepto do Spartak de Moscovo, uma espécie de lamps na Rússia.

    Foda-se, até Japoneses já são sócios dos gajos:

    http://www.youtube.com/watch?v=DSHQJFAblRM&feature=plcp&context=C309e277UDOEgsToPDskLxHvgOwUIB7lOPGEgOokth

     
  • At 3/2/12 21:19, Blogger Fanas said…

    Óbviamente que quem anda aqui a fazer publicidade à xungaria é do Sporting não acham ?
    Tá-se mesmo a ver não tasse ?

    SPORTING SEMPRE !

     
  • At 3/2/12 21:28, Anonymous Anónimo said…

    Fanas

    se não gostaste, põe na borda do prato.

    BRUNO DE CARVALHO - A PRESIDENTE

     
  • At 3/2/12 21:43, Anonymous Carlos said…

    Acho que o melhor é um assembleia geral para fechar já e pronto!

     
  • At 3/2/12 21:45, Anonymous Anónimo said…

    Acho que uma "fusão" de Godinho com Bruno e mais Alguém com €€€ ou £££ ou dólares era bem Bom para o Sporting

    fanático

     
  • At 3/2/12 21:49, Anonymous Anónimo said…

    Já agora uma data de chineses...

    O Sr Visconde de Alvalade deve estaaaarrr.... AI

    fanático

     
  • At 3/2/12 22:39, Blogger Hugo said…

    e agora vou citar um comentário que já foi feito neste post, e que adopto na integra. Ele aplica-se ao meu Clube e ao governo deste País de gente corrupta:
    VOTARAM NELES !! MAMEM COM ELES

     
  • At 3/2/12 23:11, Blogger MRG said…

    @Riga/V-1-Boy,
    "quanto ao cenario da auditoria o que entendi é que foi o tipo de auditoria e o tempo abrnagene que os socioso decidiram em ag"

    Em que Assembleia Geral foi tomada essa decisão? É que eu tenho estado em todas e nenhuma decisão desse carácter foi tomada. Aliás, a única medida que envolvia a Auditoria e que foi levada a AG foi tentar passar a auditoria financeira a auditoria de gestão. Sabe o que aconteceu? Os Sócios recusaram a admissão à discussão da proposta. Leu bem: não recusaram a proposta, recusaram logo a admissão à discussão! Sabe quem foi um dos que votou contra? Godinho Lopes!


    @Nuno M Almeida

    De facto, o timming da divulgação da auditoria em conjunto com as notícias a relatar a inevitabilidade da venda do Clube a estrangeiros só mostra uma coisa: afinal, o Sporting sempre sabe movimentar-se no mundo dos meios de comunicação. Pena que seja para proveito(?) de outros e não do Sporting.

    E quando falam de X casos de sucesso para mostrar as maravilhas da entrada de capital estrangeiro, eu falo de X+Y casos onde tudo deu para o torto e o Clube fechou as portas.

    Quanto à frase "Constato ainda que a panaceia para todos os nossos males seja em comum prescrita por Godinho Lopes, Bruno Carvalho ou Braz da Silva. Pelos vistos o que varia é apenas a nacionalidade ou origem da mesma: asiática, russa ou angolana..." existe uma grande diferença: BdC e BdS tinham capital estrangeiro para comprar passes de jogadores; GL tem capital estrangeiro para comprar o Clube.

     
  • At 4/2/12 12:14, Blogger Marcelo said…

    A bem da verdade Leonino, o fundo do Bruno de Carvalho ou do Brás da Silva era completamente diferente.

    Uma coisa é ter uma SAD e os jogadores serem de investidores, sejam russos ou angolanos, outra coisa é a SAD ser de um investidor. Neste caso será a SAD e os jogadores também.

    Lembro-me que nas eleições falavam mal de todo o tipo de fundos, e agora os jogadores são na maioria de fundos, que estes sim, tem sido investigados.

    O fundo do Bruno de Carvalho, na minha opinião, era vantajoso para o clube, a minha dúvida era se existia mesmo o dinheiro, isso é que não havia provas.

    O Sporting tem 2 caminhos:

    1 - Adoptar o modelo do Dortmund, vejam se isto não lembra muito o Sporting

    http://swissramble.blogspot.com/2010/10/borussia-dortmunds-road-to-recovery.html

    2 - Abrir a um investidor, e neste caso se fosse eu a mandar fazia um clube amador para começar na inatel dentro do Sporting - Clube - porque se der errado com o investidor sempre temos um caminho alternativo, porque nem sempre acontece como o Chelsea ou o City, as vezes acontece isto:

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2266070

    Eu prefiro o 1º caminho.

    Uma equipa a base da formação com 4 ou 5 jogadores experientes, tipo o Capitão América - mais 2 jogadores estrangeiros com margem de progressão. E ser claro nos objectivos. Lutar para ganhar joga a jogo e não falar em campeonatos por 5 anos. E mais importante de tudo um grande treinador que desenvolva os jogadores.

     
  • At 4/2/12 17:49, Anonymous Luis Pedro Jorge said…

    Uma primeira medida para poupar acabar com a merda do andebol que só nos faz passar vergonhas.Mandar embora esse merdas do Carlos Freitas que nao sabe escolher merda nenhuma de jogadores.

     
  • At 4/2/12 17:56, Blogger Ricardo R. said…

    nao percebo a nossa equipa de andebol... e provavelmente a secção com mais condições para triunfar... plantel mt equilibrado com excelentes jogadores bem como jovens promessas... mas a verdade é que não funciona... todas as épocas e a mesma merda...

     
  • At 4/2/12 18:08, Anonymous Anónimo said…

    Se fosse só a secção de andebol...

    fanático

     
  • At 4/2/12 18:10, Anonymous Anónimo said…

    Parece que o Hóquei é que está em grande...

    Quem é o diretor dessa modalidade?

    fanático

     
  • At 4/2/12 18:23, Blogger Jizaz said…

    e o snooker ..

    O homem não falha 1 ..

     
  • At 4/2/12 18:31, Blogger Ricardo R. said…

    Perder no Dragão Caixa é compreensível, agora ir jogar lá na condição de vice-lider e demonstrar a falta de atitude que a equipa demonstrou só envergonha a instituição...

     
  • At 4/2/12 19:02, Anonymous Anónimo said…

    um pouco de humor na fervura:
    eh pá! já estamos pior que o cavaco, 1300 aéreos por mês já não dá prá graxa das botas do cepo (ou seba?).

     
  • At 4/2/12 19:51, Blogger RFM said…

    Será que o Velho dos Olhos rebelgados que vive para os lados de R.Monsaraz (Esporão)vai aparecer agora no SPORTING ???!!!.
    O Velho sempre tinha razão (fdp) que só existia espaço em Portugal para dois (2) Clubes grandes.
    Grandes fdp.Gatunos. Sinto-me envergonhado.

     
  • At 4/2/12 20:10, Blogger RFM said…

    Ah e ainda por aqui alguns me sencuraram por esta minha abordagem aos ditos deste cavalheiro (roquette).
    Agora só tem aparecido quando existem eleições.

    O Soares Franco..outro..vendeu a ele mesmo a Sede.Tudo gente séria.
    Agora venham de lá os defensores desta GENTALHA aqui cobrar ou defender os ditos Mafiosos.
    Relembro que GL também tem feito desta familia.

    Um projeto na altura estimado em 30-Milhões de contos equivalente a 150-Milhões de Euros.Onde isto já vai e as obras por fazer..Pavilhão..?..era uma vez.

     
  • At 4/2/12 20:55, Anonymous Anónimo said…

    será que temos mais um reforço? o comentador da sic ás vezes fala num tal volsezínquel, que eu não consigo ver..

     
  • At 4/2/12 21:25, Blogger Jizaz said…

    looool ..volsezinquel !! Estes comentadores são horriveis !!

     
  • At 4/2/12 21:46, Anonymous Anónimo said…

    Afinal os GALOS são fudidos !!LOL

     
  • At 4/2/12 21:50, Anonymous Anónimo said…

    Mais uma vergonha?

    fanático

     
  • At 4/2/12 21:54, Anonymous Anónimo said…

    estamos em fevereiro e preparamos as malas para ficarmos aviados de tudo...

     
  • At 4/2/12 21:57, Anonymous Anónimo said…

    O DOMINGOS É UMA AUTENTICA BESTA!!!

     
  • At 4/2/12 22:00, Anonymous Anónimo said…

    a gente não pode ter um treinador que está amarrado sempre ao mesmo sistema tactico. para os adversarios é uma alegria!

     
  • At 4/2/12 22:02, Anonymous Anónimo said…

    SÓ AOS 68MINUTOS SE LEMBROU DE POR O SEGUNDO AVANÇADO QUANDO PODIA TER JOGADO COM OS DOIS DE INICIO. GANDA BESTA!!

     
  • At 4/2/12 22:04, Anonymous Anónimo said…

    AQUELE FILHO DA PUTA DAQUELE ARBITRO VEIO GOZAR Á GRANDE COM O SPORTING EM PLENO ALVALADE

     
  • At 4/2/12 22:04, Anonymous Anónimo said…

    enorme burrice de oniewu, faz penalti e deixa a equipa com menos um, quando só tinha que pressionar o adversário... mas enfim, tudo nos acontece. esta equipa que até tem jogadores, não apresenta ponta por onde se lhe pegue.

     
  • At 4/2/12 22:05, Anonymous Anónimo said…

    ENQUANTO UM FILHO DA PUTA DUM ARBITRO NAO FOR ESPANCADO A SERIO VAMOS CONTINUAR NISTO

     
  • At 4/2/12 22:07, Anonymous Anónimo said…

    O MEU GANDA ANORMAL DAS 22:04 A FALTA FOI FORA DE AREA E ALEM DISSO A PRIMEIRA NA FOI FALTA NENHUMA. O PENALTI DO MATIAS NAO CONTA PORQUÊ Ó CABRÃO??

     
  • At 4/2/12 22:14, Anonymous Anónimo said…

    4 Frentes - 2 frentes = 0

    fanático

     
  • At 4/2/12 22:15, Anonymous Anónimo said…

    multiopticas, dá desconto com a idade...

     
  • At 4/2/12 22:18, Anonymous Anónimo said…

    Sinto vergonha...

    fanático

     
  • At 4/2/12 22:24, Anonymous Anónimo said…

    O gil tem melhor equipa que o sporting

    fanático

     

<< Home