"Tu vais vencer, Podes crer, Porque a nossa força é brutal. Mais de um século de histórias para contar. Sporting, tu nunca vais acabar" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, novembro 20, 2014

E agora o Futsal!

Este ano não há Deo nem Divanei, mas volta a haver aquilo que mais é necessário, fé!
 
A mesma fé com que nos apresentámos há 1 ano atrás em Almada, onde esta mesma ronda de elite foi organizada pelo Sporting, uma ronda marcada pela amarga derrota no jogo decisivo frente aos azeris do Araz Naxçivan.
Demorou algum tempo a digerir mas já faz parte do passado e depois disso já voltámos a erguer o caneco de campeão nacional que faz com que aqui estejamos novamente, no mesmo ponto de há 1 ano atrás.
 
Este ano o Sporting tem pela frente como principal adversário, nada mais que o campeão espanhol  e grande favorito.
Será?
Veremos, ao vivo e na Sporting Tv, entre 20 e 23 de Novembro se esse favoritismo espanhol se confirma:


Inter Movistar 20/11  18:00 FC Varna (6-0)
Sporting 20/11  20:30 FT Charleroi (5-3)
FT Charleroi 21/11  18:00 Inter Movistar (0-4)
Sporting 21/11  20:30 FC Varna (8-2)
FC Varna 23/11  14:30 FT Charleroi
Inter Movistar 23/11  17:00 Sporting
 

Os adversários:

Espanha Inter Movistar (Espanha)

Campeão europeu em três ocasiões, 2003/04, 2005/06 (ambas como Boomerang Interviú) e em 2008/09. Finalista vencido em 2009/10.
Esta é uma equipa recheada de vedetas, entre os quais os nosso bem conhecidos Cardinal e Ricardinho.
Ricardinho está em dúvida para esta ronda de elite tal como o brasileiro Rafael, dois jogadores chave da equipa dos arredores de Madrid.

"Para el club es el título por excelencia. Es el título que quiere por encima de todos. Para nosotros es muy importante volver a esta competición. Llevábamos cinco años o seis sin ganar la liga y sin jugar en Europa", quem o diz é Carlos Ortiz, capitão da equipa e tricampeão europeu pela Espanha, uma das principais figuras da defesa e que ilustra bem a vontade com que os espanhóis vão entrar em campo.

No plantel encontramos ainda outras estrelas como por exemplo o guarda-redes Luis Amado, 2 vezes campeão mundial e 5 vezes campeão europeu com a Espanha, a que se somam 4 títulos de campeão europeu de clubes!
Entre os alas, destaque também para Pola (bicampeão europeu com a Espanha), mas também para outros espanhóis como Rivillos e Borja.

Se Ricardinho e Rafael falharem os jogos, as hipóteses do Sporting aumentam consideravelmente, mas mesmo assim, a qualidade do plantel do campeão espanhol é de enorme respeito.

Qualificou-se para a fase de elite vencendo o seu grupo com os seguintes resultados:
5-0 frente ao Hovocubo (Holanda)
5-2 frente ao Lokomotiv Kharkov (Ucrânia)
6-2 frente ao Oplast Kobarid (Eslovénia)


Bulgária FC Grand Pro Varna (Bulgária)
 
Oriundos da ronda preliminar, são a primeira equipa búlgara a atingir esta fase da prova maior do futsal europeu. Surpreenderam ao eliminar conhecido Iberia Star Tbilisi, equipa que esteve na final four de 2012/13 e que já defrontámos nesta mesma competição.

Destaque na equipa para o brasileiro Celsinho e para o sérvio Marko Kostić, mas igualmente para a presença de 2 portugueses, Paulinho e Paulo Pinto.
 
Qualificou-se para a fase de elite ao alcançar o 2º lugar no seu grupo com os seguintes resultados:1-4 frente ao FK Nikars (Letónia)
4-0 frente ao Iberia Star Tbilisi (Geórgia)
2-0 frente ao Rekord Bielsko-Biała (Polónia)


Bélgica FT Charleroi (Bélgica)
 
Um dos países com maior tradição no futsal europeu e, no caso do Charleroi, que já foi inclusivamente campeão europeu em 2004/05.
O futsal belga perdeu entretanto o fulgor desses tempos, estando hoje uns furos abaixo do futsal português. Desde 2008/09, as equipas belgas apenas por 2 vezes se qualificaram para a ronda de elite e nessas duas épocas somaram apenas derrotas.
Especial atenção para os dois brasileiros do plantel (Liliu e Leo), sendo que o primeiro é jogador-treinador, mas também olhar atento para o italiano Cirlincione e para os belgas Lucio, Zico e Cuadron

Qualificou-se para a fase de elite ao alcançar o 2º lugar no seu grupo com os seguintes resultados:
4-2 frente ao Alumnus  (Croácia)
3-2 frente ao CIP Deva (Roménia)
1-5 frente ao MFK Dinamo Moscovo (Russia)


O Sporting participará assim pela sétima vez na prova máxima do futsal europeu, sendo de recordar o histórico das presenças leoninas:

2001/02 - Na primeira prova oficial da Uefa Futsal Cup, foi escolhida Lisboa para palco da fase final. O Sporting atingiu as 1/2 finais, onde foi derrotado pelo futuros campeões, o Playas Castellon de Espanha por 0-4.

2004/05 - No regresso à competição dos campeões, o Sporting conseguiu atingir a fase de grupos onde constavam os 8 melhores da Europa, tendo calhado em sorte disputar em solo belga a qualificação para a final a duas mãos.
Derrotas com o futuro campeão, os belgas do Action 21 por 4-7 e com os ainda campeões do Interviú por 3-4 ditaram a eliminação dos leões mesta edição.

2006/07 - Terceira participação do Sporting na estreia da decisão do troféu em sistema de final four.
Infelizmente o Sporting não conseguiria atingir esta fase decisiva ao ser eliminado na fase de grupos anterior pelo futuro campeão, Dínamo Moscovo por 0-5 em jogo disputado na Rússia.

2010/11 - Quarta presença na prova máxima, no ano seguinte ao Benfica conquistar a UEFA Futsal Cup, o que permitiu a presença de duas equipas portuguesas pela primeira vez nesta competição.
Ambas as equipas se apuraram para a final four repetindo o que apenas equipas russas tinham conseguido fazer anteriormente, um feito que também não voltou a ser repetido até agora por mais nenhum país.
Foi esta também a melhor presença do Sporting na UEFA Futsal Cup, onde atingiu a final após derrotar o Kairat do Cazaquistão, equipa organizadora da final four, por 3-2.
Na final, de má memória, o Sporting sairia derrotado por 2-5 frente ao Montesilvano de Itália, perdendo-se uma oportunidade única de vencer o troféu mais importante do futsal internacional de clubes.

2011/12 - Na quinta presença, o Sporting volta a estar na final four disputada em Espanha. O adversário das 1/2 finais era o temido e futuro campeão europeu Barcelona, que provou o seu favoritismo ao vencer os leões por 5-0. No jogo de disputa pelo 3º e 4º lugar, o Sporting empataria 3-3 com os italianos da Marca Futsal, cedendo nas grande penalidades.

2013/14 - Ficámo-nos pela fase elite num grupo em que os jogos foram disputados em Almada.
Depois das vitórias, ambas por 6-1 sobre o Rába ETO da Hungria e CF Eindhoven da Holanda, a amarga derrota frente aos azeris do Araz Naxçivan tirou-nos a hipótese de disputarmos mais uma final four.

Perante tão bela história na Europa, esperemos por mais um brilhante capítulo da parte dos pupilos de Nuno Dias

SL
José
    Sangue LEONINO


5 comentários:

  • At 20/11/14 12:19, Anonymous Anónimo said…

    Boas, os horários dos jogos do SCP estão corretos?

     
  • At 20/11/14 14:46, Anonymous Anónimo said…

    Boa tarde, anónimo. Sim, estão correctos.

    Lion King

     
  • At 20/11/14 22:06, Anonymous Anónimo said…

    Gostei da vitória e da exibição da equipa no jogo de hoje. A jogar assim, temos todas as condições para passarmos.

    Lion King

     
  • At 20/11/14 22:06, Anonymous Anónimo said…

    Mas que merda, o Sporting tem uma "mania" de sofrer golos nos últimos minutos que até irrita. É no futebol, é no andebol, é no futsal...

    fanático

     
  • At 20/11/14 22:14, Blogger Sporting até morrer said…

    A vitória era sem dúvida o mais importante.

    A diferença de apenas 2 golos depois de estarmos a ganhar por 4 golos de diferença parece resultar de descompressão em demasia e de alguma poupança física que é necessário fazer nesta minimaratona de 3 jogos em 4 dias.

    Amanhã há que repetir a dose!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home