"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, maio 11, 2021

Testemunho notável de um benfiquista

POSTAL DO DIA 

A vitória do Sporting é mais do que uma vitória num campeonato de futebol. 

1.
O Sporting poderá ser amanhã campeão. 
E se não for amanhã será para a semana ou para a outra. 

Eu sou do Benfica, mas amanhã não fecharei as janelas se ouvir passar buzinas. Nem deixarei de sorrir quando alguém me sorrir vestido de verde. E ainda menos virarei costas se um sportinguista me acenar ou quiser que lhe diga que sim num abraço à distância. 

Eu sou do Benfica, mas ser do Sporting exige respeito. 
Ser do Sporting exige o reconhecimento de que são diferentes – não melhores ou piores, mas diferentes. 

Vi-os a perderem tantas vezes. 
Vi-os a perder ano após ano.  
Vi-os a encontrarem forma de disfarçar a dor de derrotas atrás de derrotas. 
A ironizarem sobre o fado de para o “ano é que é”. 
De serem os primeiros a gozar com as bocas sobre o Natal. 

Vi-os também a sofrer no silêncio. 
A engolirem em seco e a respirarem fundo para que não lhes fosse insuportável levar com as bocas do costume. 

Ah, mas vi-os sempre a não desistir. 
A encherem o estádio, a sofrerem mais do que a conta, a passarem a fé sportinguista de pais para filhos – mesmo perdendo, mesmo parecendo estar destinados a não conseguir nunca vi um sportinguista desistir. 

E isso é notável.

2.
Escrevo este postal pelos tantos sportinguistas de quem gosto ou amo. 

Pelos meus enteados que nunca viram o Sporting ganhar.
Leonor e João, venham para a rua e ponham o cachecol em nome do que o vosso pai e avô vos deixou no código que vos faz ser estes miúdos extraordinários.

Pelo Daniel Sampaio, um dos pais da minha vida, que tanto vi sofrer.

Pelo Bernardo Trindade que no princípio de cada época me dizia estar convencido de que a temporada iria correr bem. 
 
Pelo Fernando Vasconcelos, padrinho do meu filho Afonso, que pode finalmente levar os seus dois “meninos” a uma festa que chegou a parecer-lhe impossível. 

Pelo meu sogro que procura sempre encontrar defesas para a eventualidade de o Sporting falhar – bem lhe vejo agora os olhos a brilhar. 

Pelos tantos e tantas para quem o Sporting é mais do que um clube – uma herança que se passa de pais para filhos, uma prova de resiliência. 

3.
A vitória do Sporting é mais do que uma vitória num campeonato de futebol. 

É uma prova de superação, convicção e coragem. 

Aceitem então este abraço benfiquista. Um abraço de reconhecimento pelo que são e pela extraordinária capacidade de acreditar, de não desistir, de não cair à primeira ou décima revoada de vento. 

Muitos parabéns.
E cá estaremos para o ano.   
 
Luis Osório (jornalista)
    Sangue LEONINO


2 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home