"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, março 10, 2011

"Um político pensa nas próximas eleições; um estadista nas próximas gerações"*

A pedido de alguns amigos sportinguistas, editores e comentadores do Sangue Leonino e não só, a quem agradeço a atenção - e o atraso nas respostas aos emails - vou tentar expor aqui a minha opinião e perspectivas para o importante acto eleitoral do próximo dia 26.

Antes de mais, deixem-me contextualizar. Optei por deixar de discutir o Sporting online desde ainda antes da saída do anterior presidente, o último post é para aí de Novembro, devido a andar a "comer" demasiado tempo do meu dia e, principalmente, por não querer alinhar em determinadas discussões que roçam e tropeçam sempre para o lado da ofensa pessoal e, muitas vezes, para a ameaça. Assim, decidi perto do final de 2010 permanecer atento mas em silêncio, tendo observado dessa forma a sucessão de saídas - JEB, Costinha e Paulo Sérgio (pela ordem contrária ao normal - do clube, e os péssimos resultados desportivos destes últimos meses. E eis que vamos para eleições, mais uma vez. E desta vez com 6 candidatos, embora pense que só 3 cheguem às urnas. Um luxo para um clube praticamente à beira do enterro, ao que dizem. O que seria se fossemos grandes? Não somos... somos enormes!

Sem entrar e grandes considerações sobre os candidatos individualmente, devo dizer que acredito que o próximo provavelmente não será um grande presidente mas será um presidente necessário. E isto porque o clube naquilo que tem de mais importante, os sócios e adeptos, está completamente partido, dividido, balcanizado. Infelizmente, acredito que independentemente de quem for o vencedor, a partir de dia 27, as diferentes facções derrotadas irão para trás das trincheiras para preparar a queda do vencedor. E isto serve para todas as candidaturas, sejam elas mais de continuidade, ruptura ou qualquer outra palavra com que queiram apelidar as ditas. No Sporting ninguém serve para lá estar, apesar de aparentemente todos o quererem fazer. Somos enormes, mas somos estranhos.

Mas, e há sempre um lado positivo nestas coisas, acredito que a desagregação e dispersão dos sportinguistas, vai acabar por fazer com que deixem de haver quase-unanimidades eleitorais, obrigando quem ganhar a trabalhar a sério e a apresentar resultados desportivos - os que mais nos importam, afinal. Não tenho dúvidas que isso vai ser complicado de conseguir a curto prazo mas acredito que, seja com a próxima direcção ou daqui a 4, 5, 6 anos, a regeneração há muito aguardada dos órgãos sociais, dos estatutos, da própria estrutura do clube, possa estar mais perto de unir os sportinguistas, de novo, à volta do clube. É também por isso que, além de não dar o meu apoio público a nenhum dos candidatos, estarei ao lado de quem ganhar no dia 27, porque esse será o meu presidente, seja ele quem for!

Se puder apelar a alguma coisa, apelaria ao voto maciço dos sportinguistas, à elevação do discurso e do comportamento dos candidatos e apoiantes de candidatos, e a que pensem naquilo que nos une SEMPRE e no que nos separa PONTUALMENTE, e no que é mais importante.

Volto para o meu exílio, mas deixo um abraço a todos os leões e leoas que vêm ao Sangue Leonino, porque independentemente de caras, tácticas, fundos, estratégias, etc... o Sporting é o NOSSO grande amor.

* frase da autoria do escritor catalão Noel Clarasó

Nelson Santos
    Sangue LEONINO


12 comentários:

  • At 10/3/11 12:20, Blogger Pedro said…

    troca de links???

    Responda no meu blog

    http://amordeleao.blogspot.com/

     
  • At 10/3/11 14:50, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Excelente "desabafo", dás a tua ideia mas escondes o horizonte que pretendes que venha...hehehe
    Grande abraço Leão!!!

    SL

    Miguel Damas

     
  • At 10/3/11 15:17, Blogger Sporting até morrer said…

    Boa tarde,

    Perante a notícia abaixo publicada pelo DN, pergunto:

    - Alguém ainda acredita que não será necessário fazer uma auditoria às contas do clube?

    Que grande trabalho tem sido feito nestes útimos anos!


    "Os seis candidatos à presidência do Sporting reúnem-se hoje (15.00), em Alvalade, com o administrador em exercício, Nobre Guedes, para conhecerem as contas do clube e da SAD. O valor do passivo consolidado é polémico e difere entre 25 e 30 milhões de euros. Godinho Lopes já teve acesso às contas e "fala" de 295 milhões de euros, enquanto os outros candidatos dizem saber que é de 320 milhões.

    José Nobre Guedes, vice-presidente para a área financeira na direcção de José Eduardo Bettencourt e membro da lista de Godinho Lopes, apresenta hoje (15.00, em Alvalade) as contas do Sporting aos candidatos à presidência do clube. Os números da "discórdia", que já valeram alguns ataques a Godinho Lopes, por ter tido acesso privilegiado, diferem entre 25 e 30 milhões de euros dos dados dos outros candidatos, disseram ao DN.

    Em termos gerais, o passivo consolidado (clube e SAD) é agora de 295 milhões de euros, segundo os números facultados por Nobre Guedes a Godinho Lopes. São ainda necessários 13 milhões para assegurar salários e juros até Junho (verba que José Maria Ricciardi, do BES, já disse estar acautelada pela Banca). Acresce a isto 29 milhões de dívidas aos fornecedores, 17 milhões à previsão dos prejuízos para época 2011/12 e ainda 30 milhões relativos à próxima época que já foram antecipados.

    Estes são os números que o administrador em exercício vai apresentar às seis candidaturas.

    Antes da reestruturação financeira concluída por Bettencourt, antes da demissão em Janeiro, o passivo consolidado do Sporting estava perto dos 400 milhões de euros. Segundo o relatório e contas aprovado em Assembleia Geral em 2010, o passivo do clube era de 195 milhões e o da SAD de 172 milhões.

    Pedro Baltazar, Dias Ferreira e Abrantes Mendes vão fazer-se representar, soube o DN. O juiz tem um julgamento à hora da reunião e por isso delegou a sua representação em Joaquim Nunes, apoiante e administrador do Banco Africano de Investimento, e José Pedro Rodrigues, da campanha. " Não preciso de ir lá conhecer as contas, tenho números actualizados, mas há perguntas sobre elementos mais objectivos a fazer, mas que não posso revelar para não tirar o factor surpresa", disse ao DN Abrantes Mendes."

     
  • At 10/3/11 16:12, Blogger Helder V. said…

    Nelson Santos

    Antes do mais sejas bem vindo de novo ja' estranhava o teus comentarios e POSTS se bem que nao concordo com eles em 90% da vezes, nao sera' por teres sido um ferrenho apoiante de tudo o que tem sido feito no clube nos ultimos anos que deixas-te de escrever pois nao???? O Sporting deve estar acima de tudo

    Helder

     
  • At 10/3/11 17:20, Blogger Luis Magalhães Pereira said…

    Sporting até morrer,

    O valor actual do passivo total consolidado deverá andar na ordem dos 380 M € - 400 M €. Podem vir os candidatos da Continuidade, flagrante ou encapotada (Godinho, Dias Ferreira e Baltazar respectivamente) atirar areia para os olhos dos sócios com números inventados e jogadas de cosmética financeira, mas o valor não deverá ser inferior àqueles montantes monstruosos.

    ACABE-SE JÁ COM A ESPECULAÇÃO SOBRE O VALOR DO PASSIVO!!!! ACABE-SE JÁ COM A LAVAGEM CEREBRAL LEVADA A CABO PELOS ÓRGÃOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COSTUME!! ACABE-SE JÁ COM O BRANQUEAMENTO DO PASSADO!!!!

    Um sócio sério, consciente e de bom senso não pode permitir que através do seu voto o SCP cometa a inconsciência final de não realizar uma AUDITORIA absolutamente vital para o futuro do clube. E se quem ganhar as eleições não a fizer perde toda a credibilidade.

    Creio que só Bruno de Carvalho e SAM preconizam essa medida.

     
  • At 10/3/11 18:11, Blogger Sporting até morrer said…

    Luís,

    Muita gente afirmou que esta última reestruturação iria resolver os problemas do clube e que pelo menos nesse capítulo tinha sido feito um grande trabalho.
    Será que foi?

    Estes números parecem desmentir completamente tudo o que foi dito e o cenário para o futuro presidente apresenta-se muito negro.

    Ricciardi, do BES, já disse estar acautelado pela Banca o valor de 13 milhões para assegurar salários e juros até Junho.
    Com que custos para o Sporting vêm estes 13 milhões?
    Quais os passes dos jogadores que ficaram penhorados para o Sporting ter acesso a este dinheiro?
    Claramente isto não foi uma reestruturação, foi penhorar os últimos activo que ainda temos, os nosso jogadores, uma manobra à Benfica mas sem qualquer resultado para o Sporting ao contrário do nosso adversário.

    Dívidas de 29 milhões a fornecedores parecem colocar-nos de volta aos tempos em que no velhinho Estádio José Alvalade não tinhamos dinheiro para pagar as contas à EPAL.

    Ainda bem que temos tido no clube gestores de topo para resolver os nossos problemas, alguns desses gestores inclusivamente remunerados, mesmo que ganhando menos que o Abel...

    SL
    José

     
  • At 10/3/11 19:22, Blogger Relva said…

    Ora finalmente um post realista, e concordo com o que foi escrito, "os que perderem vão ficar nas trincheiras a preparar a queda do vencedor" disso tenho a certeza absoluta, é assim o sporting!

     
  • At 10/3/11 21:14, Blogger bola-9 said…

    foi agora por a minha tendencia de voto, e se no domingo o campeonato foi entregue,por esta votaçao no sangue, bruno carvalho ja´e´presidente do sporting clube de portugal,ou nao.

     
  • At 10/3/11 22:29, Blogger Gabriel said…

    É absolutamente necessário que seja feita uma Auditoria "técnica" para se saber ao certo o Passivo e o Activo do SCP, da SAD e das múltiplas Empresas que escandalosamente foram criadas.
    Logo a seguir é vital e imprescindível que seja feita uma Auditoria de "Gestão" para se saber com que senso, com que critério e com que razões foram empregues dinheiros aqui ou ali. Para se saber porque razão se gastou ou investiu esta ou aquela verba. Para se saber se esta ou aquela verba foi gasta pelo melhor preço. Para se saber se se consultou várias Empresas antes de comprar. Para se saber se se contratou uma pessoa hoje (por "amizade"??), por valores de mercado, e se despediu logo amanhã com indemnizações brutais,..., etc., etc..
    A História do Sporting exige que se saiba. Porque pode ter sido tudo muito transparente e então não há razões para desconfianças.
    O colapso do Clube e o estado de bancarrota impõem estas Auditorias.
    Gabriel Almeida

     
  • At 11/3/11 00:45, Blogger leão irredutível said…

    Espero que Nelson Santos não tenha razão.
    Espero que depois das eleições cerremos fileiras porque caso contrário a continuação da derrota começa / continua pelas nossas mãos.
    A critica é necessária mas tem regras, quando é por interesses pessoais é mesquinha e não é digna de um verdadeiro sportinguista.
    Quando é venal, e diz mal por tudo e por nada, é conversa de porteiras como diz a Ana (?).
    È pena nesta matéria não sermos diferentes. Estaríamos melhor. Basta olhar à volta.

     
  • At 11/3/11 01:34, Blogger Helder Medeiros said…

    O Sporting Clube de Santa Maria da Feira, filial 185 do Sporting Clube de Portugal, vai realizar no proximo Domingo, 13 de Março, pelas 12 horas um almoço seguido de debate com:

    LUIS DUQUE
    Candidatura de Godinho Lopes

    TIAGO SANCHES GAMA
    Candidatura de Pedro Baltazar

    LUIS PIRES
    VITOR ARAUJO E SOUSA
    Candidatura da Associação de Adeptos do Sporting ao Conselho Leonino

    As inscrições podem ser feitas na sede do Sporting Clube de Santa Maria da Feira ou pelos telefones 256 386 124 ou 93 54 60 153

     
  • At 11/3/11 05:17, Blogger Unknown said…

    Vença quem vencer tem de ser o nosso presidente. Não podemos continuar nesta guerra de comadres. Não podemos entrar nisso nem permitir isso.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home