"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, fevereiro 28, 2012

António Livramento: O "Monstro" do Hóquei!







Tendo retirado esta efeméride da Enciclopédia Fundamental do Sporting, não podia de deixar de prestar um homenagem a um Homem que em menino me proporcionou inúmeras tardes e noites de glórias e que hoje faria 68 anos. Obrigado, António Livramento!


EFEMÉRIDE: A 28 de Fevereiro de 1944, nasceu António Livramento.

Naturalidade: S.... Manços – Évora Início da carreira no Sporting: 1977 Títulos conquistados no Clube:

Como Jogador: 1 Taça dos Clubes Campeões Europeus 1 Campeonato Nacional 1 Taça de Portugal

Como Treinador: 1 Taça Europeia dos Vencedores das Taças 1 Taça Europeia CERS

2 Campeonatos Nacionais 1 Supertaça 1 Taça de Portugal.


António José Parreira Livramento é considerado o maior hoquista português e mundial de todos os tempos, um génio da modalidade ou “o artista” como o definiu Cristiano Pereira, outro grande jogador e treinador. Um génio em jogadas individuais, um fabuloso jogador de equipa e, depois, um treinador de excepção. Ganhou tudo quanto havia para ganhar na modalidade e, ao nível de clubes, viveu as suas maiores glórias no Sporting, a sua camisola favorita.Após passagens por outros clubes, inclusive italianos, Livramento ingressou no clube do seu coração, o Sporting, em 1977, então já com 33 anos. Logo nesse ano integrado numa equipa de sonho treinada pelo seu mentor, Mestre Torcato Ferreira, Livramento conseguiu o mais importante título de clubes, que sempre lhe tinha escapado: a Taça dos Campeões Europeus. Pela primeira vez um clube português alcançava esse feito. Com Ramalhete, Rendeiro, Sobrinho, Chana e Livramento, o Sporting tinha a melhor equipa do Mundo, para muitos o melhor quinteto de todos os tempos, que nesse ano ganhou também o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal. Livramento ainda voltou a sair para Itália mas regressou ao Sporting, onde terminou a carreira de jogador em 1980. Pela selecção nacional fez 209 jogos e marcou 425 golos. Fabuloso !Livramento continuou a sua carreira no Sporting como treinador. Conquistou duas competições europeias – uma Taça das Taças e uma Taça CERS – dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal.A sua morte prematura, em 7 de Junho de 1999 deixou o hóquei nacional muito mais pobre.(In Enciclopédia Fundamental do Sporting)





Juvenal Carvalho
    Sangue LEONINO


17 comentários:

  • At 28/2/12 17:43, Blogger leão irredutível said…

    Incomparável...
    O SCP "tem" de celebrar sempre os seus grandes campeões que fizeram a sua glória - hoje Livramento, amanhã Agostinho, Lopes, Mamede ... etc.
    Se o SCP deixar de o fazer esquece-se de si próprio.
    Compete-nos a nós também fazer isso, que somos Sporting!
    Parabéns ao Juvenal e ao SL por cumprirem e manterem a mística!

     
  • At 28/2/12 18:30, Blogger anonymus said…

    O maior? Talvez.É sempre subjectivo afirmar-se quem foi o maior jogador de todos os tempos.Encontrou outro jogador fabuloso na sua carreira(também sportinguista do coração, embora nunca tivesse jogado pelo Sporting) de nome Adrião, um médio que veio de Moçambique e que tinha à sua frente no ataque, Velasco e Bouçós, este mesmo que o Livramento substituiu na selecção.Recordo-me de ter visto na TV um célebre jogo na final do campeonato do mundo disputado em Madrid, salvo erro em 1958, onde Adrião "pintou a manta".No último golo, apanhou a bola na sua defesa, driblou todos e já em frente da baliza, repentinamente virou as costas ao guarda-redes espanhol, abriu as pernas e de costas marcou o golo.Os espanhois ficaram "burros" com tanta classe.Era um fenómeno!!!

     
  • At 28/2/12 18:57, Blogger ANTÓNIO PARREIRA LIVRAMENTO said…

    Juvenal Carvalho, muito lhe agradeço a sua publicação no Sangue LEONINO e as suas palavras de apreço a meu primo António Livramento.
    Partilhei a sua notícia na página no fecebook, António Parreira Livramento.
    *
    https://www.facebook.com/pages/Ant%C3%B3nio-Parreira-Livramento/166281863422466#!/pages/Ant%C3%B3nio-Parreira-Livramento/166281863422466?sk=wall
    *
    O Fundador e Administrador da Página no fecebook, Francisco Parreira Lavado

     
  • At 28/2/12 19:28, Blogger Francisco Fernandes said…

    Algumas das recordações inolvidáveis da minha vida dêvo-as a este senhor:através de relatos ou vendo-o ao vivo brilhar com a nossa linda camisola verde e branca!Era um autêntico mágico do Hoquei em Patins!

     
  • At 28/2/12 20:17, Blogger sloct said…

    Em 1981 no velhinho pavilhão de Alvalade, num jogo com o Porto que acabámos por ganhar (4-3), lembro-me perfeitamente de faltarem cerca de dois minutos para o fim do jogo e do Livramento pegar na bola e andar autenticamente a brincar com ela pelo campo todo sem que nenhum jogador do Porto lha conseguisse tirar. Inesquecível!

     
  • At 28/2/12 20:44, Blogger fanático said…

    Vi-o jogar ao vivo com essa maravilhosa equipa, que referes, Juvenal, no Pavilhão de Alvalade, grandas jogatanas, que vi lá, contra barça, lampionagem, tripeiros, o ambiente era do género... o pavilhão vai abaixo, vai vai.
    Que saudades.

     
  • At 28/2/12 20:47, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Amigos, todos os comentários convergem no essencial: Temos memória!

    Saudações Leoninas

     
  • At 28/2/12 21:16, Blogger RFM said…

    Obrigado Juvenal

    Estes são e fazem parte das grandes referências do SPORTING Clube de Portugal.
    Como eu me lembro...Um Fantástico Jogador.

    Agora ..?!..nem pavilhão temos ou nem nunca mais vamos ter...

     
  • At 28/2/12 21:24, Blogger JuvenalCarvalho said…

    RFM,

    Sobre o nosso pavilhão digo-te para já que "nim" para não te dizer que não.
    Não quiseram nada com desporto esta gentinha que "assaltou" o Sporting em 1995!

     
  • At 28/2/12 21:34, Blogger RFM said…

    Ai Juvenal..Juvenal

    eu dava para bruxo...lolll..eu sempre aqui disse algumas verdades em que alguns lhes pareceu como mal-dizente ou pouco crente.Antes assim fosse.
    Mas cada vez mais o tempo me vai dando razão..Pena é.
    Uma das minhas últimas foi nas dúvidas dos tais 18-MIlhões da CML para onde seriam ou foram canalizados em vez de termos um DIGNO -Pavilhão.
    Perdão..dizias Gentinha?!..eu digo.GENTALHA

     
  • At 28/2/12 21:48, Blogger King Lion said…

    Um ícone do Sporting.

     
  • At 28/2/12 22:05, Blogger King Lion said…

    Não querendo estragar este post ainda para mais quando diz respeito ao melhor hoquista do mundo vou ao site da Bola e leio está pérola cuja autoria é de Domingos Soares Oliveira :

    "O Benfica está de parabéns não só pelo aniversário, mas sim pela sua grandeza. Somos o maior clube do Mundo, aquele que tem mais títulos», vincou o administrador."

    Não se pode expulsar este filho da puta de sócio do Sporting ?.

     
  • At 28/2/12 22:35, Blogger QUINTA said…

    Belo post.

    O RELATIVO USO DO CÉREBRO

    http://quintadelduque.blogspot.com/2012/02/o-relativo-uso-do-cerebro.html

     
  • At 29/2/12 00:12, Anonymous Anónimo said…

    Nao sou apreciador de poesia...
    Mas ha uma frase que se aplica na perfeicao "Livramento era poesia sobre patins".
    Foi e continua a ser o melhor de todos os tempos.

    Com grande desgosto meu estes eternos Sportinguistas sao referencias do passado. O clube irresponsavelmente deixou de dar condicoes para o aparecimento de novas referencias. Esta situacao com o pavilhao nao e digna da nossa historia!

    Acima de tudo sou Sportinguista, a minha modalidade sera sempre o futebol, por isso nao posso deixar de reconhecer que a historia e a grandeza do Sporting se deve tanto ao futebol como as modalidades.
    Quantos de nos saimos de um jogo de futebol menos conseguido e logo a seguir entramos dentro da velha nave onde o hoquei, andebol, basket etc... nos levantava o astral e enchia de orgulho?

    Velhos tempos

     
  • At 29/2/12 13:29, Blogger David Duarte said…

    Homenagem mais que merecida a uma grande figura do desporto nacional!

     
  • At 1/3/12 01:04, Blogger RFM said…

    Uma vez mais hoje o RUI PATRICIO esteve ENORME.

    Eu sempre acreditei Nele...agora alguns (maus)criticos dele tem de engolir com a realidade.
    Vai ser dentro em Breve um MADE in SPORTING-Academia.

     
  • At 1/3/12 01:24, Blogger MRG said…

    Para saber mais: http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Ant%C3%B3nio_Livramento

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home