"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, janeiro 14, 2016

Há muito, muito tempo

Deixem-me recordar-vos o momento raro que o Sporting está a viver por esta altura:
- O Sporting Clube de Portugal é líder do campeonato nacional no final da 1ª volta!

O que tem de especial?
Simplesmente não acontecia desde 2004/05, sob o comando de José Peseiro.
Quase 11 anos nos separam do dia 16 de Janeiro de 2005, momento em que dobrámos a primeira metade do campeonato na liderança. E essa primeira volta até terminou da pior forma com uma derrota dos leões na Madeira frente ao Nacional por 2-3, com o golo da derrota a surgir no último minuto.
O Porto empatara no dia anterior em Coimbra e nós não soubemos aproveitar para alargar vantagem, acabando os três grandes por terminar a jornada 17 em igualdade pontual, com vantagem do Sporting no goal average.



Para encontrarmos um Sporting líder isolado no final da primeira volta é preciso recuar ao ano da conquista do último título (2001/02), onde a equipa de Laszlo Bölöni fechou a jornada 17 com uma vantagem de 3 pontos sobre o campeão Boavista.
Só nós sabíamos porque não ficávamos em casa e por que razão seguíamos esta equipa como seguimos hoje Jorge Jesus e seus pupilos. No dia 2 de Janeiro de 2002, o Sporting vencia em Aveiro o Beira-Mar por 2-1 com 2 golos de André Cruz.
Basta ver o vídeo abaixo e constatar a onda verde no velhinho Mário Duarte.



Mas falta ainda encontrar uma data em que o Sporting tenha conseguido um final de primeira volta melhor que o da presente época.
E aqui é que nos podemos aperceber da raridade do momento pois é necessário fazer uma longa viagem até à época de 1981/82, numa altura em que o Sporting era ainda o segundo clube em número de títulos nacionais.
17 de Janeiro de 1982 corresponde ao dia em que existiu um Sporting melhor que o Sporting de Jesus no final da primeira volta, um Sporting que terminava a jornada 15 com um avanço de 4 pontos sobre o Benfica (o campeonato ainda era no sistema de vitória igual a 2 pontos), após vencer o Porto em Alvalade por 1-0 (com um golo do jovem da nossa formação, Mário Jorge) e beneficiando da derrota do Benfica no Bessa.
Essa época seria a da consagração de Malcom Allison, e uma grande equipa leonina onde pontificavam Manuel Fernandes, Inácio, Eurico, Oliveira e o grande Jordão e, claro, sob liderança do eterno João Rocha.

 

Sexta-feira é dia de continuarmos em conjunto a construir o caminho até ao Marquês, repetindo os feitos de 1981/82 e 2001/02.

Força Grande Sporting!

SL
José
    Sangue LEONINO


1 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home