"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, julho 22, 2018

Benedito na primeira pessoa


João Benedito em entrevista à BOLA:

- Já disse que a última decisão de se candidatar foi a 23 de junho mas certamente que essa ideia já pairava na sua cabeça. Quando é que começou a burilar essa ideia?

 

- Há pontos distintos em relação ao que é a concepção do projecto e à ideia de nos candidatarmos. Começando por 2017, objectivamente, nesse ano eu não me iria candidatar, não iria a essas eleições. Tinha deixado de ser atleta do Sporting Clube de Portugal em julho de 2016 e, como tal, daí até às eleições ainda estaria na época seguinte a ter deixado de jogar. Há um tempo. Cada coisa a seu tempo e cada período que nós não podemos ultrapassar em relação aquilo que é a saída de atleta. Foram 21 anos, muito tempo, muitas emoções, muitas recordações e afins. E, como tal, isto acontece claramente numa altura em que não era correcto estar a apresentar-me a eleições, para mais quando tinha saído há menos de um ano. Depois há toda a parte de concepção do projecto de cultura desportiva que foi apresentado.

 

- Mas donde nasceu essa ideia?

 

- Vindo um bocadinho atrás, nunca tive o sonho de ser presidente do Sporting Clube de Portugal como outros dizem, mas, como todas as crianças, de poder ser jogador de futebol, de ser atleta. E isso consegui realizá-lo. Mas, durante, este período, formei-me na área da gestão e durante esse período, tendo em conta os ensinamentos que me foram sendo passados, a minha cabeça começou a ficar estruturada, aberta a outras realidades, normalmente relacionadas com a gestão de empresas. Sempre me fascinou esta parte de como se gere um clube de futebol, como se está por dentro de um clube de futebol. Já conhecia o Sporting enquanto atleta e quando terminei o meu curso pedi às pessoas da altura para poder começar a trabalhar no Sporting, pois o futsal treinava perto da hora de almoço e ao final do dia. As pessoas aceitaram e eu comecei a colaborar com  a estrutura de recursos humanos. Ao princípio, claramente, numa área mais financeira. Estive um ano no departamento financeiro.

 

- Aí devem ter surgido questões curiosas...

 

- Costumo brincar com isso [risos]. Houve alturas em que faltou o dinheiro e as pessoas mandavam cartas ao cuidado do dr. João Benedito. E diziam: ou você paga a fattura ou nós vamos para trás da sua baliza...

 

- Mudou entretanto de área?

 

- Sim. Passado um ano passei para o departamento de corporate, de empresas. Tinha a meu cargo cerca de €5 M com a faturação de camarotes, estabelecimento de parcerias... Eu próprio ia atrás de patrocínios, inclusivamente a minha e isto acontece numa altura em que tenho conhecimentos de gestão, estou com o meu primeiro emprego e sou atleta. E isto começa tudo a fazer sentido, a conjugação das coisas. As próprias pessoas, quando vinham ter comigo, quando ir vender um camarote ou tentar estabelecer uma parceria, as pessoas estavam cinco/dez minutos a falar sobre o negócio e o resto a falar sobre a vertente desportiva e a conjugação das duas áreas, a gestão e o desporto. A partir daí, comecei a idealizar que isto poderia ser um projecto desportivo para o Sporting. Perguntava: como vou conseguir conjugar as duas áreas?

 

- E então?

 

- Comecei a aculturar-me, a ler, a tentar perceber onde é que poderíamos ter alguns bons exemplos e a falar com pessoas. E desde aí até agora - nos últimos cinco, seis, sete anos já via isto mais numa perspectiva de concepção. Não era minha ideia propor-me a eleições, mas gostava. Então, concebi este projecto de cultura desportiva, baseado em atletas com pontos em congregação para a gestão.

 

- Esse é o ponto diferenciador em relação aos outros projectos?

 

- Claramente. Uma visão de quem esteve dentro do campo, em que a cúpula administrativa é liderada por quem esteve dentro de campo, que sabem o que é ganhar. Costumo dar estes exemplos: quem é o treinador campeão da Europa? Fernando Santos. O que é que ele foi? Futebolista. Campeão do mundo? Deschamps, futebolista. Quem foi, infelizmente, campeão nacional? Sérgio Conceição. Está na hora de aproveitarmos esta gente, também, para o campo da gestão. Aproveitarmos quem teve formação e esteve dentro de campo para ser brilhante, também, nas suas carreiras de gestão. Queremos propor para o Sporting Clube de Portugal algo diferenciado do que aconteceu até hoje.

 

- Em que medida?

- Esta diferenciação surge essencialmente, porque, antigamente tínhamos três patamares: a gestão, o desporto e os que estavam dentro do campo. Uns geriam, outros falavam de desporto e os restantes praticavam. Neste momento o que queremos fazer é que seja o desporto a delinear as orientações para que o desporto possa ter uma estratégia. Que sejamos nós a ter essa estratégia. É isso que é génese e a base deste projecto. Isto é inovador, é único no desporto nacional. E é para o Sporting um projecto que o cube tem a primazia de o ter, mas acredito que piamente no futuro muitos nos vão copiar.

 

- O Bayern Munique tem um modelo de gestão idêntico...

 

- É uma realidade externa, num mercado externo, mas apresentando valores: em número de sócios, desde 2002, cresceu 300 por cento; os resultados operacionais cresceram 320 por cento; em termos de resultados líquidos cresceram três vezes mais... Há alguma coisa aqui. E, olhando para o desporto, ganharam quase tudo e até ajudaram o segundo classificado. Esta gente sabe gerir. Aquilo que é o foco das organizações desportivas são os resultados desportivos e, como tal, em Inglaterra eles ganham mais não sei quanto em direitos televisivos, mas na Alemanha eles têm menos mas conseguem ser competitivos. E por algum motivo é.

 

- Não teme que, tendo em conta o historial de ex-atleta, tenha uma relação demasiado próxima dos jogadores?

 

- Está explicado no nosso programa quais as valências e as funções de cada um, inclusivamente para o futebol. Não há proximidade. Há proximidade entre as pessoas, mas o que tem de diferenciar aqui é o conhecimento. Não vamos andar dentro do campo, temos de trabalhar.

 

- Não irá para o banco?

 

- Por amor de Deus... Sou uma pessoa que preza o institucionalizado, gosta de regras. Há muito trabalho a ser feito. Não critico quem o tenha feito, digo é que da nossa parte, claramente, será uma aposta diferente.

 

- Como viveu os últimos tempos de Sporting até à AG destitutiva?

 

- Com uma dor enorme por aquilo que se estava a passar com o clube. Todos nós vivemos. Mesmo aqueles que estiveram mais envolvidos tiveram essa dor.

 

- Conhecendo até pessoalmente o antigo presidente, porque trabalhou com ele, previa que isto pudesse acontecer?

 

- Eu próprio elenquei o que eram as coisas boas do mandato de Bruno de Carvalho. Fi-lo na apresentação: controlo maioritário da SAD, militância, o incremento de sócios, a aposta nas modalidades. Há coisas boas que foram feitas. E, claramente, há um passado de coisas más que têm de ficar para trás. Nós estamos aqui para o futuro e pensar no que vem a seguir. Já há muita gente a falar do Sporting e naquilo que aconteceu. Apresentámos o projecto.

 

- Acha que Bruno de Carvalho convivia bem com antigas figuras do clube?

 

- Não sei se convivia ou não, eu sempre convivi muito bem com o Sporting Clube de Portugal. Diferencio muito o que é o clube das pessoas, porque várias pessoas já passaram pelo clube. O clube representa tudo para nós, as pessoas podem representar formas de estar diferentes. Não estou a dizer que o presidente A, B, C ou D foi melhor do que o E, F, G. O que digo é que o clube para mim representa muito e sempre me senti muito bem em estar no Sporting.

 

- Mas no estrangeiro são normais as homenagens. O João saiu ao fim de 21 anos, não sei se houve um ‘obrigado’, mas uma festa de homenagem não houve...

 

- Tive um momento que me emocionou muito, que foi ver num jogo da Champions uma tarja no topo sul onde constava a minha figura. Fiquei fascinado. A minha maior homenagem foi estar 21 anos no Sporting. Ainda hoje, nas minhas empresas, as pessoas vêm ter comigo e falam do Sporting. Hoje ainda vivo daquilo que foi o João Benedito enquanto atleta do Sporting. Muitas vezes disse que o meu maior título pessoal enquanto desportista, a minha maior homenagem, aquilo que ficou para a vida é o facto de as pessoas olharem para mim, para a minha figura, quando vão na rua, e me poderem pôr o apelido do Sporting. E dizerem: ‘Aquele gajo que está ali foi guarda-redes do Sporting, aquele gajo que está ali é o Sporting.’ E ao cumprimentarem-me não me perguntam como estou, dizem ‘viva o Sporting!’ E é isto que é o meu maior contributo e homenagem.

 

- Que retrato faz do estado do clube?

 

- É um clube que está a passar por uma revitalização, que neste momento está com uma Comissão de Gestão e que dentro em breve terá um futuro

 

- Não está demasiado dividido?

 

- Não acho. O clube esteve dividido entre 71 e 29 por cento.

 

- Disse que vai ter um CEO transversal a todo o grupo Sporting, não poderá haver aqui uma colisão com o papel do presidente?

 

- Longe disso. Passo a explicar. Os sócios podem estar descansados que o presidente eleito para o Sporting Clube de Portugal e a sua equipa que vão definir a estratégia para o clube. O CEO  será transversal para podermos conseguir ter uma visão e conhecermos uma visão global de todo o clube, juntamente com a SAD. O Sporting não começou dividido, era um só, depois é que foi dividido entre SAD  e clube, e, curiosamente, nessa vertente mais empresarial, em que o Excel começou a prevalecer em vez do desporto, nós perdemos a cultura vencedora. Está na altura de a recuperar. Esse CEO vai ser o responsável pela implementação de uma estratégia e por ter a seu cargo todas as áreas que  não são desportivas. E vai-nos auxiliar na tomada de decisão, porque há muitas áreas não desportivas que servem de suporte às decisões do desporto. O input principal é o desporto, é a gestão e depois o campo.

 

 

- André Cruz é um bom nome para a direção desportiva?

- Foi um grande jogador do Sporting Clube de Portugal, um central de eleição e é uma pessoa muito capaz.

 

- Fez parte de uma modalidade que foi a mais vencedora no Sporting nos últimos 20 anos. Para a dimensão do clube, o futebol profissional tem ganho muito pouco. o que é preciso fazer para reverter essa situação?

 

- O nosso projeto de A a Z. O sucesso desportivo vai trazer a estabilidade financeira e institucional do clube. Por outro lado, o que precisamos para ganhar? Pessoas que saibam o que é ganhar para passar esses ensinamentos, para poder transmitir aquilo que são as suas experiências enquanto atletas que foram, na forma de atuar, de estar, de gerir; na forma como absorveram a cultura Sporting, porque só quando os atletas tiverem uma cultura Sporting e perceberem que trabalham para uma família é que vão conseguir dar mais aquele bocadinho que é necessário dar.

 


Nuno M Almeida


    Sangue LEONINO


23 comentários:

  • At 22/7/18 12:44, Anonymous Anónimo said…

    Ès o melhor candidato, tens tudo para vencer... "Juventude,dinamismo,cultura,ideologias,uma boa equipa,lealdade" por mim já lá estavas! Boa sorte e bom mandato "Benedito".

     
  • At 22/7/18 14:10, Anonymous Anónimo said…

    Agrada-me esta forma de fazer campanha sem criticar gratuitamente o que foi feito antes. Sinal de que tem um projecto sólido e que não necessita de comparações no estilo "modalidades à Benfica"para criar diferenciação e validar as suas propostas.
    Ainda é cedo para dizê-lo mas para já mostra ideias e a capacidade de liderança que não vejo noutras candidaturas.
    SL
    JHC

     
  • At 22/7/18 14:20, Anonymous Anónimo said…

    Até agora, o candidato com o projecto mais consistente.

     
  • At 22/7/18 15:09, Anonymous Anónimo said…

    Força, João!

     
  • At 22/7/18 18:27, Anonymous Anónimo said…

    MUITA PARRA E POUCA UVA.

    Fracas ideologias para um clube como o Sporting, pois não vejo estofo capaz para poder enfrentar toda uma panóplia de situações diversas que possam surgir no interior do clube com cérebro de ferro.
    Muito cru no que respeita a planos futuros em vários sectores do clube que possam fazer vingar o Sporting no crescimento global como até aqui se viu.
    Vejo em quase todos os candidatos uma forma de quererem o pedestal com evasivas constantes que põem a pensar o bom observador naquilo que refere à união do mundo Sporting tendo em conta que cada um lá vai puxar a brasa à sua sardinha de um modo muito astuto ao jeito de (com passas e bolos se enganam os tolos.
    Quando se pensa que um atleta ao serviço do clube não possa estar integrado nele dando o seu melhor mesmo que as coisas não lhe tenham corrido bem então nada feito.

    MUITO FRACO PARA SER PRESIDENTE DO SPORTING.

     
  • At 22/7/18 19:05, Anonymous Anónimo said…

    At 22/7/18 18:27,

    só baboseiras

     
  • At 22/7/18 19:12, Anonymous Anónimo said…

    O Varandas da candidatura dos interesses, dos lobis, dos sanguessugas que se cuide que o João Benedito vai fazer-lhes sombra

     
  • At 22/7/18 19:16, Anonymous Anónimo said…

    Bruno de Carvalho e Rui Caeiro chegaram de surpresa, não fui informado da sua chegada e depois da final não falaram com os jogadores nem se despediram deles. Encontrei-os depois no regresso no avião. Eles viajavam em classe executiva e os jogadores e eu em classe económica. Pressenti que os jogadores ficaram incomodados com isso e a mensagem de Bruno de Carvalho apressou a minha saída. Fui desrespeitado.

    VICENTE MOURA

     
  • At 22/7/18 20:11, Anonymous Anónimo said…

    o psicopata agora quer uma Assembleia Geral Extraordinária antes do dia 8 de Agosto só se for para a sua Expulsão de sócio do Sporting Clube de Portugal! É preciso ter mesmo muita paciência para aturar isto tudo!

     
  • At 22/7/18 20:18, Anonymous Anónimo said…

    VICENTE MOURA

    Olha eu sou o Zé Manel conheces?

    Tá muito calor pá, mas aqui não regues mais please, talvez ires regar o galinheiro possas ser mais útil e em vez de ires de económica vai de parapente para veres a paisagem lá de cima.

    Nicles Batatoids.



     
  • At 22/7/18 20:18, Anonymous Anónimo said…

    22/7/18 19:12

    O Benedito dá-lhe uma cabazada que ele nunca mais se endireita. Mas o mais provável é a corporação do Varandas voltar à carga a tentar captar o Benedito. A acontecer seria duplamente nojento, ver a presidência do clube entregue a um merda seca como o Varandas e o Benedito subordinado a uma figurinha daquelas.

     
  • At 22/7/18 20:31, Anonymous Anónimo said…

    O das 19:16 passa aqui a vida a falar do BdC seja qual for o assunto. Deves ter ficado de tal maneira entalado que ao fim de 5 anos ainda te doí.

    Na volta és filho de alguma daquelas criaturas tipo Zézé Pedro Rodrigues, chupistas profissionais que se especializaram em sugar o Sporting de toda a maneira e feitio mas para quem se acabou a mama em 2013.

     
  • At 22/7/18 20:38, Anonymous Anónimo said…

    E agora ..?!

    Afinal quem que os croquetes Roquete, Dias da Cunha, Godinhos e afins vão apoiar?
    Vão ficar divididos?

     
  • At 22/7/18 21:02, Anonymous Anónimo said…

    Com o tempo todos se vão dar conta dos previcadores deste estado da Nação Leonina

    JJ- coadjuvado pelo Gabinete Crise e LFV

    Jogadores estavam fazendo FOLHA ao JJ entretanto BdC se deu conta e saltou.

    Azar do BdC que errou no tal comunicado após Madrid e ..
    JJ aproveitou-se e colocou-se ao lado dos Jogadores
    Tudo ficou perdido
    Mas JJ sempre falando com LFV

    Grande STAFF do Gabinete crise=LFV
    Os parolos foram e vão na conversa
    CMTV e outros TV(s) controlados por Lampiões fizeram o resto

    Agora divirtam-se muito e um dia conversamos

     
  • At 22/7/18 21:57, Anonymous Anónimo said…

    "Azar do BdC que errou no tal comunicado após Madrid e ..
    JJ aproveitou-se e colocou-se ao lado dos Jogadores"

    Quem também aproveitou foi o Varandas e na fase final da preparação do terreno, de certeza que deve ter ajudado a virar jogadores contra presidente. A rapidez com que se anunciou como candidato diz muita coisa.

     
  • At 22/7/18 22:33, Anonymous Anónimo said…

    22/7/18 21:02,

    e fazeres a 4ª classe nos adultos?
    não te ensinava a pensar mas talvez aprendesses a escrever com a mãos.

     
  • At 22/7/18 22:43, Anonymous Anónimo said…

    At 22/7/18 20:38, dividido está o teu cérebro, vai-te embora, só dizes merda

     
  • At 22/7/18 22:48, Anonymous Anónimo said…

    Vejo e leio cada cena que é de partir o carolo a rir.

    Então não querem ver que o reaccionário golpista do escaruma Álvaro Sobrinho quer Ricciardi e Rogério Alves para liderar o Sporting.

    Este catinga mafioso que se quer apoderar do Sporting lança estes dois papalvos para a praça publica como cães ao osso em dia de fome.
    Isto é uma senda de oportunistas na sombra que jamais se viu em algum clube.
    Onde é que isto vai parar assim com tantos balduínos a quererem esmifrar o Sporting de qualquer forma?

    Vão trabalhar para as obras que se faz tarde.

    Dar serventia a pedreiros na construção de casas para o povo que bem carenciado está disso.

    É o vale tudo na caça ao poleiro.

     
  • At 22/7/18 23:10, Anonymous Anónimo said…

    auditoria forense

     
  • At 22/7/18 23:26, Anonymous Anónimo said…

    PICINI no Valência ?!

    Oh Cintra..grande negócio.

    PARABENS à Comichão de Gestão

     
  • At 23/7/18 00:47, Anonymous Anónimo said…

    Anda aqui um atrasado mental que só sabe comentar

    auditoria forense.


    Será que este cão com pulgas é gago?

     
  • At 23/7/18 01:45, Blogger Unknown said…

    Benedito é um candidato muito forte.
    O seu programa é muito elaborado e bem estruturado.
    Falta saber qual a equipa que o acompanhará seguramente.
    As eleições serão discutidas entre Varandas e Benedito.

     
  • At 23/7/18 04:00, Anonymous Anónimo said…

    Parabéns ao destituído pela destruição da equipa de futebol, pela desvalorização dos activos da SAD e da sua falência técnica e também pelas dívidas por pagar ao Fisco e à Segurança Social!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home