"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, fevereiro 04, 2019

Amnésia colectiva?


Há cerca de dois meses publiquei aqui um texto, no seguimento de uma entrada de rompante de Marcel Keizer ao leme da equipa, pautado por triunfos consecutivos, goleadas e boas exibições, texto esse onde detalhava a sua fórmula:

Qualidade de jogo com a posse de bola.
Rápida e agressiva reação à perda de bola.
Rápida geração de situações de vantagem numérica.
Gestão exímia dos momentos de jogo, incluindo em posse de bola ou  em lances de bola parada.
Jogo interior.
Criação constante de linhas de passe ao portador da bola.
Chegada à zona de finalização com vários jogadores.

Chegados a esta fase, arredados do título e a produzir exibições miseráveis como a de ontem, apenas pergunto: houve um surto de amnésia colectiva no nosso plantel que fez esquecer este primado de bom  futebol?

É certo que as equipas portuguesas e a sagacidade dos seus treinadores rapidamente perceberam como prepara o holandês as suas equipas e logo procuraram de encontrar o melhor antídoto para o travar, mas a verdade é que já nem pingo desse bom futebol e desses princípios há algum tempo conseguimos ver...

Nuno M Almeida
    Sangue LEONINO


43 comentários:

  • At 4/2/19 15:05, Blogger Anónimo said…

    Pior, é o homem parecer uma mosca morta no banco, sem qualquer tipo de reação ao naufrágio.

     
  • At 4/2/19 15:07, Blogger Nuno M. Almeida said…

    O meu lugar é mesmo na bancada em frente ao nosso banco e de facto é impressionante como ao longo de todo o jogo parecia que não era nada com ele. Impávido, resignado e amorfo!

     
  • At 4/2/19 15:26, Anonymous Anónimo said…

    Nunca fui a favor da chicotada psicológica sobre o José Peseiro, principalmente na altura em que foi feita, mas parece que estavam com medo que o homem alcançasse os objetivos que lhe tinham sido propostos no inicio da época!

     
  • At 4/2/19 15:58, Anonymous Anónimo said…

    A diferença entre o seu inicio à frente da equipa e agora, é que entretanto os jogadores entraram numa crise física, causada pela sobrecarga de jogos e não haver no banco jogadores capazes de substituírem 4 ou 5 imprescindíveis, casos de Coates, Mathieu, B.Fernandes e Nani, quando ausentes por castigo ou lesões.

    Comparando com os nossos principais adversários, a equipa do Porto é aquela que está mais próxima da rotura, pelos factos de o treinador os usar muito e também não terem banco altura, para as substituições.Têm a vantagem por enquanto, de estarem mais entrosados e motivados por comandarem o campeonato, o que não é pouco para dar força anímica.

    O que aconteceu com o Sporting era de prever, sabendo-se desde o inicio da chegada do Keizer, que o sistema que usa é muito exigente para qualquer equipa, obrigando os jogadores a pressionar muito alto e exigindo por isso mesmo, a grandes correrias para defender. E sabe-se que quanto mais longe uma equipa está longe da sua defesa, maiores são os esforços para recuar e defender.

    Os primeiros 8 jogos foram muito bons e com goleadas, mas agora paga-se o esforço enorme e falta de banco capaz, tudo isto agravado com lesões e castigos.

     
  • At 4/2/19 16:02, Anonymous Anónimo said…


    A Taça da Liga joga-se agora em 2 mãos. Depois de 4ª.feira, haverá novo jogo em Alvalade e logo se verá. Há ainda a Liga Europa. Quando o Sporting ganhou a Taça das Taças em 1964, o Sporting não ganhou o campeonato e tinha acabado de fazer um campeonato de merda.

     
  • At 4/2/19 16:10, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Anónimo das 15:58, completamente de acordo. Mas aí deve entrar uma cuidada gestão do plantel por parte do seu responsável máximo.
    O que ontem me deixou ainda mais frustrado e preocupados foi a completa ausência de uma ideia de jogo. Tal como em Setúbal.

     
  • At 4/2/19 16:14, Anonymous Anónimo said…

    "Livro de Bruno de Carvalho ainda não foi publicado e já vai para a 2.ª edição" by RECORD

    alerta CM: Bruno de Carvalho "encomenda" a totalidade da 1.º edição do seu próprio livro.

    SL e felicitações ao pessoal dos fritos

     
  • At 4/2/19 16:19, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Ora aí está um livro que jamais compraria...
    Não tenho por hábito ler lixo!

     
  • At 4/2/19 16:28, Anonymous Anónimo said…

    Pelos vistos, mesmo que quisesses, terás de esperar pela próxima edição, O bdC já os comprou todos, segundo a CM.

    ahahahahhaaaahhhahaa



     
  • At 4/2/19 16:32, Blogger Unknown said…

    Os Jogos que o Sporting está a perder começou há muito. Quando jogam sempre os mesmos dá nisto.
    O Miguel Luís, e o Jovane devem servir para descansar o Nani e o Wendel.
    O Gudeli não serve para 6 e deve nalguns jogos ou minutos substituir o B. Fernandes
    F. Batista

     
  • At 4/2/19 16:42, Anonymous Anónimo said…

    Nuno,

    Mas fazer uma gestão com que jogadores?

    Ultimamente, de cada vez que fez a essa tal gestão, os resultados foram nulos. Não se pode ir contra o facto de que enquanto teve 13 ou 14 jogadores num bom estado físico e as lesões não apoquentaram, a equipa portou-se bem, mas agora com a sobrecarga de jogos, agravados com os maus resultados, os jogadores que são homens, passaram a ter um estado anímico, que juntando ao estado físico, fez com que tudo fosse de mal a pior.

    Há 6 meses diziam certos comentadores da nossa praça, que o Sporting precisaria de anos para recuperar da crise, mas como conseguiu de certa forma ultrapassar o que tinham previsto, começaram a exigir mais.

    Não se pode entrar na conversa dessa gente e tem que se pensar que a equipa está numa frase de transição, esperando que para a próxima época haja mais dinheiro para se construir uma equipa a altura da grandeza do nosso Clube.

    Aqueles que exigem tudo agora a esta direcção, com pouco mais de 3 meses ao comando, são os mesmos que nunca exigiram grande coisa à direcção anterior e que passados 6 anos, vindo a falência da gestão do destituído, seguiram-no na sua maluqueira e ajudaram-no a que ele fizesse com que alguns jogadores rescindissem com o Clube, alegando justa causa. As consequências agora, quem as sofre é a actual direcção. Se o alucinado tivesse continuado à frente o Clube, seria ele agora que estaria a aguentar essas mesmas consequências, provocadas pela sua bipolaridade e certamente que teriam sido exigidas novas eleições e o lunático seria corrido pelos mesmos motivos com que o foi no dia 23 de Junho do ano passado.

     
  • At 4/2/19 16:45, Anonymous Anónimo said…

    O tal livro que foi escrito pelo lampião encartilhado Luis Aguilar? Vou já a correr para comprá-lo!

     
  • At 4/2/19 16:58, Anonymous Anónimo said…

    No longínquo ano de 2050: certos adeptos leoninos ainda dirão #aculpaédobruno!!!

    O mal desta grande instituição está...nos próprios adeptos!!!

     
  • At 4/2/19 17:03, Anonymous Anónimo said…

    Com o dinheiro que desviou do Sporting?

     
  • At 4/2/19 17:03, Anonymous Anónimo said…





    "At 4/2/19 16:32, Blogger Fernando Batista said…"


    Mas não se metem jogadores numa equipa, só porque eles estão mais folgados! Isso seria negar, que existe uma estratégia para que uma equipa possa funcional em campo, o chamado sistema.

    Falta saber se eles trabalham durante a semana como deve ser e se assimilam os processos do treinador como ele entende. Ninguém melhor que o treinador sabe a razão por que este ou aquele jogador não joga.

    O futebol visto de fora é sempre muito simples, mas dentro dos balneários e dentro do campo é bem diferente. Não sou eu que o digo, são aqueles que viveram o futebol por dentro.

     
  • At 4/2/19 17:05, Anonymous Anónimo said…

    anónimo das 15:58
    concordo com a sua análise, digamos para simplificar plano A do Kaizer.
    pelas razões que aduz esse plano A passou a ser irrealizável.
    o problema é que não há plano B para as actuais condições do plantel e entrou-se num "caos relativo com opções, omissões e erros graves, incluindo gestão e rotatividade do plantel - parece que o mestre das tácticas (ex: golo do setubal - Pôr o jogador mais lento do plantel a defender o nosso meio campo, deserto, o setubal só teve de meter lá a bola o seu jogador correr e acertar bem na baliza...
    e tb não me agrada a sua passividade, "nórdica?", sem transmitir "energia para dentro do campo (além de que me parece que algum show off tb poderia incentivar o 12º jogador... )

     
  • At 4/2/19 17:09, Anonymous Anónimo said…

    e não há jogadores, quando o melhor defesa para mim foi o jefferson... (além de que o meio campo pura e simplesmente não defende...)
    está tudo dito...

     
  • At 4/2/19 17:14, Anonymous Anónimo said…



    O destituído foi buscar um cartilheiro-toupeira para lhe escrevinhar o livreco das tretas.

    Mais uma vez demonstra o que procurava dentro do Sporting: servir o toupeiral. A prova é que de cada vez que aparecia mais um caso na CS sobre os e-emails, lá vinha ele com mais uma tirada sua no Facebock, com a intenção de lhes tirar o protagonismo.E conseguiu-o sempre!!!!

    Esse Aguilar, que tanto o mal tratou na TVI24, foi-lhe agora dar a mão! Foi uma toupeira a dar a mão a uma melancia, para melhor a comer… kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     
  • At 4/2/19 17:36, Anonymous Anónimo said…




    "At 4/2/19 17:05, Anonymous Anónimo said…"


    Não se pode preparar um plano B, quando se toma conta duma equipa em pleno campeonato, porque neste caso o mais urgente é preparar o melhor possível e com os meios disponíveis, que no Sporting não são suficientes, para o jogo que se segue. E eles têm sido uns atrás dos outros, com pouco tempo para descansar.



    Quem não vê isso, não percebe grande coisa das coisas do futebol. E não é necessário ser-se técnico para compreender.

    Erros todos fazem e o Keizer, também os fez, até pelo desconhecimento que tem do campeonato português, agravados pelo lote de jogadores que tem ao seu dispor.

    O futebol por enquanto, ainda é orientado e jogado por homens e não por robots.

     
  • At 4/2/19 18:08, Blogger Revoltado said…

    SPORTING acabou !!!
    Está inundado de parasitas-oportunistas -traidores-Gatunos-Mentirosos-
    Muita gente má..

     
  • At 4/2/19 18:26, Anonymous Anónimo said…

    Até subscrevo que o plantel esteja cansado e que o sistemq tactico preferido de Keizer seja muito exigente. Mas isso ainda torna mais incompreensível não utilizar Jovane ou Miguel Luis. E qualquer bom treinador treina vários sistemas tácticos, em função do adversário mas também da gestão de esforço do plantel.

    Nuno M Almeida

     
  • At 4/2/19 18:38, Blogger fanático said…

    Levantemos a cabeça.
    Vivó Sporting.

     
  • At 4/2/19 18:40, Blogger fanático said…

    Nem dormem a pensar no "destituído"...
    Pensem mas é no Sporting, que tem que se pôr a pau com o 5° lugar...

     
  • At 4/2/19 18:51, Anonymous Anónimo said…

    Nuno, quase custa a acreditar que sejas tão "naif"!??

    O keiser não os mete a jogar, porque "tem ordem expressa"para isso.

    Vê lá se açordas, porque os próximos tempos vão ser muito duros.

    P.Terroso

     
  • At 4/2/19 18:52, Blogger Tulo said…

    Fivelas, diz ao Paixão Martins e aos seus lacaios para não virem conspurcar este blog.

     
  • At 4/2/19 19:06, Anonymous Anónimo said…

    Anónimo 18:51, ironia, meu caro.
    Lê o que escrevi há uns dois posts atrás...
    É claro que foram encostados...

    Nuno M Almeida

    Nuno M Almeida

     
  • At 4/2/19 19:10, Anonymous Anónimo said…


    "At 4/2/19 18:51, Anonymous Anónimo said…


    Nuno, quase custa a acreditar que sejas tão "naif"!??

    O keiser não os mete a jogar, porque "tem ordem expressa"para isso."


    Era assim que o lunático fazia, também dava ordens para certos jogadores não jogassem?


     
  • At 4/2/19 19:13, Anonymous Anónimo said…


    "At 4/2/19 18:08, Blogger Anónimo said…


    SPORTING acabou !!!
    Está inundado de parasitas-oportunistas -traidores-Gatunos-Mentirosos-
    Muita gente má.."


    É bem possível que ainda lá estejam alguns colocados lá pelo brunalgas, mas espera mais uns tempos e verás que a limpeza total será feita.

     
  • At 4/2/19 19:26, Anonymous Anónimo said…




    "At 4/2/19 18:26, Anonymous Anónimo said…


    Até subscrevo que o plantel esteja cansado e que o sistemq tactico preferido de Keizer seja muito exigente. Mas isso ainda torna mais incompreensível não utilizar Jovane ou Miguel Luis."


    E se eles nos treinos não mostraremm aptidões para cumprir o que lhes é pedido, valerá a pena metê-los?


    O futebol não se joga somente com os pés…

    Com os pés joga-se "à bola", quando se junta a cabeça (inteligência), joga-se futebol.

    Disse um célebre jornalista francês do jornal L'Equipe - foi ele que teve a ideia da Taça dos Campeões Europeus e agora não me recorda o seu nome - QUE O FUTEBOL ERA A INTELIGÊNCIA EM MOVIMENTO.

    Sempre se viu no futebol, jogadores que com a bola nos pés eram portentos, mas que mostravam que não eram capazes de pensar em campo e houve outros com bem menos capacidade técnica, mas que eram os patrões dentro do campo, porque lá dentro pensavam futebol...

     
  • At 4/2/19 19:45, Anonymous Anónimo said…

    e diziam os Bardamerdas que os jogadores que rescindiram é que eram os traidores!

     
  • At 4/2/19 19:51, Anonymous Anónimo said…

    anónimo das 17:36
    realmente não percebo muito de futebol, nem técnico de bancada me considero.
    agora realmente não é preciso saber muito de futebol para saber que se um esquema (seja ele em que área fôr) não resulta e acima de tudo é impraticável tem de se mudar / adaptar para outro esquema.
    a mudança do kaiser como se tem visto pelos resultados (ontem podia ter sido uma catástrofe!) é uma desgraça...
    lógica elementar, à vista de todos... é que realmente nem é preciso "perceber de futebol...
    que aliás está muito longe de ser uma ciência esotérica... só o "bobo da sporttv é que quer passá-la como mecânica quântica...

     
  • At 4/2/19 19:57, Anonymous Anónimo said…

    continuando de há uns minutos:
    uma catástrofe em termos de números, porque em termos de futebol e de consequências para o SCP foi realmente uma catástrofe...
    e infelizmente não foi só ontem nem irá deixar de ser "amanhã... oxalá me engane...

     
  • At 4/2/19 20:09, Anonymous Anónimo said…

    anónimo das 19:26
    o da "inteligência terá sido Camus, se me não falha a memória, que foi guarda redes e que referiu, embora não seguramente por estas palavras, que o futebol foi uma das escolas da sua vida. Se foi ele e se tb foi jornalista do l´équipe é este mais um aspecto, embora menor, do seu assombroso curriculo.
    sendo realmente a frase dele o seu impacto é muito maior, acho eu...

     
  • At 4/2/19 20:18, Anonymous Anónimo said…


    "At 4/2/19 19:51, Anonymous Anónimo said…"


    O facto de não perceberes muito de futebol, não te impede de raciocinar e de analisares que um sistema não se muda alegremente durante um campeonato, sobretudo quando não se tem tempo para treinar, por causa do pouco espaço entre os jogos, pois os 3 ou 4 dias de intervalo têm que servir para recuperar os jogadores, dando-lhes descanso.

    Tem simples como isso.

    E depois exigir tanto a uma equipa, por quem há meia dúzia de meses ninguém apostava um chavo, não achas que é um exagero?

    É preciso calma e dar tempo ao tempo. Se se começar já a preparar a próxima época - parece-me que é isso que se está a fazer - já não será nada mau. Veremos...

     
  • At 4/2/19 20:36, Blogger João said…

    Enquanto o clube continuar a ser dirigido de fora. pelos lenços brancos, não há volta a dar. Despediram o Peseiro agora amanhem-se.

     
  • At 4/2/19 20:55, Anonymous Anónimo said…

    A. das 20.18
    Claro que não esperava ( nem espero) "nada desta época (nem a taça lucilio!).
    O problema são jogos como os de ontem e de setubal, com opções erradas e erráticas que vejo... O problema é que não sou só eu que vejo... Tb muitos dos tais que " percebem de futebol os vêem e apontam, e não, não são lampiões nem brunéfilos. E aliás acho que fui demasiado modesto quando disse que não percebo nada de futebol... As minhas desculpas!

     
  • At 4/2/19 21:22, Anonymous Anónimo said…

    "At 4/2/19 20:09, Anonymous Anónimo said…

    Não foi Camus, um grande apaixonado pelo futebol, foi um jornalista prestigioso com o nome de Gabriel Hanot, que propôs à UEFA no inicio da década de 50 do século passado, para que organizasse a Taça dos Campeões Europeus, que começou a ser disputada na época 1955/56 e com as equipas convidadas, entre as quais o Sporting.

    Pode-se ver no link abaixo, quanto ele foi importante para o futebol francês e europeu, pois teve a ideia de organizar o primeiro campeonato de futebol francês e de propor à UEFA a Taça de
    os Clubes Campeões Europeus:

    https://fr.wikipedia.org/wiki/Gabriel_Hanot


     
  • At 4/2/19 21:38, Anonymous Anónimo said…


    "At 4/2/19 20:36, Blogger João said…


    Enquanto o clube continuar a ser dirigido de fora. pelos lenços brancos, não há volta a dar. Despediram o Peseiro agora amanhem-se."


    Desde há muito que os clubes e as suas direcções, são dependentes dos lenços brancos e desde há uns anos para cá, principalmente o Sporting, tem sido de certa forma dirigido conforme os desejos das claque, organizações que se profissionalizaram de tal forma à custa do dinheiro e bilhetes oferecidos pelos dirigentes, que têm influenciado de maneira nefasta, as suas decisões.

    Esta gentalha, forma uma espécie de "bicha solitária", que depois de se ter infiltrado dentro do Clube, começou a comer nele por dentro e conseguiu eleger um dos seus aderentes, que nos levou aos resultados que se conhecem, como invasão da Academia, comportamentos inadmissíveis, entre outros desacatos.

     
  • At 4/2/19 21:40, Anonymous Anónimo said…

    A equipa tem estado mesmo fraca nos ultimos jogos. parecem mansos. havera problemas com os salarios?

     
  • At 4/2/19 22:10, Anonymous Anónimo said…

    Título de uma Notícia do Correio da Manhã do dia 01/02/2019:
    "Livro 'Sem Filtros' de Bruno de Carvalho foi escrito por um benfiquista"

    Até agora não vi ninguém por aqui a desmentir o Título da Notícia do Correio da Manhã do dia 01/02/2019, vou ficar a aguardar!

     
  • At 4/2/19 22:45, Anonymous Anónimo said…

    "Sem filtro"...muito sportinguista irá espumar de raiva, ao ler certas passagens do mesmo... será o principio do fim de um certo inapto!!


     
  • At 5/2/19 08:44, Anonymous JP said…

    O currículo lampiónico de Luis Aguilar, o jornalista que "ajudou" Bruno de Carvalho a escrever o livro "Sem Filtro":

    https://oartistadodia.blogspot.com/2016/07/introducing-luis-aguilar.html

    Cartaz do livro:

    https://www.fnac.pt/Sem-Filtro-Bruno-de-Carvalho/a6573275

     
  • At 5/2/19 12:01, Anonymous Anónimo said…

    Não me parece que seja um problema de amnésia até porque os jogadores em Alcochete deverão continuar a trabalhar estes princípios de jogo. O problema é quando não há vontade...

    Pura Força

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home