"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, março 08, 2021

Um mundo de contrastes



Quando assisto a vergonhas como a que hoje se noticia sobre o possível castigo a Rúben Amorim, ou os célebres casos de apitos dourados ou de toupeiras, maior se torna a admiração que há muito nutro pelo futebol alemão.

Enquanto aqui se degladiam diariamente, na Alemanha - em 2003 - o Bayern emprestou dois milhões de euros ao seu grande rival Borussia Dortmund, para que este fizesse face a despesas prementes num período de falência iminente.

Enquanto aqui cada um apenas se preocupa com a sua quintinha, na Alemanha, durante a pandemia, os clubes que competiram na Champions doaram receitas no valor de sete milhões e meio de euros, em favor dos emblemas com maiores dificuldades económico-financeiras.

Enquanto aqui se criam sociedades anónimas desportivas e se escancaram as portas a qualquer investidor, mendigando de mão estendida por fundos de origem duvidosa, na Alemanha impera a regra 50 + 1, introduzida em 1998; tal significa que os clubes são governados pelos seus adeptos, ao mesmo tempo que se garante que os preços dos bilhetes são mantidos a preços acessíveis. Não há aventuras com investidores russos, chineses ou americanos.

A regra 50 + 1 é assim uma cláusula introduzida nos regulamentos da Liga Alemã de Futebol, que define que os clubes não serão autorizados a participar na Bundesliga se investidores comerciais detiverem uma participação superior a 49 por cento. Isso significa, portanto, que os sócios do clube terão sempre uma participação maioritária e serão sempre ouvidos nas decisões mais importantes

Bilhetes a preços acessíveis é outra política sagrada por terras germânicas. Dessa forma se garante que o espectáculo no estádio é acessível a todos, pobres e ricos. Daí que seja costume verem-se em tempos ditos normais as bancadas completamente lotadas. Por aqui adoptam-se preços verdadeiramente pornográficos. Valha-nos o facto de Portugal ser um país rico e com um poder de compra invejável. Ao contrário da Alemanha...

Outra grande vantagem - e muito levada a sério por aquelas bandas - é que devido à influência dos adeptos na forma como os clubes são administrados, na Alemanha estes costumam ter um impacto bem amplo e forte na comunidade local. É por isso habitual e frequente grupos de adeptos trabalharem em estreita colaboração com os seus clubes para criar políticas oficiais contra questões sociais como a misoginia, a homofobia ou o fascismo.

Na Alemanha, povo injusta e frequentemente apelidado de arrogante, frio e distante, vemos um verdadeiro sentido comunitário de entreajuda e humildade em reconhecer os erros para assim os poder corrigir. Aqui é o que sabemos, uma lei reinante de impunidade e do salve-se quem puder.

É por estas e por outras que cada vez mais admiro os Bayerns e os Borussias desta vida, ao mesmo que deploro esta abjecta cultura de podridão e batota que grassa no futebol português!
    Sangue LEONINO


3 comentários:

  • At 8/3/21 15:33, Anonymous Anónimo said…

    E eu a pensar que, após o saneamento do "LOUCO" em 2018, todos os "MALES" do futebol português tinham ficado resolvidos...enfim sou um mero sonhador!!!

     
  • At 8/3/21 17:57, Blogger Jasil said…

    Também eu pensava que finalmente o sporting iria enveredar pelo sucesso. Estou enganado! Os ataques externos aí estão. Os desavergonhados estão a vomitar a sua azia, o seu despudor com a complacência de quem lhes dá guarida e cobertura - o poder político e judicial. Que mal fez o sporting para ser constantemente espoliado ? Que sina a nossa! Já não basta ganharmos em campo, temos que ser superiores em tudo. Não há ninguém que atemorize (...) este mentecapto da ANTF?

     
  • At 8/3/21 21:55, Anonymous Anónimo said…

    Quem quuser que tire as conclusões até aqui o alvo era o Benfica foi os emails as missas os padres valeu tudo para desestabilizar inclusive muitos adeptos do Sporting também ajudaram à festa agora o alvo é o Sporting pois é preciso desestabilizar para perderem pontos o futebol em Portugal está podre

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home