"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, fevereiro 24, 2007

Sempre a "estória" da formação



"O Sporting é uma equipa baseada na formação. Isso implica jogar com jovens, que têm níveis de ansiedade e sentem uma pressão maiores do que os jogadores experientes. Os sócios precisam de perceber isso e não podem assobiar aos 10 minutos."

"Só na segunda parte é que o Sporting começou a jogar."

"Se acreditam na formação, se acreditam que temos talento e se têm orgulho nos nossos jovens, têm que os acarinhar."


Filipe Soares Franco

Confesso que no início do mandato ainda dei o benefício da dúvida a este senhor, apesar de nunca me ter entusiasmado, quer o seu discurso, quer o rumo que definiu para o clube.

Acho verdadeiramente inacreditável que venha agora deitar poeira para os olhos dos sócios, acenando com a "estória" da formação, para que se atenuem as críticas ao plantel profissional. Há décadas que o Sporting tem uma formação exemplar, há décadas que forma grandes talentos. Esse é um dado mais que adquirido. O problema tem sido a incapacidade para os reter e motivar a ficar no clube. E perante isso, que está ele a fazer? Nada!

Com equipas que jogam um 'caracol', que se arrastam em campo, que dependem de um lance de génio ou de um golpe de sorte para obter bons resultados, orientadas por quem ainda está no início da sua formação, qual é o talento, como um João Moutinho, um Nani ou um Miguel Veloso, que não quer voar mais alto?

Relembro que se não houvesse uma inspiração súbita de Carlos Bueno nos últimos 15 minutos do jogo com o Nacional, a fazer esquecer uma nulidade de exibição, se não tivessemos tido a sorte de jogar com um modestíssimo Pinhalnovense, a esta hora estávamos a contabilizar o 5º (!) empate seguido. Nesse caso, que diria este senhor?

Sinceramente, enquanto adepto e sócio que ama verdadeiramente este clube, estou farto destes discursos inconsequentes e demagógicos da treta, pelo que espero que este senhor Franco - o tal que não viu a célebre falta de Luisão sobre Ricardo, o tal que tem 3 filhos na zona vip de Alvalade a festejar vitórias dos lampiões - concretize a ameaça que há umas semanas fez, de que podia saír em Junho.

Ah, é verdade senhor Franco, e eu sou dos que estão perfeitamente à vontade, porque nunca assobiei, não assobio, nem assobiarei a equipa pela qual torço, por uma questão de princípio, por muita vontade que tenha de o fazer...

Em vez de optar por mandar recados para a dedicadíssima e sofrida massa associativa leonina, talvez tivesse sido bem melhor que tivesse ido ao balneário no final do jogo puxar as orelhas aos meninos que ganham bons ordenados, têm excelentes condições de trabalho e que em campo produzem 'zero'. É isso que se exige de um líder, e não este tipo de recados enviados através dos jornais. Mas isso seria exigir-lhe mais do que aquilo de que é capaz, não é senhor Franco?

Leonino
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home