"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, março 24, 2008

As Contradições !!!

Esta crónica vem a propósito de tudo o que tenho lido neste e noutros blogs, depois da derrota na Taça Carlsberg.
Os adeptos tal como a equipa passam dos oitenta para o oito e do oito para os oitenta com muita volatilidade e alguns até adoptam discursos não condizentes com a natureza humana e entram numa onda de insultos e ameaças veladas.
As pessoas perdem pura e simplesmente o discernimento e produzem discursos incoerentes, com honrosas excepções.
Verdade seja dita já jogamos muito pior contra este mesmo adversário e nunca se levantaram tantas vozes, talvez custe mais digerir uma derrota numa final de taça.

É nestas alturas que é fácil entrar pela crítica pura e simples sem apontar soluções para os reais problemas. A equipa não vale “ um caracol “ e outras coisas mais, o treinador é um incompetente que nem percebe nada de futebol, até parece que chegou aqui de para quedas, até parece que a época passada foi outro treinador que treinou esta mesma equipa. Talvez o problema esteja aí é que a equipa não é bem a mesma da época passada.

Eu não sei se a táctica é a melhor ou a pior, pois não tenho conhecimentos técnicos para opinar, eu não sei quem deveria jogar aqui ou ali, gostaria de ver Moutinho a nº10, mas não porque perceba nada de tácticas, mas porque quando ai jogou durante 15m, o Sporting produziu muito mais.
Eu não conheço jogadores e não sou eu que os treino, logo não devo opinar sobre o que não conheço e nem sobre aquilo para que não tenho habilitações.
Nem sei se temos jogadores para jogar em 4-4-2 ou em 4-3-3, isso não são decisões para mim, mas para quem é pago para isso.
A mim já me bastam os pseudo treinadores e “ paineleiros “ que percebem de tudo e mais alguma coisa neste mundo do futebol, para destabilizar o meu clube já me bastam esses senhores.
Curiosamente quem fala tanto de futebol e tácticas, não lhe puxa a curiosidade para tirar o curso de treinador e experimentar treinar uma equipa de futebol.
Meus amigos eu que não percebo nada de futebol, sei que o dito tem muitas variáveis e ainda mais imponderáveis e passar de bestial a besta e o inverso é muito fácil, basta ver o exemplo de Paulo Bento.

Muitos pedem a mudança de treinador, mas será que querem o melhor para o Sporting.
Será coerente mudar de treinador nesta altura da época, será que a equipa passará a jogar melhor, será que o novo treinador; que nem conhece estes jogadores, vai operar algum milagre.
Nesta fase da temporada em que estamos na recta final da Liga e em que estamos em várias competições, será benéfico, mudar por mudar.
Também eu quero mudanças, mas no fim da época ou será que querem que entremos novamente na espiral de ter três ou quatro treinadores por ano, com os resultados medíocres que se viram.
Não será muito mais coerente deixar o treinador prosseguir o seu trabalho até final da época e depois no fim fazer o balanço e mudar o que estiver mal, a todos os níveis.

Mais engraçado é ouvir os nomes de possíveis treinadores para o Sporting, que circulam na blogosfera, existem para todos os gostos, vão desde os mais caros aos mais baratos, desde portugueses a estrangeiros: Marcelo Lippi, Camacho, Manuel José, José Peseiro, Jorge Jesus, José Mourinho, etc.
Eu nem sei quem escolha, é que o leque é tão variado que me custa muito escolher.
Já agora se conseguirem trazer Marcelo Lippi ou Mourinho poderiam tentar que eles convencessem alguns dos craques descontentes nos clubes de topo do futebol europeu a transferirem-se para o Sporting, talvez Drogba e Shevchenco ( Chelsea ), Guti ( Real Madrid ) , Lehman ( Arsenal ) , porque não Ronaldinho ( Barcelona ).

Ainda pior que isto que não é fácil de ultrapassar, são as provocações que partem dos “ Velhos de Alvalade “, mas em Alvalade, não existem velhos, mas sim uma horda de jovens que querem “ arregimentar tropas “ e que querem Assembleias Gerais para demonstrarem que ainda mandam alguma coisa no clube e que têm poder suficiente para mudar alguma coisa.
Mas será que o futebol é algum campo de batalha, porque será que as pessoas quando querem impor as suas vontades, utilizam termos bélicos.
Eu julgava que no meu clube, já tinha passado o tempo em que meia dúzia de jovens iam para a porta da Academia fazer barulho e eram recebidos pelas mais altas instâncias do nosso clube.
Mas infelizmente esses tempos parece que vão regressar, isto é cíclico, nestas alturas aparecem sempre os mesmos a tentar destabilizar e provocar.
Dizem eles alto e bom som que o Sporting são eles, digo eu em tom normal que o Sporting somos todos nós.


Já estou a ouvir toda a gente, este não quer mudanças e alinha com esta “ cambada de betinhos “, eu não estou com ninguém, quando muito estou com o meu clube.
Este que escreve estas linha bateu-se sempre por um Congresso (Ver Estatutos do Clube).
Comigo não contam para Assembleias Gerais à moda antiga, eu não alinho em golpes de estado e em truculências.
Prefiro um Congresso onde todos possam participar e possam apresentar projectos e soluções para o nosso clube, sem pressões e sem ameaças veladas e muito menos com destabilizadores.
Eu defendo um Congresso já no final da época desportiva e espero que todos os contestatários marquem presença e civilizadamente apresentem as suas ideias e projectos alternativos para um Sporting melhor.
Pois não basta dizer que está tudo mal, também temos de apresentar soluções alternativas ao status quo.


VIVA O SPORTING.


Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home