Recordar 1986! (7-1)
Nova pesquisa pela net hoje de manha encontrei esta noticia que acho apropriada para um dia de Derby.
Manuel Fernandes, Eterno Capitao!
Chegou a Alvalade no ano em que Hector Yazalde se despediu e apesar de ser um extremo- direito bem relacionado com o golo, ao serviço da CUF, todas as atenções se concentraram nele como substituto do fenómeno argentino. A expectativa parecia exagerada mas Manuel Fernandes não só a cumpriu como a superou: dimensionou o seu futebol com números de grande ponta-de-lança (marcou 26 golos na época de estreia) e tornou-se um dos maiores símbolos da lenda verde e branca. Manel foi mais do que um avançado de época; foi o capitão que marcou um tempo e acedeu à historia do clube como uma das suas figuras mais extraordinárias- depois dele (e de Vítor Damas) o Sporting não criou um símbolo tão marcante. Manuel Fernandes viveu 12 anos em Alvalade como jogador, participou em 433 jogos e marcou 255 golos no total das partidas oficiais, com um parcial de 326 jogos e 189 golos a contar para o Campeonato Nacional- é o 3º. Melhor de sempre, atrás dos violinos Peyroteo e Vasques.
Com a camisola verde e branca conquistou cinco títulos (duas vezes campeão, duas vitórias na Taça de Portugal e uma Supertaça conquistada).
CURIOSIDADE
Foram muitas e inesquecíveis as tardes de glória de Manuel Fernandes.
Mas uma se destaca de entre todas: a 14 de Dezembro de 1986, foi ele a maior figura da goleada de 7-1 imposta pelo Sporting ao Benfica.
No despique com o eterno rival, contribuiu com 4 golos na histórica jornada.
Mal sabia ele que estava a caminho do fim do ciclo como jogador leonino.
Seis meses depois de consolidar a entrada na eternidade, viu o inglês Burkinshaw apontar-lhe a porta da rua.
Uma decisão incompreensível, avalizada pelos dirigentes de então.
Noutros tempos era assim!
Forca Sporting, Esforco, Dedicacao e Gloria!
The Best One
Sangue LEONINO
0 comentários:
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home