"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, setembro 24, 2008

Modalidades: sim ou não?

Esta é uma discussão que voltou a reacender-se depois da entrevista do presidente Filipe Soares Franco aqui anunciada pela nossa colega Gia.
Este tema entronca na construção ou não do novo pavilhão para albergar as ditas modalidades.

É preciso perceber que o Sporting Clube de Portugal nasceu essencialmente por causa do futebol e que este é a mola real do clube.
Contudo depressa se tornou o clube mais eclético de Portugal e assim continua até aos dias de hoje.
É bom recordar que foi graças a esse ecletismo que se alcançaram mais de 13.000 títulos para as vitrinas do clube. É bom recordar que muita da rivalidade existente entre os grandes da capital foi espoletada pela luta entre dois grandes ciclistas: Alfredo Trindade e José Maria Nicolau.
Convém recordar que a projecção nacional e internacional do clube também se fez á custa de modalidades como: ciclismo, atletismo, hóquei em patins, andebol, basquetebol, etc.

Este é um debate que já vem de outros tempos, basta recordar o consulado de Santana Lopes em que se colocou á votação a extinção de várias modalidades. Numa medida inédita foram os sócios que votaram essa extinção. Acabando com modalidades como: basquetebol e hóquei em patins.
Na altura optou-se por esta solução radical para sanear o clube e para incrementar o futebol. Contudo não se verificou nem uma coisa nem outra. Actualmente as razões invocadas são exactamente as mesmas, com a agravante de termos um passivo gigantesco.

Este é um tema bastante complexo porque contem bastantes perspectivas e variáveis múltiplas que têm de ser incluídas na análise, não pode ser discutido numa base de pura paixão. Deveria ser amplamente discutido e poderia até ser estudado por um grupo de sócios capacitados para tal e depois ser apresentado no Congresso Leonino.
Na minha perspectiva este congresso serve para apresentar reflexões sobre o futuro do clube. Assim sendo este é um tema premente e merece essa reflexão profunda pois pode determinar muito do futuro do Sporting Clube de Portugal.

Sobre a pergunta do post é difícil responder simplesmente sim ou não, mas se fosse colocado perante tal escolha e com os dados que possuo votaria sim, contudo estou aberto á discussão.
Não concebo o Sporting unicamente como um clube de futebol, percebendo que na conjuntura actual é difícil ter modalidades que não sejam auto sustentáveis.
É nesta perspectiva que grandes baluartes como: Ovarense (basquetebol), ABC (andebol) e Hóquei Clube de Barcelos (hóquei em patins) passam por tremendas dificuldades e por reestruturações internas.
São exemplos de que hoje para se ter modalidades ganhadoras é preciso muita imaginação e engenharia financeira.

Mesmo com estas dificuldades acho que a construção de um pavilhão junto ao estádio iria trazer mais dinamismo ás modalidades e quiçá fazer reviver a mística sportinguista.
Pode ser utopia da minha parte mas não seria possível fazer reviver os sábados e domingos de outros tempos. Uma boa politica de preços e bons espectáculos desportivos não fariam regressar as famílias a Alvalade.
Que esta discussão não se confine somente á direcção do clube e que os sócios e adeptos sejam ouvidos tornando-se intervenientes validos através da mobilização e da procura de alternativas e soluções.
Tudo pelo engrandecimento do Sporting Clube de Portugal.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home