Liedson na selecção: Sim ou Não?
Devo esclarecer que não sou grande apologista da integração de jogadores estrangeiros nas selecções nacionais. Este é um expediente que levado ao extremo proporciona situações caricatas como a da selecção Italiana de futsal que disputou o campeonato do mundo no Brasil com uma equipa composta por jogadores brasileiros naturalizados.
Estes são expedientes que podem desvirtuar as competições. Contudo é um expediente legal que pode ser utilizado enquanto o organismo máximo do futebol (FIFA) permitir que tal aconteça.
Relembro que até selecções fortes e ganhadoras como a Alemanha, Itália e a própria campeã da Europa Espanha utilizam esta prerrogativa.
Não fugindo à regra que pulula por essa Europa também a nossa selecção integrou no seu seio jogadores naturalizados.
Como acontece com a maioria das selecções europeias integrámos jogadores brasileiros.
Talvez o nosso caso seja um pouco diferenciado porque estes jogadores fizeram uma grande parte da sua formação em Portugal.
No meu ponto de vista a integração de Deco justificava-se depois da saída de Rui Costa, a nossa selecção ficaria órfã no que toca a um excepcional organizador de jogo.
Para não falar na categoria extra e no futebol perfumado que Deco traz a esta selecção.
Já a integração de Pepe é muito mais discutível porque esta não é uma posição em que estivéssemos carenciados.
Numa análise a esta selecção parece-me que as posições de maior carência são a de lateral esquerdo e de avançado goleador.
É nesta perspectiva que se enquadra a possível integração de Liedson na selecção portuguesa. Tornou-se um jogador extremamente prolífico ao longo dos anos que actua no nosso campeonato.
Temos vários avançados no futebol português mas nenhum com as suas características e tão letal dentro da grande área.
Tal como Manuel Fernandes também eu aconselharia o seleccionador nacional a convocar Liedson. Também acho que seria uma mais-valia para a selecção como afirma Rogério Alves.
Contudo existe quem tenha muitas dúvidas e levante algumas objecções.
Tornando-se ou não jogador da selecção nacional espero que continue a representar o Sporting e que prolongue o seu contracto que termina em 2010.
Eu formulo o mesmo desejo que o capitão Manuel Fernandes: “Que Liedson termine a sua carreira no Sporting”.
Verde CDV
Sangue LEONINO
0 comentários:
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home