"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, outubro 21, 2008

A era Paulo Bento
















Faz hoje precisamente três anos que Paulo Bento comanda a equipa do Sporting. Depois de uma saída atribulada de José Peseiro e com um campeonato de juniores ganho na primeira época como treinador Filipe Soares Franco apostou neste ex jogador do clube.
Viu nele a continuidade do projecto inovador e ambicioso lançado na Academia do Sporting. Uma aposta com riscos mas lógica pois Paulo Bento seria o mais apto a lidar com os jovens emergentes da formação.
Não podendo contratar técnicos de renome internacional recorreu á prata da casa para dar continuidade a uma aposta na juventude. Aposta totalmente ganha com o lançamento de novos talentos a par de uma equipa formada maioritariamente por portugueses.

Nunca foi um treinador consensual entre os adeptos sportinguistas pois muitos não lhe reconhecem experiência suficiente para treinar um clube desta dimensão.
Nunca foi um treinador muito bem quisto na imprensa nacional por causa da sua frontalidade e por não pactuar com determinadas coisas.
Esta é a mesma imprensa que conseguiu passar para a opinião publica um Paulo Bento sempre azedo e conflituoso que não sabe mais nenhuma táctica além do losango e outras patranhas ainda mais graves que foram sendo assimiladas por muitos sportinguistas e que hoje se tornaram verdades inelutáveis, pelo menos para alguns.

O meio futebolístico é cruel e assemelhasse a um rolo compressor e quem não tiver atitude, carácter, pulso firme e convicções arreigadas não pode resistir e sobreviver.
Pode é correr o risco de ser vexado e enxovalhado como aconteceu recentemente com um ex treinador do Sporting.
Portanto aqueles que teimam em ser rígidos, disciplinadores e que contestam o status quo instalado são apontados e mais tarde ou mais cedo pagam caro por essa insubordinação.

Não foi um reinado perfeito nem isento de criticas. Foi feito de altos e baixos contudo os altos superam os momentos menos conseguidos (ver aqui).
Mais que quaisquer elogios ou críticas os números falam por si como aqui se pode comprovar.
Também eu tenho criticas a apontar mas encontro mais virtudes que defeitos. Aceitou comandar um projecto de risco com todas as suas inerências e apesar da sua inexperiência foi capaz de ganhar mais troféus em três anos que nos vinte e cinco anos anteriores.
Conseguiu restaurar o espírito ganhador que muita falta fazia a esta equipa. É um facto indesmentível que o futebol apresentado não é o mais belo do mundo mas a um treinador exige-se sobretudo vitórias e troféus e felizmente esses não têm faltado.

Assim no final desta época vai fechar-se o ciclo de Paulo Bento á frente desta equipa.
É minha convicção que dificilmente continuará no Sporting conquiste o campeonato ou não.
Primeiro a intolerância dos adeptos é por demais evidente, depois já se pode alcandorar a outros voos porque alcançou alguma notoriedade e tem mercado no estrangeiro.
Por ultimo deve ser-lhe difícil compreender que em Portugal se continue a não gostar do que é genuinamente português e se bajule e idolatre todo o que vem de fora.


Que tenhas toda a sorte do mundo á frente da equipa do Sporting porque o teu sucesso será a nossa glória.



Verde CDV
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home