"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, abril 01, 2009

Congresso Leonino - Outra Visão

Como prometido no comentário que ontem fiz ao post do Verde CDV, deixo aqui outra visão do Congresso Leonino. O texto que publico abaixo é do meu amigo MRL, que participou na Secção "Sustentabilidade Financeira".

Convido o caríssimo Verdão a deixar aqui a sua visão do Congresso, como participante na Secção "Modelo do Futebol".

Segue-se então na íntegra, sem qualquer edição ou alteração, o texto do MRL:


"A minha visão do VIII Congresso Leonino:

- Antes de tudo realçar o fantástico trabalho da organização (Ernesto da Silva Ferreira, Rogério Alves, moderadores e relatores das secções e todas as pessoas que ajudaram na logística do evento). Conseguiu por em prática um processo que espero que venha a tornar-se parte da vida do clube.

- Participei na secção de Sustentabilidade Financeira (na minha opinião a mais relevante, comprovada pela presença quase a 100% do presidente do CD) tendo confirmado aquilo muito do que já suspeitava. Resumidamente as principais conclusões são:

1. A apresentação efectuada pelo membro do CD Filipe Nobre Guedes evidenciou que o plano de reestruturação financeira é urgente e indispensável. E porquê? Porque as contas do grupo SCP são de tal forma assustadoras que não existe outra via senão o aumento do capital. Mérito seja dado ao desempenho evidenciado nas contas da SAD nos últimos 3 anos. Mas as contas das restantes empresas que consolidam e formam o grupo SCP (que ninguém tem acesso por não serem públicas) deverão ser no mínimo, assustadoras.

2. Esse aumento de capital, pela forma da subscrição dos famosos VMOC's, fará com que em 2013 o SCP veja reduzida a sua participação na SAD. Haviam 3 recomendações (as mais discutidas): uma em que o CD deveria encontrar parceiros credíveis (!) de forma a alienar parte da participação na SAD; uma em que o SCP deveria alienar a participação até um mínimo de 51%; e por fim, uma outra em que o SCP deveria manter a participação na SAD, pondo em causa o plano dos VMOC's. O CD, segundo percebi, preparou uma proposta que deveria ser apresentada em AG, onde o SCP manteria a maioria. Venceu a 1ª que mais tarde veio a ser aprovada em plenário com 28% de votos contra.

3. Percebeu-se claramente, que para os apoiantes de FSF a maioria de 51% nem sequer será necessária. O importante é entrar capital porque o controlo da SAD nunca fugirá do clube (mesmo que detenha apenas os mínimos exigidos na lei - 15%). E foi essa a imagem forte daquela secção.

- Se de facto esperava que este congresso definisse as linhas de orientação para o futuro, posso dizer que de facto isso aconteceu. Directa ou indirectamente, o futuro do SCP passa por deter APENAS uma participação não maioritária da SAD. Tudo o que decorra das restantes recomendações, não passarão de meras impossibilidades porque os restantes accionistas não irão certamente deixar que se invistam os seus resultados noutras modalidades, num pavilhão ou em beneficios para os sócios.

- E o que me assusta neste cenário (ninguém o referiu com excepção para o João Mineiro, que considero ser um grande sportinguista) é que na altura em que os VMOCs forem convertidos em participação da SAD, veremos a SAD ser invadida por novos detentores de capital. Quem virá investir na SAD, já mais atraente por causa da Academia e dos respectivos terrenos de Alcochete? Actualmente, olhando para o quadro de actuais accionistas, quem se destaca é a Sportinveste de Joaquim de Oliveira. Curioso no mínimo. É que esse accionista mereceu algus rápidos mas fortes comentários por parte dos participantes da secção (dos apoiantes de FSF). Adivinham se foram positivas ou negativas? É verdadeiramente inacreditável!

- Para terminar uma crítica à organização, apesar de no geral, avaliar todo o seu desempenho como muito positivo: considero uma grande hipócrisia a passagem do vídeo (ainda por cima duas vezes) sobre o clube. Imagens do Joaquim Agostinho, Carlos Lopes, Fernando Mamede, das vitórias do andebol e do futsal, pertencem a um passado que este CD gosta de utilizar com referência mas cujas medidas que defende irão certamente impedir que se repita. "



JG
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home