"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, setembro 21, 2009

Antevisão do Sporting-Olhanense

Segunda-feira, 21 de Setembro de 2009
Estádio José Alvalade (20h15)
5ª jornada da Liga
(Transmissão televisiva na Sport TV1)
Árbitro: Rui Costa, auxiliado por Serafim Nogueira e António Vilaça

Hoje à noite o Sporting Clube de Portugal defronta em Alvalade a recém-chegada à 1ª Liga o seu homónimo Olhanense, treinado pelo ex-internacional português Jorge Costa (o treinador de guarda-redes é o nosso ex-keeper Rui Correia), e que alcançou a semana passada a sua 1ª vitória na competição frente à Académica, com uma vitória por 2-1 em casa (golos de Castro e Toy). Em caso de vitória (será a 4ª consecutiva, 3ª a contar para o campeonato) a equipa leonina ultrapassará o Rio Ave na classificação igualando o FC Porto na 3ª posição, precisamente uma semana antes de visitar o estádio do Dragão, mantendo também a diferença de 5 pontos para o líder Braga à entrada desta ronda.

Se Rui Patrício é indiscutível na baliza, com a ausência de 3 dos 4 laterais de raiz dos convocados, a defesa não deverá fugir ao quarteto formado por Abel, Carriço, Polga e Caneira. O meio-campo não deverá fugir muito ao apresentado na passada quinta-feira na Holanda, com Veloso, Moutinho, Vukcevic e Matias Fernandez. No ataque, e para alinhar ao lado do inevitável Liedson penso que o treinador optará hoje por Postiga.

A Olhanense alinha preferencialmente num sistema de 433 clássico, com Ventura na baliza, o herói de Alkmaar Miguel Garcia na direita, Carlos Fernandes na esquerda, Sandro e Anselmo no centro. O meio-campo é constituído por Castro, Rui Duarte e Rui Baião, e o ataque fica entregue ao internacional sub-21 Ukra, Rabiola e ao ponta-de-lança Toy. Como opções também muito utilizadas Jorge Costa conta com o defesa Tengarrinha e os avançado Zequinha e Messi (não é esse, felizmente). Dado as ausências de Rui Baião e Carlos Fernandes (ambos expulsos frente à Académica, é provável a entrada do lateral esquerdo Stépanhe e de Messi ou Paulo Sérgio - nosso ex-atleta - no 11 de Olhão).

Trata-se de uma equipa constituída na sua grande maioria por emprestados do FC Porto e por ex-jogadores dos grandes do futebol nacional (do provável 11 só os centrais e Rui Duarte não sabem o que é vestir a camisola de um dos principais clubes portugueses, mesmo que só nas camadas jovens).

Curiosamente a Olhanense ainda não perdeu esta temporada, com 3 empates e 1 vitória, tendo empatado os 2 jogos já feitos fora do Algarve, com igualdades na Figueira da Foz e na Choupana, sendo uma equipa que marca poucos golos mas também sofre poucos (3-2 no global), de modo que prevejo um daqueles desafios em que a obtenção do 1º golo será essencial para o decorrer do jogo. De qualquer forma, e nem que fosse por motivos históricos (16 vitórias em 17 confrontos em casa) o Sporting Clube de Portugal tem a obrigação de acabar com os 3 pontos e, se não for pedir muito, agradecíamos uma exibição agradável e um futebol mais próximo daquilo que a qualidade de boa parte dos seus intérpretes pode produzir.

Convocados:
GR:Rui Patrício, Ricardo Batista,
DEF: Carriço, Polga, Caneira, Tonel, Abel,
MED: Pereirinha, Adrien, Matias Fernandez, Angulo, Miguel Veloso, João Moutinho, Vukcevic,
AV: Caicedo, Postiga, Yannick e Liedson.


Lesionados (Pedro Silva, André Marques, Izmailov)

Historial de confrontos Sporting-Olhanense:

17 Jogos, 16V 1E 0D (Golos: 66-11)
Média de golos marcados: 3,88/J Média de Golos Sofridos: 0,65/J
Último Jogo: 1974 (Vitória por 7-0)
17 Jogos consecutivos a marcar golos
1 único empate, em 1963 (1-1)

PS: É incrível mas na busca de informações sobre a equipa algarvia descobri um site que, mesmo com algumas coisas ainda em construção, devia fazer corar de vergonha os responsáveis pelo do nosso clube (e não só)...

Nelson Santos