"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quarta-feira, dezembro 16, 2009

Mercados....

Aproximando-se Janeiro , os jornais "atiram" todos os dias com nomes para reforçar o nosso Sporting. É mais que visto até pelas confrangedoras exibições que a equipa precisa de reforços.
Quer na dificuldade de assimilação dos novos processos com jogadores que não são ideais para este novo esquema como no nosso velho conhecido losango é notório a falta de qualidade para interpretar e fazer a diferença de certas posições chave.

Tanto neste novo esquema como no antigo , as laterais têm particular "peso". É lhes pedido que façam o desequilibrio , criem superioridade e sobretudo ganhem a linha jogando com os extremos.

Olhando para o plantel não temos nenhum jogador que o faça. Temos 5 laterais (contando com Caneira mas não com Miguel Veloso) e nenhum por esta ou aquela razão é capaz de interpretar convenientemente estas premissas.

Depois no centro da defesa falta um central alto. Que faça toda a diferença nas bolas paradas , tanto defensivas como ofensivas. É notoria a incapacidade do SCP em provocar perigo nesse tipo de jogada. Mudar os marcadores tambem seria uma opção.....

A nivel de meio campo temos demasiados jogadores de contenção mas não temos um verdadeiro trinco. E falta imenso jogadores de risco. Que levem a bola e que partam para cima do adversario. Falta velocidade e expontaneadade! O jogo do meio campo do SCP é demasiado mastigado e previsivel. Faltam extremos atrevidos. Izmailov pode ali jogar mas é demasiado disciplinado tacticamente para o fazer e Pereirinha tarda em mostrar serviço.

No ataque Liedson este ano nem de bico faz golos. É notoria a falta de confiança e sobretudo as pessimas decisões que toma fora e dentro da area.

Mais importante do que qualquer tactica é preciso jogadores que as possam interpretar. Esta equipa é coxa nas laterais e isso torna-a muito mais fraca do que por exemplo os nossos 2 rivais.

Ir ao mercado é portanto imperativo. Mas comprar quem e onde?

Na europa apenas os países nórdicos têm jogadores ao alcance da nossa bolsa.
Nos outros países com mais poderio financeiro , poderemos almejar jogadores "encostados" que em ano de mundial ainda queiram ganhar a confiança do seleccionador nativo para estarem nessa competição.

As ex-republicas Sovieticas são hipotese até pela paragem do campeonato mas somos capazes de esbarrar nos elevados ordenados que auferem. Resta-nos a America do Sul....

Serão Brasil e Argentina mercados para a nossa capacidade? Sinceramente num clube que tenha um bom scouting sim. Mas é mais que sabido que o SCP neste momento trabalha ( e na minha opinião muito mal) de braço dado com um empresario. É manifestamente pobre esta ideia peregrina de deixar os nossos horizontes competitivos nas mãos de alguem que se guia pelos seus proprios interesses.....

Um bom scouting é capaz de no Brasil descobrir jogadores até debaixo das pedras. Pela sua competitividade gosto mais de jogadores Argentinos mas os Brasileiros tecnicamente são os mais dotados do mundo e há bons jogadores "ao pontapé" haja capacidade de observaçao.

Mas a America do Sul não se resume ao Brasil e Argentina. Há países com jogadores capazes e com valor. Salta à vista o excelente trabalho que Bielsa está a fazer no Chile. Para a alem da equipa principal , a equipa de sub21 tem tambem mostrado serviço. Está recheada de jogadores de valor. Numa perspectiva de futuro seria um bom filão a explorar.

Uruguai é tambem um país com bons jogadores e que raramente nos debruçamos sobre ele.

Não sei de que dinheiro fala JEB quando diz que o há para investir. Espero que sejam inteligentes para se atirarem ao mercado. Comprar por comprar não vale a pena ! A equipa precisa realmente de jogadores que venham acrescentar alguma coisa!

Não sou contra a aposta nos jogadores da Academia. Mas basear uma equipa apenas e só em jogadores formados no Sporting é limitativo. Até por razões várias. Basta olhar para este momento. Como querem que os jovens cresçam se são lançados as feras numa perspectiva de resolver e não de ganharem experiencia?

Veja-se o caso de Moutinho quando apareceu. Jogando ao lado de Viana , Barbosa e de um bom Roca , foi facil integrar-se na primeira equipa. Olhando hoje em dia que jogadores podem ser uma mais valia para aqueles que chegam? O Sporting descaracterizou-se e agora paga o preço disso!

Temos alguns bons valores. Acrescentem bons valores aos que já lá estão e vão ver que a equipa não será assim tão má como a pintam!

PS- Não falei do mercado Africano , esse eterno filão , até pelas ligações que temos historicas , mas em ano de CAN neste momento seria pouco inteligente apostar em jogadores que estariam 2 meses fora de Alvalade.

PS2-Sei que não serve de desculpa. Mas para alêm da falta de confiança. Acrescentem ai um relvado horrivel. Para uma bola que têm picos , um relvado completamente irregular e um publico já de si impaciente.......deve ser realmente assustador ter a bola em seu poder em Alvalade!!!!!

SL

Miguel Damas
    Sangue LEONINO


0 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home