A ausencia
Por onde anda ? Para quando um leão vigoroso e vitorioso em todos os campos?
Ansiamos por ele mas acima de tudo ansiamos por um rumo. Os soluços em que vivemos ora ganhando ora perdendo levando os adeptos embalados num mar alto ora em euforia ora em desespero.
Com eles o insulto ou elogio fácil a ânsia de defender o seu campo. Mas no fundo todos sentimos a ausencia do Sporting. Julgo que para muitos dos adeptos mais novos 8 anos sem ver o SCP vencer o campeonato é muito. Mas imaginem todos aqueles tal como eu que comungaram a mesma esperança de ver de novo o verde e branco na rua numa explosão (nacional) de alegria!
E não me lembro durante esses 18 anos de termos uma clivagem tão grande entre adeptos e simpatizantes. Sim porque é notorio que há um crescente mau estar entre adeptos. Como se houvesse o nosso proprio "norte e sul".
De um lado os apoiantes de Jeb e de uma politica Roquettiana , do outro adeptos que fartos de promessas vãs se insurgem contra o estado actual do (principalmente) futebol Leonino.
A quem prevalece a razão? É certo que desde Jorge Gonçalves o clube se defende sistematicamente dos aventureiros. Mas e aqui ressalvo o mas. Não será hora de uma renovação?
Por muita credibilidade que me mereçam varios nomes da praça Leonina , nomes esses conotados com a banca , julgo que é notório que para alem do logro , há um completo secar de ideias que se repete ciclicamente de 2 em 2 anos (aproximadamente) em restruturações financeiras.
Cada uma vendida como a "grande" restruturação sem no entanto resolver nada e volvermos mais tarde a repensar noutra....
No entanto e apesar das promessas o "red line" não baixa e continuamos a olhar para os rivais como o parente pobre dos grandes nacionais!
Sem patrimonio e com uma equipa cada vez mais envelhecida e com uma Academia a perder o brilho qual será o nosso caminho?
É bom que os adeptos leoninos pensem nisto. Até 2001 criamos extremos de excepção , muitos deles rotulados de melhores do mundo. Tudo isto feito com pelados e alojados debaixo de uma bancada do antigo estádio. Desde aí apenas um jogador foi vendido ( e bem) por uma soma avultada e apenas esse era um extremo. Que falhou? Como é possivel que com mais recursos e instalações tenhamos passado a produzir menos?
E ninguem se preocupa? Aparentemente não!! Pois não vejo qualquer tipo de preocupação por parte dos responsaveis Leoninos! Depois olha-se para as nossas camadas jovens e mesmo partindo do principio que nem tudo são Ronaldos , Figos ou Quaresmas não se descobre nenhum jogador excitante , daqueles que vai passando de boca em boca pelos socios que sempre acompanham as camadas jovens!
Entretanto a equipa principal foi desde o ano passado metodicamente reforçada com jogadores mais velhos para dotar o grupo de experiencia. Por vezes num exercicio de logica tento perceber que jogadores pode o SCP vender e fazer dinheiro quando os seus 2 melhores activos e vendidos este ano não renderam mais que 17M os dois....
É assustador e periclitante!!! Duvido que possamos sobreviver a mais fugas para a frente. Teremos que parar e repensar todo o nosso futebol começando pelos mais novos. Será que ter academias por todo o mundo mais importante que ter apenas uma excelente academia e dela extrair os melhores para servir a equipa principal? Ou seremos apenas uma linha de montagem gigante de produtos em bruto para os outros se servirem?
Estou em crer que a passagem dos pelados e lares na bancada para as Academias e todo o seu esplendor não foi o "proximo passo" que tanto desejariamos.
Tudo é ciclico e por vezes basta um clique. Mas olhando para o mar de equivocos que é este Sporting é dificil acreditar que iremos sair desta crise que nos ameaça abater perigosamente.
Creio que mais que nomes , mais que linhagens ou mais que interesses teremos que pensar muito bem e em primeiro lugar no Sporting Clube de Portugal. Revolução de ideias é preciso e necessario de possivel com novas pessoas que venham "servir" o SCP. Agora guerras civis ou na sombra , lutas de vaidade e poder apenas vão enfraquecer ainda mais um desde já enfraquecido SCP que vê um Braga emergir quase ao seu nivel e sofre de um cada vez mais alheamento dos seus adeptos com a vida do clube.
Não podemos ser autistas para pensar que apenas mais palminhas e apoio e voltaremos ao trilho das vitorias. O Sporting precisa muito mais que isso!
(Desculpem o desabafo)
SL
Miguel Damas
Ansiamos por ele mas acima de tudo ansiamos por um rumo. Os soluços em que vivemos ora ganhando ora perdendo levando os adeptos embalados num mar alto ora em euforia ora em desespero.
Com eles o insulto ou elogio fácil a ânsia de defender o seu campo. Mas no fundo todos sentimos a ausencia do Sporting. Julgo que para muitos dos adeptos mais novos 8 anos sem ver o SCP vencer o campeonato é muito. Mas imaginem todos aqueles tal como eu que comungaram a mesma esperança de ver de novo o verde e branco na rua numa explosão (nacional) de alegria!
E não me lembro durante esses 18 anos de termos uma clivagem tão grande entre adeptos e simpatizantes. Sim porque é notorio que há um crescente mau estar entre adeptos. Como se houvesse o nosso proprio "norte e sul".
De um lado os apoiantes de Jeb e de uma politica Roquettiana , do outro adeptos que fartos de promessas vãs se insurgem contra o estado actual do (principalmente) futebol Leonino.
A quem prevalece a razão? É certo que desde Jorge Gonçalves o clube se defende sistematicamente dos aventureiros. Mas e aqui ressalvo o mas. Não será hora de uma renovação?
Por muita credibilidade que me mereçam varios nomes da praça Leonina , nomes esses conotados com a banca , julgo que é notório que para alem do logro , há um completo secar de ideias que se repete ciclicamente de 2 em 2 anos (aproximadamente) em restruturações financeiras.
Cada uma vendida como a "grande" restruturação sem no entanto resolver nada e volvermos mais tarde a repensar noutra....
No entanto e apesar das promessas o "red line" não baixa e continuamos a olhar para os rivais como o parente pobre dos grandes nacionais!
Sem patrimonio e com uma equipa cada vez mais envelhecida e com uma Academia a perder o brilho qual será o nosso caminho?
É bom que os adeptos leoninos pensem nisto. Até 2001 criamos extremos de excepção , muitos deles rotulados de melhores do mundo. Tudo isto feito com pelados e alojados debaixo de uma bancada do antigo estádio. Desde aí apenas um jogador foi vendido ( e bem) por uma soma avultada e apenas esse era um extremo. Que falhou? Como é possivel que com mais recursos e instalações tenhamos passado a produzir menos?
E ninguem se preocupa? Aparentemente não!! Pois não vejo qualquer tipo de preocupação por parte dos responsaveis Leoninos! Depois olha-se para as nossas camadas jovens e mesmo partindo do principio que nem tudo são Ronaldos , Figos ou Quaresmas não se descobre nenhum jogador excitante , daqueles que vai passando de boca em boca pelos socios que sempre acompanham as camadas jovens!
Entretanto a equipa principal foi desde o ano passado metodicamente reforçada com jogadores mais velhos para dotar o grupo de experiencia. Por vezes num exercicio de logica tento perceber que jogadores pode o SCP vender e fazer dinheiro quando os seus 2 melhores activos e vendidos este ano não renderam mais que 17M os dois....
É assustador e periclitante!!! Duvido que possamos sobreviver a mais fugas para a frente. Teremos que parar e repensar todo o nosso futebol começando pelos mais novos. Será que ter academias por todo o mundo mais importante que ter apenas uma excelente academia e dela extrair os melhores para servir a equipa principal? Ou seremos apenas uma linha de montagem gigante de produtos em bruto para os outros se servirem?
Estou em crer que a passagem dos pelados e lares na bancada para as Academias e todo o seu esplendor não foi o "proximo passo" que tanto desejariamos.
Tudo é ciclico e por vezes basta um clique. Mas olhando para o mar de equivocos que é este Sporting é dificil acreditar que iremos sair desta crise que nos ameaça abater perigosamente.
Creio que mais que nomes , mais que linhagens ou mais que interesses teremos que pensar muito bem e em primeiro lugar no Sporting Clube de Portugal. Revolução de ideias é preciso e necessario de possivel com novas pessoas que venham "servir" o SCP. Agora guerras civis ou na sombra , lutas de vaidade e poder apenas vão enfraquecer ainda mais um desde já enfraquecido SCP que vê um Braga emergir quase ao seu nivel e sofre de um cada vez mais alheamento dos seus adeptos com a vida do clube.
Não podemos ser autistas para pensar que apenas mais palminhas e apoio e voltaremos ao trilho das vitorias. O Sporting precisa muito mais que isso!
(Desculpem o desabafo)
SL
Miguel Damas
Sangue LEONINO
24 comentários:
At 24/9/10 07:41, fanático said…
Alguma(s) coisa(s) tem que mudar. "Isto" não é o SPORTING e cada vez está mais descaracterizado... Que saudades do Sporting Clube de Portugal.
At 24/9/10 10:33, Luís said…
A ausência!
Já faz algum tempo, mais forte durante esta semana, que procurava algo que de modo simples explicasse um sentimento da relação do Sporting comigo.
Ai esta, é ausente!
O Sporting faz por estar ausente em vários assuntos que para nós ou para muitos por vezes são mais importantes do que vitórias!
Neste momento não se protege, expõe levianamente flancos por onde pode ser sempre atacado e não se defende!
Nesta ultima semana então foi um cortejo de ataques, digam o que disserem foi!
E o Verde e Branco fechou-se num silêncio que não é mais nem menos do que uma ausência de assuntos por demais importantes no futebol Nacional onde até o Guimarães não se deixou por de parte!
Do Sporting, só uma aterradora ausência!
A ausência de uma saida de emergência também não fica esquecida, o Sporting apostou forte na formação, isto iria trazer sucesso desportivo e financeiro mas acho que ninguém no seu perfeito juizo poderia pensar que a formação iria dar frutos eternamente ou pelo menos com uma periodicidade regular(todos os anos),nem tão pouco que só a formação poderia sustentar a enorme Hidra que o Sporting é neste momento, não se pensou em mais nada e agora é reestruturações para trás e adiante numa luta sem fim a vista.
Mas o que mais custa é ver que para todos o S.C.P. no futebol esta ausente de sequer ser considerado um adversário temivel seja para quem for.
Esta ausente porque quer estar e nada mais!
Porém como acredito no Sporting e nos Sportinguistas tenho fé que um dia isto tudo muda e que ao comando deste mundo estará alguém que se lhe disserem (mostrarem) para virar a direita, não vira a esquerda indo embater num Iceberg qualquer!
Desculpe a repetição mas isto também é só um desabafo.
S.C.P. SEMPRE
Gnitrops
At 24/9/10 14:33, bola-9 said…
por falar em desabafos.
sendo ele um homem que esteve sempre na linha da frente,quando as coisas nao estavam bem,perdeu o pio,o que e´feito de si ,DIAS FERREIRA.
PS.pelas palavras do treinador da olhanense o porto amanha ganha por 3 ou 4 golos e´a difrença ,contra os outros baixam as calçinhas,contra o sporting ,nao nós vamos la´para ganhar.
SL
At 24/9/10 15:01, 10A said…
Em relação à formação eu acredito que se tivéssemos uma conversa franca com alguns das mais gratas figuras da nação leonina e que têm vivido por dentro o futebol do clube nos últimos vinte anos, eles lembrar-se-iam de centenas de erros que têm sido tomados no que respeita à fase final da formação, na integração nos seniores, nos empréstimos descabidos para outros ‘futebóis’ com campeonatos e modelos de jogo tão diferentes do nosso e no acompanhamento (ou falta dele) dado a esses jovens nos primeiros anos.
Chegados aos seniores, ninguém vê que não há ninguém - mas mesmo ninguém - com sabedoria e experiência do futebol a comandar os destinos da modalidade que é o motor principal do nosso clube? Um bom departamento de futebol pressupõe sabedoria e experiência, valores que não se aprendem apenas por ter sido jogador ou em quaisquer bancos de escola, nem por usar fatinhos e gravatas, tem de haver um misto de saberes composto por quem conhece bem um balneário, jogos, vitórias e derrotas, mas também conhece os árbitros e também conhece os dirigentes e também tem experiência da vida.
Eu confesso que quando saiu o Sá Pinto tive a esperança (vã) que os dirigentes - num acto de contrição pleno de justiça - escolhessem o nosso antigo capitão 'Manel' Fernandes'. Tenho esperança que esse dia chegue e possamos ter aquela que é a maior referência viva do futebol do nosso clube à frente dos destinos da sua modalidade, pois actualmente o clube está completamente descaracterizado, a cada dia que passa perde parte da sua identidade e não sei quanto tempo temos para a salvar.
At 24/9/10 16:42, Unknown said…
O Sporting é, hoje em dia, um barco sem rumo, à deriva. Algures entre um ódio doentio ao "eterno rival" e um "sistema" que não lhe deixa(va) mais do que umas meras migalhas, hoje reservadas ao autointitulado "quarto grande de Portugal". Percebo perfeitamente que quem retire dividendos da acual situação do futebol português viva em constante negação. Pouco lhes importa, o que interessa é festejar no fim de cada campeonato. Que esses sejam hipócritas (sim porque eles não podem ser todos cegos) e lutem por perpétuar um futebol na sombra, de jogadas de bastidores, não me surpreende. Agora os sportinguistas?! Também alinham na teoria dos "túneis"?
Sim, o Sporting tem problemas internos (que não são de somenos importância), mas desenganem-se se pensam que podem reconstruir um novo Sporting, um Sporting ganhador, na actual conjuntura. Dá a sensação que os sportinguistas preconizam uma "lógica Kamikaze", em que desde que se destrua o "rival" tudo o resto deixa de ter a menor importância, até o futuro do próprio clube. O resultado desta mentalidade está cada vez mais à vista. Uma situação financeira cada vez mais delicada, um plantel de qualidade duvidosa, parco em potenciais activos e, obviamente, resultados desportivos (muito) aquém do desejável. Um presidente que de futebol percebe 0. Um director desportivo verdinho e nas mãos de UM empresário que, presumo, não seja sportinguista desde pequenino.
O diagnóstico está feito. Quando é que começam a abrir os olhos? Deixaram de ter vontade ou opinião, deixaram de ter força. Hoje são um mero instrumento. Uma pedra de arremesso. O treinador lider do campeonato, o tal com quem tinham um pré acordo, onde é que está a treinar? O vosso ex capitão, que um tempo antes de fazer aquela tremenda birra, terá tido um almoço bem regado lá para o norte, onde está a jogar? Etc, etc, etc. A seguir quê, apoiam Baía na Federação??
At 24/9/10 19:46, fanático said…
O Sporting precisa de um PRESIDENTE que queira "mal" aos principais rivais: Lampiões e tripeiros. Que se desmarque de uma vez por todas dessas duas associações. Enquanto não houver um gajo que tome essa atitude... seremos sempre gozados por eles.
Os tripeiros, quando o Sporting se interessa por um jogador ou treinador são desviados para lá, "oferecemos" jogadores aos gajos.
Em relação aos lampiões, Há qt tempo devíamos estar com as relações cortadas...
Eles também nos querem MAL.
At 24/9/10 20:52, Kevin Garnett do Retaxo said…
No estado em que as coisas estão, do que é que nos vale ter um presidente que queira mal aos outros? O JEB e os seus antecessores da dinastia até podiam começar a querer mal ao benfica e ao fcporto, isso mudava o facto de eles serem os piores presidentes da nossa história?
Neste momento triste já ficava contente com um que não queira o mal do Sporting. E claro, isso prova-se com trabalho que, quando competente e bem intencionado, dá frutos. Não é com saltinhos após os resultados das eleições.
At 24/9/10 23:24, Unknown said…
"E não me lembro durante esses 18 anos de termos uma clivagem tão grande entre adeptos e simpatizantes. Sim porque é notorio que há um crescente mau estar entre adeptos. Como se houvesse o nosso proprio "norte e sul"."
Sem qualquer dúvida Miguel Damas e não é de agora. Recordo-me no ano passado após o empate em casa (1-1) com o Marítimo (poucos dias antes do dia mais infeliz da vida de JEB - demissão de PB), metade da bancada a assobiar e metade (sim, conseguiram!!!) a aplaudir, o que por pouco não originou uma batalha nas bancadas!!!
Hoje, o Sporting é pouco mais que nada!!! Não há mística, não há militância, não ha crença e há muita tristeza. Mas, muita da culpa, parte dos sócios!!! Não gostam dos paraquedistas, mas gostam de gestores de topo, de testas de ferro dos credores bancários e então se tiverem um apelido com 2 consoantes, melhor ainda!!!
Há pouco tempo, um grupo de idiotas dizia que não se comentava muito as (infelizmente poucas) vitórias!!! Eu, em contraponto, digo que os posts, onde melhor se retrata o que é hoje o Sporting, mereciam isso sim, são mais debate, mas isso já não interessa! E muito me espanta, numa altura em que o presidente(???????) está tão fragilizado, que os seus habituais defensores neste blog, não venham em seu auxílio!!!
SL
Nuno Paulista
At 24/9/10 23:49, carlos said…
Mauro Silva,
Sporting pornos ?
Assim às primeiras,esse blog parece bastante apelativo... :-b
At 24/9/10 23:53, JuvenalCarvalho said…
Retirei-me do período sabático para dizer que me revejo em muito no post do Miguel.
Sou a favor de uma linhagem nova com gente nova e com a manutenção de alguns dos actuais. Enfim, assim uma espécie de "governo de salvação nacional" que nos permitaaglutinar várias formas de pensar Sporting e onde se consiga rumar para um porto em que o mar não esteja permanentemente encapelado.
Não tenho receio de que apareçam pessoas novas e que queiram o melhor para o seu/nosso Clube. Tenho é receio que os pretensos "salvadores", na ânsia de fazer tudo bem de uma só vez se espalhem ao comprido.
Para mim, que ando angustiado com tanta coisa que ouço, leio, etc... só peço. O Sporting é uma coisa que amamos de forma intensa por vezes, no meu caso para além do irracional, por isso defendamo-lo. É que para nos atacar já temos os outros, aqueles que não olham a meios para atingir os fins mais dúbios, corruptos, sujos, estapafúrdios.... e afins.
Com JEB ou com outro Presidente, para mim se fosse possível seria JOÃO ROCHA ad eternum, estejamos todo do mesmo lado, será pedir muito?
At 25/9/10 00:21, carlos said…
Depois de ler todo o post, o que sinto resumo-o fazendo o trocadilho a uma das ideias nele contidas.
"Olhando para o mar de equivocos que é este Sporting é dificil acreditar que iremos sair desta crise que nos ameaça abater perigosamente. Mas tudo é ciclico e por vezes basta um clique..."
Digam lá que não sou um optimista.
At 25/9/10 00:31, carlos said…
Já ouvi por aqui "cobras e lagartos" do Rogério Alves.
No Mundo que é o Sporting é difícil ( e cada vez mais) agradar a gregos e a troianos.
A RA não se lhe conhecem ligações à banca, o que, tendo em conta o staus quo, só lhe dá credibilidade e pode conferir-lhe o tal perfil para a mudança.
At 25/9/10 00:43, JuvenalCarvalho said…
Carlos,
O Mundo que é o Sporting somos todos nós sem excepção que o fazemos, até na mais pequena crítica que façamos na blogsfera. Agora uma realidade é incontestável. É cada vez mais difícil agradar a gregos e a troianos. Em relação a Rogério Alves, embora lhe reconheça sportinguismo elevado e um conhecimento da realidade leonina, eu sou daqueles que não lhe aprecio o estilo, embora quando expirar este mandato de JEB, e na hipótese de ele se apresentar como alternativa - embora não acredite - estarei atento à sua linha programática e decidirei em conformidade com o que me apresentar.
At 25/9/10 00:54, carlos said…
Concordo, Juvenal.
Para além de tudo o resto haverá sempre a questão da simpatia pessoal. E não vai demorar a aparecer quem seja bem mais contundente que tu na apreciação do personagem, vais ver...
At 25/9/10 01:10, JuvenalCarvalho said…
Eu sei que sim Carlos. Eu sou daqueles que conheço personagens até que privam comigo regularmente a criticar presidentes "só porque são presidentes" desde sempre.
o "A" é sempre melhor que o "B", mas se lá estivess o "C" seria muito melhor, e tal...
Também é salutar este tipo de atitude desde que não seja doentio.
Para mim, desde João Rocha que tenho muitas dificuldades em ser muito fã de qualquer um dos nossos presidentes, mas a culpa também foi dele. É que me habituou muito mal. Tinhamos só 15 mil praticantes de desporto; campeões olímpicos, mundiais, europeus, etc... equipas fortíssimas nas modalidades onde passeávamos classe, etc...
Tempos que acredito que regressem, mas não sei a tua geração e se estás atento a isso. Mas só te digo. Até ele já era criticado e com muita veemência, com assembleias ao rubro.
At 25/9/10 02:14, Sporting até morrer said…
Caro Juvenal,
Fiquei surpreendido com o seu último parágrafo:
"embora quando expirar este mandato de JEB...decidirei em conformidade com o que me apresentar."
Acredita que JEB tem condições para continuar a ser o presidente do Sporting?
Sei que é grsnde adepto das modalidades e que aprecia o actual trabalho feito nestas.
Eu também aprecio o actual fulgor das modalidades, mas o mérito vai quase em, exclusivo para quem de facto lidera andebol, futsal, atletismo, etc.
Concorda comigo quando digo que a grande bandeira do Sporting é e sempre será o futebol.
Por isso pergunto-lhe, vamos continuar a dar crédito a quem não merece?
Mais 2 anos e qualquer coisa de JEB e seus pares?
Onde é que iremos parar?
SL
José
At 25/9/10 11:39, carlos said…
Não me lembro dessas assembleias inflamadas, vivi sempre longe de Alvalade e apesar do meu pai assinar desde sempre o "SPORTING", a verdade é que recordo melhor as modalidades.
Cheguei a deslocar-me (com o meu pai e amigos) muitos km não só para ver futebol como para assistir a um jogo de basket ou de hóquei,p.ex.
Não perdia uma tarde de Tour na tv espanhola onde eram tecidos os maiores elogios ao Agostinho, ou as provas internacionais de pista ou corta-mato com a dupla Lopes,Mamede e os Castro mais tarde.
O João Rocha, era mal amado e por vezes mal tratado nos meios de comunicação, talvez por ser demasiado incómodo e ser o 80 em contraponto ao 8 destas ultimas direcções do conformismo.
O que me custa é que se pediu aos sócios o sacrifício das amadoras em troca de uma EQUIPA DE FUTEBOL DE NÍVEL EUROPEU.
A promessa era aliciante e convincente; suficiente para levarem a água ao seu moinho.
Os resultados estão hoje à vista...
At 25/9/10 12:28, JuvenalCarvalho said…
Caro Sporting Até Morrer,
Respondo-lhe que acredito e desejo que JEB se mantenha até ao fim do actual mandato por duas razões:
1) - Porque seria o garante de que as coisas realmente estarão mais calmas e porque não analiso o Sporting só pelo futebol. O Sporting é um todo e quando diz que o trabalho das modalidades é para quem as lidera - e eu sou um grande apoiante do trabalho do Mário Patrício - também existe o mérito de quem o escolheu. Tirando o futebol que é a mola real mas que infelizmente nunca nos deu muitos títulos em contraponto com as modalidades, e aí digo-lhe que a culpa não é só de JEB, encontro em 15 meses de liderança algumas coisas a melhorar paulatinamente. Comunicação, Marketing, retoma de associativismo, etc...
2) - Como disse acima não tenho medo de sangue novo, e sou até associado da AAS em que votei para o Conselho Leonino, e existem lá muitos jovens com incomensuráveis méritos e até futuros dirigentes do nosso Clube, disso não tenho dúvidas.
O que sou liminarmente contra é que se julgue o presidente - seja ele qual for porque já era assim no tempo de João Rocha - a cada jogo de futebol em que as coisas não correm bem pedindo desde logo eleições. Isso sou contra.
At 25/9/10 14:43, (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…
Espero que todos leiam as Noticias SPORT do Correio da Manhã e do Diário de Noticias de hoje a respeito do SPORTING e sua Gestão!
Se poderem agradecia já agora um Post sobre esse assunto!
Juvenal,
"cada jogo de futebol em que as coisas não correm bem pedindo desde logo eleições. Isso sou contra."
Quanto tempo já contabilizamos assim como derrotas e má gestão desta linhagem?
Já não passou o tempo de deixa-los trabalhar?
Espero que ao leres as Noticias que peço que todos leiam no Correio da Manhã e Diário Noticias, possas então dar uma opinião sobre isso!
Link (Diário de Noticias): http://dn.sapo.pt/desporto/sporting/interior.aspx?content_id=1671128
SL :)
At 25/9/10 19:03, Sporting até morrer said…
Caro Juvenal,
Em relação às modalidades:
- Foi sobretudo graças a quem as dirige/dirigiu (Mário Patrício, Moniz Pereira e outros), que elas ainda se aguentam e nos têm dado as alegrias que o futebol não dá.
Não é graças às Direcções dos últimos anos (especialmente a de Soares Franco), que continuamos a somar títulos, pois por esse senhor elas teriam certamente desaparecido.
Lembro-me bem do discurso de aposta total no futebol e redução de orçamentos para as modalidades, que fez com que tenhamos perdido competitividade no andebol e futsal durante alguns anos mantendo-se apenas o atletismo e ténis de mesa como modalidades ganhadoras.
Um dos pontos positivos da actual gestão de JEB, e que quase ninguém contesta, é o facto de ter-se invertido essa tendendência de subalternizar as modalidades e voltar a apostar nestas (e em boa hora o fizeram pois reduzem a desmobilização dos sportinguistas).
Quanto ao segundo ponto do seu comentário, aqui é que já não posso concordar nada consigo:
- Não se julga JEB, julgam-se as últimas Direcções, na qual se inclui a de JEB pois é a continuação de Soares Franco e de uma série interminável de erros de gestão.
- Não se julga esta ou a anterior Direcção a cada jogo, julgam-se 8 anos sem ganhar o título de futebol e uma última época desastrosa no futebol a 27 pontos do campeão.
- Julgam-se todos os erros de aquisições e vendas de jogadores com um saldo extremante negativo para o Sporting.
- Julgam-se as escolhas técnicas, e os treinadores forever.
- Julga-se o passivo galopante que estes senhores têm exponenciado e que francamente me leva apenas a concluir que os 18 anos sem título de futebol podem estar em vias de ser batidos...e largamente batidos.
Gosto muito das modalidades do Sporting, mas o futebol é mola do nosso clube (já o dizia Soares Franco mesmo sem saber porque o dizia...).
JEB leva 14 meses de presidência aos quais se somam os anos de Soares Franco, e francamente são poucos os momentos em que me recordo de o Sporting me dar alegrias...
Quanto a João Rocha, não é comparável com estes senhores.
João Rocha tinha e tem amor ao Sporting.
Se o Juvenal realmente admira João Rocha então aconselho-o a ouvir esta palavras do nosso garnde presidente em Outubro de 2009, na véspera de uma AG:
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Joao-Rocha-diz-que-estao-a-liquidar-o-Sporting-e-pede-intervencao-da-PGR.rtp&headline=46&visual=9&article=286715&tm=27
Dia 29, há uma nova AG em que têm a palavra os sócios.
SL
José
At 25/9/10 19:38, Mike BlitzGreen said…
Dia 29 é AG sim mas da Sad.....
SL
Miguel Damas
At 26/9/10 00:38, JuvenalCarvalho said…
Sporting Até Morrer,
Eu sou um acérrimo crítico desde a primeira hora do "projecto Roquette" e de toda a dinastia a ele envolvente. O que eu não consigo é só ter pedras não mão para atirar de forma desenfreada.
E digo-lhe mesmo mais. Não os apelido de aventureiros, afinal quem sou eu para isso. Só lhe digo é que estive de corpo e alma com Sérgio Abrantes Mendes contra FSF em 2006, sendo mesmo este último um "ódio de estimação" da minha parte. Já em relação a PPC, que desconhecia da sua existência como sportinguista mas a quem louvo a coragem de ter aparecido a querer presidir ao seu/nosso Clube, nunca me consegui sequer aproximar em termos de expressar os meus 10 votos.
Quanto a João Rocha só lhe digo. Que pena não poder ser eterno! E no futebol também não era um eminente ganhador, infelizmente.
At 26/9/10 00:45, JuvenalCarvalho said…
"Se o Juvenal realmente admira João Rocha então aconselho-o a ouvir esta palavras do nosso garnde presidente em Outubro de 2009, na véspera de uma AG:"
Caro amigo, sem me pôr em bicos de pés já privei algumas vezes com esse SENHOR e já ouvi estas e outras coisas. Ser oposição é louvável e discordar é salutar, ainda por cima de quem tem bases fundamentadas para isso. Não sou, longe disso, o defensor oficial de JEB. Só digo é que mesmo tendo tido - e tem-no na realidade - falhado em alguns dossier, não vejo um negrume tão grande que até uma notícia do CM, um pasquim de referência, me tire do sério.
At 26/9/10 01:04, Sporting até morrer said…
Miguel,
Tem toda a razão.
A AG é para accionistas da SAD.
E é às 18h00 de dia 29...horário algo estranho.
Juvenal,
Infelizmente eu vejo esse negrume e não é por influência do CM ou de outro qualquer pasquim.
Que bom seria aparecer a tal terceira via com alguém disposto a dar tudo pelo Sporting sem nada pedir em troca...
SL
José
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home