"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, dezembro 03, 2010

Reino do leão rima com eterna confusão



Não querendo 'abafar' ou minimizar o post do amigo Verdão, onde sublinha o triste desaparecimento de mais um verdadeiro sportinguista - infelizmente cada vez mais escassos - partilho aqui a minha angústia por mais um duelo entre capelinhas, num assomo inigualável de tendência suicidária que tanto caracteriza o nosso clube.

Protagonistas: José Eduardo (antigo jogador do clube) e Costinha (actual director-desportivo)

Segundo consta, José Eduardo reuniu-se com o seu homónimo José Eduardo Bettencourt e mais dois administradores da SAD leonina onde lhes deu conta da preparação de um documento com ideias concretas para o futebol do clube.

Costinha, quando confrontado com a notícia da realização dessa reunião, afirmou não querer acreditar que o 'seu' presidente lhe escondera esse facto e que não o teria convidado - enquanto responsável pelo futebol profissional - a participar nesse encontro.
Aliás, Costinha desvalorizou mesmo esse facto referindo-se à notícia “como mais uma que saiu no dia de um jogo, aliás como vem sendo hábito no Sporting nos últimos anos".

Agora parece que foi a vez de José Eduardo replicar a essa declaração, afirmando "não quero saber de tricas porque o Sporting está acima de todas as individualidades".

Para além dos jornais salivarem alarvemente com mais um episódio, no mínimo, rocambolesco no seio do Sporting, reconheço a José Eduardo o direito, enquanto sportinguista preocupado, de produzir um documento fruto de uma reflexão séria e cuidada, apenas visando o bem do clube.

No entanto, também Costinha estará coberto de razão na sua indignação ao sentir-se desautorizado se algo que impacte o futebol profissional estiver a ser feito nas suas costas, pelo que fazendo uma leitura superficial desta bizarria que transpira para a comunicação social (e a ser verdade), o responsável por toda esta confusão e desencontros será apenas um: José Eduardo Bettencourt.

Será que não há mesmo maneira de imperar o bom-senso e o equilíbrio em Alvalade?

Leonino
    Sangue LEONINO


29 comentários:

  • At 3/12/10 16:29, Blogger Leão de Stª Engrácia said…

    A verdade é que concordando ou não com as opções de Costinha a ser verdade é ridículo e a mim n me estranharia nada a veracidade desta notícia pois o presidente do SCP é uma gaffe total.

     
  • At 3/12/10 16:32, Blogger Relva said…

    Subscrevo, aliás, somos nós que damos os tiros nos próprios pés, depois admirem-se.
    Costinha tem sido aliás uma agradavel surpresa, a seguir.

     
  • At 3/12/10 17:43, Blogger moreno said…

    Amigos quem é o costinha? onde andou varios anos? a ganhar titulos para o o FCPorco? confio mais no josé eduardo. Quanto ao bettencourt, claro que é o responsável.

     
  • At 3/12/10 18:08, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    O Damas diz (visto que está a trabalhar e não pode responder ele mesmo):

    "Relva a tua afirmação "Costinha tem sido aliás uma agradavel surpresa, a seguir." deixa-me REPUGNADO, costinha só o quero é ver FORA DE ALVALADE!

    Está dito lol

    Abraços pessoal!

     
  • At 3/12/10 18:42, Blogger Ricardo said…

    Não ponho em causa que Costinha não seja o homem indicado para dirigir os destinos do Departamento de Futebol - parece-me, além de inexperiente (mas isso também Rui Costa é), ter um perfil que não se enquadra nem adapta às funções do cargo.
    O que não invalida que tenha razão neste caso. Não faz sentido um Presidente reunir-se com um sócio que apresenta uma proposta para o futebol sem que o Director Desportivo esteja presente. A imagem que passa para o exterior (mas também para Costinha) é a de que há movimentações alheias ao próprio Director Desportivo que visam, caso o projecto de José Eduardo tenha uma aceitação, a exclusão do actual responsável pelo Futebol. E também José Eduardo não sai "limpo" desta quezília, uma vez que se tem legitimidade para apresentar ideias deve, no entanto, fazê-lo (e exigir, mesmo!) na presença de Costinha. Por respeito, por princípio, por dignidade.

     
  • At 3/12/10 18:42, Blogger Ricardo said…

    Concluindo, José Eduardo Bettencourt dá mais um tiro no pé.

     
  • At 3/12/10 19:07, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    És mesmo uma praga de merda lampião!
    Não tens mesmo nada que fazer na puta da vida pois não?

    Vai-te com o caralho daqui mazé...fdx já não há paciência para aturar as tuas diarreias cerebrais!

    Depois vem este merdas falar que temos que ter é raiva aos do norte, por estes motivos e muitos mais é que gajos como tu (não todos) serão sempre odiados...

    SL aos restantes e desculpem o desabafo!

     
  • At 3/12/10 19:12, Blogger Emanuel said…

    Leiam , por favor, o comunicado do SCP. Creio que esclarece alguma coisa.
    SL

     
  • At 3/12/10 19:16, Blogger (: ZenMan :) - Vítor Araújo said…

    Comunicado SPORTING:

    http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_clubecomunicadosad_031210_69207.asp

    SL

     
  • At 3/12/10 19:17, Blogger Unknown said…

    Passamos o tempo a comentar noticias dos jornais que as fabricam à sua maneira.

    Não vejo aqui nenhum tiro no pé mas sim uma alternativa (finalmente credivel) ao estado actual da nação sportinguista.

    Bem vindo. Bem precisamos de soluções crediveis e lucidas e se for o caso, escelente.

    Quanto à comunicação social, sobretudo a escrita, não contem comigo para comentar as noticias deles. Aliás há anos que eu não compro jornais.
    Aliás um dos objectivos deles é semear confusão no que for possível dentro do Sporting para nos por uns contra os outros.

    E como não temos ganho, até tem sido fácil!

     
  • At 3/12/10 19:46, Blogger Unknown said…

    José Eduardo tem legitimidade para expor o seu ponto de vista, relativamente ao futebol do seu SPORTING, por duas razões:
    1ª porque foi um grande jogador que vestiu com brio a grandoisa camisola do nosso clube;
    2º porque é um verdadeiro SPORTINGUISTA e desde que encostou as botas, sempre demonstrou o seu amor ao clube;
    Este ministro só agora apareceu de páraquedas`no clube, à semelhança com o que aconteceu com o moço forcado!
    O JEB ainda está a tempo de corrigir este erro de casting, correndo com estas duas aves raras do clube e contratar um treinador a sério.

     
  • At 3/12/10 20:13, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Quer-me cá parecer que alguns comentadores não perceberam o que eu escrevi. Nem critiquei José Eduardo, nem critiquei Costinha. Como refiro no post, e apenas de acordo com o que leio na imprensa - não tenho nenhuma inside information - quem geriu mal o processo foi o actual presidente. Se de facto foi como os jornais dizem.

    Leonino

     
  • At 3/12/10 20:14, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Ó Carolina,e não será que às vezes são os nossos próprios dirigentes que dão motivos à imprensa para chafurdar?

    O nosso clube é tudo menos blindado ao exterior.

    Leonino

     
  • At 3/12/10 20:17, Blogger Nuno M. Almeida said…

    A Administração do Sporting demarca-se totalmente de qualquer projecto que o Sr. José Eduardo Sampaio pretenda liderar, no futuro, com vista a uma eventual candidatura à presidência da SAD.

    Notícias recentes vindas a público, e sustentadas por declarações do referido empresário, poderiam dar a entender que o presidente José Eduardo Bettencourt e os administradores Filipe Nobre Guedes e Francisco Sousa Louro teriam estado reunidos com o intuito de falar sobre um projecto para o futebol do Sporting, o que na verdade nunca aconteceu.

    José Eduardo Sampaio, proprietário da Casa do Marquês, teve, isso sim, uma reunião para tratar de assuntos comerciais, no final da qual o empresário revelou as suas intenções: "Por uma questão de lealdade, quero aproveitar para vos comunicar que vou assumir um projecto para liderar a SAD", disse ao presidente e aos administradores presentes.

    A actual administração da SAD e o Departamento de Futebol lamentam profundamente que notícias como esta sejam veiculadas frequentemente, mais ainda em dia de um jogo importante (como foi o caso), mas prometem não se desviar dos seus propósitos e continuarão a defender os superiores interesses do clube.

     
  • At 3/12/10 20:42, Blogger Verdão said…

    Cara Carolina,

    Confesso que me incomoda a visão de atribuir credibilidade a uma alternativa com base em nenhum critério sustentado por nenhum argumento.

    Da minha parte sou um nadinha mais exigente. Procuro me inteirar do conteúdo do projecto, da capacidade de liderança, dos mentores, da qualidade técnica da equipa e da capacidade de sacrificio para fazer mais e melhor pelo clube. Foi com base nesta análise que fiz e voltaria a fazer parte do projecto alternativo Ser Sporting que na minha opinião foi tão somente o melhor e mais conseguido projecto eleitoral desde que me lembro de eleições.

    Por tudo isso quando leio isto de si:

    "Não vejo aqui nenhum tiro no pé mas sim uma alternativa (finalmente credivel) ao estado actual da nação sportinguista.
    Bem vindo. Bem precisamos de soluções crediveis e lucidas e se for o caso, escelente"

    Não posso deixar de ficar triste. Isto porque não é "escelente" e muito menos razoável atribuir credibilidade a uma solução de projecto e ideias desconhecidas e menorizar o trabalho da única alternativa que teve a coragem de se apresentar em eleições.

    Quanto ao post do Leonino, trata-se de um problema identificado. JEB tem qualidade técnica, soube reorganizar o clube em questões há muito reclamadas mas... peca no essencial. Não é um Líder. Afasta-se das discussões, não foi a debate nas eleições, viajou para o Brasil numa altura complicada e como já não é de agora, é lembrar do processo de despedimento de Fernando Santos à distância. Ou seja, temos um presidente que dá demasiado espaço a que situações dúbias ocorram e não devia ser assim.

    O problema é este: quando não se sabe quem manda, todos querem mandar.

    Abraço de Leão.

     
  • At 3/12/10 20:55, Blogger bola-9 said…

    para mim o costinha esta a´beira do fim,e para imperar o bom senso era todos baterem com a porta,para ver se saimos deste calvario,e para alguns maribundos que aqui vem meter a colher fica isto em baixo.

    http://aguiamoribunda.blogspot.com/

     
  • At 3/12/10 21:09, Blogger leão irredutível said…

    Se o post do Leonino corresponde por inteiro à realidade, obviamente que o único responsável e com culpa (são 2 coisas diferentes) é o JEB.
    Quando não há liderança forte e clara os problemas surgem de forma endémica.
    Infelizmente não me revejo neste Sporting
    - nem principalmente e por maioria de razão no JEB (1º)- já o outro dizia que um fraco rei faz fraca a forte gente, talvez com razão.
    - nem no treinador(2º)
    - nem no plantel, demasiado fraco para aquilo que desejo para o meu Sporting (3º)
    - nem na massa associativa,muito desunida


    e obviamente não me revejo nos resultados do futebol (campeonato) nem na qualidade de jogo.

    Não fosse o passado, o amor antigo (sou sócio há 28 anos), e começaria a pensar que o problema é meu e que quem se sente mal muda-se.

     
  • At 3/12/10 22:16, Blogger Unknown said…

    Verdão

    O "escelente" foi obviamente um erro de digitação, eram escusadas as aspas.

    Aliás é esse teu ar de superiordade de "não sei o quê" que divide o Sporting. Tenho sérias dúvidas de que saibas o que é ser um adepto do Sporting.

    Apoiar um projecto alternativo é só até às eleições. Depois é apoiar incondicionalmente quem ganha. Pois se um dia PPC ganhar ele tb necessitará de estabilidade e apoio de todos.

    Quanto ao José Eduardo, é credível por ser de uma pessoa verdadeiramente sportinguista. Se o projecto é exequível, com ideias inovadoras, etc. logo se verá.

    PS: Eu tb não apoiei JEB

     
  • At 3/12/10 22:32, Blogger bola-9 said…

    o´moretto assim da´muito nas vistas,alguem que va´ perguntar au srºfaquira´como e´que ele sabe que o olhanense tem mais 2 jogos na luz,ou alguem lhe disse alguma coisa.

     
  • At 3/12/10 22:56, Blogger JFSC said…

    Verdão,

    Sei que isto é a blogosfera, mas não tiveste muito "escelente" nessa tua ironia. É que são as gaffes, pequenas ou grandes, que nos fazem criticar os dirigentes. E tu, apesar de estares num órgão que para mim é profundamente irrelevante na estrutura do nosso Clube... que apelido há anos de uma feira de vaidades, és dirigente do nosso Sporting. Cuidado portanto com estas "ironias". É uma opinião minha, obviamente.

    Leonino,
    Bom e pertinente post. Apesar do desmentido da SAD fica no ar uma possível história mal contada. Não achando que José Eduardo, pessoa que muito considero, queira ser protagonista com esta situação, penso no entanto poder ter sido evitada. Quanto a Costinha, e volto a dizer que os julgamentos deverão ser os finais quanto ao trabalho, não mudei uma vírgula. Quero estar profundamente errado, mas não acredito no sucesso nem aprecio o estilo.

    Juvenal Carvalho

     
  • At 3/12/10 23:36, Anonymous Anónimo said…

    Alguem faz o favor de me explicar como e que Jose Eduardo pode ter aspiracoes a presidencia da SAD quando ela e controlada pelo Sporting Clube de Portugal???

    PauloLionheart

     
  • At 4/12/10 00:50, Blogger RFM said…

    Isto só vem demonstrar as fragilidades por falta de gente credivel no SPORTING.Uma casa sem Rei nem Roque.
    Uma bandalheira qualquer em que qualquer dia NINGUÉM mais lhe quer pegar. É esse o maior perigo que corremos com estes Roquetistas.Este Costinha nunca me inspirou grandes êxitos. Mas dou sempre o beneficio da dúvida até provas em contrário. Se bem que foi sempre um servidor do FCP de PC.
    E que provas ele deu para tão responsável cargo no SPORTING?!
    Veste fatos esquesitos com gravata..ah é mesmo ah moreno para não dizer preto.
    Deste PC-FCP tenho medo dele porque ele usa os métodos da Juventus.Ele mete gente em todo o lado. TODO.
    Costinha pode ter sido mais um. O Montinho já foi..e vamos ver quem vai a seguir. Olhem só para o que vos digo...tenho umas dicas que ele quer dois Jovens do Sporting.Mais daqui a um ano ou dois.

     
  • At 4/12/10 00:53, Blogger RFM said…

    Depois assobiem e gritem que ele vai se rir muito.
    Lembram-se do Ruben Micaelo?!
    Os SADs do SPORTING riem-se e acolhem-nos bem.
    A malta a que grita

     
  • At 4/12/10 01:00, Blogger Sporting até morrer said…

    Boas,

    Saúdo aquilo que há muito tempo esperamos, a possibilidade de surgir alguém que seja alternativa ao actual status quo.

    Foi isto que me despertou de imediato o interesse nesta notícia, pois corresponde ao que andamos a pedir há sensivelmente um ano, neste e noutros blogues.

    Espero apenas que isto não seja nenhuma jogada da actual monarquia, e que José Eduardo seja genuinamente "a alternativa".



    Verdão,

    Em relação ao que a Carolina disse, não consigo ver nada de mal.
    Tal como eu, parece apenas desejar o fim do reinado de JEB e seus pares.
    Se for uma candidatura genuína, espero que traga boas ideias e principalmente que traga muitas e boas velhas glórias sportinguistas de volta à gestão do clube, substituindo os actuais "sportinguistas".

    Ainda vamos a tempo de "fazer coisas bonitas" esta época, ou pelo menos de preparar caminho para a próxima.

    Será que PPC não estará interessado em ouvir o José Eduardo?

    Eu estaria!

    SL
    José

     
  • At 4/12/10 08:50, Blogger fanático said…

    "Ainda vamos a tempo de "fazer coisas bonitas" esta época, ou pelo menos de preparar caminho para a próxima."

    Afinal é isso que nos últumos anos o Sporting faz, preparar a próxima época... Por isso não ganhamos o campeonato Nacional, porque nunca se prepara a PRESENTE época, e já estou fartinho de ouvir sempre o mesmo de há alguns anos para cá. É a tal frase, para o ano é que é!














    !

     
  • At 4/12/10 11:27, Blogger Verdão said…

    Carolina,

    Utilizei as aspas para chamar a atenção do erro sem estar aqui armado em professor mas já vi que a maré está alta e a malta anda numa crispação desmedida. Não foi a melhor forma de o fazer porque agora que o reli parece mesmo soar a ironia ou superioridade idiota. Que fique claro que não foi esse o intento.

    Quanto ao apoiar incondicionalmente quem ganha, é o que tenho feito. Já apresentei soluções após as eleições e tenho mantido a maior das reservas face ao que vejo que não está certo. Tenho, a pedido do próprio, procurado contribuir para um Sporting estável e crescente. Se tal não acontece não será pelo meu contributo.

    Quanto ao José Eduardo, reconheço-lhe tanto sportinguismo como a PPC ou a JEB, não é mais nem menos sportinguista que os outros pelo que não tomo esse argumento como válido. Será após a apresentação das suas ideias que vou ou não atribuir mérito e, por consequência, maior ou menor credibilidade de execução das mesmas.

    Abraço de Leão e as minhas desculpas pela "qonfuzão"

     
  • At 4/12/10 11:43, Blogger Verdão said…

    Juvenal,

    O Conselho Leonino é um orgão que devia ter outro tipo de estrutura para poder contribuir de uma forma mais activa no engrandecimento do clube. Penso que sabes que concordo contigo. Isso não invalida que procuremos fazer o nosso melhor respeitando os estatutos enquanto não forem alterados e o modelo for este. Quanto à "ironia", não foi essa a intenção mas admito que pareça e portanto aceito a legitimidade da tua dedução. Já procurei esclarecer no comentário anterior dirigido à Carolina, sabes que escrever com uma criança ao lado a pedir atenção às vezes dá asneira.

    Abraço de Leão.

     
  • At 4/12/10 11:53, Blogger Verdão said…

    José,

    O que me entristeceu no comentário da Carolina foi o "finalmente credível". Para quem fez parte activa de uma alternativa como eu, como se compreende não é agradável de ler. Roça a falta de respeito. Podia ter louvado, como eu louvo, a aparição de mais sportinguistas interessados em resolver os problemas do clube sem ferir a alternativa que foi a votos. Só isso.

    Ao que eu sei, PPC está interessado em ouvir todos os sportinguistas que queiram apresentar soluções para ficarmos mais fortes. É extremamente acessível e quem quiser pode comprovar isso.

    Abraço de Leão.

     
  • At 4/12/10 13:16, Blogger fanático said…

    O que o Sporting Clube de Portugal precisa é de novas ideias, e muito boas, porque o Clube precisa urgentemente de mudar de rumo, pois está cada vez mais no fundo. Oxalá que o José Eduardo traga alguma coisa de positivo para o Clube. O Clube agradece e os Sportinguistas também.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home