"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, fevereiro 05, 2012

A retaguarda!

Falar do futebol do Sporting nos dias de hoje é verdadeiramente difícil, parecendo atingir mesmo contornos surreais.
No que respeita à estrutura do Futebol, e sendo eu do tempo em que os dirigentes do Clube eram "apenas" gente dedicada ao clube, como Jaime Duarte, Armando Biscoito, Jaime Lopes, Manolo Vidal, etc... venho a assistir no momento presente do clube empresa, ou como costumo referir na roda de amigos, da sua invasão por "tecnocratas" e "comissionistas", aos novos tempos, aqueles que decididamente não me consigo adaptar. Aos tempos daqueles que trazem carradas de jogadores de categoria mais do que duvidosa das mais diversas proveniências, que prometem uma "revolução" naquilo que nós temos de melhor, que é a nossa "Academia", etc...
Assisto até - e pasmo - ao regresso de um Herói chamado Luis Duque, porque "ganhou" um campeonato e passou ao estatuto de "rei" do futebol e o homem da douta sapiência - o nosso salvador...
Passados seis meses após o cheque e a vassoura que ele prometeu e cumpriu, com que custos a ver vamos, a dois episódios marcantes deste senhor. Ameaçar bater com o porta ao fim de poucos dias, quiçá incomodado com a continuidade de José Couceiro, que no "sportingómetro" lhe dá "quinxe a zero" no amor ao clube, e em contraciclo com os órgãos sociais apoiar o candidato do seu "patrão Fernando Seara à presidência da FPF, em detrimento do apoiado oficialmente pelo nosso Clube. Estes são os motivos porque eu falo no título de... retaguarda.
Quando no topo da estrutura do nosso futebol está esta gente, que poderemos nós esperar, senão e infelizmente à continuidade deste estado de coisas.
Ao Domingos Paciência, que juntamente com os outros treinadores para não falar em nomes que possam ferir susceptibilidades, refiro-me apenas dos mais recentes, já fala nas conferências de imprensa ao lado do director de comunicação - outra modernice sem qualquer proveito -, apenas lhe peço que continue a acreditar, mesmo que saiba que pode vir a ser empurrado com a barriga, por alguém que a tem bem proeminente.
Sei que na quarta-feira jogamos a época e com sinceridade que acredito nos nossos jogadores quanto a um verdadeiro assomo de´"fúria" e que todos estejamos felizes, para bem do nosso Clube.
No entanto, e porque costumamos sempre apontar as armas aos elos mais fracos - refiro-me aos treinadores e até aos jogadores - eu sou dos que falo na tal RETAGUARDA!... A actual nunca me enganou nem inicialmente nem mesmo agora.
A terem que rolar cabeças eu começaria pela retaguarda e pela colocação do nome aos ditos, para não dizer um nome feio :Luis Duque!

PS - Ao presidente Luis Godinho Lopes, quero dizer-lhe que sei o quanto está a sofrer e não tendo votado nele posso dizer-lhe que o aprecio bastante. Teve erros de casting. É inteligente e seguramente que já os detetou! Força, Presidente!

Juvenal Carvalho
    Sangue LEONINO


14 comentários:

  • At 5/2/12 14:57, Blogger André said…

    Caro Juvenal,

    Se cair o Duque tem de cair todos, afinal foi esta premissa das eleições.

    Afinal era esta a dupla maravilha.

     
  • At 5/2/12 17:46, Blogger fanático said…

    Ai Juvenal, já não sei o que dizer... Olha, os clubes que estão à nossa frente, no futebol (e não só), têm uma retaguarda do melhor. Porquê? Talvez porque estão lá há uma data de anos... o Bimbo da Costa, o orelhas, o do braga, o do marítimo, o do nacional, o do gil vicente... tudo personagens que conhecemos de há anos, e que ou nos mordem os calcanhares ou já nos passaram à frente, e nós estamos sempre a mudar, sempre a mudar, e pelo vistos cada vez mudamos para pior.

    Mas... isto sou eu a pensar, tem a importância que tem...

    fanático

    Mas tenho esperança que um dia (oxalá que ainda esteja vivo) o estado do Sporting mude PARA MELHOR.

     
  • At 5/2/12 17:51, Blogger RFM said…

    Caro Juvenal

    Entendo e bem a tua Boa Vontade em minimizar ou encontrar algo para alterar o estado da Nação Leonina, mas eu ponho tudo no mesmo grelhador.
    É tudo uma questão de tempo..e o Novo proprietário do SPORTING vai provocar e colocar tudo na (sua) ordem, pois o NOSSO SPORTING acabou.
    Não atribui culpas ao Domingos P. assim como todos os outros que nos últimos anos por lá tem passado. Valeu-nos o contestado Paulo Bento para nos dar uns alegretes em que colocou tudo no assador defendendo o NOSSO SPORTING como nenhum outro dirigente o fez.Temos de reconhecer e dar-lhe esse mérito.Não costumo cuspir no prato aonde comi.
    Não há volta a dar..O Roquetismos acabou com o SPORTING.
    O seus defensores nem aqui aparecem talvez com tamanha vergonha.
    Eu também acreditei nele (Roquete) mas cedo entendi o esquema dele quando disse que só existia espaço em Portugal para 2 (Dois) Clubes grandes em Portugal numa entrevista na RTP-1 à Judite de Sousa.Sabendo eu e nós o espaço que tinhamos na Liga e FPF era de querer que estavamos condenados. Assim foi e assim se nota. Por isto e mais aquilo estamos completamente aniquilados.
    Culpa nossa. Culpa Nossa.Agora estamos incapacitados de tudo e todos..

    Projecto Roquette nunca foi concluido tendo o pouco sido feito vendido ao desbarato (casos da Clinica-Sede-Secretaria-etc.)e Pavilhão ?!..era uma vez.

    E Agora Juvenal..ainda acreditas em fazer Pavilhão?
    e os tais 18-Milhões de Euros da CML ainda existem algum para tal?


    Algumas vezes aqui tenho feito referência a isto e alguém vem logo contestar...olhem..!!! estou ansioso para que me provem o contrário.
    SL

     
  • At 5/2/12 19:04, Blogger Virgílio said…

    Juvenal:

    "teve erros de casting"

    Tb acho. Um deles já deu à sola (CB). O outro, LD, que é outro bluf autentico, ainda por lá anda a fazer 'ameaços': "saio, não saio", apoio aquele ao invés deste, critico, não critico (arbitragem)... Uma barata tonta que se aproveitou em 2000 do trabalho que outros, antes dele, realizaram. Mas como caiu nas boas graças da JL... Para mim não passa de um oportunista que se colou a um CF que é apenas um funcionário com acertos e falhanços... Mas q, apesar de td, mostra conhecimentos. LD nem isso. E se a mais valia dele era, supostamente, o controlo de bastidores, a época demonstra, à evidência, o peso (metaforicamente falando) que o bicharoco tem: nenhum.

    Mas olha que DP, com o leque de jogadores q tem disponível tb tem culpas no cartório. Já era para apresentar outra resposta. As suas opções e a (falta de) qualidade do futebol do SCP assim o indicam. Mais um erro de casting de GL?...

     
  • At 5/2/12 19:27, Blogger ana said…

    A propósito do momento conturbado que vivemos, lembrei-me de ir espreitar se a centúria leonina estava reactivada, que isto para conspirar era ali mesmo... e olhem que essa história de haver um investidor asiático interessado no Sporting é capaz de ter o seu fundo de verdade, a avaliar pelo que se passa pelo dito blogue...

    http://www.centurialeonina.com/

     
  • At 5/2/12 19:36, Blogger Relva said…

    Agora o duque é faz as taticas, que coloca jogadores recentemente vindos e depois diz que não têm andamento, que não paroveita estes jogos da taça da liga para dar andamento a esses mesmos que ele diz que não têm andamento? Que pretençamente joga com os principais e não ganha 1 jogo desta taça? E não sabe que o joão pereira não vai jogar na madeira, não seria positivo ter colocado a opção que forçosamente irá jogar nesse lugar, em vez do evaldo?
    Domingos não se pode comparar com os outros treinadores,porque este tem muitas opções que outros não tiveram, será a madeira o tiro no melro?

     
  • At 5/2/12 19:56, Blogger leão irredutível said…

    GL na minha opinião tem feito um bom trabalho. temos jogadores para fazer uma boa equipa,muito melhor que nos últimos anos, haja um treinador adequado - "um rato velho ainda com ambição, que possa ser uma âncora e não entre em desnorte às primeiras contrariedades. Para mim, falta e é fundamental que exista um central rápido e eficaz no jogo aéreo para não levarmos golos sistemáticamente em contra ataque e cruzamentos como tem sido a regra em Alvalade. Numa dinâmica de vitória, com um treinador "feito", até talvez fosse possível ganhar o campeonato, não havendo a mãozinha negra por trás. Pouco provável mas possível, pelo menos dando luta, obtendo na pior das hipóteses o 3º lugar.
    Este ano, (com alguns bons jogadores, que dificilmente dão aquilo que são capazes numa equipa em perda,) pode ter acontecido que "pequenas" causas - árbitros e lesões - produziram grandes efeitos: futebol e resultados miseráveis em espiral negativa. A isso juntou-se um treinador, ainda sem maturidade, que por isso mesmo entrou em descontrolo total. (não sei se é bom se mau -se calhar se chegar ao porto até se arrisca(rá) a ganhar tudo, tal como penso que o vilas boas teria sido um fracasso no Sporting)
    Se izma é o melhor, carrillo tem potencialidades espantosas, pode vir a ser um fora de série, caso haja alguém que o "eduque" como deve ser. è pena ser afectado por paragens cerebrais.
    Quero que se f*** a taça da liga, chateia-me é perder, ainda por cima em casa. Mas estou convencido que vamos ganhar na madeira, desde que não hajam mão negra e o azar que costuma perseguir as equipas em perda (o contrário da estrelinha de campeão.)
    Não sei se é wishfull thinking, porque é a equipa com quem menos quero perder,excluindo andrades e lamps.

     
  • At 5/2/12 20:14, Blogger Virgílio said…

    Ana:

    LOL...


    Mt bem apanhada essa... :)

     
  • At 5/2/12 21:15, Blogger Mike BlitzGreen said…

    Não conheço Godinho Lopes , nunca privei com ele. Alias desta direcção conheço paulo Pereira Cristovao e o Pedro da Cunha Ferreira . Sempre acreditei que o Sporting precisava de gente nova e nao mais do mesmo baú bolorento que é o projecto canceroso chamado Roquete e que destruiu o Sporting em alguns casos com decisões a roçar o criminoso. Acreditei em certo momento da época que seria possível contornar a sina leonina e trilhar um caminho de gloria. Infelizmente aquilo que como adepto ferveroso que sou vai assistindo é gente que gosta do clube mas não o mete acima dos seus próprios interesses , olhando mais para o seu umbigo e aproveitando-se de um clube com uma história centenária e única para enriquecer ou simplesmente viver dele.... É triste assistir a isto como adepto. Tenho a coerência para analisar que o momento leonino é provocado por uma estrutura que esta cheia de gente parasita que há anos se interessa mais em comer "croquetes" e sentar se nos lugares de honra ou viajar a conta que própriamente ajudar o Sporting a ser o maior clube nacional e um dos maiores da Europa. Infelizmente é um lobbie com tentáculos que se este estendem em vários quadrantes do clube. O Sporting é cada vez mais dos mesmos de sempre. Gente que não se senta numa bancada fria e que com um frio de rachar vive 90 minutos de futebol intragável indo depoisara casa frustrado por mais uma derrota do seu grande amor. Já nem falo de eleições nem de nomes, nao entro em jogos de poder ate porque nao pertenço a nenhuma facção. Eu vejo é um clube cada vê mais carcaça e nem assim os mesmos deixam de se alimentar dele. É possível que se tenha desbaratado aquilo que se desbaratou em património e continuar-se a proteger o clube dos aventureiros???!!! O projecto roquete é uma aventura de 17 anos com sucessivas cartas verdes dadas pela maioria dos sócios. Os mesmos que agora bramam com a possibilidade só Sporting ser comprado por algum consorcio. Antes de ganharmos em algum lado temos que vencer na nossa própria casa e interiorizar que esforço , dedicação , devoção e gloria nao se consegue com parasitas.

    Reconheço que Godinho Lopes apesar de nao ser uma grande figura tem tido o condão de ter um discurso positivo e coerente. No entanto e tal como os anteriores presidentes optou pela manutenção da maioria das pessoas que há muito saltam de galho em galho em Alvalade. E mais nao digo. Estou profundamente desiludido com o Sporting clube de Portugal e acredito cada vez menos em capacidade para dar a volta. Há pouca pro-actividade e deixamos sempre levar-nos pelo fado leonino. N 4f vai ser mais do mesmo pois nao há quem os tenha no sítio para dar um murro na mesa.

    SL


    Miguel Damas

     
  • At 5/2/12 21:38, Blogger Gabriel said…

    Juvenal,
    De acordo quase em tudo. Faltou tocar no C. Freitas.
    Mas temos problemas muuiito maiores agora.
    Gabriel Almeida

     
  • At 5/2/12 22:02, Blogger Relva said…

    Já faltava o carlos freitas, porque não o paulinho ou o roupeiro, enfim..
    Ver o Nelson oliveira, e o benfica a jogar, pareçe que o sporting joga em relanti, ou a tv está em 2x. E este acvançado tem jogado? nem pareçe..

     
  • At 6/2/12 17:26, Blogger Luso said…

    Sou contra o apoio incondicional, mas temos de nos ver ao espelho. Nos últimos anos têm passado muitos jogadores pelo Sporting, tantos sem qualidade para vestirem de leão ao peito, mas outros tantos que não tiveram o apoio dos sportinguistas...por desgraça nossa.

    Assim de repente, lembro-me do Caicedo que bem podia estar agora no Sporting. Já mostrou noutros campeonatos ter qualidade, e físico não lhe falta, coisa que sim falta ao Sporting.

    Tivemos um Postiga mal amado, mas com grande técnica e perseguido pelos foras de jogo; agora temos um "Seba" melhor marcador do segundo escalão Francês... cujo contributo não passa de tapar o lugar a um Wilson Eduardo, por exemplo.

    O Djálo? Esse foi agora parar a um rival. O Floribella não era o melhor do mundo, mas perseguido constantemente pelos próprios seguidores do seu clube, também não o podia ser. É verdade q teve oportunidades de sobra para se afirmar, mas se somos os primeiros a limitar os nossos jogadores não podemos esperar grande coisa. Vamos ver o que faz como o apoio do seu novo clube e adeptos, porque vindo das nossas escolas já se sabe que vão querer fazer dele um Kun Aguero.

    Essencialmente, quero dizer que no Sporting pressiona-se ao invés de se apoiar. Enquanto assim for, seremos sempre nós os principais prejudicados. E esta pressão não se limita a jogadores...

     
  • At 7/2/12 07:23, Blogger Luis Magalhães Pereira said…

    PS - Ao presidente Luis Godinho Lopes, quero dizer-lhe que sei o quanto está a sofrer e não tendo votado nele posso dizer-lhe que o aprecio bastante. Teve erros de casting. É inteligente e seguramente que já os detetou! Força, Presidente!

    Juvenal,

    Caramba, mas tu na realidade... és mesmo um homem de fé! Essa tua crença cega, incompreensível, contraditória nos Lideres SADicos vem de onde? Até onde e até quando é que tu levas essa tua auto-mistificação?

    16 anos depois ainda não percebeste o que é que esta gente quer do nosso clube????

    É por esta e por outras razões que eu nunca quis ser militante dum partido (com excepção do SCP). A militância condiciona-nos totalmente o juízo livre e independente!

     
  • At 7/2/12 23:30, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Luís, sei que temos formas de ver o clube aqui ou ali parecidas, mas com feitios diametralmente opostos, pese a nossa amizade.
    Do Presidente disse aquilo que senti... Não sou de ser yes man nem lambe botas de ninguém, e muito menos almejo qualquer lugar que não o da bancada. Existem por lá pessoas que antipatizo muito mais e que estão fora do paradigma da SAD e do "roquettismo"!
    Abraço

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home