Uma Herança Complicada
Eleito há pouco mais de dois meses, mais propriamente no passado dia 23 de Março, ao Presidente Bruno de Carvalho, ou a qualquer outra das duas candidaturas de então, esperavam-lhe uma árdua tarefa e não será de todo despropositado dizer que encontrariam o Clube na maior crise da sua centenária História.
Indubitavelmente os últimos 17 anos, mais propriamente a nova era que se iniciou com o celebérrimo 'projecto Roquette', levaram-nos os anéis e os dedos, por troca apareceu um grupo de tecnocratas sem conhecimento, paixão, e até, aqui ou ali, não generalizando, com muita desonestidade intelectual, para não ser mais duro na apreciação.
Sabem os que me são mais próximos, pese ser um amante do futebol e de ter servido o Sporting nessa modalidade, que a minha paixão sempre foram as modalidades. Quiçá o defeito de pertencer à 'geração João Rocha', efeitos da entrada nos 'entas' que me proporcionaram grandes tardes/noites no pavilhão antigo e depois na Nave. Eramos um clube eclético, com chama, com interesse... ganhar era quase uma obsessão. Vergávamos os adversários com uma gula demolidora. Momentos inolvidáveis tiveram os que viveram esses tempos. Lamento pelos mais jovens leões, que se debatem com a falta de um pavilhão, por exemplo. Só um enorme amor ao Sporting os faz vibrar com as modalidades.
Esta entrada de texto, e estes tempos, servem para fazer um alerta a Bruno de Carvalho - sei que ele sabe disso, mas o coração manda-me escrever isto - para que consiga contornar estes tempos sem dizimar as modalidades. Sei que suportar a árdua tarefa de um passivo gigantesco, e com a reestruturação financeira a obrigar a fechar a torneira dos euros, levando o futebol para patamares inferiores aos que vivemos, com esses tecnocratas a desbaratarem então milhões em jogadores rudimentares e com uma redução enorme para parâmetros na ordem dos 20 milhões. Acredito que a formação de excelência do nosso Clube, complementada com a inclusão de jogadores que acrescentem qualidade e com a contratação de um jovem e arrojado 'leão' como Leonardo Jardim, nos vai levar a bom porto e dar paulatinamente a volta ao texto.
Mais me preocupa o que vou lendo e ouvindo sobre os cortes nas modalidades. Fala-se em 50 por cento, em debandada de jogadores para outros clubes, etc... Sei, e acredito que nos gabinetes de Alvalade se trabalhe para contrariar isto, que se consiga fazer mais com menos. O pior que nos poderá acontecer é ter que assistir a um período sabático no futebol, em que claramente lutar pelo título no imediato parece pouco verosímel, e assistir ainda às modalidades sem capacidade de andar a lutar por títulos. Acabar com a tradição ganhadora nas modalidades é dar um 'tiro no coração' do Sporting. A culpa não é dos órgãos sociais eleitos. Os culpados estão por mim bem identificados e sempre os combati. Quiseram fazer do Sporting um conjunto de empresas e julgavam que todos os anos vendiamos jogadores da Academia às carradas. Eram os da douta sapiência. Agora, por culpa desses, estamos a viver momentos complicados.
Por isso apenas peço: venda-se um 'cromo coxo' que ganha dois milhões ano e mantenham-se vivas as modalidades. Sei que não sou gestor e pouco percebo de finanças - não consegui ainda por exemplo entender o excel do Vitor Gaspar - mas façam um esforço e apostem na manutenção das modalidades a lutar pelos títulos. Era assim nos tempos de João Rocha, porque não pode ser agora?
Juvenal Carvalho
Indubitavelmente os últimos 17 anos, mais propriamente a nova era que se iniciou com o celebérrimo 'projecto Roquette', levaram-nos os anéis e os dedos, por troca apareceu um grupo de tecnocratas sem conhecimento, paixão, e até, aqui ou ali, não generalizando, com muita desonestidade intelectual, para não ser mais duro na apreciação.
Sabem os que me são mais próximos, pese ser um amante do futebol e de ter servido o Sporting nessa modalidade, que a minha paixão sempre foram as modalidades. Quiçá o defeito de pertencer à 'geração João Rocha', efeitos da entrada nos 'entas' que me proporcionaram grandes tardes/noites no pavilhão antigo e depois na Nave. Eramos um clube eclético, com chama, com interesse... ganhar era quase uma obsessão. Vergávamos os adversários com uma gula demolidora. Momentos inolvidáveis tiveram os que viveram esses tempos. Lamento pelos mais jovens leões, que se debatem com a falta de um pavilhão, por exemplo. Só um enorme amor ao Sporting os faz vibrar com as modalidades.
Esta entrada de texto, e estes tempos, servem para fazer um alerta a Bruno de Carvalho - sei que ele sabe disso, mas o coração manda-me escrever isto - para que consiga contornar estes tempos sem dizimar as modalidades. Sei que suportar a árdua tarefa de um passivo gigantesco, e com a reestruturação financeira a obrigar a fechar a torneira dos euros, levando o futebol para patamares inferiores aos que vivemos, com esses tecnocratas a desbaratarem então milhões em jogadores rudimentares e com uma redução enorme para parâmetros na ordem dos 20 milhões. Acredito que a formação de excelência do nosso Clube, complementada com a inclusão de jogadores que acrescentem qualidade e com a contratação de um jovem e arrojado 'leão' como Leonardo Jardim, nos vai levar a bom porto e dar paulatinamente a volta ao texto.
Mais me preocupa o que vou lendo e ouvindo sobre os cortes nas modalidades. Fala-se em 50 por cento, em debandada de jogadores para outros clubes, etc... Sei, e acredito que nos gabinetes de Alvalade se trabalhe para contrariar isto, que se consiga fazer mais com menos. O pior que nos poderá acontecer é ter que assistir a um período sabático no futebol, em que claramente lutar pelo título no imediato parece pouco verosímel, e assistir ainda às modalidades sem capacidade de andar a lutar por títulos. Acabar com a tradição ganhadora nas modalidades é dar um 'tiro no coração' do Sporting. A culpa não é dos órgãos sociais eleitos. Os culpados estão por mim bem identificados e sempre os combati. Quiseram fazer do Sporting um conjunto de empresas e julgavam que todos os anos vendiamos jogadores da Academia às carradas. Eram os da douta sapiência. Agora, por culpa desses, estamos a viver momentos complicados.
Por isso apenas peço: venda-se um 'cromo coxo' que ganha dois milhões ano e mantenham-se vivas as modalidades. Sei que não sou gestor e pouco percebo de finanças - não consegui ainda por exemplo entender o excel do Vitor Gaspar - mas façam um esforço e apostem na manutenção das modalidades a lutar pelos títulos. Era assim nos tempos de João Rocha, porque não pode ser agora?
Juvenal Carvalho
Sangue LEONINO
30 comentários:
At 4/6/13 17:03, The Cure said…
grande abraço, Juvenal.
100% de acordo.
At 4/6/13 17:21, JuvenalCarvalho said…
Abraço, amigo!
At 4/6/13 19:55, Jorge Redondo said…
Subscrevo totalmente a análise feita pelo Amigo Juvenal,
Jorge Redondo
At 4/6/13 20:57, ILLUMINATOR said…
Concordo totalmente!
Vender um cromo coxo é que vai ser difícil...mas nem que seja a custo zero precisamos é de nos livrar de certos salários (bohlarouz, pranjic, onyewu...)
At 4/6/13 22:59, Anónimo said…
completamente de acordo juvenal, mas temo que este alerta caia em saco roto
At 5/6/13 00:00, Anónimo said…
Agora é que nós vamos poder falar mais a sério sobre esse mito da incompetência e ainda bem que a opção passou por pouca dureza, faria... Espero que aqui também não se aplique a ladaínha do passado ou também é preciso dinheiro para ser competente? Espero bem que não.
At 5/6/13 00:12, Anónimo said…
Realmente... O José Roquette, porque foi o falado, agora também é um tecnocrata sem conhecimento? E sem paixão? Qual de nós é que já deu mais ao clube? A avaliar por estes dois primeiros meses tens razão, o Bruno de Carvalho tem sido de uma honestidade à prova de bala. Já coincidiu em alguma coisa do que prometeu, talvez nas modalidades não? Já para não falar na competência. E o que é que ele já fez na vida para poder ser avaliado?
At 5/6/13 00:41, Sporting até morrer said…
O que é que Roquette e seus seguidores deram ao clube além de um projecto falhado e falido?
Em que é que devemos estar agradecidos a Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, Bettencourt e Godinho Lopes e á sua gestão ao fim de 17 anos?
De que maneira se consegue comparar o trabalho de um presidente que está à frente de um clube há 2 meses e que recebeu como herança 250.000.000,00 de passivo, com a incompetência, em especial, dos dois últimos presidentes?
A quem queres tu atirar areia para os olhos?
Essa capa do anonimato fica-vos sempre bem para não serem identificados.
At 5/6/13 01:24, Juvenal Carvalho said…
Caro anónimo, para que saibas não votei no Bruno nem estou arrependido de tal facto. Quanto ao José Roquette considero-o mais do que um tecnocrata sem conhecimento de desporto. Considero-o mesmo o coveiro do Sporting, acolitado por tantos outros. Quanto ao anonimato, parece-me despropositado para quem faz tão cegas defesas de alguém!
At 5/6/13 10:24, Juve Boy said…
Digo desde já o que fez na vida para ser avaliado. Para além de esmiuçarem da vida de Bruno de Carvalho durante as eleições, até contas de condomínio, posso desde já dizer que andou por AG, bancadas do estádio e pavilhões por essa Europa a acompanhar as equipas do SCP.
Entretanto os teus DONOS andavam em gabinetes do BES, camarotes Vips a mamar camarão, croquettes e champanhe, sempre com "convidadas" novas todas as semanas. Gente como tu, anónima e mesquinha, são piores que tripeiros e lampiões, são um CANCRO para o meu clube. Mantém o anonimato e espero que te engasgues nas migalhas que esta corja te deu quando lhes deste o cú!
At 5/6/13 10:46, Anónimo said…
Caro Juvenal,
Em 2011 já não havia dinheiro nenhum no Sporting e ainda haviam menos jogadores com qualidade, essa coisa da herança só serve para distrair. Até agora o mais competente foi sem dúvida o Barroso, com os filhos e com os amigos, não só conseguiu interromper mais um mandato num clube com dimensão do Sporting como ainda conseguiu eleger finalmente o seu candidato. Calculo que devem ter sido também dois anos muito complicados, como para o Sporting. Quem manda não saber aproveitar ao longo dos anos uma família tão distinta, toda ela expert em futebol e ainda ter a ousadia de já não aguentar o histerismo do médico na tribuna? Quem pensa que no Sporting as direcções caem e sucedem-se a uma velocidade vertiginosa muito para além de questões meramente pessoais anda redondamente enganado e há muito tempo, bastam os primeiros maus resultados... Por acaso os resultados melhoram? E não sendo mais fácil aguentar este papagaio na televisão e num programa inenarrável, sempre colhe mais frutos ao mesmo tempo que lá vai continuando a envergonhar a nação leonina semana após semana, agora e pela primeira vez verdadeiramente integrante da estrutura leonina, um sonho para os filhos. Como sempre no fim avaliam-se os resultados, para já vai pedindo mais dinheiro à banca, no mínimo estranho depois das garantias e da convicção deixadas pelo seu candidato ainda em campanha. Infelizmente, as modalidades também vão pagar muito caro esta eleição.
Quanto ao resto pouco importa em quem cada um votou desta vez e ainda importa menos levar a vida a falar do passado. José Roquette foi campeão, Dias da Cunha foi campeão, já deixaram o clube há muito tempo e nenhum é responsável pelo que veio depois. A história do estádio já enjoa, os rivais podem ter um estádio novo e o Sporting não? Quando não fazemos dinheiro e o Sporting nunca o conseguiu verdadeiramente depois, até um Fiat gasta muito. Depois ainda se admiram que nos chamem calimeros. O que o Sporting precisa há muito tempo é de potenciar o futebol de uma vez por todas e para isso precisa de capacidade de investimento para resolver a situação financeira muito complicada, nem os candidatos tinham passado a campanha a prometerem investidores se houvesse outro caminho, de uma estrutura de profissionais sérios e que todos entendam que estamos a falar de um projecto que leva tempo e Jesualdo Ferreira nesta fase da carreira era mesmo o homem certo e não estou com isto a depreciar o valor de Jardim que também o tem, por quanto tempo no Sporting? Que ainda não vai ser desta salta à vista. E também não faço a mínima ideia de quem é que estabeleceu as regras da blogosfera leonina, só sei que o Sporting passava muito melhor sem ela.
At 5/6/13 11:31, Sporting até morrer said…
Desde 2011 a 2013 houve dinheiro como o provam mais 100M de euros de passivo acumulado.
Em 2011 houve capacidade para ter um cheque e uma vassoura, conduzindo-nos à actual catástrofe financeira e desportiva.
At 5/6/13 11:40, Juve Boy said…
Tresandas a camarão e champanhe meu caro.
Como CARALHO só serve para distrair? Tinhas lá Maniches a limpar 200 000 por mês, veio o Godinho e queima em dois anos milhões em transferências, milhões em ordenados, tudo desnecessário, e ainda deixa o Ricky vendido a preço de saldo para pagar os salários de Fevereiro que, CURIOSAMENTE, só foram pagos no mandato de BdC! E o dinheiro?
Consulta os passes dos nossos juniores, todos têm 5% vendido, 10%, outros 15%, sabes para quê? Ir pagando a água e luz, enquanto o Labyad assinava para receber 2 MILHÕES por objetivos, o objetivo de fazer uma época sem morrer no Sporting.
Roquette não é responsável? Mas você é burro ou vai-me dizer que o Riccardi também é um salvador. Roquette alienou o que nos havia sido deixado por homens como João Rocha, passivo ZERO e terrenos avaliados em 200 MILHÕES. Mas você, abécula, diz que não há responsabilidade. Há lá agora! O Sporting foi o ÚNICO a pagar a totalidade do estádio, os outros tinham parcerias.
Deixe-me acabar com a sua última intervenção. Que os blogs prejudicam o Sporting. Prejudicam sim, é gente como você e os que você apoia, porque pelos vistos tem medo das opiniões dos sócios. Adorava quando nem todos tinham acesso á informação e as opiniões dos sócios eram GOZADAS em plena mesa da AG não é? Gente como você tem tanto de Sportinguista como os adeptos do benfica, mas estes pelo menos assumem o seu clube. Corjas!
At 5/6/13 12:46, fanático said…
"Em comunicado, hoje divulgado no site do clube, pode ler-se que “a Direcção do Sporting Clube de Portugal e a Administração da Sporting SAD sempre afirmaram que (…) pretendem manter relações institucionais com todos os clubes e com eles trabalhar em prol do bem comum, o desporto nacional”.
Mas, sublinha a direcção e SAD do clube, “foi sempre deixado bem claro que nunca seriam toleradas posições de subserviência relativamente a nada, nem a ninguém”, da mesma forma que “foi reafirmado inúmeras vezes que todos aqueles que se relacionam ou queiram relacionar com o Sporting Clube de Portugal terão que o fazer numa base de entendimento, assente no respeito mútuo”.
Em causa, lê-se no comunicado, estão “os momentos que antecederam a final da Taça de Portugal em Andebol, no Pavilhão de Tavira,” no passado dia 2 de Junho, “entre os membros das Direcções do Sporting, representado pelo seu presidente Bruno de Carvalho e do FC Porto, pelo vice-presidente Adelino Caldeira”.
“Naquele encontro, quando o presidente do Sporting (…) se preparava para cumprimentar o representante máximo da delegação adversária, este assumiu uma conduta inqualificável de total desrespeito pela instituição Sporting Clube de Portugal, com cenas lamentáveis que de imediato mereceram o devido repúdio e uma resposta cabal por parte dos dirigentes do Sporting”, recorda o documento.
Face a estes “graves acontecimentos, que se traduziram num total desrespeito pela Instituição Sporting (…) e após ter decorrido o tempo suficiente para os dirigentes do FC Porto se demarcassem e retratassem da inqualificável conduta do seu representante", o clube de Alvalade decidiu suspender “todas as relações institucionais com o FC Porto até que fique claro o seu efectivo respeito pela nossa Instituição, e sua efectiva vontade de estabelecer relações normais e de respeito” com o clube de Alvalade.
No encontro, disputado no passado domingo, o Sporting conquistou a sua 14ª Taça de Portugal de Andebol masculino, ao derrotar o FC Porto, após prolongamento, por 30-28."
Notícias ao minuto
At 5/6/13 12:51, Anónimo said…
Ainda é muito cedo para falar de coveiros. Não se podem comparar épocas atravessadas por crises mundiais, com outras em que a economia crescia e o dinheiro era barato. Muita incompetência sem dúvida que existiu. Estou pessimista e não é por BC ser o presidente. Mas, mais adiante veremos. Agora o que está ao nosso alcance é podermos expressar as nossas opiniões, sem insultos, e acusações não fundamentadas, e sem esquecermos que somos todos sportinguistas.
At 5/6/13 13:23, Anónimo said…
Ó bruno ó bruno grande macacão caíste da árvore com o cu no chão! Bora cortar relações com o porto e porque não com os restantes clubes cujos presidentes se riem, a bandeiras despregadas, de ti! ficavas a falar com os ordinários(como se vê por quem actualmente frequenta este blogue) dos teus apoiantes.
Contudo, apesar de ter um presidente destes, o SPORTING não deixa de ser o SPORTING.
SL
At 5/6/13 14:10, Juve Boy said…
Epah, com uma argumentação dessas, torna-se complicado tirar o teu perfil mas vou tentar.
17 aninhos, borbulhento, fraca vida social, descarregador de frustrações em blogs alheios, lampião.
E esta, acertei?
At 5/6/13 14:17, Anónimo said…
Não somos todos sportinguistas porque já se percebeu que passados 2 meses das eleições ainda é impossível apoiar mais uma direcção sem ser às cavalitas de outras? E o anónimo das 10: 46 tem toda a razão na parte de porquê José Roquette ou outro passado mais de uma década. E ainda tem mais razão quando diz que há muitos apoiantes da actual direcção interessados em cultivar essa clivagem e o principal é mesmo o Barroso, ele lá sabe o que andou a fazer nos órgãos sociais do Sporting nos últimos 2 anos. E já nem se preocupa em camuflar as suas intenções e a sua actuação quando passados 2 meses volta a falar de ilegalidades em 2011 que até já foram só irregularidades, foi só boa fé. Afinal o caminho é para a frente ou para trás? Porque se é para trás hoje não tenho dúvida nenhuma que para além dos nossos adversários de sempre houve gente infiltrada em Alvalade no último mandato só com o propósito de derrubar a direcção. Já não chegava o sistema ou a incompetência ou o que lhe quiserem chamar.
Hoje mesmo o maior exemplo, o gajo do Porto não cumprimenta o nosso presidente em Tavira e é um acidente institucional do caraças. O presidente do Benfica depois dos incidentes todos na Luz com os nossos adeptos, vem a nossa casa, chama o nosso presidente mentiroso e foi uma questão pessoal, vai de regularizar a relação com os nossos vizinhos que agora também são nossos amigos? Alguém acredita na boa fé sem prejuízo para o Sporting na dispensa de grandes sportinguistas depois disto?
Tenham vergonha que eu tenho muita paciência e vou aguardar pela AG porque também acho que a blogosfera não é o sitio mais indicado para continuar a comentar este comportamento vergonhoso da actual direcção do Sporting e sem qualquer tipo de oposição pública.
At 5/6/13 14:26, Juve Boy said…
É mesmo isso, e por favor diz isso tudo na AG, sem tirar nem pôr, esta agora do não se poder olhar para atrás é lindo, as centenas de milhões de euros de buraco e contratos de 2 M anuais a jogadores medianos basta esquecer que desaparecem.
Comportamento vergonhoso houve durante 17 anos e ninguém falava, este presidente com 2 meses de trabalho já tem o carmo e a trindade a cair-lhe em cima.
Asério, vá reclamar porque já não há lagosta no camarote VIP, pode ser que tenhamos uma chance de conversar sem "anónimosidades".
At 5/6/13 14:28, Juve Boy said…
Vergonhoso cortar relações com o Porto, porra, há com cada uma!
At 5/6/13 15:20, GF said…
Agora o Godinho Lopes vem para aqui comentar a actualidade do SCP??
Os "adeptos" que desculpam as atrocidades feitas pela anterior direcção com a argumentação dos infiltrados mereciam ser lampiões.
Ainda bem que havia infiltrados na anterior direcção. A eles deixo aqui o meu agradecimento!!
At 5/6/13 15:24, Anónimo said…
Boy,
Se calhar vergonhoso foi reatar com o Benfica, o dualismo. Se calhar vergonhoso não é andar a falar do passado mas tentar camuflar o que se andou a fazer no passado. Também queres falar das promessas da campanha? Ou isso agora está vetado a um simples sócio que passa logo a croquete?
At 5/6/13 15:30, Anónimo said…
Mas ainda não perceberam, esta direcção quando o campeonato começar vai jogar contra a direcção anterior e com o Godinho à baliza e sem árbitros. Ainda é preciso dizer quem joga no lugar do Ricky?
At 5/6/13 15:35, GF said…
Fico doente com certos comentários.
Como é possível haver sportinguistas que apoiam a anterior direcção??
Como é possível haver sportinguistas que admitem/permitem que o Sporting seja desrespeitado??
Este blog está cheio de infiltrados só pode!!
Para bem do blog proponho que só possam comentar pessoas registadas!!
At 5/6/13 15:45, Juve Boy said…
Ao primeiro anónimo, quem reatou com o Benfica? Declarações de BdC depois do derby das B, vê e informa-te. Promessas de campanha. Epah, diz qual não cumpriu ( em 2 meses atenção! Isto é só amor pelo Bruno). O terceiro elemento, que seria Jesus Cristo a fazer milagres, não fosse ser esse elemento a diferença entre uma boa e má direção. Espera! Investidores! É isso, é por badamecos ignorantes como tu, que Portugal caminha para um poço sem fim. Sem auditoria e devida reestruturação, quem vai meter dinheiro? Ou um exemplo para gente como tu, se te deram um vasilhame roto, vais remendá-lo e depois encher de novo, ou metes logo agua e o remendo logo se vê? A não haver investidores DEPOIS disto, tens-me a criticar o Presidente.
Ao segundo anónimo ( foda-se parecem cogumelos) é esse o espirito. Na ordem dessa ideia, quando o Ronny defendeu com a mão, não fomos campeões justamente, porque não foi o arbitro a tira-la da baliza. De mim pouco levas, o chão que piso tem mais sportinguismo que gente como tu.
At 5/6/13 19:21, Unknown said…
Este comentário foi removido pelo autor.
At 5/6/13 20:31, jaime crespo, said…
Caro Juvenal, gosto do seu texto mas preocupa-me um certo desacretitar no que parece impossível mas quando uma grande massa acredita torna-se realidade. Sei que o presente e futuro próximo do Sporting não são um mar de rosas mas caramba, deixem-me sonhar... que as vitórias são possíveis.
Saudações Leoninas
At 5/6/13 21:38, Anónimo said…
Vê-se mesmo que não conhecem o dr. Burroso, antes do pontapé no rabo do Bettencourt chamava banha da cobra às tretas todas que foram debitadas durante a campanha como nós e quem é que ele apoiava depois do trabalho todo que teve? Senão desse muita bandeira estava tudo pronto para ser ele avançar, o convite em casa do Sampaio é uma grande treta, ainda maior que as do Bruno. E agora está todo borrado de poder vir a fazer ainda pior quando a bola começar a rolar e vai de tentar responsabilizar o passado. Azar, os filhos que expliquem ao pai como é que vai descalçar a bota.
At 5/6/13 21:51, danieL said…
PPC, és mesmo tu ??
At 6/6/13 03:43, José Duarte said…
Também me cheira a PPC.
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home