"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, dezembro 28, 2014

Y porque no se callan??!!








Um dos meus  animais preferidos é sem sombra de dúvida o papagaio. Aliás, tive um belo verdito durante quase três décadas. E sinceramente prefiro mesmo os genuínos. É que as cópias serão sempre apenas isso: meras cópias, bem longe da qualidade dos originais.

Posto isto, no nosso clube onde impera o símbolo do leão, paradoxalmente têm desde sempre abundado aves falantes que tagarelam, berram, dão bitaites, mas quase sempre sem razão e pingo de fundamento.

Detesto mensageiros, avençados, moços de recados e outros que tais. Prezo muito as pessoas íntegras, que falam cara na cara, olhos nos olhos, aquilo que pensam dos outros. As avenidas das mensagens, dos recados sempre foram espaços demasiados obscuros, sombrios, abrigos demasiado cobardes para quem apenas olha para o seu umbigo e para os seus interesses.

Estamos quase a entrar em 2015, e enquanto nos rivais nada se passa na praça pública, no nosso clube continua a novela presidente/treinador e a muito feia lavagem de roupa suja! E claro, gente ridícula em bicos de pés a alavancar o clima de confusão e acrimónia!

A cada minuto, hora, dia, novas versões e boatices vão surgindo, num terreno que se tornou perigosamente demasiado fértil para quem gosta de conspirações, cabalas e intrigas.

Já enjoa e provoca azia a tendência suicida e autoflagelatória que se confunde com o ADN leonino. Sempre que a casa parece estar a caminho de uma decente arrumação logo acontece um facto desestabilizador, um fósforo que reacende o clima de gerrilha e de sobrevivência das capelinhas.

No caso concreto, irrita-me que muitos 'leiam' a actuam situação e creiam que se tenha que escolher trincheiras ou tomar partido por Bruno Carvalho FC ou por Marco Silva CF. Teimo em ser apenas e só do Sporting Clube de Portugal. Claro que lamento que BC não tenha mais bom senso, menos deslumbramento em relação ao cargo a que conseguiu chegar, que não consiga travar certos ímpetos que o levam a usar e abusar de aparições públicas, de declarações, de desabafos facebookianos descabidos e imprudentes, assim como não entendo que Marco Silva mande recados a superiores hierárquicos em conferências de imprensa, perante plateias de jornalistas que salivam alarvemente por mais lenha  para a fogueira que sustenta e motiva as vendas dos seus pasquins.

Espero sinceramente que 2015 traga mais recato, serenidade e sensatez a quem tem cargos de responsabilidade no Sporting Clube de Portugal e que aquilo que 'aconteça nos gabinetes de Alvalade, permaneça em Alvalade'... longe dos holofotes, dos profissionais do boato... e da propaganda.

Por último, que no ano que se aproxima papagaios e comentadores associados e conotados com o nosso clube sejam mais comedidos... ou até mesmo reciclados! Opinion makers de pacotilha ou de trazer por casa apenas causam náuseas, nada mais que isso!

Nuno M. Almeida
    Sangue LEONINO


33 comentários:

  • At 28/12/14 15:51, Anonymous Anónimo said…

    Muito bem!

     
  • At 28/12/14 16:48, Anonymous Anónimo said…

    Concordo com a generalidade do post, apenas discordando na parte referente à comunicação de Bruno de Carvalho, que tem uma estratégia muito acertada nesse aspecto fazendo as comunicações através das vias institucionais quando as mesmas se justificam e utilizando outras vias como o Facebook quando o mesmo se justifica de acordo com a sua estratégia de comunicação. Discordo também da referência a recados de Marco Silva através das conferências de imprensa. Não se passa nada para além de normais diferenças de opinião, o que acontece por exemplo entre um marido e a sua esposa, será que num casal onde existem sempre diferenças de opinião sobre vários assuntos quer dizer que essas mesmas diferenças de opinião implica que eles se vão divorciar?

    Lion King

     
  • At 28/12/14 16:54, Anonymous Anónimo said…

    Lion King, os casais nao devem é falar das divergências na praça pública

     
  • At 28/12/14 17:01, Anonymous Anónimo said…

    E o Marco Silva falou? E Bruno de Carvalho disse que existiam divergências ou o contrário? Ouvi a entrevista de Bruno de Carvalho à Sporting e ele apenas indicou existirem as tais questões internas normais, como existem entre Jesus/Vieira ou Lopetegui/Pinto da Costa, pois é assim em todos os clubes onde o processo implica que se converse e explanem ideias por mais diferentes que elas sejam!

    Lion King

     
  • At 28/12/14 17:09, Blogger Maria said…

    Perfeito!
    A novela enjooa ,mas há uma cisão, que vem de longe e que, em vez de acabar em nome do interesse COMUM , parece acentuar-se e sendo assim só acaba no ESTRONDO!
    Cada macaco no seu galho: a era do "l'État c'est moi", o absolutismo...acabou, mas não pode ser substituída pelo populismo das redes sociais.
    Há que entender a Dignidade dos cargos e há coisas que um Presidente não pode fazer.
    O Sporting não são só os jovens, nem só os velhos. O Sporting tem uma História que não começou há meia dúzia de anos.
    Oxalá 2015 nos traga a PAZ por que suspiramos há muito.
    Viva o Sporting,Hoje e Sempre!

     
  • At 28/12/14 17:10, Anonymous Anónimo said…

    Questão:

    "Lion King" é o novo pseudónimo do ex-ministro da informação do Iarque Mohammed Saeed al-Sahhaf? Se não se trata da mesma pessoa, devo elogiar a capacidade de Lion King. "Não se passa nada para além de normais diferenças de opinião" é digno dos mais divertidos (não dos melhores).

    Também achei interessante a primeira parte: "uma estratégia muito acertada" (de comunicação). Nota-se...

    Só um pequeno reparo, mais dirigido ao staff de Bruno de Carvalho: se é com esta estratégia de negação e com spin doctors como estes, que pretende apagar o incêncio, a coisa não vai correr bem. Bruno de Carvalho devia saber que há especialistas na matéria que se contratam para estas situações. Ter acéfalos em blogs a dizer que está tudo bem ou Zés Eduardos a marcarem reuniões com funcionários para levarem recados do presidente, é um bocadinho básico, ou não?

     
  • At 28/12/14 18:06, Anonymous Anónimo said…

    "Caro Marco Silva, demito-o do cargo de treinador. Mas espere aí, não se vá já embora. Só lhe comunico oficialmente a decisão depois de arrranjar dinheiro para lhe pagar a indemnização e depois de calar uns chatos aqui na direcção mais os jogadores que também estão do seu lado. Quanto aos sócios, eu trato disso. Ameaço-os que me demito e eles mudam logo de opinião, passando a estar de acordo comigo. Portanto, caro Marco, é treinador do Sporting até eu lhe enviar a carta de demissão."

    O génio da gestão, da comunicação e de tudo mais, o grande Bruno de Carvalho, a luz verde que nos ilumina.

     
  • At 28/12/14 19:42, Blogger Sporting até morrer said…

    Nuno,

    Juntava ao teu excelente post o último texto que o António Tadeia escreveu via facebook e que é o retrato fiel da poeira (demasiada) a que se referia o Inácio no recente sorteio da Liga:

    "O processo Sporting-Marco Silva tem de ser lido à luz das estratégias de comunicação. Não estou no activo, mas este caso parece igual a tantos outros: há uma (ou mais) fonte(s) com interesse no caso a soprar a notícia do desconforto entre presidente e treinador; essa (ou essas) fonte(s) não assume o odioso da revelação e mantém-se anónima(s); o desconforto, porém, existe, pelo que a notícia é verdadeira. O caminho fácil é despejar em cima do leitor a pesporrência da fonte, sem a nomear, fazendo-lhe o jogo sujo em troca de mais uma informação que no futuro dê jeito a ambos; o caminho certo é denunciar o desconforto existente e expor a estratégia da fonte.
    O problema é que seguir o caminho certo pede um mundo certo, em que as empresas de comunicação social não cedam a lobismos, que são tão ou mais fortes no futebol do que na política. Ao contrário do que já vi escrito, o cavalgar da onda não tem a ver com pageviews. Tem a ver com sobrevivência, com a vontade de continuar no jogo.
    O caminho certo enquanto consumidor de informação também não é assobiar para o lado e dizer que o jornalismo é a nova forma de populismo. Não é vestir a camisola e disparar que o jornalista quer desestabilizar o clube. É exigir que nos expliquem como é que, de um dia para o outro, as redes sociais estão cheias de alusões à associação de Marco Silva a um empresário que tem relações com a Doyen (como se as não tivesse já quando ele assinou contrato por quatro anos) ou como é que José Eduardo aparece a dizer o que disse acerca da agenda própria do treinador. Mas isso, mais uma vez, seria num mundo certo, em que as empresas de comunicação social não cedessem a lobismos como cedem e o consumidor tivesse a possibilidade de escolha educada entre o jornalismo e isto que se faz.
    O problema é que o jornalismo está a tornar-se um vício muito caro. E como há por ai muitos sucedâneos grátis, ninguém quer pagar por ele."

    SL

     
  • At 28/12/14 20:35, Anonymous Anónimo said…

    Pois é...

    Nuno M Almeida

     
  • At 28/12/14 21:56, Blogger RFM said…

    Estou farto de Novelas acerca do SPORTING C. de PORTUGAL envolvido nas bocas acerca dos conteúdos de Bruno Carvalho (O meu Presidente e do SCP) e um funcionário do Clube..chamado Marco Silva..

    Fumo há e bastante cheiroso..Lume vamos ver

    Costuma-se dizer que NUNCA há fumo sem fogo e para mim cheira-me FOGO

    Marco Silva tem a folha feita..a sua saída vai-se consumar dentro em breve..Digo eu..

    NUNCA achei nem acho demasiado tudo o que BC diz..a conjuntura da Liga-Duque-aliança-SLB-FCP quer enterrar o SPORTING
    Por outro lado os Médias ajudam os Mafiosos-Corruptos

    Quanto ao Marco Silva..ainda nada vi nele de especial para tanto defensor..estamos piores do que ano passado e com melhor plantel

    Lembro-me do Fonseca do Paços Ferreira..depois do FCP voltou ao lugar dele..pode ser que o Estoril seja o objetivo de MS...PC-FCP não foi num segundo resgate para mais um barrete.
    É que treinar o SPORTING exigente e cheio de pressão não é a mesma coisa que o Estoril

     
  • At 28/12/14 22:06, Blogger RFM said…

    Marco Silva pelo que disse antes do jogo com Nacional e disse depois do jogo merece RUA.

    Estamos é mal habituados em Portugal e faltar ao respeito ao Patrão..Façam o favor de trabalhar num País a sério e depois verão como é ..
    Se ele disse que gosta de criticar ou elogiar cara-cara porque não fez ao BC e veio fazer nas TVs..?!.
    O peixe morre pela boca..é bem certo

    E se o José Eduardo tem razão..????

    Penso que amanhã as coisas podem ficar claras ou mais clarificadas.

    Quem ridicula BC é fazer o jogo dos Mafiosos-Corruptos-Gatunos = slb-fcp

    Força e Coragem para Bruno Carvalho..decide pelo melhor !!!!!!!

     
  • At 28/12/14 22:13, Anonymous Anónimo said…

    Ao RFM,

    Que tal voltar à escola primária? Inteligência não confere mas, pelo menos, ensina a escrever.

     
  • At 28/12/14 22:23, Anonymous Anónimo said…

    Alguns dos comentários a este post constituem um verdadeiro caso de estudo psicanalítico. Se Bruno de Carvalho sugerir que alguém se atire a um poço gritando "Bruno é o maior", tenho a impressão que neste blog se encontram voluntários.
    Pobre Sporting, gerido por um balelas e seguido por carneirinhos como estes.

     
  • At 28/12/14 22:25, Blogger RFM said…

    At 28/12/14 22:13, Anonymous Anónimo said…

    podes assinar o teu nome também?!

    ou queres ir levar onde levam as galinhas?

    Deves ser mais um iluminado..vai corrigir quem te fez as orelhas

    Se calhar não tenho o direito de opinião.....

     
  • At 28/12/14 22:31, Anonymous Anónimo said…

    RFM,

    És mesmo de raciocínio limitado. Onde é que eu disse que não tinhas direito à opinião? Claro que tens direito à opinião - mesmo se as "tuas" opiniões não são tuas e apenas repetes o que outros dizem. Já que queres opiniar, aprende a ler e a escrever, ou então faz copy/paste do FB do Bruno: assim entenderemos melhor.

     
  • At 28/12/14 22:51, Blogger RFM said…

    At 28/12/14 22:31, Anonymous Anónimo said…

    raciocinio limitado?..ou és um iluminado ou provocador..só pode

    Ficas a saber que não sou nem nunca fui papagaio de ninguém e muito menos faço copy paste de quem quer que seja..penso por mim
    Nunca fui ao Facebook de Bruno Carvalho nem preciso para poder pensar (pelo mal ou pelo bem)
    Não te aceito qualquer reparo..cada um é como é escreve como sabe ou aprendeu.
    estou farto dee gente espertalhona ..
    Por isso Portugal está como está e o meu SPORTTING leva por tabela

     
  • At 28/12/14 22:55, Blogger RFM said…

    At 28/12/14 22:31, Anonymous Anónimo said…

    e mais goza mas não abuses..pois posso/podemos sujar aqui o Blog num instante..ok?!
    ficamos por aqui..

     
  • At 28/12/14 23:00, Anonymous Anónimo said…

    Ao RFM,

    E espelho lá em casa, tens?

     
  • At 28/12/14 23:04, Blogger RFM said…

    Já te avisei..
    Olha que lavar a cabeça a burros só se perde o tempo e o sabão...
    eu já estou a perder tempo demasiado contigo..não queiras ser burro.
    Estou a ser simpático contigo...vai, pregar para outra freguesia.

     
  • At 28/12/14 23:07, Anonymous Anónimo said…

    Situação Desportiva do Sporting

    Liga: "Só não estamos em primeiro lugar por causa das arbitragens" BdC

    Champions: Na liga Europa depois de chutados para fora por um árbitro.

    Taça: Apurados para os quartos de final.

    Taça da Liga: A iniciar a competição.

    E perante isto, despede-se o treinador. Parece que, segundo o Zé fabricante de croquetes armado em teórico da bola, "o treinador não treina bem os lances de bola parada".

    Era bom que estes brunistas aterrassem no planeta terra. Lunáticos já cá temos muitos.

     
  • At 28/12/14 23:09, Anonymous Anónimo said…

    Ao RFM,

    Ui, estou cheio de medo... é que vou mesmo embora. Não porque tu me mandas mas porque não me interessa para nada essa tua descrição de como tomas banho.

     
  • At 28/12/14 23:17, Blogger RFM said…

    não deves ter medo..DEVES é ter vergonha e respeito pelo direito de opinão dos outros e muito menos julgar os participantes neste ou em outro Blog.Entendes-te ou os teus Pais nunca te ensinaram o que é respeitar ?!

     
  • At 28/12/14 23:25, Anonymous Anónimo said…

    RFM,

    Ó homem, quando eu que eu disse que não tinhas direito à opinião? Opina, caramba. Opina que é para isso que os blogs servem. Aquilo que eu te disse foi para te esforçares um pouco mais para ver se entendes o que os outros dizem. Se não tenho que repetir a mesma coisa 3 vezes e isso cansa um pouco.

     
  • At 29/12/14 00:09, Anonymous Anónimo said…

    E agora, antes do merecido repouso, deixo uma questão que gostava que me respondessem. Calma, pessoal: respondam objectivamente ao que vos vou perguntar. Sem as divagações do costume sobre "o ódio ao BdC", "o saudosismo dos roquettes", a "ambição de tacho", "o esquema dos jornais dos outros clubes" e todas essas coisas de que são acusados os que não fazem vénia a Bruno de Carvalho.

    É uma perguntinha simples e foi-me feita por uma pessoa que liga pouco a futebol mas que sabe que sou sócio do Sporting, accionista da SAD, portador de Game Box desde a inauguração do estádio e ocasional frequentador de jogos das modaliades, sobretudo Andebol. É que eu não fui capaz de lhe responder; ainda tentei explicar o historial das últimas semanas mas percebi de imediato que não estava a conseguir esclarecer nada.

    Então é assim: "Porque é que Bruno de Carvalho quer despedir Marco Silva?"

    Saudações leoninas a todos.

     
  • At 29/12/14 00:42, Anonymous Anónimo said…

    Em primeiro lugar era realmente preciso saber se isso é verdade ou se é antes o Marco Silva que quer sair. Em qualquer dos casos era importante saber as razões para isso.

     
  • At 29/12/14 07:55, Blogger Jasil said…

    Nuno M. Almeida
    TOTALMENTE DE ACORDO.
    Estou cansado de tiros nos pés. Farto de alimentarmos novelas. Saturado de sermos únicos pela negativa. Assim , nunca poderá haver estabilidade. Como sócio estou a atingir os limites. Lamento sermos o único clube autofágico. Por isso revejo-me totalmente no teor deste post.
    Dei absoluta credibilidade a BC mas começo a ficar cético ...Também não poupo o MS que é um assalariado, e como tal deve preocupar-se em treinar e bem para conseguir resultados, o que por vezes não tem conseguido, mas BC deveria ter tido mais cuidado no tratamento desta situação. O seu protagonismo e falta de preparação para o cargo começa a preocupar...
    Volto a repetir o mesmo chavão, ainda espero que prevaleça o bom senso e que o n/ clube ESTABILIZE.
    CHEGA, BASTA de sermos inimigos de nós próprios.

    SL

     
  • At 29/12/14 08:10, Anonymous Anónimo said…

    Grande post, Leonino.
    Só condeno o Bruno de Carvalho numa coisa: ter contratado o Marco Silva no início da época. Ha e noutra coisa: falar de mais...

    fanático

     
  • At 29/12/14 15:22, Blogger carlos said…

    Ainda não vi, ouvi ou li, nem de BC, nem de Jose Eduardo ou outro qualquer "notável" sportinguista, nem de comentadores tv/jornais/blogs... ainda não vi, ouvi ou li, repito, qualquer argumento minimamente credível que justifique a guerra instalada.

    Peço encarecidamente a alguém que me explique como se eu tivesse 6 anos sff.

     
  • At 29/12/14 19:55, Blogger Tribuno said…

    Se dúvidas houvessem, basta acompanhar o material publicado na imprensa online para perceber que tudo não passa de uma reles tentativa de desestabilização do Sporting, não sei por quem precisamente nem com que objectivo, mas sei quem dela beneficia: SLB e FCP.
    Até Leonardo Jardim opina sobre se existem ou não razões para despedir o treinador, consubstaciando o circo ridículo montado pela comunicação social, onde cada nova publicação é montada como se fosse totalmente válida. É obra!!!!

    Não nego que possam existir alegadas divergências entre o Presidente do Sporting e o seu treinador, mas acredito que existe agenda escondida de alguém que fornece alguma informação, por um lado, e o aproveitamento da mesma desvirtuando-a para apimentar a coisa.

    Todo este panorama leva-me a concordar com o texto de António Tedeia acima postado.

    S.L

     
  • At 29/12/14 23:15, Blogger RFM said…

    ahahahhahahahah..V.Guimarães 0-2 SPORTING..ahahahahhah

    Gostei imenso do que vi no Jogo de hoje em Guimarães
    mas também ..fiz muitas leituras para fora das quatro linhas.
    Só quem for de inteligência ao relantim a que tem dificuldade em perceber
    Estou mais ou menos esclarecido.

     
  • At 29/12/14 23:45, Anonymous Anónimo said…

    Ao RFM,

    Então partilhe aqui connosco as suas "leituras". Mas devagarinho porque alguns de nós funcionam ao ralenti (vê, já aprendeu a escrever a palavra).
    Vá lá, partilhe porque nós achamos que quem faz "leituras para fora das quatro linhas" tem muito para nos ensinar.

     
  • At 30/12/14 00:09, Blogger RFM said…

    At 29/12/14 23:45, Anonymous Anónimo said…

    se queres mamar vai mamar na quinta pata de um cavalo...aqui na mamas só se for a tua mulher

     
  • At 30/12/14 00:22, Anonymous Anónimo said…

    Ao RFM,

    Então foram essas as "leituras para fora das quatro linhas" que fez? Cavalos, patas e mamas? Bolas, eu aqui à espera de algo do nível analítico de génios como o Rui Oliveira e Costa ou o Luís Freitas Lobo e sai um insulto mal amanhado e despropositado que, como todos os insultos, insultam é quem os profere.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home