"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

quinta-feira, janeiro 01, 2015

Ano Novo, Vida Nova

Neste primeiro dia do ano de 2015 têm lugar algumas alterações na estrutura de cronistas deste espaço.

Sendo assim, e obedecendo ao critério de frequência de edição e publicação de artigos neste espaço, continuam na equipa os amigos José (Sporting até Morrer), Lion King, ambos impecáveis e inexcedíveis em manter a dinâmica de publicações ao longo destes meses - muito obrigado, amigos, têm sido cinco estrelas! - o Gabriel Almeida (em representação dos bravos leões do norte!) e o meu amigo de longa data (de mais de três décadas), José Gomes.

A todos os outros leões, que ao longo dos anos me deram o prazer de fazer parte da equipa de editores e cronistas deste espaço, tendo ajudado a criar um espaço de heterogeneidade de opiniões e um saudável espírito de democraticidade na visão que cada um tinha e tem sobre a vida do clube, o meu muito obrigado!

Bom ano para todos e VIVA O SPORTING!

Quanto ao resto, amanhã regressa a liga, ficando desde já aqui o apelo para o apoio em massa ao nosso clube e à nossa equipa no estádio, porque o Sporting estará sempre acima de qualquer tendência, presidência ou comando técnico do nosso futebol!



Nuno M. Almeida
    Sangue LEONINO


22 comentários:

  • At 1/1/15 15:25, Anonymous Anónimo said…

    https://ficheirossecretosdealvalade.wordpress.com/2015/01/01/a-verdade-da-crise-no-sporting/

     
  • At 1/1/15 16:56, Anonymous Anónimo said…

    Eu vou lá estar!!!!
    Sporting hoje e sempre!!!!

     
  • At 1/1/15 17:39, Anonymous Anónimo said…

    Bruno de Carvalho el ditador olé

     
  • At 1/1/15 18:49, Anonymous Anónimo said…

    Deixo-vos com o guião dos próximos tempos no Sporting

    -Na sua estratégia, Bruno de Carvalho julgou que o início de 2015 seria a altura ideal para eleições antecipadas. Apresentaria listas destas vez repletas de 'yes man' e apanharia os opositores desorganizados.
    -Convoca-se a AG para início de Janeiro. Esta AG será desenvolvida em torno do seguinte argumento: a direcção precisa ainda de ter mais poder para fazer o seu trabalho; avança-se a ideia de que ou BdC ou o caos; muitas intervenções programadas de louvor a BdC (já há sócios a serem contactados); as claques prontas para a arruaça aos opositores (duas já foram contactadas); BdC demite-se e convoca eleições se não tiver uma aprovação na ordem dos 90%; entretanto entra a "vaga de fundo" de comentadores, blogueiros e paineleiros, instruídos para fazer passar a mensagem de que sem BdC será o caos e "vêm aí os roquetistas".
    -À margem disto muitos roquetistas vão-se passando para o lado de BdC: a Holdimo aumenta o capital; o estratega do project finance roquetista - José M. Ricciardi - já está do lado de BdC e outros roquetistas já estão em trânsito para as fileiras de BdC, eventualmente dando a cara se for necessário, mas neste momento ainda calados para não baralhar a cabeça daqueles que apoiam BdC apenas prque está contra o roquetismo. Ficará Dias da Cunha na oposição porque Dias da Cunha é mesmo um não alinhado e porque dá jeito a BdC tem um roquetista a mandar umas larachas para não dar muito nas vistas.
    - Apanhando uma eventual oposição em contra-pé, BdC marca eleições se não tiver uma aclamação estrondosa na AG e, sem a preocupação do resultado porque não vai ter opositor, apresenta uma lista de pessoas totalmente fieis a ele e com totais garantias de silêncio absoluto sob pena de serem dispensadas (Bruno de Carvalho está ansioso por se livrar de 4 ou 5 pessoas dos actuais orgãos sociais).
    -Marco Silva esteve praticamente demitido mas BdC sofre uma derrota inesperada quando verifica que não consegue o dinheiro necessário para pagar a indemnização, uma vez que o project finance é rigído em despesas extra.
    -José Eduardo avisa do Brasil que não pode ser ele a queimar-se. E neste momento a coisa está em stand-by mas José Eduardo foi claro ao dizer que não está para ser o mau da fita e quer desenvolvimentos novos.
    -Inácio tenta manter-se à parte do esquema, por o achar tão indecoroso e desonesto, e vive momentos apertados por receio de que isso lhe custe o lugar nas próximas eleições. No resto da administração, os que estão contra já sabem que não seguem nas listas e vão tentar a saída airosa, dizendo que não era nada com eles. Os do núcleo duro de BdC continuam a apoiá-lo e serão premiados com lugar nas listas.
    -A seguir à reunião em que despede Marco Silva, BdC mete em acção o departamento jurídico para tentar um despedimento com justa causa, até se contactam juristas externos ao clube e nasce uma luz com a cláusula dos 15 pontos face ao primeiro a meio da época. BdC faz contas e acrdita que essa é a única possibilidade de contornar os 1,5 milhões de euros que não tem.
    -É então dado início àquela que ficará para história centenária do clube como a maior vergonha: uma direcção a colocar tudo ao serviço da destituição do treinador com justa causa, incluindo os resultados - impensável!
    -BdC dá o mote no jogo de Guimarães e passa o jogo em provocação ao treinador: risos, comentários, palminhas, abraços estratégicos a este e àquele. Marco Silva, já de aviso, sai após apito do ábitro mostrando que não serão essas bocas e provocações que o demoverão.
    E no meio disto tudo? Onde fica o Sporting, a sua equipa e os seus técnicos? Totalmente irrelevante para esta direcção que dá a época como perdida e tem apenas como objectivo a recondução.
    Pois bem. Podem dizer que isto é tudo invenção da oposição e essa conversa toda. Este é o guião dos acontecimentos que, com maior ou menor variação, se irá verificar. E se este comentário tiver servido para que alguns parem para pensar, sobretudo que BdC não é aquilo que tenta aparentar, então já valeu a pena.

     
  • At 1/1/15 18:57, Anonymous Anónimo said…

    Bruno de Carvalho andou a ler o Mein Kampf??????

     
  • At 1/1/15 19:58, Blogger Sporting até morrer said…

    Anónino,

    Realmente deu para pensar que há muita gente com imaginação fértil.
    Mas foi divertido de ler :)

    Olhe, que vença o Sporting no próximo Sábado é o meu desejo e que BdC sofra mais um revés na sua campanha pró-despedimento de Marco Silva.

    E para si qual o seu desejo?

     
  • At 1/1/15 20:08, Blogger Sporting até morrer said…

    Nuno,

    Agradeço as palavras e tem sido um prazer contribuir para que o blogue gradualmente reganhe a energia que teve nos tempos em que o conheci.

    Contava que muitos dos antigos cronistas, pudessem e tivessem tido vontade de continuar a escrever como escreviam e como eram os casos do Verdão, Mike Blitz, Nelson Santos, Verde CD entre outros, os quais muito apreciava mas por razões que me ultrapassam, deixaram de o fazer.

    Uma sugestão, seria muito interessante podermos também ter a opinião feminina entre os cronistas e a Ana e a Maria têm sido presença assídua, com uma opinião independente e confesso que seria muito interessante que alguma delas pudesse aceitar o desafio de escrever regularmente para o SL.

    Saudações Leoninas a todos

     
  • At 1/1/15 20:10, Anonymous Anónimo said…

    para o BdC até morrer

    o meu desejo era que o sporting ganhe e que cabeças como a tua fossem um bocadinho mais perspicazes. quanto ao primeiro acho que será possível, para contrariar o presidente. quanto à segunda não acredito muito

    mas não te preocupes comigo. isto fica gravado, se voçes não apagarem, e daqui por uns meses vamos ver que é que tem imaginação fértil

     
  • At 1/1/15 20:57, Blogger Sporting até morrer said…

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  • At 1/1/15 22:07, Blogger Sporting até morrer said…

    Caro anti-Bruno de Carvalho,
    É-me impossível apagar a tua fantasia, o dono deste blogue é um único e chama-se Nuno Almeida.
    Estaremos cá para analisar as tuas palavras se te lembrares de voltar cá, mas já agora assina os teus comentários pois anónimos há muitos...

     
  • At 2/1/15 00:22, Anonymous Anónimo said…

    Espero que os sportinguistas opinadores não tenham todos escolhido a hora da entrevista do recadeiro José Eduardo para irem passear o cão.

    Se ainda restassem dúvidas, elas ficaram esclarecidas. Tudo dentro do plano estabelecido por BdC: "o treinador quer despedir o presidente, portanto vamos despedi-lo." Enfim... nem um louco se lembraria disto, daí BdC ter arranjado José Eduardo para dar a cara por tão disparatada teoria, já que não havia mais ninguém disponível para isso.

    A CS - papão dos brunistas - completamente passiva perante os delírios de José Eduardo. Teve que ser o sportinguista Jorge Andrade a confrontar o recadeiro com a realidade.

    Aos que acusam os sócios que colocam o Sporting acima de BdC de inventarem fantasias, tomem nota do que se está a pssar: depois perceberão quem é que é fantasista.

    Pobre Sporting, dirigido por esta canalha vaidosa e incompetente...

     
  • At 2/1/15 00:32, Anonymous Anónimo said…

    Se o clube está em blackout, porque é que o presidente manda para uma TV o fornecedor de croquetes (sem qualquer cargo eleito no clube) falar do que devia ser interno ao clube e não andar na praça pública?

     
  • At 2/1/15 02:19, Anonymous Anónimo said…

    Ao Anónimo das 18:49:

    Surpresa esta dita por ti ao começar:

    ----------------------------------------------------------------------------------
    Deixo-vos com o guião dos próximos tempos no Sporting.
    -----------------------------------------------------------------------------------

    Sim senhor, grande futurista da desgraça que, depois de tanto escrever no seu comentário não chegou ao ponto de dizer algo que se aproveite.

    Tanto alarido desconsertado, tanta mistura de fantasmas em redor de tudo o que se está a passar que não se percebe Chinês num blog português.

    Para acabar este pequeno comentário apenas digo:
    Ponham o Bruno de Carvalho na rua, acabem com tudo o que ele fez pelo Sporting nestes quase dois anos assim como o resto da direção e então que vão para lá de novo os experts na matéria que se apelidam de salvadores da pátria Sportinguista.

    Acho por bem Anónimo das 18:49 seres tu o principal candidato à presidência do Sporting visto que, com o teu guião práticamente já tens o lugar garantido e levará o Sporting ao mais alto nível Europeu e até Mundial de clubes porque em ti, já está toda a matéria prima para o futuro risonho do Sporting.

    Já tens o guião e tendo tu isso, já tens tudo para seres o Deus que vai levar o Sporting ao reino da glória imaculada que tudo conquista através desse teu guião.

    Força, candidata-te e verás que vais ser o Rei Leão do Planeta do Futebol.

    Eu voto em ti, acredita...

    Bruxo!...

     
  • At 2/1/15 14:52, Anonymous Anónimo said…

    Tomada a decisão de despedir Marco Silva, BdC considera o plano A que passaria por uma renegociação com a banca que permitisse um acréscimo de 2 milhões no orçamento para comportar esse encargo. Carlos Vieira avisa BdC de que isso não é possível e segue-se o plano B que passaria por um empréstimo. Tal também se verifica impossível, num curto tempo de 2/3 dias, ainda por cima numa altura em que é, para os clubes de futebol, praticamente impossível negociar com a banca. Segue-se o plano C: despedimento com justa causa. Os serviços jurídicos do Sporting descobrem a questão dos 15 pontos de atraso mas ela não é tão clara quanto isso e logo ali há divergências. O Sporting contacta juristas externos pedindo pareceres e a questão mantém-se difusa e com opiniões diversas. Bacelar Gouveia, jurista prestigiado, não é tido nem achado porque está incompatibilizado com BdC e fora de órbita para as próximas eleições.

    Para despedir o treinador, BdC considera então que a estratégia de desgaste tem que ser intensa porque em Alvalade, com o que se viu nos últimos meses, já se percebeu que Marco Silva não é parvo e é muito mais atento, confiante e seguro do que a sua pose aparenta. Inácio, talvez por ter sido treinador, não aceita ser o ponta de lança da estratégia e é sugerido José Eduardo, um sócio com interesses comerciais no clube e que está a trabalhar para conquistar um lugar nas listas das próximas eleições. Avança o plano mas, José Eduardo, pouco inteligente e pouco conhecedor da CS, vai cometendo disparates atrás de disparates, fazendo com que cada vez mais sócios comecem a perceber o que se está a passar. José Eduardo vai à TV dar uma entrevista, já depois das declarações combinadas entre a direcção e a CS para a porta do aeroporto, e a sua prestação corre mal. Afirma que Marco Silva é um bom treinador mas não está com o projecto. Instado a explicar em que consistiria “estar com o projecto”, José Eduardo não consegue indicar nada mais além do recurso à equipa B nos jogos da Taça. Equipa B, recorde-se que tinha sido arrasada por BdC no FB. José Eduardo acaba por admitir que está nisto a mando do presidente e comete ainda outra asneira: afirma várias vezes que Marco Silva é um excelente treinador, o que os advogados de Marco Silva seguramente agradecem para usar em tribunal quando estiverem a litigar a “justa causa” do despedimento.

    Na equipa de futebol a solidariedade em torno do treinador cresce e os dois ou três jogadores mais reticentes com Marco Silva já estão, neste momento, com ele. Os jogadores ficaram desagradados com os comentários de BdC no FB mas, sobretudo, com a maneira como BdC se refere a eles nas suas costas: sem o mínimo de respeito e consideração, apesar dos abraços no fim dos jogos que vence, para a bancada ver. No jogo de Guimarães continuou a estratégia de provocação a Marco Silva e BdC não teve sequer subtileza nisso: a sua atitude provocatória foi tal que o treinador sai para o balneário mal o árbitro apita. BdC nada ralado com isso, vai exibir-se para o campo como faz sempre que a equipa ganha. BdC tomou a decisão de despedir Marco Silva sem o indemnizar como uma questão pessoal para a qual vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance, inclusivamente prejudicando a equipa de futebol.

    Entretanto já foram sondados alguns nomes e a coisa não corre bem. Os treinadores disponíveis, sobretudo os portugueses, percebem o que se passa e não querem que o mesmo lhes aconteça, ainda por cima atendendo a que os valores salariais que o Sporting pode oferecer são cobertos por um qualquer clube árabe onde há sempre vaga. Rui Faria, fora de causa nem sequer o contactam. Vítor Pereira é um dos que não se quer meter nisso porque acha que lhe pode acontecer o mesmo. João de Deus coloca-se em bicos de pés e fica na calha. Inácio diz que não. O nome de Carlos Azenha é referido.

    A simpatia dos sócios por BdC deve-se mais ao facto de ainda estarem na fase de recuperação face à desgraça do roquetismo. E BdC acena com esse papão a toda a hora. Mas cada dia que passa mais sócios abrem os olhos.

     
  • At 2/1/15 15:21, Anonymous Anónimo said…

    Ouvir José Eduardo dá vómitos, o fornecedor para os croquetes ele sim é que tem um plano
    próprio, mete nojo este gajo.
    CM

     
  • At 2/1/15 15:47, Anonymous Anónimo said…

    Pinto da Costa e Luís Filipe Vieira já passaram por 3 fases distintas face a BdC. No início ficaram alerta numa atitude de esperar para ver o que ia acontecer. De seguida ficaram desagradados com algumas medidas radicais de BdC que eventualmente poderiam afectar o poder de Porto e Benfica. Foi nessa altura que, quer um, quer outro, iniciaram uma onda de ataques a BdC. Onda essa que BdC foi capitalizando a seu favor. Mas nas últimas semanas, ao perceberem que BdC tinha perdido a mão ao clube e à equipa, dando tiros no pé quase diários, PdC e LFV mudaram de estratégia num ápice: não dizer nada, deixá-lo andar sem sequer lhe responder. Estratégia essa facilmente verificável. Hoje, até comentadores mais trauliteiros contra o Sporting como Rui Gomes da Silva e Sousa Tavares, optam por um discurso mais moderado face a BdC. Porto e Benfica acham que BdC esta época vai dar origem a uma trapalhada como a de Godinho Lopes com Sá Pinto, Oceano, o belga e Jesualdo. A ordem no Porto e no Benfica é deixar andar e fazer figas para que BdC se mantenha durante muito tempo, fazendo o que tem feito nos últimos meses. Será um descanso para Porto e Benfica. Por outro lado, o acordo entre Porto e Benfica torna BdC irrelevante no contexto actual do futebol português.

    Quanto à CS, outro dos papões de muitos sportinguistas, a estratégia de BdC, que tinha começado bem, com ponderação e selectividade nas informações que ia passando, poucas pessoas a falar e intransigência perante alguns ataques da CS ao Sporting, essa estratégia, com a crise de Novembro mudou radicalmente... e para pior. Quintela sente-se perdido: define-se uma estratégia, ele faz os contactos e passadas umas horas BdC, só porque leu uma coisa de que não gostou, mete-se ao caminho e estraga tudo o que estava a ser feito. Algumas pessoas dispostas a dar a cara por BdC deixaram de o fazer e até já se escusam a falar. A onda de incompatibilizações pessoais de BdC com outros dirigentes alastra e com alguns até já cortou relações. Neste momento, a estratégia de comunicação é o que BdC achar de manhã depois de espreitar os jornais. Inventou-se um spin doctor, na figura de José Eduardo, mas, tal como se previa, ele não é minimamente capaz para essa função; o que o motiva é a questão negocial que mantém com várias empresas do grupo Sporting. E até Eduardo Barroso já foi mais convicto, escudando-se cada vez mais na ausência em congressos para não ter que comentar o que não lhe interessa comentar. A Sporting TV vai perdendo audiências e está, cada vez mais, sem um rumo definido. Até os indefectíveis de BdC já estão cansados de ver um tal de Aragão Pinto todos os dias a falar para defender a direcção, ora como comentador dos jogos, ora como membro de um painel, ora como adepto a ser entrevistado à porta de Alvalade. Ou Carlos Dolbeth, um sujeito inteligente e conhecedor dos meios, que neste momento não diz três frases seguidas sem que uma seja a louvar BdC.

    Ainda assim, muitos sócios defendem BdC, não pelas medidas que tem tomado, mas porque capitaliza o anti-roquetismo e em muitos sectores do Sporting, a tragédia roquetista está de tal modo viva que certos sócios estão por quem quer que seja que se diga contra o roquetismo. Esse é ainda o trunfo de BdC, mas os sócios do Sporting não vão continuar com a cabeça enterrada na areia por tempo indeterminado. Daí a urgência de BdC na realização da AG que o legitime a mais de 90% ou a convocação de eleições antecipadas: apanhando a oposição desarmada e aproveitando para afastar dirigentes que optaram por não seguir fielmente a estratégia suicida de BdC.

     
  • At 2/1/15 16:59, Blogger RFM said…

    Grandes enciclopédias destes anónmos.
    Eu fico de boca aberta com tais testemunhos

     
  • At 2/1/15 18:35, Blogger Jasil said…

    Anónimo das 15:47- o arauto da mentira que invoca factos fazendo-os passar por verdadeiros.
    Considero que este Sr anónimo é um autentico profeta da desgraça. Ou é a) um infiltrado lampião, andrade?), ou b) alguém (sportinguista ?) que se move por interesses pessoais ou a mando de alguém com uma estratégia bem defenida - denegrir a imagem do BC e, no essencial, prejudicar o SCP. Inclino-me para a opção a) pois não creio que um verdadeiro sportinguista se arvore num direto inimigo do seu clube.
    As suas deduções, porque se baseiam apenas nas suas ilações, são irracionais, infundadas e desprovidas de qualquer lógica.
    Considero que este Sr é um maquiavélico persistente, pois a sua mesma atuação advém de outros post anteriores, numa postura continuada de permanente e malévola tendência contra o SCP.
    Reconheço que o n/ Presidente, ultimamente, se põe a jeito. O BC deve fazer um exame de introspeção e ter uma atuação diferente, diga-se estratégia comunicacional mais inteligente, já que neste momento é um alvo a abater, sob pena de, ao persistir neste caminho e nesta estratégia, a mesma poderá conduzi-lo para o isolamento e descrédito. Estou crente que o BC é uma pessoa inteligente, pelo que deve, quanto antes, até por uma questão de reganhar confiança absoluta dos sócios, enveredar por outra postura -mais recatado, mais assertivo, mais humildade, menos arrogante, sem descurar a sua postura combativa em prol e defesa intransigente do seu /nosso clube. A figura do J. Eduardo, como voz do dono, não o beneficia, nem abona nada em seu favor.
    Estou, estarei sempre em defesa daqueles que querem o bem do n/ clube. O BC já demonstrou que é um lutador, um defensor acérrimo dos interesses no SCP. Já deu muito ao Sporting nestes dois anos. Espero que continue por muitos e bons anos. Mas atenção o caminho está armadilhado. Já criou muitos anticorpos pela sua tenacidade. Portanto, uma crítica construtiva: não se envolva, nem se deixe envolver por teias e armadilhas (internas e externas).
    Por fim, ao anónimo e restantes anónimos inimigos do n/ clube que aproveitam o espaço deste blog para achincalhar, atacar, denegrir o n/ clube, dir-lhes-ei que, sempre que me for possível e deixarem, estarei sempre na 1ª linha para vos confrontar, metaforicamente claro, e denunciar as v/ jogadas subterrâneas.
    SL

     
  • At 2/1/15 18:42, Blogger Maria said…

    Pensei, que a mudança de ANO reciclasse a LOUCURA ,mas infelizmente continua e cada dia mais gorda alimentada pelo disse-que-disse, penso-que-penso...
    Eu quero é TRANQUILIDADE e SUCESSO e acreditei que estávamos no bom caminho.
    Não sei, se o Mein Kampf anda nas cabeças da ribalta,mas que estamos agora na "Noite das Facas Longas"...estamos.
    O Sporting tem muitos sócios, que já eram VERDES antes do Bruno ter nascido e, pelo que sei e oiço, estão DESILUDIDOS com toda esta trapalhada.
    O Marco Silva não começou no Sporting e deu provas de ser um treinador novo,sério e com visão de jogo.
    O BdC é também um FUNCIONÁRIO do Sporting,mesmo que trabalhe em regime de mecenato. O Sporting não é dele, nem ele é o Sporting.
    Fez coisas óptimas até há pouco. Depois abriu uma guerra intestina que vai acabar mal, se ele próprio não enterrar o machado de guerra.
    Os nossos "amigos" andam eufóricos, porque ninguém fala nos seus desaires.
    Eu quero lá saber do cateringuista que partiu uma perna ao Jordão...do Barroso,que diz o que os filhos mandam,do ROC que diz o que o Baco manda,dos jornais,dos paineleiros da TV ( vergonhosos! sem ética)..
    Eu quero mesmo é PAZ e SUCESSO e oxalá amanhã haja da parte do BdC uma situação clara de guerra sanada.
    Alguém que lhe diga, que: "Quem semeia ventos,colhe tempestades!"
    VIVA o SPORTING,HOJE e SEMPRE!

     
  • At 2/1/15 21:04, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Como a compreendo, Maria...

     
  • At 2/1/15 23:25, Anonymous Anónimo said…

    OS OU O FUTURISTA DA DESGRAÇA.

    Comparação entre os dois comentários!..

    Anónimo de At 1/1/15 18:49, Anonymous Anónimo said…

    Deixo-vos com o guião dos próximos tempos no Sporting.

    At 2/1/15 15:47, Anonymous Anónimo said…

    Basta ler e fazer a comparação para se chegar à conclusão de que O GUIÃO ESTÁ AQUI.

    Pronto meus caros (mas verdadeiros Sportinguistas) aqui está o futuro presidente do Sporting que vai ser o Show Men (o homem dos homens) que levará o Sporting à ribalta do mais alto nível de clubes do mundo.

    O rei vai nu está aí..

    Palmas para ele, é um verdadeiro artista português.

    PORCA MISÉRIA..

     
  • At 2/1/15 23:55, Blogger Maria said…

    Nuno
    Os sportinguistas puros pensam,normalmente,do mesmo modo.
    E somos mais do que se pensa!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home