"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

terça-feira, julho 28, 2015

Sobre a Doyen e sobre a RTP

Doyen a quem doer

 
Foi notícia nestes últimos dias, mas só entre sportinguistas, a derrota averbada pela Doyen no Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas, em processo interposto por esta contra a FIFA e pelo qual Nélio Lucas e amigos reclamavam ser contra o Direito Comunitário, a proibição da FIFA sobre a partilha do passe de futebolistas entre clubes e TPOs.
 
Antes desta decisão, deu jeito à comunicação social pegar no tema para explorar este diferendo, sempre tendo em vista uma possível derrota do Sporting caso a decisão deste tribunal fosse a favor da Doyen.
 
Azar do caraças...a decisão do tribunal não foi a desejada pelos pasquins.
 
Felizmente para nós, dirá a maioria, na qual me incluo, pois as nossas finanças não comportam uma derrota e consequentemente pagamento de indemnização à Doyen (16M€ é o valor exigido).
 
Felizmente também para a transparência do futebol.
 
A única infelicidade no meio disto é mesmo não se ouvir qualquer eco na CS portuguesa sobre tão importante decisão, desfavorável aos interesses da Doyen.
 
Sobre a sentença, decidiu o tribunal belga que os negócios dos TPO são “opacos e exercem influência nefasta sobre o futebol”, sendo que “os detentores dos fundos são desconhecidos e que podem encontrar-se na situação de concluírem acordos com clubes que estão em competição directa”.
 
E não é que concluíram o mesmo que há um ano a Direcção do Sporting constatou e denunciou?
 
Há lutas pelas quais vale a pena ir até ao fim, "doyen" a quem doer.
 
 
Os incendiários da RTP
 
A RTP resolveu fazer um vídeo publicitário para o jogo da Supertaça a disputar entre Sporting e Benfica do próximo dia 9 de Agosto.
 
Tudo normal, não fosse o caso desta promoção ter 36 dos seus 46 segundos são dedicados a…Jorge Jesus.
 
Em vez de se centrarem atenções na velha e sã rivalidade dos dois principais clubes de Lisboa, centram-se atenções no ex-treinador do Benfica e actual treinador do Sporting, procurando fazer do pré-jogo um verdadeiro circo, acicatando um lado e outro, em especial o vermelho.
 
Para além da falta de respeito a Rui Vitória, está em causa o próprio Jorge Jesus, que não duvido possa ser um dia destes alvo de um qualquer tresloucado diabo de Gaia ou de um cabeceador de árbitros, tal como aconteceu a Proença no Colombo.
 
Depois dos diversos e caricatos episódios com a secção de desporto da RTP, ficamos a saber que os máximos responsáveis pelo canal público também gostam de ser incendiários, mas dos mais perigosos, ao jeito da época do ano que vivemos…

 
 
P.S. Fenerbahçe-Shakhar ficou 0-0 na 1ª mão na Turquia o que nos coloca um pouco mais longe de ser cabeças-de-série no Play-off da Champions...amanhã Rapid-Ajax.
 
SL
José
    Sangue LEONINO


2 comentários:

  • At 29/7/15 18:18, Anonymous fausto said…

    Creio que estás a confundir processos e consequências.
    Uma coisa é o processo Doyen Vs FIFA nas instâncias europeias. Outra coisa é o processo Dyen Vs Sporting nas instâncias disciplinares desportivas.

    São de âmbitos e processos de decisão completamente distintos. A decisão nos tribunais europeus em nada afecta a decisão final do TAS. Sendo que os clubes continuam a ser obrigados a respeitar a decisão do TAS, e não de tribunais não desportivos, com as excepções de decisões no âmbito do direito laboral, e processos criminais de fraude financeira ou desportiva.

    O que o TAS está a julgar é o incumprimento de um contrato. E vai determinar se a sua validade está ou não condicionada pelo estatuto legal actual da Doyen ou não. Pela jurisprudência o TAS dará sempre razão à Doyen, porque à data do incumprimento não existiam impedimentos legais para a celebração daquele tipo de contratos. Também irá julgar se houve ou não injerência nas decisões do clube, e aqui sim o Sporting pode ganhar.

    Um pouco mais de seriedade e conhecimento exige-se, antes de escrever que podem cobrir de ilusão alguns adeptos.

     
  • At 29/7/15 22:06, Blogger Sporting até morrer said…

    Caro,

    Não estou a confundir os processos e sei perfeitamente que ambos os processos decorrem em tribunais diferentes, com motivos diferentes.

    Entendeste mal o que escrevi, mas agradeço o alerta.

    O importante, e que volto a vincar, é a derrota da Doyen e da sua argumentação, mesmo que seja este apenas o primeiro de muitos rounds.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home