"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, dezembro 26, 2015

Pequena análise ao plantel leonino

Em véspera de se disputar, provavelmente, o jogo mais importante da época, será uma boa altura para avaliar o plantel que até aqui chegou e aquele que vai atacar a segunda parte da época.

Plantel esse que já conseguiu conquistar a Supertaça e que até ao momento regista apenas duas derrotas internas em 18 jogos disputados.

Face às limitações financeiras do Sporting, com um orçamento bem abaixo dos seus rivais e com pouco dinheiro disponível para atacar o mercado, tem-se feito o possível para dar a Jorge Jesus jogadores que possam vir a ser uma importante ajuda no objectivo principal, a conquista do título nacional.

Não será fácil, mas também já todos percebemos que a equipa do Sporting tem valor suficiente para lutar até final pelo título.

Olhemos então para o percurso deste plantel por sectores:

Defesa
É nas laterais da nossa defesa que mais temos abanado.
Há 2 titulares habituais, Jefferson e João Pereira.
Infelizmente, esta época ambos têm-se revelado muito irregulares, sobretudo do ponto de vista defensivo. Numa primeira fase foi João Pereira o elo mais fraco, hoje é claramente Jefferson.
As alternativas não vingam apesar de não lhes terem faltado oportunidades.
Esgaio continua a não se impor em nenhuma posição e Jonathan já vai a caminho da Argentina.
Há gente nova a chegar (Zeegelaar e Schelotto), mas será que conseguem chegar, ver e vencer?
Duvido seriamente que isso aconteça e prefiro esperar que o português e o brasileiro consigam elevar os seus índices físico e tragam regularidade ofensiva e defensiva às suas exibições.

No centro da defesa reside um dos melhores conjuntos de centrais que o Sporting conseguiu reunir nestes últimos anos e não vejo por aí necessidade de reforçar (apesar de JJ o ter solicitado).
Acho que há claramente outras zonas onde precisamos muito mais desse reforço.
Paulo Oliveira, Ewerton, Naldo e Tobias dão-nos garantias em quantidade e qualidade.

A esta defesa deve ainda juntar-se a época de excelência que Rui Patrício está a realizar, ao nível dos melhores guarda-redes que o Sporting viu passar pelas sua balizas.

Meio campo
Se no centro do meio campo parecemos estar bem servidos com diversas unidades de qualidade, aí  pontificando Ruiz, William, Adrien, João Mário e Aquilani, o mesmo não se pode dizer das alas.
Matheus e Gelson têm tentado esconder a saída do joker Carrillo. Conseguem-no em alguns momentos, mas continuam muito verdes e irregulares, não podendo ainda oferecer aquilo que uma equipa campeã precisa.
João Mário e Ruiz têm sido adaptado a alas com algum nível de sucesso, mas continuam a não ser a solução ideal.
Apesar de não ser ala, temos já garantido o reforço de Bruno César no miolo leonino. Traz consigo poder de fogo e profundidade ofensiva que por vezes parece faltar ao Sporting. É para mim o jogador com mais potencial para entrar na equipa, porque conhece bem o futebol desta Liga, porque jesus o conhece bem e sabe o que pode esperar dele, porque tem ainda vontade de mostrar trabalho e sede de vencer.
Mas conseguiremos colmatar o problema das alas?
Duvido, mas mesmo assim prefiro ver os nosso meninos crescerem e ter oportunidades, do que ir buscar mais um reforço de qualidade duvidosa para uma posição onde continuamos a ser uma escola formadora, alas de qualidade mundial

Ataque
Slimani e Teo têm formado uma dupla muito interessante no ataque leonino, complementando-se muito bem em grande parte dos jogos realizados.
Infelizmente, Teo tem registado diversos problemas físicos que o impedem de dar mais vezes o seu importante contributo e disso se tem ressentido muitas vezes o Sporting.
Fruto dessas ausências, temos visto jogar Montero mais vezes, mas...Montero não tem a raça dos seus companheiros nem fareja o golo como estes o fazem, é irregular em demasia para um clube campeão, tornando-se cada vez mais evidente esta será muito provavelmente a última época do avioncito em Alvalade.
Registe-se ainda o facto de Montero e Slimani serem uma dupla que não funciona.
Não combinam, ponto final.
Tanaka continua a surgir como última opção e assim se deverá manter.
Seria para a posição de ponta de lança que muito provavelmente poderia ainda vir a chegar algum reforço visto que todas as outras já foram reforçadas, sobretudo pela fragilidade de Teo e dificuldades de Montero e Tanaka para se imporem como alternativas credíveis.

É com este plantel que vamos abordar as próximas 20 jornadas. Apesar de ter algumas lacunas, é mesmo assim um excelente pantel, dos mais equilibrados que o Sporting tem nas últimas décadas e que nos permite ombrear com adversários que gastam milhões atrás de milhões.

Mas para que estes jogadores consigam o seu objectivo é essencial todo o nosso apoio no próximo dia 2. É essencial encher Alvalade e empurrar a equipa para a vitória.

SL
José
    Sangue LEONINO


3 comentários:

  • At 27/12/15 12:53, Blogger Relva said…

    Concordo.

     
  • At 27/12/15 20:01, Anonymous Anónimo said…

    Esta análise do SAM, que aliás não é imbecil de todo, está bastante razoável! E com o grande BdC que por acaso pagou quase o dobro à `Doyen, mas que vai conseguir que a 'Fodavone' nos pague mais que a zon e a meo juntas pagaram aos clubecos de bairro que nos fazem frente, vamos conseguir não um, não dois mas três pontas de lança! cinco defesas centrais e trinta e dois médios. Viva o Bdc e todos os seus adoradores.
    SL e feliz ano novo.

     
  • At 28/12/15 02:12, Blogger Sporting até morrer said…

    Mais uma opinião típica de anormal.

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home