2017/2018, a época do tira-teimas!
Época 2015/2016:
Trabalhou com o plantel que a Direcção decidiu colocar à sua disposição. Ganhou uma SuperTaça e lutou pelo título até final da época, conseguindo um recorde de pontos (86).
Valorizou jogadores (Slimani e João Mário) que saíram por valores inéditos em Alvalade. Idealizou, construiu e apresentou um futebol bonito, de ataque, com a equipa a ser quase unanimemente considerada a melhor a jogar em Portugal.
Época 2016/2017:
A Direcção deu-lhe carta branca para escolher jogadores, e tal como havia feito noutras paragens, optou por contratar a avulso estrangeiros de qualidade duvidosa (Douglas, Petrovic, Meli, Markovic, André, Elias, Ruiz, Spalvis...) na lógica de que em pacotes de 10 ou 20 contratações alguma há-de resultar. O problema é que as limitações orçamentais que temos face a poderosos emblemas e ligas europeias nos impõem que sejamos certeiros e cirúrgicos nas contratações. Mesmo que isto às vezes seja como os melões: só depois de abertos...
Desportivamente, eliminados da Taça de Portugal, da Taça da Liga, afastados da Champions na fase de grupos (1 vitória, 5 derrotas) e arredados do título a várias jornadas do fim.
A nível de exibições, raras vezes se viu esta época um futebol bonito, consistente e convincente, sendo que a maior e honrosa excepção - pese embora a derrota - talvez tenha sido Madrid.
Treinador mais bem pago de Portugal, um dos mais bem pagos na Europa e futebol leonino dotado do maior orçamento da nossa história.
Por tudo isto, e tendo Jorge Jesus mais 2 anos de contrato, se não saír por sua livre vontade no final da presente temporada (rumo ao Dragão?), creio que fará todo o sentido dar-lhe a possibilidade de trabalhar mais uma temporada em Alvalade para demonstrar se 2015/2016 - pese embora a magreza de títulos - foi a excepção ou se na realidade podemos aliar ao bom futebol que já antes exibimos a ambicionada conquista de títulos.
2017/2018 terá que ser forçosamente o tira-teimas para Jesus porque jamais algum outro treinador beneficiou de tantas condições em Alvalade para poder chegar ao título e acabar definitivamente com o jejum que dura desde 2002!
É que já não há mesmo espaço para errar nem desculpas para voltar a falhar!
Nuno M Almeida
Sangue LEONINO
6 comentários:
At 9/5/17 14:49, Anónimo said…
Esqueceu os flops Alan Ruiz, Coates, Bruno Cesar e Bas Dost...
Agora a sério: quem viu a pré-época de Iuri, Podence e Palhinha com erros e goleadas consecutivas ficou apreensivo com o que seria a Liga dos Campeões com jogadores acabados de subir da 2ª liga e sem experiência na 1ª. A direcção tomou a decisão que lhes competiu com o dinheiro disponível. Foi um erro trazer jogadores para relançarem a carreira. Agora já está feito e não vale a pena chorar sobre o leite derramado.
Os jovens da formação já mostram outra dimensão(Podence não perde a bola infantilmente e defende, Palhinha já não falha tantos passes de risco que
originem contra-ataques fatais e Iuri merece nova chance para mostrar que não é grande apenas em equipes pequenas.Gelson Dala é um "matador natural". Castaignos devia ver um vídeo do Gelson Dala a marcar golos para aprender...
Saudações Leoninas!
At 9/5/17 21:53, Anónimo said…
Acho que para o ano o Jesus está no FCP...
At 9/5/17 23:12, fernando coimbra said…
"Esqueceu os flops Alan Ruiz, Coates, Bruno Cesar e Bas Dost.."
Com excepção de Bas Dost e Coates, podiam ir todos num camião.
E essa questão dos miúdos da formação é fugir com o rabo à seringa. A questão é os contentores de jogadores que chegam, para fazer o mesmo ou pior que Palhinhas e Geraldes. A questão é ver que JJ potenciou zero jogadores! Zero! Aproveitou-se de um Gelson que tinha explodido e arrebentou-o todo.
Para mim JJ já não importa. Fim da linha.
Sei que existem Sportinguistas para quem desde que seja do Sporting não se pode criticar. Mas arranjem argumentação decente.
At 10/5/17 00:12, Gabriel said…
JJ não pode continuar. Um empírico que falhou em toda a linha.
A partir de agora está desculpabilizado. A culpa seria de quem lhe desse cobertura.
Gabriel Almeida
At 10/5/17 08:45, Anónimo said…
Não percebo é como se muda da noite para o dia, antes o JJ era o maior e seria com ele até ao fim... Agora parece que já não é assim. Tudo uma cambada de chupistas e nós a darmos cobertura.
At 13/5/17 19:08, fanático said…
Jesus fica.
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home