O milagre chama-se Rúben Amorim
Há um ano andávamos penosamente a arrastar-nos na tabela classificativa, a nação leonina debatia-se com uma profunda depressão em clima de guerra civil, e cada jogo era literalmente vivido como uma tragédia.
Um ano depois somos líderes no campeonato, sem derrotas no final da primeira volta e temos ainda mais uma taça da liga no nosso museu.
Milagre? Não. De todo!
O que aconteceu foi que a incompetência de Varandas e Viana deu lugar à competência e sagacidade de Rúben Amorim, com este a escolher judiciosamente os reforços do plantel, vários deles vindos de outros clubes e outros mais da formação.
Jogadores portugueses de qualidade, como Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Antunes, João Pereira e Paulinho , conhecedores do nosso campeonato, dos adversários e da cultura futebolística, chegaram a Alvalade para serem mais-valias.
Estrangeiros como Adan, Feddal e Porro, também vieram acrescentar talento ao plantel.
Este Sporting está a espaços a fazer-me lembrar o Porto construído por Mourinho no início do século, baratinho e alicerçado na contratação de jogadores da liga portuguesa, muitos deles pouco cotados (Paulo Ferreira, Marco Ferreira, Helton, Derlei...) e contratados a emblemas mais modestos (Setúbal, Leiria, Estoril...), mas um grupo de trabalho muito motivado, focado, unido e sobretudo muito bem orientado. E que ganhou o que ganhou.
Os grandes orçamentos ajudam a ganhar campeonatos? Claro que sim. Mas orçamentos mais limitados, desde que judiciosamente geridos, aliados a muita competência, também!
Sangue LEONINO
6 comentários:
At 7/2/21 14:25, Jasil said…
"O que aconteceu foi que a incompetência de Varandas e Viana deu lugar à competência e sagacidade de Rúben Amorim, com este a escolher judiciosamente os reforços do plantel, vários deles vindos de outros clubes e outros mais da formação".
NMAlmeida: pelo respeito e consideração que me merece enquanto sportinguista, permita-me concordar em absoluto consigo exceto no excerto que supra se transcreve. Efetivamente assistimos nos primeiros tempos do mandato desta direção a uns desvarios e infantilidades indesculpáveis. Mas, acredito que tenham aprendido a lição. O facto é que não cometeram os mesmos erros de um passado recente, tanto nas aquisições, quanto a mim, todas excelentes e do RA, tão contestado por todos e também, na altura, por mim. A confirmação de que aprenderam está aí está- o sucesso, até ao momento. Portanto sem esquecer um passado recente devemos enaltecer o sucesso do momento e as suas causas, aquisições de excelência. Portanto digníssimo sportinguista NMA, este reparo serve apenas para valorizar o que de bom se tem feito, sem descurar os erros cometidos no passado. SL
At 7/2/21 14:47, Anónimo said…
Caríssimo, compreendo o seu reparo.
Mas é um facto que, por exemplo a época passada, espelho bem a pouca competência que tínhamos no nosso clube.
Desde a escolha e dança de treinadores até aos reforços: Bolasie, Jesé, Fernando...
Nuno M Almeida
At 7/2/21 15:51, Anónimo said…
A analogia está interessante, agora falta saber como acaba... Não esquecendo os títulos conquistados pelo Mou :campeonato, taça de Portugal, taça UEFA e a cereja no topo do bolo a Champions!! Por isso, vamos com calma, porque a caminhada está a meio, e a partir de agora é que vai ser a doer!!
Alguém imagina o Carnide, depois de investir 100 milhões de euros, ficar abaixo do 2.lugar?!?Ou o FCP, atual campeão ficar também arredado dos lugares cimeiros?!?
Posto isto, e por muita confiança que tenhamos, não podemos de maneira alguma achar que algo está ganho, porque efetivamente não ESTÁ. E para quem não apreciar o meu pessimismo, lembrem se do campeonato 15/16, eu era 1 de muitos que achavam que estava no papo.
Sl
At 7/2/21 19:35, Anónimo said…
Belo texto!
JL76
At 8/2/21 13:01, leão atento said…
Claro lá tinha que vir a critica ao presidente e a Hugo Viana. claro que fizeram asneiras, mas que diabo, não podemos também pensar que apreenderam com os erros cometidos ? vamos com calma que ainda faltam muitos jogos.
At 9/2/21 23:47, Unknown said…
Concordo com o comentário.Mas achando que o Varandas e o Viana cometeram erros, a verdade é que contrataram o Amorim contra tudo e contra todos. Correndo todos os riscos e isso é uma virtude. E agora independentemente de tudo conseguiram negociar bem o Matheus Reis, o João (que espero não precise ser útil) e o Paulinho. Acho que é altura de cada vez que se elogia alguma coisa apontar os erros anteriores. Estamos bem. Na política desportiva, no desempenho. Sejamos unidos.
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home