"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Mais do mesmo... a todos os níveis!

Passei o fim-de-semana a ler o que se escrevia sobre o péssimo jogo que nos foi oferecido este sábado no "relvado" de Alvalade, e principalmente sobre tudo o que mais se escreveu para lá do próprio jogo. E como devido a compromissos profissionais não podia participar decentemente numa eventual discussão aqui no Sangue Leonino, reservei os meus comentários escritos para hoje e, como atingiram um determinado tamanho, seguem em forma de post.
Sobre o jogo, relembro as minhas palavras a seguir ao jogo com o Heerenveen:

"E se não acredito em resultados imediatos destas mudanças todas, nomeadamente devido ao estado físico e psicológico em que o novo treinador agarrou a equipa, acredito que o futuro não é tão preto como alguns o pintam. Embora existam pessoas a quem só o derramar do sangue leonino parece interessar..."

No fundo continuam bem visíveis as duas principais deficiências desta equipa, a física - condicionada pela péssima preparação da temporada e pelas cargas que Carvalhal resolveu (e bem) implementar à sua chegada - e a psicológica com a equipa a abanar a cada lance de perigo adversário, a tremer a cada golo, a vacilar a cada assobiadela. Com essas duas vertentes e juntando-se uma ainda fraca assimilação dos métodos do novo treinador (parecendo que não, são 6 anos e meio a jogar em losango...) dificilmente será não acontecerem jogos desses. E neste caso o Sporting nem jogou muito pior do que o tinha feito em Setúbal (embora tenha jogado melhor na 1ª parte nesse jogo e na 2ª deste) mas teve pela frente por uma equipa bem melhor que a sadina.
Não alinho minimamente na teoria de que o plantel é péssimo, de quem quer 24 ou 25 novos jogadores já em Janeiro. Acredito plenamente que cerca de 2/3 do plantel sénior tem qualidade mais que suficiente para representar o Sporting, e que com 3, 4 aquisições certeiras teríamos um plantel capaz de lutar de igual para igual com qualquer equipa nacional. O que sucede actualmente, e que temo vá queimar não só Carvalhal mas muitos jogadores do plantel perante a massa associativa, é o que me parecia poder acontecer com a saída do anterior técnico. E sim, eu concordo que ele não tinha mais condições para continuar à frente do plantel, mas agora estamos a fazer uma pré-temporada em Dezembro, com os custos que isso tem numa equipa já de si carente de vitórias e boas exibições. Espero que o restabelecimento das condições físicas "normais" permita começar a jogar futebol a sério e durante mais do que 10, 15 minutos por jogo. Um exemplo do que digo: nota-se que Carvalhal quer a defesa subida, por forma a encurtar espaços, ganhar a bola mais rapidamente, permitir sufocar o adversário sem correr demasiado atrás dele. Ora com boa parte dos jogadores sem poderem com uma gata pelo rabo e com a moral no estado presente, que é que acontece? Ao primeiro erro, a defesa começa a recuar uns metros, dando espaço para que os adversários surjam embalados (ontem até Silas o fazia...). Esse "pormenor" compromete de forma irremediável aquilo que me parecem ser as ideias de Carvalhal. Pior, a cada bola que se perde, ganha-se insegurança, assobios, medo. Mais do que falta de qualidade, a equipa do Sporting parece-me sofrer de uma coisa essencial, personalidade. Os jogadores tremem, não arriscam, falham coisas que sabem fazer bem... no fundo diminuem-se. E quando vejo certos sportinguistas falarem de Varela, por exemplo, e apesar de o considerar um jogador com lugar no plantel, penso que olham para ele no fc porto esquecendo-se de onde está a jogar. Acreditem, Varela no Sporting hoje estaria a jogar um futebol igual a Pereirinha, Vukcevic etc. Aliás, repito o que disse no meu post anterior:

"O ano passado lia o mesmo por Carlos Martins ou Peseiro... no fundo para alguns sportinguistas no Sporting bons são os que não estão no Sporting, o resto não vale nada."

Penso ser evidente que é necessário retocar o plantel em Janeiro mas, mais importante que isso, é urgente pensar JÁ a próxima temporada. Com mais dinheiro, com menos dinheiro, com mais cantera, com menos cantera, o que eu quero é entender qual o plano para o futebol profissional do Sporting Clube de Portugal, quais as prioridades e as ideias para relançar o clube depois desta temporada miserável.

PS: E por favor, se certas pessoas querem mesmo continuar a debater ad eternum o presidente actual, o candidato derrotado nas últimas eleições, as eleições, as próximas eleições, as maçonarias, Opus Deis, viagens aos EUA ou à Golegã, semana sim semana não (sempre de acordo com os resultados) ganhem coragem, sejam coerentes e exijam eleições antecipadas!

Nelson Santos
    Sangue LEONINO


2 comentários:

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home