"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

segunda-feira, dezembro 13, 2010

O caminho que não seguimos....



A esta hora está o leitor a perguntar-se, "porquê este vídeo do Barcelona-Real Madrid?"
Atentem na ficha de jogo. No onze titular encontram-se 7 jogadores da cantera Blaugrana. No banco estão ainda mais 3 , sendo que 2 deles acabam ainda por entrar no jogo. Não pense o leitor que quero comparar o Barça ao Sporting. Quero comparar isso a possibilidade do SCP poder fazer o mesmo. E sinceramente era possível. Seria no entanto necessário trabalhar de outra maneira.

Comecemos pelas camadas jovens e tendo em conta que no Barcelona todos os escalões jogam no mesmo sistema tactico. Quem são os treinadores? Por exemplo os treinadores dos Juvenis A e os treinadores dos Juvenis B são respectivamente Oscar Garcia e Sergi Barjuan. Ambos jogadores consagrados de um passado recente, da historia recente, capazes de ensinar aos miudos aquilo que é o Barcelona. Em contraponto e sem querer beliscar a capacidade e profissionalismo dos professores-treinadores em Alcochete que peso historico têm eles no Sporting? Sei que lá trabalham Fernando Mendes ou Mario Lino mas esses sobretudo são jogadores que dizem algo a outra faixa étaria!!

Seria necessário ir buscar treinadores que tenham a ver com o passado recente do SCP, jogadores que possam mostrar aos miudos o que é sentir a camisola. Lembro-me de um Beto, um Rui Jorge e sim um Pedro Barbosa, já não falando de um Oceano ou mesmo um Balakov. Seria importante que as figuras leoninas de um passado recente estivessem junto dos miudos, para passar-lhes mistica e ensinamento. Nem vou falar de faltas de manhas que em cada jogo observo nos jogadores por nós formados. Não querendo de todo "ofender" os treinadores-professores julgo que aquilo que lhes sobra em trabalho teorico falta-lhe em conhecimento de jogo jogado.....

Depois peguemos na politica de contratações feita pelo Barcelona em contraponto com a do SCP.
O Barcelona contrata para a sua equipa senior jogadores que vão de certeza fazer a diferença e sobretudo acrescentar valor aos que já lá andam. Este ano as 3 contratações feitas pelo Barcelona foram Adriano, Villa e Mascherano. Villa é o único que joga a titular mas os outros são jogadores de valor inquestionavel. O problema talvez seja quem têm que tirar o lugar....Não será fácil tirar o lugar aquele tridente do meio campo Blaugrana mesmo sendo titular da selecção Argentina...

Em contraponto com o SCP temos este jogo, Sporting CP 1 Rio Ave 0.

De inicio o SCP entrou com 11 Portugueses , sendo que 2 deles são 2 luso brasileiros. Sendo que desses 11, 3 são oriundos da cantera. No banco tinhamos , nada mais nada menos que 5 estrangeiros e mais 2 jogadores da cantera (vou considerar Tiago da cantera).
É aqui que toda a base de construção do SCP falha!! Um jogador estrangeiro acarreta, dinheiro gasto e normalmente um ordenado superior aos jogadores por nós formados. Nada contra isso, mas têm que ser jogadores de excepção, jogadores que sejam um valor acrescentado e que façam crescer os "miudos".

Julgo que temos desperdiçado muita matéria prima por uma má politica de contratações. O SCP não pode ter no banco 5 estrangeiros.... Qualquer jogador que venha para Alvalade têm que ser titular de caras ou então um jovem valor margem de progressão. No entanto não é isso que temos assistido nos ultimos 5-6 anos em Alvalade.

Normalmente temos comprado "refugo" escudados sempre na maxima que não há dinheiro...No entanto todos os estrangeiros juntos valem mais ou menos 30M de euros mais os chorudos ordenados que auferem.

Seria preferivel ter apenas 3-4 jogadores vindos de fora mas que fossem de caras valor acrescentado e fazer crescer os nossos miudos que para alem de serem asfixiados, acabam por se perder ou como no caso de Varela , num rival....

Fazer melhor, bastante melhor, é possivel....no entanto há certos "Status Quo" que só servem meia duzia mas acima de tudo não serve o SCP. As noticias que vamos ouvindo desde a Academia são preocupantes. A conivencia com certos empresarios que andam positivamente a "caça" em territorio que devia ser "protegido" é apenas uma das muitas falhas do sistema leonino. Se queremos ser fortes lá fora vamos ter que primeiro arrumar a casa. Sobretudo no nosso Holy-Graal , a Academia.

Porque é contra-natura que desde que temos a Academia tenhamos aproveitado menos jogadores do que quando tudo era feito ali em Alvalade e sem o minimo de condições!!! Como é possivel que nos tenhamos expandido com escolinhas de futebol para todo o Portugal e que em contra-ponto a qualidade e quantidade de jogadores aproveitados tenha diminuido?

Espero que este post quase biblico possa lançar uma discussão sobre o futebol leonino. Acima de sucessões e linhagens interessa-me muito mais que o futebol Leonino tenha sucesso!! E não vai ser conseguido a trabalhar como temos até aqui. Sobretudo quando quem trabalha a matéria prima não tiver a grandeza e capacidade dignas do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

SL

Miguel Damas