"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

domingo, janeiro 23, 2011

O Sporting será aquilo que nós quisermos

Os tempos são uma vez mais conturbados – algo que parece ser já crónico - a emoção continua teimosamente a sobrepôr-se exagerada e perigosamente à razão (Bettencourt deu há poucos dias um péssimo exemplo disso mesmo) e como há muito constato, e tenho escrito, ano após ano, época futebolística após época futebolística, voltamos a assistir no Sporting a discussões da mais variada natureza: modelos de financiamento, de gestão, reestruturações de dívida, treinadores, jogadores, presidentes… quase sempre inexplicavelmente temperadas com ignóbeis insultos entre sportinguistas.

Há muito alerto que há décadas se ignora ou desleixa procurar dentro da nossa casa um aparentemente inatingível consenso que nos leve ao lugar de topo que de pleno direito já nos pertenceu no desporto português – e mais concretamente, no futebol – mas entretanto, época após época, o FC Porto vai cimentando a sua liderança nacional: já nos ultrapassou em número de campeonatos conquistados, já foi duas vezes campeão europeu, vencedor da taça UEFA, detém uma invejável cultura de exigência, de ambição e de vitória, numa casa onde ninguém ousa pôr o pé em ramo verde. E nós? Nós continuamos a procurar um caminho. Aquele caminho. O tal que pelos vistos não conseguimos vislumbrar, distraídos que andamos com disputas e querelas entre facções.

É já angustiante e aflitivo testemunhar e assistir a uma constante tradição tacanha e serôdia de se discutir nomes, vias, culturas, enquanto o fosso face ao rival do norte se vai alargando, intervalado por uns títulos que de vez em quando vão sendo ganhos pelo vizinho da segunda circular.

Para quando o murro na mesa que vise finalmente colocar-se o supremo interesse da nossa instituição acima de querelas pessoais, de vaidades egocêntricas e de disputas entre ‘quintinhas’? Estou farto de condes, viscondes, traidores, notáveis, punhais espetados nas costas, ziguezagues, conspirações…

Mais do que nunca, estamos num momento decisivo da vida do nosso clube em que talvez tenha definitivamente chegado a altura de se cimentar um pacto de regime no qual a prioridade seja a suprema agregação da vontade das várias tendências existentes no seio da família leonina.
Ao próximo presidente peço que seja uma figura aglutinadora, um verdadeiro líder e que não descure aquilo que tantos têm descurado, e com consequências tão nefastas: o futebol.

Há muito escrevo que como coração do nosso clube, o futebol merecia outro profissionalismo, outra abordagem, outra ambição, assentes numa noção clara para onde se quer ir e a definição de uma política desportiva sólida que traçasse o caminho até essa meta. Maniche renova automaticamente? Empresta-se Adrien à Académica que nos havia recusado Villas-Boas? Emperra-se a renovação de Carriço? Exemplos de estranhos ziguezagues.

Enquanto não se perceber que é o futebol que mexe verdadeiramente com a paixão dos adeptos, que é o bom futebol e que são os sucessos desportivos que levam as pessoas ao estádio, que as fazem comprar bilhetes de época e merchandising, que atraem os jovens para o clube, que os fazem querer ser sportinguistas, em suma tudo aquilo que faz valorizar o clube e a publicidade ao seu redor, elevando também o seu estatuto… continuaremos num caminho penoso de comodismo e de acomodamento.

De uma vez por todas tem que se entender que o futebol não pode ser subalternizado por serviços de dívida e por estrangulamentos bancários. Ao próximo presidente peço que tenha arte e engenho, que saiba ser criativo para se libertar desse ‘espartilho’ e desse alibi, porque o futebol não pode ser uma consequência, mas sim a causa, a verdadeira causa do clube.

Não investir em prospecção competente, numa formação e numa academia que ainda são de excelência, em corpos técnicos do melhor que há no mercado, continuaremos na senda da mediocridade e do ‘quanto baste’, ambicionando apenas segundos lugares, optando por treinadores de segunda e gastando dinheiro em contratações falhadas que pouco ou nada nos têm dado, tanto desportiva como financeiramente (Pongolle, Koke, Purovic, Tiuí, Marion Had, Nalitsis, Motta, Alecsandro, Ramires, Torsiglieri, Kmet, Grimi, Kutuzov, Deivid, Pedro Silva… e por ai fora).

Não aplaudo, nunca aplaudi nem aplaudirei presidentes sem qualquer sensibilidade para o futebol (como Soares Franco), treinadores que dizem que quando querem ver um espectáculo vão ao teatro, ou outros ‘opinadeiros’ que se contentam com segundos lugares. O Sporting é grande, demasiado grande para pensar tão pequeno!

Dia 26 de Março de 2011 ficará indelevelmente na História do Sporting Clube de Portugal como um momento altamente marcante, do qual o futuro sentenciará se foi o tão ansiado ponto de ruptura e de viragem, ou a consolidação do caminho há muito trilhado rumo ao abismo.

O fogo do leão só se apagará se nós quisermos!



Nuno M. Almeida
    Sangue LEONINO


30 comentários:

  • At 23/1/11 16:34, Blogger Nuno M. Almeida said…

    O senhor alves começa a dizer aquilo que os sócios querem ouvir...
    na lógica da estratégia que há muito vem utilizando. Começou a caça ao voto!

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/paulo-sergio-sai-se-alves-for-lider024043820

     
  • At 23/1/11 17:08, Blogger Algoncalves said…

    Leonino,

    A mim preocupa-me é algum candidato que queira continuar com Paulo Sergio.

    SL

    André Gonçalves

     
  • At 23/1/11 17:16, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    bem visto algonçalves.lol

     
  • At 23/1/11 17:25, Blogger Fanas said…

    " Mais do que nunca, estamos num momento decisivo da vida do nosso clube em que talvez tenha definitivamente chegado a altura de se cimentar um pacto de regime no qual a prioridade seja a suprema agregação da vontade das várias tendências existentes no seio da família leonina."

    Esta frase do post do Nuno M Almeida deve merecer toda a nossa atenção. Eu também considero condição indispensável par que se inverta o rumo.

    SL

     
  • At 23/1/11 17:27, Blogger Nuno M. Almeida said…

    André, a questão não é essa. Duvido que algum dos candidatos que avance queira ficar com o PS. O facto é que o senhor alves já começa a dizer apenas aquilo que é agradável e consensual.

     
  • At 23/1/11 17:29, Blogger Nuno M. Almeida said…

    E eu sou insuspeito, já que pela enésima vez vou escrever: quando se anunciou que PS era o escolhido, disse aqui que a sua contratação era para mim uma enorme desilusão, que preferia o Manuel José, tendo-me sido dito: 'já estás a dizer mal do homem e ainda não começou a treinar', 'fez um grande trabalho por onde passou', 'o Manuel José está velho'...

     
  • At 23/1/11 17:54, Blogger Riga/V-1-Boy said…

    e eu acho que como as coisas estão qualquer 1 que avance que seja ligado a quem lá tem estado terá vida complicada

     
  • At 23/1/11 18:34, Blogger Algoncalves said…

    Nuno,

    Em relação ao Manuel José até posso concordar que seria melhor que o PS.

    Mas em relação a isso, melhor do que eu, o próprio Manuel José explica porque não poderia ser ele o treinador do Sporting.

    http://videos.sapo.pt/BH4MRE72WzuIgV943uIo

    SL

    André Gonçalves

     
  • At 23/1/11 18:59, Blogger Felizberto Desgraçado said…

    Gostei muito do texto, do princípio ao fim. Um pequeno e breve ponto, relativamente à importância global do futebol (que é óbvia), mas que não é exclusivamente onde o clube se revê, estejam ou não apenas 10 pessoas nas bancadas de outros desportos.

    Sublinho aquilo que para mim ficou claro das últimas eleições. O Sporting necessita de união, sim, de que os sportinguistas das mais variadas correntes (e elas são muitas mesmo) encontrem pontos em comum fundamentais para o clube, necessita paz, claro, mas necessita também muita ambição, rigor e sobretudo EXIGÊNCIA!

    Nestas eleições tenho 4 pontos que quero ver defendidos:

    - Auditoria (num sentido de análise e planeamento e não persecutório)
    - Estratégia imediata de recuperação da SAD (participação e votação) - sem a banha da cobra que são as acções Tipo A e que no fundo para quase nada servem, sobretudo a nível de gestão efectiva
    - Declaração clara do Sporting como beneficiário das mais valias de um futuro negócio sobre a Academia - e planeamento imediato desse negócio como ferramenta importante para o futuro
    - Concretização da construção do Pavilhão sem encargos para o clube, mesmo os que derivam do acordo com CML - estratégia de pressão constante sobre a verba a que nos obrigámos abrir mão para dotar não apenas o clube, mas a cidade, de mais uma estrutura desportiva de qualidade

    Apresente-se uma equipa de consensos, ambiciosa, com vontade de trabalhar, e que defenda essa linha e estes objectivos, e é a esses que darei os meus votos.

    Um ultimo comentário sobre o post. Gostando-se pouco, nada ou mesmo odiando-se a personagem, não se pode defender com tanta garra a necessidade de consensos para depois fazer "marcação cerrada" a um possível candidato, sem sequer saber o que tem para dizer.

     
  • At 23/1/11 19:35, Blogger Nuno M. Almeida said…

    Caro Felizberto, compreendo o reparo, mas uma coisa é procurar uma figura consensual, outra é impingir-se alguém como consensual, ou esse indíviduo querer ele próprio passar essa imagem (artificial) de candidato consensual.

     
  • At 23/1/11 19:42, Blogger Daniel said…

    Creio ser impossível agregar as vontades. Primeiro, a auditoria a todo o Grupo Sporting é fundamental, e tal acto é visto por determinada franja associativa como completamente surreal, talvez porque a sua conclusão possuirá matéria criminal (como explicar o passivo?).

    Acima de tudo, e não sendo este o meu blogue, peço e exijo o seguinte:

    1) Sportinguista! (não me digas!)
    2) Bom decisor!
    3) Autoritário!

    Chega de paus mandados e de figuras de porcelana. É preciso por a mão na casa, defender institucionalmente o Sporting, pagar jantares (não para obter favores, mas para evitar que outros façam), e estar preparado para liderar um clube falido e num campeonato repleto de corruptos.

     
  • At 23/1/11 19:54, Blogger fanático said…

    Enquanto não houver um Presidente para o Sporting que não se alie a lampiões e tripeiros, que corte completamente com esses merdas, que faça com que dirigentes de outros clubes, jogadores de outros clubes, adeptos de outros clubes, jornalistas, árbitros e nós próprios, adeptos e amantes do SPORTING RESPEITEM O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, nunca mais o "nosso" Gigantesco Clube acordará.
    Seja o Manel, o Zé, o Alves, o Jacinto...

    EXIJO RESPEITO em 1º lugar, depois, recomeçar a construção do que foi destruído para voltar a ser o MAIOR CLUBE PORTUGUÊS E UM DOS MAIORES DO MUNDO.

     
  • At 23/1/11 19:56, Blogger fanático said…

    Hoje o Sporting anda completamente à deriva. Todos gozam com o Sporting. Qq merda de equipa ganha ao Sporting. ISTO NÃO É O GRANDE SPORTING, NÃO É!

    :( é uma tristeza enorme.

     
  • At 23/1/11 20:10, Blogger Felizberto Desgraçado said…

    "compreendo o reparo, mas uma coisa é procurar uma figura consensual, outra é impingir-se alguém como consensual, ou esse indíviduo querer ele próprio passar essa imagem"

    Não sei se será assim com RA, que claramente tem trabalhado o seu caminho quer com a continuidade quer com a oposição. Não conheço o homem o suficiente para aferir dessas condições, por isso não coloco desde já nenhum tipo de entrave.

    Mas entendo que para ti esteja marcado (nunca o escondeste), tal como para mim também existem alguns nomes que nem pintados a ouro!

     
  • At 23/1/11 20:35, Blogger Diogo_1906 said…

    Eleições e candidatos à parte, este vídeo deixa-me com um nó na garganta de emoção!

    É por isto que sou sportinguista!!


    SL

     
  • At 23/1/11 20:46, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Vi agora o Santana Lopes na TVI e pensei que o palhacito se iria candidatar a nosso Presidente. Afinal, erro meu, estava só a comentar a vitória de um dito cidadão de Boliqueime com conta no BPN mas sem acções.
    Enfim, um mal menor. Enquanto o Santana andar nisto, no Sporting estamos livres dele.

     
  • At 23/1/11 22:25, Blogger Francisco Fernandes said…

    Tenho fugido o mais possivel a meter a colherada nas conversas.Mas a partir do momento em que se apela à congregação de esforços para que a massa associativa e simpatizante se una para levantar de novo o nosso grande amor,não poderia ficar calado.A união faz a força e como precisamos dela neste momento!Esqueçamos as diferenças de opinião e lembremo-nos todos que o que nos une é o Sporting.Força sportinguistas o nosso Sporting precisa de todos nós para voltar a ser a maior força desportiva nacional!

     
  • At 23/1/11 22:42, Blogger Sporting até morrer said…

    Em Julho de 2009 a união também foi uma realidade com 90% de votos atribuídos a José Eduardo Bettencourt.

    Agora apenas peço que apareça um candidato com um projecto e uma equipa credível, que paute a sua conduta pelas características identificadas pelo Leonino no seu post mas essencialmente que seja um defensor intransigente do nosso clube em qualquer lugar e em qualquer orgão do futebol português.

    Que não pactue com corruptos (FCP), nem com aprendizes de corruptos (SLB).

    O Sporting é reconhecidamente defensor da isenção e do fair-play, sem jogadas de bastidores.

    Que o futuro elenco directivo aproveite este potencial para traçar o caminho que todos queremos para o futebol português, isento e verdadeiro.

    SL
    José

     
  • At 23/1/11 22:49, Blogger JuvenalCarvalho said…

    Numa noite fria e com uma azia inerente a um processo que em nada tem a ver com o nosso Sporting, quero deixar uma palavra ao Leonino para lhe dizer que me revejo em muito neste excelente post.
    No entanto, aproveitando o teu último parágrafo, quero dizer que o dia 26 de Março marcará seguramente de forma indelével a vida do nosso Sporting Clube de Portugal, mas de preferência com uma mudança radical em relação ao estado de coisas dos últimos 15 anos. Claro que nem tudo terá sido mau. Mas urge mudar e rápido. Não deveremos adiar o inevitável, mesmo com os riscos inerentes que possamos correr.
    Para mim Rogério Alves e seus potenciais aliados estão completamente de lado. Estarei atento a todos os outros projectos que aparecerão.

     
  • At 23/1/11 22:56, Blogger Francisco Fernandes said…

    Sim,tambem espero que apareça O candidato cujo projecto defenda sobretudo os interesses do Sporting e nos consiga mobilizar na união da familia sportinguista.Foi isto que quis dizer e que penso ser do interesse de todos que amamos o Sporting Clube de Portugal!
    Saudações Leoninas e viva o Sporting!

     
  • At 24/1/11 00:48, Blogger Jorge "Heavy" said…

    Se não levares a mal adiciona-me ai ao lado:http://sportingesonossogran.blogspot.com/

     
  • At 24/1/11 01:16, Blogger Jorge said…

    Pelo que tenho lido por aqui, haverá algum candidato que reúna consenso?
    Sempre dei o benefício da dúvida aos dirigentes actuais (ex), assim como ao treinador.
    Relativamente à direcção, o tempo deu-me razão, relativamente ao treinador, em quem depositava alguma esperança, o tempo tirou-me a razão. O sr não tem vida para o Sporting!
    Preocupam-me as movimentações do RA e de uma eventual máquina de propaganda!


    Jorge

     
  • At 24/1/11 10:57, Blogger Tiago said…

    GRande musica :D

    vai uma troca de links? :)

    http://galacticosleoninos.blogspot.com/

     
  • At 24/1/11 14:43, Blogger Algoncalves said…

    O Jonas do Gremio acabou de assinar pelo Valencia, o Valencia apenas pagou a clausula de 1,2 milhões de euros pelo jogador.

    Agora não me digam que o Sporting não podia ter um jogador assim?

    Bastava não ter que pagar o salário de um Caneira e de um Maniche e podia ter um bom ponta de lança.

     
  • At 24/1/11 14:54, Blogger André Costal said…

    está o moutinho maça podre no video..

    LOL

     
  • At 24/1/11 15:45, Blogger Maria said…

    Boa notícia do Record: o Maniche ainda não tem a renovação... e como o bostinha já não é o DONO, o rapaz está preocupado.
    Eu preocupei-me a pensar que em definitivo íamos levar com ele mais um ano,agora tenho a leve esperança de que o levem para o clube das galinhas, onde acabaria os seus dias a jogar boxe com o Jesus!

     
  • At 24/1/11 17:46, Blogger bola-9 said…

    segundo a WIKILEAKS,ouve um telefonema para a madeira onde esta artur soares dias que hoje arbitra o maritimo-sporting no caldeirao,como isto esta em mare´de caldeirada,foi lhe dito vela´se aprontas ai um caldinho a ver se limpa um pouco o estalo do jorge au jogador do nacional,o catita deu origem au JEB,ir enbora,agora tu faz com que o paulo baze tambem,e´que alem do sporting nao estar bem podemos roubar as descaradas que eles metem a cabeça na areia,olha o paixao deu tres encarnados aus jogadores do rio ave e muitos amarelos sabes com quem vao jogar o proximo jogo,vela´isso olha que o vitinho amanha vai fazer mais uma daquelas coisas,quais os arbitros que roubaram mais,o sobre o rui costa na luz vai dizer que ele era muito pequeno e nao viu o jasus a dar um tabefe no mosso,mas aquando dos jogadores do porto e do braga toda a gente viu tudo,obrigado artur, o mancas

     
  • At 24/1/11 18:35, Blogger Guardador de Porcos said…

    Algoncalves ,

    Até podíamos ter os 1,2 milhões, até podíamos pagar o que o Valência vai pagar.

    Mas qual o jogador que prever vir jogar para o campeonato português em detrimento do espanhol?

    Os velhos tá claro... mas nem todos.

     
  • At 24/1/11 19:41, Blogger Algoncalves said…

    Guardador de Porcos,

    Já há uns 3 meses falei nele aqui, era obrigação do Sporting ter olheiros. Eu que não sou sei destes jogadores. A mesma coisa para o Dedé do Vasco da Gama ainda nem se falava que ia ser o melhor central do Brasileirão e eu ja tinha falado nele.

    Este Jonas chegou a estar sem contrato com o Grêmio...nem o 1,25 milhões era preciso pagar, ele renovou com o Grêmio com essa cláusula só para o Grêmio não perder tudo.

    Alias ele até foi afastado do clube depois de falhar este golo:

    http://www.youtube.com/watch?v=jkCuJZtLLIA

    Os adeptos quiseram que ele saísse de lá, e mandaram para a Portuguesa de Desportos, só que a Portuguesa no fim do empréstimo não tinha dinheiro para ele, lembro que ele já saiu do Grêmio como o melhor marcador do clube esse ano, e foi também o melhor da Portuguesa enquanto lá esteve.

    O Sporting nestes casos tem de ser pró activo e o problema é que é só reactivo.

    Alguns golos dele:

    http://www.youtube.com/watch?v=kIsUUA6m6Qc

    SL

    André Gonçalves

     
  • At 24/1/11 20:50, Blogger Relva said…

    Agora quem diz o que os sócios querem houvir não serve, quem diz o que os sócios não querem houvir não serve, é só rir.
    Esse jonas, tem menos de 30 anos não serve, não tem esperiencia, e ainda podia dar lucro, isso não, é bom é para o benfas ou dagrão.
    Enquanto isso vamos vendo esta grande equipa que joga que se farta, e o polga, que espectáculo, isto é que é um campeão do mundo, este é indispensável e o postiga, esse nunca, é essencial. Irra, que não á paciencia, como sofrem os sportinguitas, haverá coração para tanto????

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home