"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sábado, março 05, 2011

"Há uma diferença entre nomes conhecidos e nomes fortes"


Bruno de Carvalho. "Godinho tem 100 milhões de nada para o Sporting"

"O empresário de 39 anos está confiante numa vitória nas eleições do Sporting a 26 de Março. Bruno de Carvalho diz ser o único que apresentou um programa e ideias para o clube e que não se candidatou para apalpar terreno. "Não me estou a perfilar para o futuro, a não ser o de dia 27", assegura. Desconfia dos 100 milhões prometidos por Godinho Lopes e tem a certeza que, desta vez, a linha da continuidade não vai ganhar a liderança do clube.

Foi o primeiro a apresentar a candidatura. Porque ainda não divulgou a sua lista para os órgãos sociais?

Será na próxima semana. Demorou porque há muita coisa a fazer para preparar o dia 27. Ao contrário de algumas candidaturas, o que estamos a fazer é reunir pessoas que possam incorporar o projecto para recuperar o clube. Quando apresentar a equipa, as pessoas vão perceber que se fez um trabalho sério.

Não quer dizer-me alguns nomes?

Não. Foi uma estratégia apresentar o Inácio porque temos andado em viagens e não fazia sentido escondê-lo. Os restantes vão aparecer como equipa, não vale a pena falar em nomes isolados.

Preocupam-o os nomes mediáticos das outras candidaturas?

Há uma diferença entre nomes conhecidos e nomes fortes. Como estou preocupado com o Sporting não considero que os nomes que têm surgido sejam fortes. As candidaturas não têm formado listas em torno de projectos, até porque não os têm, são formadas por questões de amizade, de votos, e não me revejo nesse Sporting. É um atestado de mediocridade que os sócios não vão aceitar. Como candidato não me assusta, como sócio assusta-me muito porque é uma tristeza verificar que acham que podem comandar o clube sem projecto nenhum. Essa fase acabou! O que se verificou com estas pessoas é que o Sporting passou de 40 para quase 300 milhões de passivo. Os disparates sucessivos no futebol são o espelho das más políticas das pessoas conhecidas que estão a aparecer nas outras candidaturas. Tem de se desmistificar isto. São estas pessoas que os sportinguistas não querem mais. Alguém quer uma ruptura e vai pegar nos principais responsáveis pela situação actual? Isto é terrível. Nós preferimos estar calados, construir uma equipa sólida e apresentar tudo de uma vez só.

O Bruno é o rosto da ruptura?

Convenceram-nos que o Sporting ia ser sólido financeiramente, que ia lutar pelo titulo todos os anos, o que aconteceu foi que tivemos duas vitórias importantes, onde o descalabro financeiro foi total. Parece que só estavam duas pessoas no Sporting e que o treinador, Inácio, não existiu, porque o Luís Duque e o Carlos Freitas afinal geriam o clube, o futebol, eram o treinador, o roupeiro, faziam tudo, é a mensagem que está a passar. Se era um projecto tão pacífico e vencedor, porque é que Duque saiu? Se calhar porque a situação financeira não se podia equilibrar. A saída do Freitas não foi pacífica, tenho memória, levou um arraso total nos meios sportinguistas. Tudo o que os média têm tentado passar, a convencer que estes ditos notáveis é que são a solução, não passa de um fait divers dos próprios media. As agências de comunicação têm uma influência brutal. Não tenho dúvidas que os sócios querem ver estes notáveis bem longe.

Há candidatos que dizem ter negociado com a banca. Já falou com os credores?

Ainda me hão-de explicar como é que putativos candidatos vão negociar com a banca soluções de algo que é sigiloso. As pessoas têm de acordar! Isso é falso, e se aconteceu é gravíssimo. No dia 27 o presidente do Sporting tem todas as capacidades para negociar com os bancos. Eu vi quatro páginas de nada [entrevista de Godinho Lopes] de um dos candidatos, não diz nada! Tem 100 milhões? De que forma? Eu digo que quero trazer 50 milhões, têm-me massacrado com o fundo, e expliquei tudo. Quais 100 milhões, são do bolso dele? Se for assim, calma, vou rever a minha posição. Andámos a ler durante duas semanas que andava a negociar com a banca. O quê, que banca, que pessoas negociaram com ele? Eu quero saber, porque isso não é legal. Vão-me pôr outro processo?

Se chegar a presidente, o que vai fazer no aspecto financiro?

Aliviar o serviço da dívida de uma vez por todas. Como? Sem promiscuidade entre as listas do Sporting e os bancos credores. Não reconheço pessoas que possam ser Olívia patroa e Olívia costureira. Como é que o banco vai negociar com o Sporting se a pessoa que está no clube é do banco? Não alivia dívida, só acrescenta. Há uma preocupação de meter estas pessoas, para que isto não acabe. O Sporting é uma entidade com dois milhões de adeptos, ou se quiser, na vertente empresarial, de clientes. É para nos respeitarem de uma vez por todas! Qualquer dia não há solução e os bancos não recuperam nada. Uma coisa por ser muito grande não significa que não estoire, o estoiro é que é muito maior. A asfixia acaba-se no primeiro dia em que houver um presidente isento. É preciso chegar ao banco e dizer "basta, não dá mais" e vamos renegociar a sério. Basta uma reunião de cinco segundos! Os bancos querem um novo ciclo. Os 300 milhões não assustam ninguém, o que assusta é o serviço da dívida. Se os particulares renegoceiam, o Sporting não consegue?

Culpa a comunicação social, mas esta não vota. Se os sportinguistas querem afastar os notáveis, porque é que os últimos presidentes venceram com grandes margens?

Se um candidato tem 50 milhões e o outro tem 100, já ganhou o dos 100. As pessoas quando lêem, não vêem que são 100 milhões de nada, de zero! A verdade é que já se passou a imagem que há um que tem 50 e o outro tem 100, e isto é que está errado e tem dado a vitória a esta linha de sucessão. "Tenho aqui os dois homens do título", uau!!! A comunicação social que devia ser isenta, não indaga. Quando Godinho disse que esteve na altura de ouro do Sporting, vejam os relatórios públicos das contas e percebem que são os anos de maior descalabro financeiro. Porque é que isto não é denunciado? É por isso que eles vencem. Meu Deus, já parece o Bettencourt,'' ''vou-me embora, tenho o meu trabalho feito''. E que trabalho que ele deixou, foi uma restruturação do melhor! Tivemos dois títulos, magnífico. O obreiro do primeiro foi Inácio, e está com quem?

Vamos ao futebol. Esteve com Inácio em Inglaterra. Que mais tem sido feito?

Já definimos claramente o perfil de treinador, os vários nomes, e já conversámos com todos. Temos o perfil dos jogadores para reforços, estão referenciados e contactados. Temos andado a trabalhar nestas viagens mas não dizemos nos jornais.

Vai dizer quem é o treinador antes das eleições?

Vou, porque neste momento o Sporting não tem treinador. Não desestabiliza porque o José Couceiro não quer ter essa função, está a fazê-lo com muito brio.

Qual é o perfil do treinador?

Andam todos a imitar o nosso projecto para o futebol, temos a vantagem de ser os únicos com projecto. Queremos a formação a jogar da mesma forma que a equipa sénior. Isto obriga a um treinador que se identifique com este modelo, conhecido ou não. Temos falado com muitos treinadores de renome mundial; nem todos nos agradam, alguns desconhecem totalmente o futebol português, o que é perigoso. Outros não percebem o que é o Sporting, o seu actual plantel, a formação. Há treinadores que não lhes interessa nada disto, apenas se vêm ganhar milhões. Há treinadores conhecidos que dizem ser uma honra vir para o Sporting. Sabia? É inacreditável, mas ainda acontece. Claro que não vêm de borla, mas são valores que podemos pagar. Não vou aparecer com um ilustre desconhecido. Estou farto de ver o Sporting empatar e perder.

E vai apresentar jogadores também?

Sim, de modo a que não desestabilize a equipa. Se digo que vou até ao fim e é para vencer, isso tem de ser utilizado. Tinha receio de utilizá-las como sendo parte de um problema, agora as premissas alteraram-se. Não vou é lançar nomes para os jornais, quando os acordos estiverem feitos divulgo. As pessoas acham que ando a trabalhar sozinho com o Inácio e vão-se espantar quando perceberem, ''o quê, uma equipa, de repente, isto tudo?'' É este o Sporting que queremos. Como é que não saiu nada? Não estamos desesperados.

Foi o primeiro a lançar ideias, como a dos eventos no estádio ou da equipa B, que têm sido referidas por outras candidaturas. O que pensa disso?

É fantástico! Espero que os sportinguistas reconheçam que sem esta candidatura eram mais umas eleições insípidas. Falámos num fundo, as outras também, falámos que o estádio devia ter eventos, as outras também, a equipa B, etc. Como todos se revêem no meu programa podiam desistir e ia só eu. Esperava que as candidaturas fizessem crescer o meu conhecimento, mas a mediocridade que vejo aflige-me. A que chegou o Sporting. Sportinguistas, wake up! O clube é muito mais que isto, não um conjunto de chavões.

O que significa a política de comunicação virada para os sócios e que regalias pode prometer para aumentar o número de 40 mil pagantes?

Ninguém sabe que o Sporting o ano passado ganhou mais de 300 títulos nas modalidades. Tem que se alterar os estatutos para criar uma aproximação com as pessoas. Somos 87 mil sócios, menos de metade pagantes. Somos uma das maiores potências mundiais a nível de títulos. Temos de criar regalias no cartão para o sócio comum, como descontos em gasolineiras, acordos em termos de alimentação, e não hotéis de luxo. A política de comunicação é sempre "não temos dinheiro", "temos que vender o Liedson para pagar salários". Isto é política de comunicação? É um harakiri, os nossos rivais devem-se rir todos os dias. Deviamos dizer-lhes ''vocês acham-se grandes, mas grandes somos nós. Somos a maior potência desportiva a léguas. Quando sonharem em ser grandes, já somos bisavôs'', mas estamos sempre numa de miserabilismo. Dizer que se vendem jogadores para pagar salários, se isto não é gestão danosa - processem-me se quiserem - então o que é? Se nas minhas empresas dissesse que tive de deixar dois funcionários sair para pagar salários, no dia a seguir tinha o crédito cortado. Isto não é gestão danosa? Como é que o Sporting volta a comprar um jogador? Isto é incompetência a um nível que não lembra a ninguém.

O Sporting comunicou que ia mover-lhe um processo. O que sentiu, como sócio e candidato?

Como sócio, fiquei triste por saber que já move processos sem saber o que o candidato disse, porque houve dois processos no mesmo dia, um porque leram não sei o quê no jornal, o outro porque disse ser inacreditável que centenas de sócios recebam sms de pessoas que não conhecem de lado nenhum. Descobriram os contactos no chão? A pessoa que gere interinamente o clube faz parte de uma lista. Não difama o Sporting ao dizer que o clube não tem 13 milhões para acabar a época, não se põe em causa e aos órgãos sociais? Como candidato, é fácil. O Paulo Cristóvao teve acusações mais contundentes do que eu e não houve processo nenhum. Porque na altura os números diziam que o Bettencourt ia ganhar com uma margem esmagadora. Neste momento quem está a vencer é o Bruno de Carvalho e então fazem-se comunicados para que os sócios achem que estou a denegrir o Sporting. O Dr. Nobre Guedes, que faz parte da lista do Engº Godinho Lopes, tomou a liberdade de fazer dois comunicados contra uma lista adversária, sem razão nenhuma. O Sporting corre o risco de ser um clube que, no dia 27, tem um processo contra o presidente. Mas que raio de acusações fiz?

Vai fazer uma auditoria às contas?

Sim, aos últimos 15 anos. Mas mais importante é a auditoria de gestão, não a financeira. Repare, posso vender-lhe uma caneta por 1000 euros, fazemos um contrato, você paga, recebe a factura, até aqui tudo bem. E se a auditoria de gestão mostrar que a caneta só vale 20 cêntimos? Foi isto que eu disse e agora ponham-me os processos todos que quiserem. "

In - Ionline.pt

SPORTING SOMOS NÓS

ZenMan - Vítor Araújo
    Sangue LEONINO


11 comentários:

  • At 5/3/11 12:01, Blogger Luís said…

    Mais uma entrevista em que aparece forte nas suas convicções.

    S.C.P. SEMPRE

     
  • At 5/3/11 12:06, Blogger Diogo_1906 said…

    Forte sim, mas também muito nervoso e exaltado... Foi a sensação com que fiquei.

    De qlq forma estou curioso para ver os desenvolvimentos em torno desta lista. Pelo que dizem, nesta próxima semana vai haver novidades!


    SL

     
  • At 5/3/11 12:11, Blogger Luís said…

    Tens razão mas também como não ficar com os subitos ataques mesmo vindos do clube numa altura de eleições.

    Eu estou é curioso para ver o debate e ai se ele perder a calma pode perder a razão.


    S.C.P. SEMPRE

     
  • At 5/3/11 12:13, Blogger Diogo_1906 said…

    Pois, também o percebo... Esta é aquela candidatura que chateia muita gente!

     
  • At 5/3/11 13:14, Blogger Sporting até morrer said…

    Diogo e Luís,

    Depois de ter estado frente a frente com o BC, posso dizer-vos que não é nervosismo, é mesmo uma maneira de estar e ser muito dinâmica.

    Não há ali nervosismo de quem não sabe lidar com as situações, bem pelo contrário, há muita preparação e facilidade de discurso.

    Há ali muito sportinguismo que o faz ser contundente quando se dirige aos seus adversários na corrida eleitoral.

    Estou muito curioso sobre os nomes que vão integrar a equipa, e sobre o treinador.

    Claramente está a guardar-se para o momento certo.

    Vamos ver se nos surpreende a todos pela positiva.

    SL
    José

     
  • At 5/3/11 13:38, Blogger JuvenalCarvalho said…

    José,

    Boa análise em relação ao Bruno de Carvalho. É mesmo isso. O sportinguismo poderá até ser confundido com nervosismo.
    Outro argumento estapafúrdio passa pelo facto de ser um jovem - embora muito mais velho na militância e associatismo do que o sr. Godinho, embora muito mais novo na idade - e não estar preparado. Relembro os mais distraídos que o MELHOR PRESIDENTE de sempre chama-se João dos Anjos Rocha e foi eleito com 43 anos. Seria velho?

     
  • At 5/3/11 14:00, Blogger Sporting até morrer said…

    Touché Juvenal!
    43 aninhos, tomara voltar a tê-lo à frente deste grande clube que ele ajudou, e deque maneira, a torná-lo ainda maior.

    SL
    José

     
  • At 5/3/11 14:02, Blogger Unknown said…

    Como é que um gajo que não tem onde cair morto anda aqui nos jornais e televisões a cagar postas de pescada?
    A titulo de exemplo veja-se isto EM 9 DE FEVEREIRO DESTE ANO!!!!!!!

    http://economico.sapo.pt/noticias/bruno-de-carvalho-tambem-quer-fundo-de-50-milhoes_110592.html )

    João Paulo , | 09/02/11 18:50
    Tem graça,pois tb trabalhei com este sr quando ele era dono da Polibuild.Fez meia duzia de lotes na alta de Lisboa e ficou a dever a muitos e outros até faliram.Isto em 2000/01 e tem graça que fui notificdo para o proximo mês pelo tribunal devido a um processo de divida com que a minha empresa da altura ficou arder para esse sr.Agora para o meu clube??!!! para fazer o mesmo??!!A vida dá cada volta!!!!!

    ABRAM A PESTANA SEUS OTÁRIOS.

     
  • At 5/3/11 18:48, Blogger MFM said…

    Pois é esta candidatura está a deixar mta gente nervosa, e isso é bom sinal.

    Mais uma vez ideias claras e respostas contundentes, está no bom caminho.

    Duma coisa tenho garantida não voto nem em Godinho Lopes, estou farto chega! nem em Abrantes Mendes que sempre que algo corria mal metia mais um pouco de gasolina na fogueira. e tenho garantias que muitos que como eu votaram em JEB, hoje pensam o mesmo. Espero é sinceramente que a dispersão demasiada de votos não sirva os interesses de outros. Mas também acredito que a candidatura de Boal por exemplo va desistir


    SL

     
  • At 5/3/11 21:29, Blogger Daniel said…

    Já expliquei, de forma simples, no meu blogue, o que significa e no que consiste este esquema do "tenho 100 milhões de euros".

    Pedindo desculpa pela publicidade descarada, passem no meu blogue. Está lá. Aliás, tem sido dos posts mais vistos, com cerca de 300 visualizações.

    Saudações Leoninas

     
  • At 12/3/11 11:34, Blogger Tiago said…

    Esse comentário pateta do "já trabalhei com esse senhor" anda por aí a ser espalhado por todo o lado mas é mais uma manobrazita nojenta do Cunha Vaz e sus muchachos.
    É giro ver que a única coisa que se encontra contra a tal Polibuild, é o comentário deste palerma. Não se encontra nada sobre processos, falências, tribunais, dívidas. Agora se procurarmos por actos do sinhor inginheiro de obras feitas e falidas Godinho Lopes, é um fartar de trafulhices e manobras obscuras.
    Sim, ABRAM OS OLHOS!

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home