"O Mundo sabe que pelo teu amor, eu sou doente / Farei o meu melhor para te ver sempre na frente / Irei onde o coração me levar / E sem receio... farei...o que puder pelo meu Sporting" - osangueleonino.blogspot.com -

Sangue LEONINO

sexta-feira, setembro 26, 2014

J6: Sporting - Porto

Jornada 6
Sporting-Porto
Sexta, 26/09/2014, 20h30
Estádio José de Alvalade

Últimas 10 épocas:
13/14 - V 1-0 (Slimani 51)
12/13 - E 0-0
11/12 - E 0-0
10/11 - E 1-1 (Valdés 37, Falcão 57)
09/10 - V 3-0 (Djaló 6, Izmaylov 45, Veloso 47)
08/09 - D 1-2 (Lisandro 18, Moutinho 28 gp, B. Alves 31)
07/08 - V 2-0 (Vukcevic 14, Izmaylov 15)
06/07 - E 1-1 (Djaló 43, Quaresma 47)
05/06 - D 0-1 (Jorginho 84)
04/05 - V 2-0 (Liedson 61 gp, Carlos Martins 90)

80 jogos para o campeonato
43 vitórias do Sporting
18 empates
19 vitórias do Porto

Apesar da supremacia portista em títulos nas últimas décadas e do nosso distanciamento em relação à luta pelo título em muitas das épocas mais recentes, não deixa de ser curioso que seja em Alvalade que este nosso rival experimente as maiores dificuldades e conheça o maior número de derrotas do seu palmarés.

Defrontar o Porto e vencer, mesmo quando o adversário é apontado como favorito, é algo a que os sportinguistas se habituaram e que faz jus à velha máxima que em derby não há vencedores antecipados e qualquer resultado pode acontecer.

Vencedor de 7 dos últimos 10 campeonatos, o Porto viajou até Alvalade nesse período para sofrer 4 derrotas, empatar 4 jogos e vencer apenas em 2 ocasiões, sofrendo 11 golos e marcando apenas 5.
Inclusivamente, o Porto há 3 épocas que não marca em Alvalade e uma única vez festejou golo nas últimas cinco partidas no nosso estádio.

Para quem passou os anos 80 e 90 a ver demasiadas vitórias azuis em Alvalade, estes resultados mais recentes, sem serem perfeitos, são sem dúvida uma franca melhoria e reforçam Alvalade como a deslocação mais difícil de todas para o nosso velho rival.

E é isso que todos esperamos amanhã, que o rival dos milhões acuse a pressão que se abate neste momento sobre ele após ter perdido a liderança do campeonato com dois empates consecutivos, um deles com o Boavista, algo que não estava nas contas do menos crente dos adeptos portistas.

Este jogo é decisivo para ambas as equipas, mas todos sentimos que para os tripeiros este jogo pode significar o início da hecatombe. Com os inúmeros milhões investidos este ano, é impensável ver os azuis e brancos afastar-se de forma tão decidida da luta pelo título à 6ª jornada.

Tem a palavra a equipa do Sporting para instaurar a crise entre os portistas.

O Sporting terá de saber aproveitar a aparente fragilidade psicológica ou nervosismo inicial do adversário, entrando a matar como tão bem o fez em Barcelos (salvaguardada a diferença de qualidade entre Gil e Porto).

De um lado, níveis anímicos a subir, do outro, níveis anímicos a fraquejar, é pois hora de dar uma machadada decisiva nas aspirações portistas.

No Sporting, espera-se um João Mário em crescendo, motivando William e Adrien para patamares ao nível da última época, bem como um Slimani cada vez mais perto do de 2013/14, com a pontaria cada vez mais afinada e pronto para marcar em mais um clássico (já leva 3 golos em 4 clássicos).

Duas dúvidas face à equipa que jogou em Barcelos, regressarão Jefferson e Carrillo ao onze, ou manterá Marco Silva a aposta em Jonathan e Capel?

Do lado contrário, espera-se mais uma mini-revolução no onze face ao último jogo com o Boavista, e esperamos nós também que com isso saia a perder mais uma vez o entrosamento entre os principais jogadores portistas.

A principal e evidente fragilidade de um lado e de outro está ao nível dos centrais.
Esperemos que Sarr e Maurício cumpram sem nervosismo e sem erros.

Tal como a época passada, Alvalade estará ao rubro para apoiar a sua equipa em jogo tão importante.
Esperemos que os sportinguistas responsam ao apelo, enchendo o nosso estádio e apoiando do 1º ao último minuto.

Força Sporting!

O árbitro:
Olegário Benquerença - AF Leiria
É rara a época em que este rapaz não esteja envolvido em polémica.
Na época que vai encerrar a sua carreira (menos um incompetente), espera-se que saiba merecer este prémio de apitar um clássico.
Para termos más memórias deste apitador, basta regressar à última época e relembrar os erros consecutivos no jogo para a Taça da Liga contra o FCP (0-0), mas a arbitragem mais desprezível de Olegário remonta à 1/2 final da Taça de 2005/06 no Dragão em que expulsou Caneira de forma incrível no prolongamento desse jogo, logo após Liedson ter dado vantagem aos leões.

Totobola: 1X2
É um clásscico pelo que o resultado final é e será sempre incerto.
Até porque muitas vezes os factores externos influem e neste jogo o factor externo chama-se Olegário Benquerença.

SL
José
    Sangue LEONINO


7 comentários:

  • At 26/9/14 09:03, Anonymous Anónimo said…

    Nomear o Olarapio para este jogo e mais uma vergonha e mais uma afronta ao Sporting Clube de Portugal.Depois do historial deste ladrao em relacao ao nosso Clube nao se admite esta decisao.Mas vamos esperar para ver.Como esta em fim de carreira pode ser e nao precisando mais dos favores do norte pode ser que ele tente ser um bocadinho mais honesto que aquilo que tem sido.Se nao formos roubados tenho a certeza que a vitoria sera nossa.Spoting sempre

     
  • At 26/9/14 10:27, Blogger fartinho deles!!! said…

    Já é permitido o "spray"? Esta federação e esta liga são miseráveis.

     
  • At 26/9/14 23:37, Anonymous Anónimo said…

    Não compreendo o porquê do Marco Silva tentar desenraízar o princípio da pressão alta que a nossa equipa fazia na época passada. Como hoje se viu é uma estratégia errada pois permite ao adversário jogar a seu bel-prazer no meio-campo.

    Lion King

     
  • At 27/9/14 00:29, Blogger Unknown said…

    a esta hora, 3 comentários dizem tudo... pobreza franciscana. mas o que queremos se jogadores como Manuel Fernandes são denegridos e os barões e os mini-messis é que são bons e uns gajos porreiros?
    26 anos de sócio! mas a crise, a gestão do clube, a falta de resultados, a mediocridade geral, levam-me com pena a desistir.
    S.L.

     
  • At 27/9/14 00:43, Anonymous Anónimo said…

    Depois deste jogo eu tiro duas conclusões: Primeiro não percebo o continuar a insistir no tal Saar (penso que é assim que se escreve) e no Mauricio. Duas nódoas. Depois a falta de visão do treinador que deixou em campo o defesa esquerdo, J. Silva e não colocar o Jeffren pois que a partir de certa altura foi por aí que os andrades entraram na grande área do SPORTING. E o treinador não soube ver o jogo.

     
  • At 27/9/14 06:09, Blogger Jasil said…

    Resultado que se ajusta ao desenrolar do que aconteceu.
    -1º parte mt boa
    -pressão alta que vulgarizou o porto
    -exibição convincente do Carrilho, Nani e Jonathan
    -2ª parte apática
    -sem pressão alta ( cansaço? Tática ?)
    -diminuição exibicional do Nani e Janathan ( 2ª parte)
    -Exibições sofríveis do Adrien ( que diferença em relação ao ano anterior), William (não é o mesmo do ano passado), do Slimani
    - Centrais fraquinhos
    treinador Marco Silva pouco arrojado e ambicioso e mt receoso ( 2ª parte)
    Logo, pelo exposto, o resultado é justo e evidencia que não estamos preparados para atacar o título por mais que nos custe admitir.
    Esperemos outra postura ( 2ª parte) e continuidade do que aconteceu na 1ª, a começar na próxima 3ª feira contra o Chelsea, sob pena de a continuar esta miserável 2º parte temermos o pior e visualizarmos um passado recente.
    Espero e desejo que se mantenha a postura da 1º parte deste jogo, caso contrário vamos continuar a lamentar-nos....
    SL
    -

     
  • At 27/9/14 09:31, Anonymous Anónimo said…

    Mais um empate... Em Setembro arredados do título... Leonardo Jardim volta por favor.

    fanático

     

Enviar um comentário

Sangue LEONINO

<< Home