A encruzilhada do futebol português
Actualmente vive-se no futebol português um clima doentio, muito por culpa de um tipo de cultura que se tem tentado a criar de intoxicação do ambiente no nosso futebol. Hoje em dia, existe uma mediatização que se centra no lado errado que passa por constante jogo sujo no lugar de enaltecer e promover um campeonato de um país que é tão somente... o campeão europeu! Estas atitudes, típicas de quem não tem capacidade para valorizar o futebol, são o nível que certas agremiações desportivas demonstram no intuito de desestabilizarem quem tem uma atitude positiva no futebol.
Existem programas desportivos que - erradamente - têm uma força mediática grande, onde se deixou de falar do que é importante para o futebol português e onde apenas se dá atenção - erradamente, pelos piores motivos - a 3 clubes em Portugal, como se o resto não existisse. Clubes, como o Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Belenenses, Boavista, Marítimo, Académica, Leixões, etc, têm uma história relevante e que deveriam ser promovidos, ou seja falar-se mais dos campeonatos e da qualidade do futebol, ao invés de se cavarem polémicas sempre com o intuito de destruírem a competição esquecendo-se que precisam dela para se apresentarem com ambições nas competições europeias.
Um dos problemas desses programas é que os mesmos funcionam de forma diária e vão fazendo mossa em todos os envolvidos. Em relação ao Sporting, penso que é necessário que o clube se afaste o mais rapidamente possível destas centrais de carvão.
Se no Reino Unido, é permitido que clubes de um território como o País de Gales joguem na Premier League, o mesmo deve poder ser aplicado cá, pois o Sporting só teria a ganhar se pudesse saír para jogar no campeonato espanhol, país onde cada vez granjeia mais prestígio. Parece-me que esta pode ser a solução para que o Sporting possa jogar num campeonato onde não exista este jogo mafioso que tem prejudicado imenso a competição nacional onde estamos inseridos. Se a FIFA e a UEFA o permitem a clubes como o Swansea ou o Cardiff é por alguma razão, embora tenha pena como português de em Portugal as coisas chegarem a este ponto.
Nuno LK
Existem programas desportivos que - erradamente - têm uma força mediática grande, onde se deixou de falar do que é importante para o futebol português e onde apenas se dá atenção - erradamente, pelos piores motivos - a 3 clubes em Portugal, como se o resto não existisse. Clubes, como o Vitória de Setúbal, Vitória de Guimarães, Belenenses, Boavista, Marítimo, Académica, Leixões, etc, têm uma história relevante e que deveriam ser promovidos, ou seja falar-se mais dos campeonatos e da qualidade do futebol, ao invés de se cavarem polémicas sempre com o intuito de destruírem a competição esquecendo-se que precisam dela para se apresentarem com ambições nas competições europeias.
Um dos problemas desses programas é que os mesmos funcionam de forma diária e vão fazendo mossa em todos os envolvidos. Em relação ao Sporting, penso que é necessário que o clube se afaste o mais rapidamente possível destas centrais de carvão.
Se no Reino Unido, é permitido que clubes de um território como o País de Gales joguem na Premier League, o mesmo deve poder ser aplicado cá, pois o Sporting só teria a ganhar se pudesse saír para jogar no campeonato espanhol, país onde cada vez granjeia mais prestígio. Parece-me que esta pode ser a solução para que o Sporting possa jogar num campeonato onde não exista este jogo mafioso que tem prejudicado imenso a competição nacional onde estamos inseridos. Se a FIFA e a UEFA o permitem a clubes como o Swansea ou o Cardiff é por alguma razão, embora tenha pena como português de em Portugal as coisas chegarem a este ponto.
Nuno LK
Sangue LEONINO
14 comentários:
At 6/9/16 17:32, ana said…
Cá, já há muito poucos programas (e jornalistas) desportivos. Aquilo é mais talk shows rascas e repórteres "cor-de-rosa". Infelizmente, em todas as áreas que não só a desportiva, é disso que o público gosta, a avaliar pelas audiências. Por exemplo, estive agora a ver um no género, na Bola TV, que me prendeu até ao fim. Moderador à parte, o inenarrável José Manuel Delgado (talvez porque pouco falou, foi suportável), foi uma conversa entretida entre três senhores que sabem estar (até o Bagão Félix, que é personagem com que não simpatizo por ser um provocadorzinho "sonso", esteve bem, apesar de uma ferroadazinha ou duas sem resposta, valha-nos isso). Ao contrário de todos os outros que às vezes espreito, ouvi até ao fim. Na boa. Não sei quando é que dá, porque era uma repetição, mas a ver se descubro, porque se forem todos como este foi... vou passar a ser espetadora assídua.
Pela tua lógica, se achas que o futebolzinho que temos se deve ao lixo de "programas" que temos, o público tem grandes responsabilidades, porque lhes dá audiência, único objetivo de qualquer órgão de comunicação social, se quer sobreviver, infelizmente.
De qualquer das maneiras, e não fazendo ideia da realidade que se vive em Espanha ao nível dos programas televisivos, não creio que seja por isso que o futebol é melhor.
Não concordo com a ideia de poder jogar noutra liga que não a nossa. Devia era haver uma mudança radical nas mentalidades. Dos dirigentes. Da federação e da liga. Dos dirigentes dos clubes não posso exigir o mesmo, porque aí estão a defender a sua dama, enquanto que os outros deveriam defender as suas, ou seja todos os clubes que competem nas diferentes divisões.
A ideia de a liga negociar as transmissões dos jogos e distribuir o bolo por todos os clubes agradou-me. Seria bom, muito bom. Daria mais condições aos clubes "pequenos" de darem "mais luta". Temos que convir que o nosso campeonato é aborrecido. No início de cada época, já se sabe que o campeão sairá de um lote de três equipas. Apesar de não ter gostado pelo que de mau representou para o Sporting, deu-me uma certa pica ver o Braga a lutar quase até ao fim do campeonato pela conquista do mesmo. Acho absurdo que em 100 anos de competição, apenas 5 equipas tenham logrado ser campeãs. Monotonia do camandro. A todos os níveis. É que chegamos à ponta final dos campeonatos e, se estamos arredados, lá damos por nós (eu pelo menos), a pensar em qual será o menos mau por quem torcer que vença: se pelo Benfica porque o Porto é o clube da fruta; se pelo Porto porque o Benfica é o do colinho.
Isto precisava mesmo de que as pessoas se consciencializassem de que tem de levar uma volta. Uma grande volta. A bem de todos.
Agora, pôr o Sporting a jogar em Espanha, é que não...
At 6/9/16 17:34, Anónimo said…
Excelente post!
At 6/9/16 18:04, Anónimo said…
Acho que optar por jogar noutra liga seria deitar a toalha ao chão na tentativa de credibilizar o futebol português. Compreendo a ideia mas não penso que passe por aí embora a liga espanhola fosse bem mais atrativa a nível de receitas.
M. Matias
At 6/9/16 18:29, FAUSTO said…
É muito dificil comentar um post que mistura alhos com bugalhos.
A mediatização e manipulação informativa nada tem a ver com uma mudança de campeonato. Muito menos comparar Gales com Portugal?
O caro Nuno sabe qual é a diferença administrativa entre o UK e Portugal? A UEFA permite aos clubes galeses por razões politico/territoriais.
Depois a ingenuidade de quem vive numa bolha. Acha que as coisas são diferentes em Espanha? Marca, AS, Sport dizem-lhe algo???
Estupidez gratuita!
At 6/9/16 19:27, Anónimo said…
Fausto, a UEFA permite que clubes galeses joguem na Premier League por razões político/territoriais? E isso é legal? É possível que clubes que pertencem a um território de uma federação como a galesa joguem num campeonato de outra federação? Isso não colide com os regulamentos da UEFA???
Nuno LK
At 6/9/16 21:48, Anónimo said…
Há algumas horas atrás pedia ao Nuno para não deixar morrer o blog. Agora só lhe digo para o eutanasiar. Nuno LK, com todo o respeito, os seus posts são muito maus. Em linguagem jornalistica podemos apelidá-los de encher chouriço.
Mesmo sendo um post absurdo, só lhe digo que o ambiente em Espanha é muito pior que em Portugal, com uma guerra mediática constante e lutas pelo controle de arbitragem.
não que seja possível mas iamos mudar para quê?
se não sabe o que escrever, não escreva homem. Por amor de Deus.
At 6/9/16 22:05, Anónimo said…
Anónimo das 21:48, agradeço a sua crítica. No entanto, eu aqui escrevo sobre o que eu quiser pois tenho a liberdade que me é concedida para isso, por mais que seja considerado um disparate, ou que seja considerado um excelente post.
Escrevo aquilo que penso de acordo com a minha visão sobre o assunto que entendo para publicar, se não gosta, ignore o que eu escrevo, não venha cá. Existe por aí muito blog afecto ao Sporting com qualidade onde o caro anónimo pode intervir, esteja à vontade. É o que eu faço, se não gostar de uma coisa.
Nuno LK
At 6/9/16 22:28, ana said…
Estupidez gratuita e absurdo é "entrarem a pés juntos" numa "conversa". Discordem, digam porquê. Até podem esclarecer alguma dúvida, desfazer equívocos civilizadamente. Tão intolerantes, superiores que certos ANÓNIMOS são...
Não desistas, Nuno LK. Não é o Sangue Leonino que tem de acabar. É as atitudes de certas pessoas. Mais não seja por uma questão de saúde. Tanta agressividade não pode ser saudável. Devem andar com a hipertensão a raiar os limites. Vão correr, gastar as pilhas, relaxar. Far-vos-ia bem. E, por arrasto, a quem vem aqui numa de tentar dialogar sem ter de levar com os azedumes de quem anda de mal com a vida.
At 6/9/16 22:37, Anónimo said…
Ana, eu não tenho medo de ser criticado, mas em relação a críticas ou elogios temos que por vezes saber seguir as nossas ideias e o nosso caminho. Apenas fiz este post no intuito de acrescentar um tipo de ideia que tinha e pelo menos gerou uma discussão sobre um assunto que me pareceu interessante trazer à colacção. Em relação a haver quem goste ou deteste isso não tem influência sobre aquilo que foi a ideia que quis exprimir no post, que para mim é importante e que pode gerar uma discussão válida.
Saudações Leoninas,
Nuno LK
At 7/9/16 01:36, Sporting até Morrer said…
Nuno,
Só por esas razões não concordo com a saída de um clube de determinado campeonato para jogar noutro.
Compreendo que haja essa intenção por parte de alguns clubes (aqui ao lado por exemplo, o Barcelona e outros clubes de Catalunha), razões essas muito mais políticas que ligadas a qualquer injustiça desportiva.
Mas também já esteve mais longe a criação da tal Super Liga Europeia, onde dificilmente os clubes portugueses terão lugar.
Alimentar as ideias de jogar em campeonatos vizinhos é meio caminho andado para sermos empurrados para a segunda ou terceira divisão europeia pois o futebol português não gera as receitas que os grandes tubarões pretendem, incluindo a Uefa e seus patrocinadores.
Por cá, continuaremos a lutar contra as pazadas diárias de carvão, com a certeza que estamos a tornar-nos peritos em lidar com o clube dos vouchers e todo o estado lampianico.
A entrada do Nuno Saraiva parece-me ter sido uma excelente medida, fazendo com que BdC fique mais resguardado e dedicado a outros temas bem mais importantes.
SL
At 7/9/16 08:52, HY said…
A anomalia não é as equipas galesas jogarem no campeonato inglês. A anomalia é haver federações diferentes para um só país. O Reino Unido (por enquanto) é só um, Gales não é um estado independente. E a anomalia justifica-se por razões históricas. Um clube de um país jogar no campeonato de outro país seria um caso totalmente diferente. Temos o caso do Mónaco mas o seu estatuto de estado exíguo, não totalmente soberano justifica a excepção. Não é o nosso caso.
Dito isto, até seria a favor de uma liga ibérica...mas isso é outra história.
At 7/9/16 13:46, Anónimo said…
[...o Sporting só teria a ganhar se pudesse saír para jogar no campeonato espanhol...]
Mal li isto, eu e o cão caímos imediatamente do sofá abaixo.
At 7/9/16 15:15, ana said…
Numa liga ibérica, as equipas mais fortes portuguesas fariam o papel que as menos fortes fazem por cá. E nem sei se conseguiriam atingir um lugar europeu.
Continuo a pensar que o melhor mesmo seria a organização do futebol cá do burgo ser toda repensada, reformulada. Que as práticas bafientas e corruptas fossem banidas. Que se fizesse por todos os clubes terem melhores condições, contrapartidas. Que não fosse necessário aos "mais pequenos" fazerem de capacho, para poderem ter jogadores "melhorzinhos", emprestados pelos grandes, e para obterem algumas benesses. Acredito que em muitas reuniões da Liga votem a favor de muita coisa que sabem que não é bom para os seus clubes só para não contrariarem os poderosos.
Enfim... muito provavelmente isso não vai acontecer. E muito provavelmente o campeonato português nunca sairá da 2ª divisão do futebol europeu.
At 7/9/16 17:05, Pedro said…
Tentei perceber o sentido disto, mas é demasiado estúpido.
Por causa do clima de crispação o sporting devia ir jogar para Espanha? Quer dizer que em Espanha não existe o clima de crispação? Quer dizer que portugal faz parte de Espanha? Quer dizer que quando existe crispação abandonamos campeonatos?
Patético!!
Enviar um comentário
Sangue LEONINO
<< Home